Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

BD movimenta-se para garantir “sobrevivência” em 2027


Há muito que o BD tem defendido a necessidade de ir "a solo" às eleições de 2027, caso a FPU não seja transformada em coligação. A pretensão do partido, agora assumida pelo seu presidente, Filomeno Vieira Lopes, resulta do facto de a lei determinar a extinção das organizações que não participem em dois pleitos eleitorais. Da parte da UNITA, o seu porta-voz, Marcial Dachala, refere que o seu partido ainda não abordou o assunto e sugere um «diálogo bem estruturado» sobre a matéria. Xavier Jaime, do PRA-JA, chama atenção sobre o que significa a FPU para a sociedade.

O presidente do Bloco Democrático (BD), Filomeno Vieira Lopes, pondera retirar o partido da plataforma Frente Patriótica Unida (FPU), capitaneada pela UNITA, caso o organismo político, que congrega também o PRA-JA de Abel Chivukuvuku, não evolua para uma coligação eleitoral formalizada pelo Tribunal Constitucional (TC), até às eleições constitucionalmente previstas para 2027.

"O Bloco Democrático concorrerá de forma isolada [nas eleições de 2027], caso a Frente Patriótica Unida não venha a ser formalmente registada [como coligação]", disse ao Novo Jornal o economista Filomeno Vieira Lopes, presidente do referido partido, à margem da Gala de Premiação de Figuras do Ano de 2022, realizada, na sexta-feira, 28 de Julho, por este semanário.

Esta não é a primeira vez que um membro do BD deixa claro ser contraproducente para o partido a continuidade integral na plataforma FPU, caso se mantenha a sua informalidade. Entretanto, é a primeira vez que o assunto é abordado pública e tão directamente pelo presidente da organização.

Ao NJ, Filomeno Vieira Lopes justificou a posição com o facto de a Lei dos Partidos Políticos, Lei n.º 22/10, de 3 de Dezembro, determinar a extinção de organizações políticas que não concorram em duas eleições consecutivas, e o BD não participou formalmente nas eleições de 2022, dado que concorreu acoplado à UNITA, que foi o rosto formal da FPU.

"Um partido não pode deixar de concorrer duas vezes, pois seria extinto. Significa que o BD, como já deixou de concorrer uma vez porque os seus membros se integraram de forma individual na lista da UNITA, não pode voltar a fazê-lo. Assim só pode concorrer no seio duma coligação registada no Tribunal Constitucional (no caso preferencial FPU) ou sozinha", esclareceu. NJ


This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

BD movimenta-se para garantir “sobrevivência” em 2027

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×