Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Business intelligence: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto

A princípio, business Intelligence é um termo que engloba diversos processos empresariais, que visam a otimização do desempenho e a melhora da tomada de decisão, devido ao seu método de coleta e análise de dados. Não à toa, as empresas que mais se destacam no mercado contam com essa tecnologia. Curioso (a)? Acompanhe o conteúdo que preparamos a seguir!

O que é o Business Intelligence?

O Business Intelligence é uma série de processos tecnológicos que coletam dados e os analisam, com a finalidade de orientar gestores e demais executivosNeste sentido, podemos dizer que o BI engloba uma série de ferramentas, aplicativos e metodologias que permitem que as companhias coletem dados internos e transformá-los em relatórios que possibilitam o monitoramento dos resultados de um ou mais setores de uma empresa. 

Portanto, podemos concluir que o BI é uma excelente ferramenta para auxiliar na gestão empresarial. 

Sabendo da importância de se tornar um gestor cada vez melhor e de se atualizar no mercado, cada vez mais tecnológico e competitivo, preparamos um conteúdo completo. 

Ao longo deste artigo, você poderá compreender mais sobre qual a importância do BI, como funciona, quais são as suas vantagens e muito mais.  Continue a leitura e veja: 

Por que o business intelligence é importante?

A transformação digital aumentou significativamente a competitividade empresarial. Além disso, a coleta de dados se tornou uma necessidade diária, uma vez que grande parte dos negócios já atuam de maneira online.

Neste sentido, o Business Intelligence é fundamental para todas as empresas. O software e BI auxilia na conversão dos dados coletados, transformando-os em relatórios que possibilitam a melhor tomada de decisão aos gestores. 

Lembrando que, para uma empresa se manter competitiva no mercado é essencial que ela mitigue os erros, antecipe as possíveis crises e tome decisões acertadas. 

Antecipar roblemas e atuar de maneira preventiva é a maneira mais eficiente de otimizar os processos internos e aumentar os resultados e consequentemente, o lucro. 

Quais os benefícios do business intelligence?

A seguir, iremos detalhar os principais benefícios de se implementar o business intelligence em uma empresa. Acompanhe!

1. Relatórios mais rápidos e precisos

Um dos benefícios mais importantes do BI é a possibilidade de se utilizar a tecnologia para capturar e analisar dados. 

Além disso, empresários e gestores têm a possibilidade de analisar cada setor individualmente e sem esse sistema, as informações ficariam desorganizadas impossibilitando a verificação de possíveis erros.

2. Melhor identificação de oportunidades

Os dados coletados através das ferramentas de gestão podem ser muito amplos e possibilitam até que seja analisada a concorrência. 

Além disso, permite que as estratégias sejam cada vez mais otimizadas e que os fatores externos não causem tanto impacto dentro da companhia. 

Portanto, é certo dizer que o Business Intelligence permite melhorar os pontos necessários, tanto na gestão, quanto nos setores. 

3. Dados como base para decisões

O planejamento empresarial deve ser baseado em decisões e para isso, é fundamental contar com tecnologias que auxiliem na coleta de dados. Isso porque, tomar decisões importantes com base em opiniões é um grande erro e pode levar a empresa a um caminho perigoso.

Neste sentido, um dos benefícios do Business Intelligence é permitir decisões fundamentadas em dados. 

Assim, os líderes terão embasamento para avaliar e identificar qual a melhor prática para o momento, de maneira rápida e assertiva. 

4. Melhora a experiência do cliente

Conhecer de fato o perfil do cliente é fundamental para oferecer os serviços e/ou produtos que mais se adequem às suas necessidades. 

Os dados coletados do BI podem ser utilizados para conhecer melhor o cliente e compreender melhor o seu comportamento. Sendo assim, o uso das informações permitem que as empresas utilizem os dados para:

  • Identificar as interações e compras;
  • Compreender problemas recorrentes e traçar melhorias;
  • Desenvolver campanhas de marketing; 
  • Personalizar e humanizar o atendimento.

Portanto, o Business Intelligence permite que a empresa trace estratégias para fidelizar os seus consumidores e reputação da empresa, a fim de captar mais clientes. 

5. Redução dos erros e custos

Todos os benefícios que citamos anteriormente resultam na principal vantagem: diminuição de erros e de riscos. Isso porque, dados processados manualmente tendem a conter mais falhas. 

Uma empresa que investe em uma equipe qualificada em Business Intelligence tende a combater o problema de maneira eficiente e reduz, significativamente, as chances de haver falhas em processos empresariais e operacionais importantes. 

Neste sentido, ainda podemos citar que há a possibilidade de se obter o aumento de receita, já que o aumento na produtividade nas tomadas assertivas, geram um aumento nas vendas. 

Como funciona o BI?

Agora que você já sabe o que é Business Intelligence e quais são os seus principais benefícios, vamos entender mais como ele funciona? Continue a leitura! 

Antes de saber como o BI funciona, é preciso ressaltar que uma informação solta não agrega nenhum valor para uma gestão. 

Por isso, a coleta de dados é crucial, para coletar as informações e possibilitar a analise através de outros pontos de vista. 

Embora o termo pareça se tratar de um processo complexo, a composição do Business Intelligence é realizado por etapas, sendo elas:

  1. Coleta;
  2. Análise dos dados , através das métricas; 
  3. Compartilhamento das informações para as respectivas áreas;
  4. Monitoramento dos resultados e dos insights

Como aplicar o Business Intelligence?

Se a empresa ainda está no início da implementação, é importante que o gestor esteja disposto a fazer implementações e mudanças. 

Para isso, separamos 4 dicas que facilitarão o processo.

Definição do objetivo do negócio

Entender os objetivos de uma empresa é fundamental para qualquer negócio de sucesso. Portanto, para que uma empresa se mantenha competitiva, é essencial que se saiba o que ela precisa. 

Sendo assim, defina o que é a prioridade no momento. Avalie, por exemplo, se a necessidade está na redução dos custos, crescer estrategicamente e até mesmo aumentar o market share

Estabeleça os KPIs

Compreender os indicadores chave de desempenho de uma empresa é essencial para alcançar qualquer objetivo proposto. 

Portanto, estabeleça as métricas e acompanhe-as mesmo após a implementação do Business Intelligence.

Escolha uma ferramenta

Uma ferramenta tecnológica de BI, integra todas as áreas de uma empresa e entrega todo o potencial analítico que uma organização e os seus setores exigem. 

Por isso, é crucial que a empresa compreenda a importância da tecnologia e quais são as necessidades que a empresa deseja atender. 

Engaje com a equipe

Por fim, é necessário que a equipe esteja junto no processo de implementação da tecnologia.

É fundamental que todos estejam por dentro do assunto e saibam da importância do fluxo de dados para que o negócio — e o trabalho de cada uma — se desenvolva e melhore!

Mas você agora deve estar se perguntando “Em quais setores as ferramentas de Business Intelligence podem ser usadas?”

É muito simples! O Business Intelligence é uma ferramenta extremamente versátil e se adequa em todos os setores empresariais, sendo eles na área da saúde ou da educação. 

Quem são os profissionais que trabalham com Business Intelligence?

Portanto, estar por dentro das tendências do mercado é fundamental para quem está em busca de um reposicionamento ou de uma nova oportunidade dentro da empresa que atua. 

O profissional que é analista de Business Intelligence é responsável por analisar dados e gerar diagnósticos tanto micro, quanto macroscópicos para apoiar os gestores em suas tomadas de decisão. 

Dessa forma, é fundamental se qualificar e para isso, é fundamental que você tenha a certificação que te colocará pronto para atuar na área. 

Aqui na FM2S, você encontra o curso de Power BI e de Data Studio, você aprenderá a coletar e analisar dados para obter resultados efetivos, além de estruturar dashboards.

O post Business intelligence: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Business intelligence: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×