Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Visão sistêmica na empresa: como praticar?

Na visão sistêmica, ter organização e processos bem definidos é algo fundamental para que um ambiente corporativo funcione com mais fluidez. Com objetivos alinhados, os gestores conseguem gerenciar funcionários em suas funções específicas e obter os resultados esperados. Dessa maneira, parece que isso está bem claro. Contudo, a teoria nem sempre é acompanhada pela prática assim tão facilmente. Então, afinal, o que é preciso para que isso aconteça?

Sendo assim, é necessário que a gestão de uma empresa atue com firmeza e coerência, habilidades que compõem a visão sistêmica. Profissionais que possuem essa competência conseguem enxergar o todo, analisar todos os agentes e situações, diagnosticar os problemas e propor soluções com mais assertividade. 

O que é visão sistêmica?

Na prática, é possível definir a visão sistêmica como a capacidade de ver a empresa de maneira ampla e, dessa forma identificar os processos existentes, como eles funcionam, como os setores se integram, o modo como acontece a produção e a entrega dos produtos ou serviços ao consumidor e ao mercado. Indo ainda mais além, é possível dizer que pessoas com essa característica são capazes de relacionar o ambiente interno com o externo, o que envolve a relação com o cliente em seu modelo mais completo. 

Ou seja, quem possui visão sistêmica consegue tomar decisões a partir de um cenário observado por várias perspectivas. Por exemplo: alguém com esse olhar entende todos os grupos da organização, o departamento de RH, o financeiro, o marketing e mais. 

Qual a importância da visão sistêmica?

Se uma Empresa está em busca de resultados eficientes, precisa de colaboradores que não fiquem presos apenas ao que é óbvio. Aquilo que está pronto todo mundo vê, diferente do que é preciso enxergar de fato. Por isso, investir na visão sistêmica ajuda a minimizar erros, se aprofundar nos processos, adotar decisões mais estratégicas, deixando a impulsividade e o “achismo” totalmente de lado. É possível citar alguns benefícios dessa prática:

1. Aumenta o engajamento e a motivação da equipe

Acima de tudo, entender que é parte de algo maior, que existe um propósito nas ações da empresa, que a atuação de qualquer colaborador impacta nos resultados melhora a interação entre os envolvidos. Ao passo que imaginar-se parte de uma engrenagem em que todos estão juntos em vez de integrar um ambiente em que cada um está descolado e trabalhando por si pode fazer diferença. 

2. Melhora as chances de expansão do negócio

Quais caminhos a organização deve seguir? Com a visão sistêmica, eles são visualizados mais facilmente. Isso porque de nada ainda focar apenas no setor que, teoricamente, vai melhor do que os outros e se esquecer de que o crescimento depende de uma série de fatores, inclusive, correr riscos. Só tem coragem de se arriscar aquele que consegue ampliar a sua visão. 

3. Corrige imprevistos com mais rapidez

Quando se sabe o que acontece na empresa, da recepção aos processos mais demorados, se torna menos complicado identificar os erros operacionais. Imprevistos acontecem, claro, mas é a maneira de lidar com eles que demonstra as habilidades de um profissional ou de um time e garante uma boa performance. 

4. Aperfeiçoa funcionalidades pessoais e profissionais

Limitar a visão sistêmica ao mundo corporativo é um erro! Pois ela pode ser adotada em áreas distintas da vida. Por exemplo: um universitário com essa qualidade consegue estudar as matérias e adquirir mais conhecimento em menos tempo. Bem como qual for a atividade diária, realizá-la prestando atenção em cada uma de suas etapas ajuda a melhorar a visão do todo e aproveitar o dia com mais eficiência, sem desperdício de tempo. 

5. Diminui o medo de assumir responsabilidades

Essa habilidade promove segurança àquelas pessoas que estão sempre precisando tomar decisões. Com um olhar mais atento, as escolhas e as ações se tornam mais conscientes e assertivas. 

6. Melhora a capacidade de adaptação

Adaptar-se a novas funções na mesma empresa em um novo negócio fica mais fácil, assim como o enfrentamento dos desafios. Com a visão sistêmica, o indivíduo consegue lidar com processos ainda desconhecidos sem que eles se transformem em um bicho-de-sete-cabeças.

7. Estrutura da empresa é otimizada

Quando os funcionários compreendem suas posições e tarefas a serem entregues dentro do cenário organizacional, as partes envolvidas dialogam melhor e a estrutura começa a ser aproveitada como um todo.

A visão sistêmica pode ser desenvolvida?

Pode haver a falsa ideia de que a visão sistêmica é praticamente um superpoder! Mas, se isso chegar perto de ser verdade, asseguramos: qualquer pessoa é capaz de desenvolvê-lo. Com paciência e de forma gradativa, essa é uma competência que pode, sim, ser desenvolvida, principalmente no dia a dia da empresa. Nesse caso, a própria organização pode oferecer ferramentas para que seus funcionários se mantenham motivados e exerçam atividades empregando a visão sistêmica. Treinamentos, palestras, cursos e simulações de processos são algumas das opções para trabalhar essa skill. 

No dia a dia, existem maneiras de treiná-la:

– Entenda os objetivos do negócio pelo qual você trabalha

– Conheça os departamentos da empresa e demonstre interesse pelo o que eles fazem

– Pense em soluções criativas e posteriormente considere o impacto de cada decisão sempre que precisar executar alguma

– Mostre-se disposto a entender as dificuldades de cada setor

– Estude os processos

– Converse com outros líderes e coloque-se à disposto a conversar também

Como a visão sistêmica pode influenciar na liderança de um gestor?

Ser um líder ou um gestor com esse tipo de habilidade é, praticamente, obrigatório. Estar nessa posição é ser colocado constantemente à frente, então, nada mais justo do que ter um olhar aguçado e completo sobre o que acontece ao redor. Fazer bom uso da visão sistêmica significa:

– Mais organização

– Administração de crises

– Atitudes ponderadas e empáticas

– Pensamentos alinhados com as ações

– Metas e estratégias definidas com exatidão

– Análise de situações de risco com mais lucidez

– Disposição para ajudar na solução de problemas de outros setores

– Boa relação com frentes diferentes da empresa

– Negociações respaldadas em fatores internos e externos

– Rotina criativa e alinhada aos valores da empresa 

– Inspirar e ser inspirado

– Mais posicionamento e mais confiança

Quais os resultados de trabalhar com visão sistêmica?

Portanto, se o seu objetivo é tornar a empresa mais dinâmica, traga a visão sistêmica para o seu dia a dia e daqueles que trabalham ao seu lado. Quando todos desempenham suas funções apoiados nessa competência, os funcionários começam a entender a fundo o propósito da organização e se empenham em busca de bons resultados.

Esse ambiente de cooperação melhora as negociações, os relacionamentos e, inclusive, promove saltos na carreira como você nem imagina!

A visão sistêmica é uma das soft skills esperadas na hora de contratar um profissional. Então, usá-la com sabedoria pode colocá-la à frente de muitos candidatos. Mas ela precisa ser continuamente aprimorada. Temos algumas dicas que vão além de tudo aquilo que você faz no seu local de trabalho: 

  1. Busque cursos de inteligência emocional para agir com maturidade em situações de pressão;
  2. Invista em atividades que melhorem a sua capacidade analítica para avaliar informações e extrair dados úteis delas;
  3. Atualize-se sobre novas tendências da sua área com livros, podcasts, filmes, artigos e mais;
  4. Esteja aberto a receber críticas e recalcular a rota quando necessário.

O post Visão sistêmica na empresa: como praticar? apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Visão sistêmica na empresa: como praticar?

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×