Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Aquela sobre a UoB - Matérias


Olá :)

Estou com algumas ideias  sobre posts mais interessantes de viagens e indicações, mas ainda não consegui organizar todos eles. Enquanto isso, vou continuar com a série de posts úteis.

Antes de chegar em Birmingham, eu fiz um post falando sobre as matérias que eu pretendia cursar na universidade. Vocês podem ler esse post aqui. Porém, como eu já tinha dito no post, eu não tive acesso à grade horária das matérias até chegar aqui e, somente com a grade na mão, eu pude escolher de fato as matérias que eu cursaria sem ter sobreposição de horários.

Para fazer minhas inscrições foi mais ou menos assim:

A grade horária

Na primeira semana de aula, os alunos de intercâmbio tiveram várias palestras explicando como a University of Birmingham funcionava. Os assuntos abordados falavam sobre as matérias oferecidas, o sistema de avaliação, aulas extras para desenvolver os ‘skills’ de inglês e canais de suporte para quase todos os tipos de problema que a gente poderia ter por estar longe de casa e da família.

Para os alunos de engenharia química, houve uma reunião para entregar alguns documentos importantes, e, dentre eles, estava a grade horária de todos os anos, bem como a ementa de algumas matérias. Assim ficou mais fácil encaixar as matérias nos horários certos.

Fichário com documentos importates para os alunos de Eng. Quim.


Lembrando que aqui eles dividem os cursos por ano, não por semestre. Ainda assim, existem matérias que são oferecidas somente na primeira metade do ano, outras somente na segunda, e outras o ano inteiro. Eu explico isso melhor nesse post.


A escolha das matérias:

Por ser aluna de intercâmbio, eu tive a liberdade de escolher matérias de qualquer departamento, desde que a turma tivesse vagas remanescentes. É lógico que a pessoa tende a optar por matérias do próprio curso, mas é super válido saber que existe a opção de cursar matérias de outros. Vários alunos de engenharia, por exemplo, procuram matérias na área de ‘Management’, que são oferecidas pelo curso de administração.

O site da universidade oferece uma ferramenta de busca de todas as matérias oferecidas em todos os cursos. Dessa forma fica mais fácil saber a grade de cada curso, assim como a ementa de cada matéria. O site também informa se a matéria é oferecida no primeiro ou segundo semestre, porém não disponibiliza o horário, porque isso pode variar de ano pra ano.

Para ter acesso aos horários, a gente tinha que procurar a secretaria de cada departamento e pedir por esse tipo de informação.

Você pode checar o site aqui.


MOMD

Aqui as matérias eletivas são chamadas de MOMD (Module Outside Main Discipline). Existe uma grande variedade de assuntos e elas contam como parte dos créditos que você tem que cumprir. Alunos de intercâmbio também tem direito de cursá-las. 

Eles organizam uma feira para mostrar todas das MOMDs e ajudar os alunos a escolherem uma. Como línguas estão incluídas nesse grupo, eu optei por fazer francês. 

Existem vários níveis e vários horários para cada uma delas, assim é fácil de encaixar na sua grade horária. Cada pessoa responsável por uma língua organiza um teste de nivelamento, assim facilita a alocação no aluno no nível mais adequado pra ele. 

Para mim foi uma ótima escolha, porque eu pude manter o francês que eu estudava no Brasil e ainda cortar créditos. Muita gente também consegue começar a estudar uma língua desse jeito.

Você pode dar uma olhada nas MOMDs aqui.


A inscrição

Depois de ter selecionado todas as matérias que eu queria cursar, eu ainda precisei saber se tinha vaga disponível nelas. Para fazer isso, eu precisei ir no departamento de cada matéria que eu queria cursar e pedir a aprovação.

Feito isso, eu precisei preencher um documento listando as matérias que eu cursaria, com o carimbo do respectivo departamento, e entregar na secretaria de engenharia química (meu curso).  

Esse processo todo levou aproximadamente duas semanas para ser resolvido. Achei um método muito rústico de inscrição em disciplina, considerando que no Brasil é tudo online. Mas essa foi uma das minhas primeiras surpresas na comparação entre o sistema de ensino europeu e brasileiro. Eu continuo o assunto no próximo post.

Beijos,










Já curtiu a página do blog? É só clicar na imagem abaixo, assim fica mais fácil de acompanhar as publicações!





This post first appeared on From: England, please read the originial post: here

Share the post

Aquela sobre a UoB - Matérias

×

Subscribe to From: England

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×