Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conhecendo Portugal e a neve pela primeira vez - Serra da Estrela

A Serra da Estrela é uma região montanhosa em que se encontra o ponto mais alto de Portugal Continental, 1993 metros de altitude (o outro maior está na ilha de Açores com 358 metros a mais). Esse ponto, chamado de Torre, é onde se encontra a única estância de esqui de Portugal e onde neva na época do inverno.






A Serra da Estrela fica no distrito de Guarda e uma parte no distrito de Castelo Branco. O Parque Natural tem vários lugares lindos para explorar também durante o verão que envolvem os municípios de Guarda, Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Covilhã, onde ficamos hospedados.

Visitamos a Serra em janeiro de 2021 Pela Primeira Vez após 6 anos morando em Portugal. Foram apenas dois dias para conhecer a neve que nunca tínhamos visto, e valeu muito a pena. Fomos abençoados com um lindo dia de sol e céu azul, mas de temperaturas abaixo de 0!

Qual roupa usar?

Para quem vem de países quentes e não está acostumado com o frio, prepare-se! Nós não tínhamos roupa apropriada e não queríamos investir, dá para usar roupas comuns, mas com alguns detalhes:

 - Proteja muito bem as extremidades – luvas, gorro, cachecol, são indispensáveis. De preferência luvas e gorros grossos com forros e luvas impermeáveis.

- Nos pés use botas ou tênis com reentrâncias no solado para não escorregar na neve. Existem algumas palmilhas com pelinhos e emborrachadas por baixo que também ajudam no isolamento térmico do pé. Use meias grossas de algodão, usei 2, uma com pelinhos e uma normal. Para isso o sapato não pode ser muito justo no pé, os com cadarço facilitam.

- Usei várias camadas de roupa! Fui com uma calça jeans folgada e por baixo coloquei uma meia calça térmica bem grossa com pelinhos. Mesmo que for com moletom, use uma outra camada por baixo para isolar. Na parte de cima usei 4 camadas: uma blusa térmica bem justinha ao corpo, uma malha quentinha de gola alta, uma jaqueta daquelas que são bem levinhas e com enchimento (algumas são de pena de ganso, a minha é com enchimento sintético, mas também aquece bem e é impermeável) e por cima de tudo o casacão impermeável e com capuche.

Confira aqui mais dicas de como se aquecer no inverno




De Lisboa, levamos quase 3 horas de viagem de carro. Também há a opção do comboio (trem) que vai até Covilhã, porém para subir na Torre é necessário alugar um carro, ou pedir um táxi, o que não recomendo, pois além de ficar caro, vai dificultar sua dinâmica por lá durante o dia, já explico melhor.

O percurso é lindo. No meio do caminho há alguns hotéis e chalés na montanha onde você também pode ficar hospedado. A serra é longa e cheia de curvas, mas muito segura. Em alguns pontos você pode parar o carro para observar a paisagem e fazer fotos.

Fique atento ao clima porque quando está fechado não é possível subir até lá, a menos que tenha um carro apropriado.


Dica importante: Para subir até lá não é preciso pagar nada, a menos se for na estância de esqui, mas não vá despreparado, pois só há um pequeno centro comercial onde pode usar a casa de banho (banheiro) e onde vendem o famoso queijo da serra da estrela e souvenirs. Não há propriamente um lugar para comer, nem se aquecer, então nesse momento o carro é bem útil. Leve algum lanche e roupas extras caso se molhe.

Tem bastante lugar para estacionar o carro, no dia não tivemos essa dificuldade e como não estava nevando não precisamos de nenhum aparato para o carro.

Também pode comprar um pequeno trenó para descer nas montanhas de neve, custa em torno dos 15 euros. Compramos um outro modelo redondo por 7 euros, e já deu para divertir bastante e voltar a ser criança! Lembrando que o cansaço é dobrado por causa da grande altitude e do frio, alguns amigos que estavam conosco não aguentaram muito tempo expostos. 


Olha os acessórios feitos em cortiça que falei no vídeo de DIY com rolhas

Também é na Serra que nascem alguns rios importantes de Portugal, como o Mondego que abastece a cidade de Coimbra. No caminho dá para observar a barragem da Cova do Viriato.


Confiram lá no insta @blognamedida nos destaques deixei salvo um só com imagens da Serra!

E você, já conhece a neve? Onde viu pela primeira vez? Me conta aqui!

Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.
Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome. Daniel 9:18-19







This post first appeared on NaMedida, please read the originial post: here

Share the post

Conhecendo Portugal e a neve pela primeira vez - Serra da Estrela

×

Subscribe to Namedida

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×