Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Annabelle 2 - A Criação do Mal

Inspirada em uma boneca real, Annabelle foi apresentada ao público em 2013 no primeiro e excelente Invocação do Mal. O caso real do brinquedo amaldiçoado serviu como introdução para o casal de demonólogos que protagoniza a franquia. No ano seguinte ela ganhou seu primeiro filme solo. Eficiente porém não tão brilhante, a produção abusava dos clichês do gênero, mas assustou a audiência o suficiente para garantir uma segunda incursão nas telas. E que surpresa, Annabelle 2 - A Criação do Mal é melhor que seu antecessor.

O primeiro longa volta no tempo para as "aventuras" de sua personagem título antes de ser detida pelos Warren. Este novo filme repete a cronologia invertida e retrocede ainda mais, até a época em que a boneca artesanal foi construída. O casal Mullins (Anthony LaPaglia e Miranda Otto), fabricam brinquedos quando sofrem uma grande perda na família. Anos mais tarde transformam sua casa em abrigo para um grupo de órfãs desalojadas. Não demora muito, para as meninas "explorarem" a residência e coisas estranhas começarem a acontecer.

Mais parecido com os longas Invocação do Mal do que com o Annabelle original, o filme não escapa de usar os clichês do gênero. Apesar dos sustos fáceis estarem de volta, a produção é mais eficiente na construção de um clima de medo constante. Isso porque, mesmo uma coisa que fica no "lugar comum" pode funcionar se bem feita. E o diretor David F. Sandberg (Quando as Luzes se Apagam) sabe como construir a tensão mesmo em torno de um acontecimento esperado. Para isso,  tira um certo tempo apresentar o contexto, o que deve desagradar aqueles que entram no cinema esperando susto logo nos primeiros quinze minutos de filme.

Apesar desta preocupação em apresentar, o roteiro não é dos mais complexos ou profundos. Sim, se você assistiu alguns filmes de terror na vida vai deduzir muita coisa que está por vir. Alguém vai fazer o que não deve, eventos estranhos passarão despercebidos por muitos dos personagens, outros insistirão em vagar pelo escuro sozinhos, a música eventualmente vai subir e... Bú! Normalmente, esta obviedade me entediaria ou irritaria, mas os acertos compensam o "mais do mesmo" e mantém o interesse no filme.

O primeiro deles é a escolha das talentosas atrizes mirins que vão levar o expectador através da trama, e a apresentação de suas personagens. Não é difícil acreditar na amizade de Janice (Talitha Bateman) e Linda (Lulu Wilson), a partir daí é impossível não se preocupar com seus destinos. Linda inclusive, é surpreendentemente corajosa e até esperta para um personagem do gênero. 

Já o elenco adulto não surpreende, mas Anthony LaPaglia e Stephanie Sigman conseguem acertar o tom do chefe de família endurecido pelo trauma e da tutora preocupada das crianças, respectivamente. Já Miranda Otto é subaproveitada. Envolta em mistério no início da história a Sra. Mullins poderia ter um desfecho interessante, ou melhor trabalhado. Ao menos, sua resolução é graficamente assustadora.

E por falar em "graficamente assustador", a direção de arte acerta ao desenvolver o ambiente da casa. A residência, sem vida quando as meninas chegam, aos poucos escurece e se torna um ambiente opressor conforme o terror se intensifica. Também há pistas e detalhes nos objetos e paredes. Desde óbvias fotografias, até crucifixos escondidos no design da casa.

Também fico satisfeita em dizer que eles continuam resistindo a tentação de fazer a Annabelle se mover em cena - ela não é o Chuck!. Usando outros artifícios, que incluem efeitos práticos e digitais, para "perseguir" as vítimas. Ou usando a sugestão do que não a vemos fazer para nos assombrar.

Entre as já esperadas incapacidades dos personagens em seguir regras, encontrar interruptores, ou simplesmente correr na direção oposta, Annabelle 2 - A Criação do Mal, consegue criar bons momentos de tensão. Aqueles em que não estamos apenas esperando o próximo susto, mas realmente com medo do que está por vir. Não é o melhor do universo de terror produzido por James Wan, mas é eficiente e torna sua personagem título icônica o suficiente para continuar aterrorizando imaginário popular por mais algum tempo.

Annabelle 2 - A Criação do Mal (Annabelle: Creation)
2017 - EUA - 110min
Terror


P.S.: Existe uma cena pós-créditos.

Leia as crítica do primeiro Annabelle, e de Invocação do Mal e Invocação do Mal 2.


This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

Annabelle 2 - A Criação do Mal

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×