Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sprint: o que é

Você já ouviu falar sobre Sprint? É algo que foi desenvolvido voltado para o segmento de programação, porém, a sua eficácia tem chamado a atenção para outras áreas também.

De modo geral, é uma maneira de gestão e seu principal objetivo é planejamento, organização e melhora na performance do time. Ou seja, são benefícios procurados por todos os gestores, não é mesmo?

Neste artigo você vai aprender um pouco mais sobre isso e, quem sabe, começar a considerar essa técnica para o seu próprio time. Vamos lá?

O que Sprint?

Primeiramente, é importante definir o que é Sprint. O termo é, na verdade, um nome dado a determinado período, em que determinados projetos devem ser executados. 

Então, um exemplo bem prático: uma Sprint tem 15 dias e nesse tempo serão realizados os projetos A, B e C. 

Normalmente utilizada na área de tecnologia, esse tipo de método tem ajuda na organização do time e no cumprimento de demandas. Proveniente do termo em inglês, Sprint quer dizer arrancada em pequenos intervalos, o que também ajuda a entender o conceito.

Há outro termo importante também, que é o Scrum. O Scrum é composto por Sprints, mas vamos falar dele mais adiante. 

Para que serve essa metodologia?

A Metodologia Scrum tem por objetivo gerenciar projetos mais complexos a partir de várias etapas, as quais podem ou não ser de conhecimento da equipe.  O método é ágil, mas seu objetivo é fazer com que o produto final mantenha a sua qualidade. 

Cada etapa é considerada uma Sprint e nesses casos todos os colaboradores ficam para terminá-la. É um modo de trabalhar para que não haja tantas interferências de outros projetos, causando desorganização. 

Sprint e Scrum são iguais?

Muitos pensam que esses dois conceitos são iguais, mas não são. Apesar de ser comum a confusão, é importante entender o conceito de ambos se desejar trabalhar com essa técnica de gerenciamento. 

Então, para deixar claro: o método Scrum entende que para otimizar um processo ele deve ser feito em ciclos, tais ciclos se chamam Sprints. 

Ou seja, a metodologia Scrum é algo mais Macro, que vê o todo da operação, enquanto a Sprint traz detalhes, é a operação que faz com que o objetivo da Scrum seja atingido. 

Então, por exemplo, podemos ter uma Scrum de quatro meses e com Sprints quinzenais. 

Quais os principais papéis dentro da Sprint

Para entender melhor sobre Sprints e sobre o conceito de Scrum, é importante saber qual é o papel de cada colaborador nesse cenário. Veja quais são os tipos de membros da equipe:

  • Product Owner

Quando falando em Sprints, sempre haverá o Product Owner (PO). Ele é, como o próprio nome em inglês já sugere, o dono do Produto.

O papel dele é melhorar a performance da equipe em cada Sprint, otimizando o trabalho geral, além de fazer a gerência do Backlog do produto, que consiste em listar quais são as tarefas que devem ser entregues ao final das sprints. 

  • Scrum Master

O Scrum Master é o profissional responsável por fazer com que o Time de Desenvolvedores, bem como o Product Owner, aplique o Scrum corretamente.

O objetivo dele não é em relação ao produto, mas em relação à equipe. É de sua responsabilidade treinar os colaboradores para que eles sejam disciplinados e autogerenciáveis.

  • Time de Desenvolvimento

O Time de Devs é composto por profissionais programadores que farão a Sprint rodar. 

Composto normalmente por 3 a 9 integrantes – dependendo da complexidade do projeto – são profissionais bem multidisciplinares e que tenham autogestão. 

Como é realizada uma Sprint?

Agora que você já entendeu mais sobre o conceito de Sprint e Scrum, vamos entender um pouco melhor como isso funciona na prática. As Sprints são desenvolvidas em passos, sendo eles:

  1. Planejamento 
  2. Desenvolvimento
  3. Reuniões diárias
  4. Revisão da sprint
  5. Retrospectiva da sprint

Planejamento

O planejamento é o primeiro passo para qualquer desenvolvimento de um projeto. O nome técnico é Sprint Planning, que é uma espécie de reunião de planejamento. 

Nesse momento devem estar todos da equipe e o objetivo é pensar qual será o projeto e como ele será desenvolvido (inclusive pensar em cada atividade). 

Desenvolvimento

Aqui é onde as coisas saem do papel e começam a ser realizadas pelo Time de Desenvolvimento. Nesse momento, os envolvidos são apenas os programadores, com apoio do Product Owner. 

Reuniões diárias

As chamadas Daily Sprints são reuniões diárias que tratarão sobre o desenvolvimento do projeto. Elas costumam durar cerca de apenas 15 minutos – ou um pouco mais, se o time for maior. 

O objetivo é trazer um overview sobre tudo o que foi feito no dia anterior e tudo aquilo que pretende ser feito hoje. 

Além disso, é o momento de falar sobre os obstáculos que estão surgindo e que estão impedindo ou dificultando de realizar determinadas tarefas.

Revisão da sprint

Como o próprio nome já diz, é o momento da revisão do que foi feito, também chamado de Sprint Review

Nesse momento é avaliado o trabalho do time de Desenvolvedores comparando com a meta do Backlog do produto. Aqui, todos os personagens do Scrum irão participar. 

Retrospectiva da sprint

Nesse momento, que é relativamente parecido com o anterior, é feita uma avaliação, mas não em relação ao produto e, sim, em relação à própria equipe.

Ou seja, na metodologia Scrum as coisas têm começo, meio e fim! Será que vale a pena utilizar esse método no dia a dia? Confira as principais vantagens a seguir.

Principais vantagens da Sprint

As vantagens da Sprint são realmente consideráveis e é por isso que outros segmentos, além de desenvolvedores, estão escolhendo trazer o método para as suas empresas. Veja os principais benefícios: 

Redução de riscos

Como você pôde ver, o acompanhamento das Sprints é algo diário com as Dailys, sendo assim, é possível avaliar o projeto de perto e com cuidado, e isso evita reduzir consideravelmente os riscos. 

Redução de custos e erros

Além das equipes que trabalham com a metodologia Scrum serem mais enxutas, o fato de promover um modelo ágil e com menos risco trará uma redução de custos (além de erros). 

Transparência no projeto

As Dailys também promoverão maior transparência no andamento do projeto. Mesmo que alguns desenvolvedores trabalhem de forma mais autônoma, sempre ficarão por dentro do que foi feito e, também, quais serão os próximos passos. 

Mais agilidade 

Obviamente, este método traz uma operação muito mais ágil e, consequentemente, mais produtiva. E tudo isso com muita segurança e sempre pensando na qualidade do produto. 

Achou interessante essa forma diferente de gerenciamento? Aqui nós demos um panorama geral, mas, claro, para aplicar isso em sua empresa é necessário ter um know how maior para que, de fato, a metodologia Scrum funcione. 

Seja você da área de desenvolvimento ou não, essa maneira disruptiva de gestão pode agregar muito no dia a dia da sua empresa. É um método que costuma sanar os principais problemas da operação: falta de transparência e baixa produtividade.

Quer saber como funciona a Sprint e o método Scrum na prática? Conheça o curso especializado da FM2S. É tudo online e você pode fazer sem sair de casa!

Leia mais:

  • Project Management: o que é e por que é importante?
  • Metodologia Scrum: tudo que você precisa para gestão ágil de projetos

O post Sprint: o que é apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Sprint: o que é

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×