Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Indústria 4.0

Você já ouviu falar sobre indústria 4.0? Se você é um pouco antenado nas novidades, com toda a certeza já ouviu falar sobre esse termo diversas vezes. Mas será que você realmente sabe do que se trata?

Hoje em dia Tudo muda com um piscar de olhos e a tecnologia está a cada dia com muitas novidades. Quando falamos da 4.0 estamos falando de inovação, ciência, automação e muito mais.

Neste artigo você vai entender um pouco melhor sobre este termo e como ele influência no Brasil. Vamos lá?!

O que é a indústria 4.0?

Primeiramente, vamos entender do que se trata a indústria 4.0. O termo faz referência à automação na indústria, bem como a integração de diversas tecnologias. Então, as palavras-chaves são automação e integração.

Robótica, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, dentre outros termos são muito utilizados quando falamos dessa indústria.

Tudo isso vem para otimizar processos, reduzindo custos, trazendo maior qualidade e, ainda, mais segurança para a operação. 

Ao decorrer deste artigo você entenderá melhor quais são os benefícios e consequências desta indústria tão tecnológica. 

Quais são as principais tecnologias 

Para entender melhor sobre a indústria 4.0 e o que ela pode proporcionar para a sociedade é interessante conhecer mais sobre as suas tecnologias principais.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial, que antes era tido como algo surreal, hoje é uma realidade. As máquinas com IA conseguem interpretar eventos, automatizar decisões, analisar tendências e assim por diante.

Big data

O Big Data é uma tecnologia de enorme destaque hoje em dia. É usado com dados muito complexos e variados, conseguindo atuar em volumes grandes, mesmo que crescentes. 

A grande diferença é que computadores convencionais não teriam a capacidade de trabalhar com todos esses dados. É uma tecnologia diferenciada e que ajuda muito os problemas de negócios. 

Computação em nuvem

A computação em nuvem já é algo mais tradicional. O armazenamento passa a ser em uma rede segura e que pode ser acessada em diferentes locais. 

Isso é fundamental para as corporações e se tornou um grande aliado nos tempos de home office, visto que os funcionários precisaram trabalhar em casa por conta do distanciamento decretado pelo Covid-19.

Cyber segurança

Esta tecnologia é voltada para a proteção de informação a partir de um conjunto de infraestruturas de software e hardware

Robótica avançada

A robótica avançada aposta em dispositivos que atuam de forma autônoma, pelo menos de forma parcial. Os robôs conseguem interagir com pessoas e o ambiente, por exemplo. 

Internet das coisas

Também conhecida como IoT (Internet of ThingsI) é uma tecnologia de interconexão de sistemas. As redes conseguem interagir umas com as outras, podendo tudo ser feito de forma remota. 

Tem ganhado cada vez mais importância na indústria por conta da otimização de processos e tem muito a agregar na indústria 4.0

Manufatura digital

Em um sistema integrado é feita a simulação com análises e até visualizações 3D para criar definições de processos. 

Manufatura aditiva

É a fabricação de peças a partir do desenho digital através de uma impressora 3D.

Sistemas de simulação

Estão usando computadores para desenvolver modelos digitais que exibem ou descrevem a interação complexa entre variáveis dentro de um sistema.

Integração de sistemas

Como já dito anteriormente, a integração é um dos pilares da indústria 4.0. Hoje em dia um processo possui diversas variáveis e quanto mais as coisas estão separadas e dispersas, maior a perda de tempo e aumento de custo. 

Além disso, há também a questão da segurança. Quanto mais dispersas as informações, mais difícil fica de controlá-las. 

A integração de sistemas permite que tudo esteja conectado e, além disso, que tudo esteja sendo atualizado em tempo real. 

Digitalização

Tem se usado a tecnologias digitais para transformar processos buscando maio otimização e eficiência. 

Benefícios da industria 4.0

Quais são os benefícios da indústria 4.0? Na verdade, eles são muitos. 

Com essas tecnologias houve um aumento de aproximadamente 22% da capacidade de produção das pequenas, médias e micro empresas do ramo de bebidas, alimentos, vestuário, calçado, moveleiro e metalmecânica.  

Muitos ainda têm a imagem de que a indústria 4.0 traz soluções altamente complexas e de alto custo, mas as empresas estão notando que não é bem assim que funciona e que há espaço para diversos níveis. 

Através do programa-piloto desenvolvido pelo SENAI, o Indústria Mais Avançada, constatou-se que o uso de ferramentas de baixo custo, mas muito tecnológicas, promoveu um ganho no processo produtivo. 

Mas, de modo geral, vamos aos principais benefícios desta nova indústria no Brasil e no mundo: 

  • Produtividade

Primeiramente, a produtividade das empresas que investem em tecnologia aumenta consideravelmente. Sistemas, equipamentos automatizados, robôs, inteligência artificial e outras possibilidades otimizam o processo produtivo. 

  • Economia de tempo

Tudo que é automatizado e integrado gera uma grande economia de tempo. E, como todos sabem, tempo é dinheiro. Uma empresa que demora mais do que o necessário para realizar um processo está perdendo dinheiro.

  • Segurança 

A indústria 4.0 promove segurança nos mais diversos sentidos. De forma direta ou indireta ela ajuda no monitoramento dos processos. 

  • Fluxo de trabalho 

Quando tudo está integrado dentro de um único sistema há maior fluxo de trabalho. Ou seja, não existem pausas desnecessárias e nem retrabalho. 

  • Controle em tempo real 

A internet e a integração permitem o controle em tempo real de tudo o que acontece, facilitando uma série de operações e, principalmente, a questão de estoque.

  • Assertividade de decisões

A integração de sistemas e informações dará a oportunidade de tomar decisões mais assertivas para toda a empresa.

  • Análises claras e visuais 

Normalmente os sistemas e programas trazem os dados previamente trabalhados e de uma forma mais visual (como em dashboards). Por isso, o entendimento dos dados é facilitado e isso também ajuda na tomada assertiva de decisões. 

Indústria no Brasil?

De acordo com pesquisas realizadas por consultorias, estima-se que os impactos da indústria 4.0 na economia poderão ajudar no Brasil no que tange a competitividade. 

A Accenture apontou que o uso da tecnologia Internet das Coisas pode influenciar o PIB brasileiro em quase US$ 40 bilhões até 2030.

Mas ainda vamos além, o ganho pode ultrapassar US$ 200 bilhões caso o Brasil crie um ambiente propício para absorver todas essas informações. 

As perspectivas para o Brasil e o mundo são realmente muito promissoras. As pesquisas acerca do assunto demonstram que realmente a indústria 4.0 tem muito para contribuir.

Ainda mais considerando a questão de que não é exclusivo para grandes empresas.

Pequenas, médias e micro empresas devem buscar soluções que se adéquem ao dia a dia da empresa, bem como os seus processos. Com toda a certeza é possível encontrar soluções com um excelente custo x benefício. 

Inclusive, um dos objetivos das tecnologias é justamente promover aos pequenos negócios a oportunidade de crescer e ganhar o mercado. 

Sendo assim, é importante tirar aquela imagem de que a indústria 4.0 é apenas para grandes empresas e multinacionais. Os negócios que pensam desta forma já estão ficando para trás.

Leia mais:

  • Tendências em inovação digital na Indústria
  • Análise de dados: qual o impacto da crise 2020 na indústria?
  • 5 tipos de inovação: para sua empresa e negócio

O post Indústria 4.0 apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Indústria 4.0

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×