Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Construindo uma marca imobiliária de sucesso

A marca é conhecida como qualquer sinal distintivo, que seja visualmente perceptível e que ajude a identificar e distinguir produtos e serviços, além de garantir que estejam de acordo com as normas e especificações técnicas.

Basicamente, se trata de uma representação figurada de determinado produto ou serviço, portanto, qualquer coisa que remeta algo vendável, tanto tangível quanto intangível. 

No entanto, muitas pessoas acabam confundindo o termo Marca com uma logomarca, apesar de se tratar de conceitos diferentes.

A logomarca é a representação gráfica da marca, portanto, um elemento que está associado à Empresa. Mas a abrangência do conceito é maior porque considera outros aspectos que não estão relacionados apenas à identidade visual.

No ambiente jurídico, a marca não é apenas um símbolo que representa a companhia, mas uma relação entre os produtos e serviços da instituição. Por essa razão, é necessário registrar a marca.

O registro evita que os concorrentes ajam de maneira desleal e acabam confundindo o consumidor, por meio de simbolismos semelhantes ou se aproveitando do valor agregado de determinada marca.

Por se tratar de algo muito importante para os negócios, este artigo vai esclarecer alguns pontos relevantes sobre o assunto.

Ele vai mostrar como definir a identidade da marca imobiliária, quais são as melhores práticas para comunicá-la e como utilizar o marketing e a presença digital para promovê-la.

Definindo a identidade da marca imobiliária

Para definir a identidade da marca imobiliária, é necessário determinar quais são seus valores, sua missão e sua proposta de valor.

A missão de uma empresa é a razão de sua existência, ou seja, o propósito pelo qual trabalha. Para defini-la, é necessário determinar por que a empresa existe, e a partir da definição da missão, fica mais fácil elaborar o planejamento estratégico.

Dentro de um fabricante de vaso cachepot cerâmica, por exemplo, é uma forma de ajudar os gestores a avaliarem se as ações estão de acordo com as razões de ser de uma empresa.

A visão da imobiliária representa as metas e perspectivas que possui, portanto, está relacionada a tudo aquilo que o negócio deseja para seu futuro. Não se trata de algo estável, pois ao cumprir uma meta, a organização pode planejar novas visões.

Para definir a missão da imobiliária, é fundamental determinar de que modo ela se enxerga em longo prazo, onde pretende chegar, o que deseja alcançar, quais são os tipos de inovação da empresa e como ela quer ser vista pelos clientes.

Quanto aos valores, trata-se dos princípios que embasam o comportamento do negócio, além de todas as ações dentro da companhia, o que inclui seu modo de agir.

Assim como um fabricante de compactador manual de solo, a imobiliária pode definir como seus valores prestar um bom atendimento e garantir o conforto de seus clientes.

Para definir seus valores, é fundamental que eles sejam claros e objetivos, divulgados para todos os funcionários, disponibilizados para os clientes, além de obrigatórios para que possam ser cumpridos.

Eles estão diretamente relacionados ao que a sociedade e o mercado pensam sobre a empresa, assim sendo, clientes que compartilham os mesmos valores acabam dando preferência para uma marca em específico.

Como comunicar a marca?

A marca pode ser comunicada por meio de várias maneiras diferentes, e algumas dicas relacionadas a isso são:

Elementos visuais

Os elementos visuais da imobiliária precisam ser coerentes, visto que se trata de algo fundamental para as interações. O cérebro humano trabalha naturalmente por meio de agrupamentos e associações.

Isso significa que as pessoas buscam um espaço comum onde podem se identificar, se relacionar e se posicionar. Manter a coerência com o discurso também mostra um cuidado maior com aquilo que é feito pela organização.

É um pensamento estratégico que trata da maneira como a companhia se expressa, tanto visualmente quanto verbalmente, além de suas ações no mundo.

Cores

As cores são elementos poderosos e é possível combiná-las com a empresa, caso sejam bem utilizadas. Ao pensar em determinada marca, naturalmente as pessoas se lembram de suas cores, por isso elas estão ligadas à personalidade do negócio.

Um fabricante de forro PVC escolheu cores para sua identidade visual que funcionam como sua identificação. Mas para fazer uma escolha assertiva, é fundamental trabalhar com tons consistentes e que reforcem o imaginário em relação à empresa.

Uma imobiliária não precisa, necessariamente, usar apenas as cores que estão presentes em seu logotipo, na verdade, pode delimitar uma paleta que será reproduzida em diferentes mídias.

Design

O design está diretamente relacionado à tipografia e é fundamental pensar sobre ela porque trabalha a comunicação escrita do negócio. As letras não deixam de ser um recurso de imagem e carregam um contexto do modo como foram criadas.

Um fabricante de divisória com porta de correr precisa de uma boa tipografia para que o design aplicado em seus canais seja impecável.

Algumas tipografias transmitem um aspecto humanista enquanto outras estão relacionadas ao cenário digital. A imobiliária deve se atentar a essa escolha porque ela vai transmitir sua marca para o público que deseja impactar.

O papel do marketing e da presença online

Investir em marketing pela internet é fundamental para que a imobiliária possa estabelecer sua presença online, e isso é fundamental para se destacar no mercado e superar a concorrência.

Além disso, é algo fundamental para acompanhar as tendências do mercado e oferecer aos clientes exatamente a facilidade que eles procuram.

Hoje em dia, quem deseja comprar ou alugar um imóvel pesquisa diretamente pela internet, não existe mais aquilo de comprar o jornal para ler os classificados.

Aliás, esse comportamento se repete independentemente do tipo de produto ou serviço que uma pessoa precisa.

Por exemplo, se alguém pesquisar onde faz instalação de fechadura digital de sobrepor, rapidamente vai encontrar uma empresa que presta esse serviço. Outros benefícios do marketing e da presença online são:

  • Melhora o relacionamento com o cliente;
  • Aumenta a autoridade de marca;
  • Excelente custo-benefício;
  • Fácil mensuração de resultados.

O comportamento do consumidor moderno mudou muito nos últimos anos e as pessoas não estão mais dispostas a comprar sem pesquisar muito bem sobre a empresa e estabelecer uma relação de confiança com ela.

O setor imobiliário possui um alto ticket médio, por conta disso, acaba sendo um dos mais afetados pelas novas experiências de compra. O cliente deseja nutrir um relacionamento de longo prazo com a companhia.

Isso pode ser feito por meio de informações, redes sociais, newsletter, materiais próprios feitos pela empresa, conteúdos interessantes, entre outras possibilidades.

Desse modo, se a organização quiser se consolidar como a opção mais relevante entre os consumidores, precisa se mostrar proativa, manter contato por e-mail e ainda utilizar outros canais que vão colaborar com o relacionamento pós-venda.

Mesmo que os imóveis tenham diferenças reais interessantes para os clientes, como revestimento metalico para cozinha, ainda assim é importante conquistar a autoridade de marca.

A organização se torna uma referência entre os concorrentes por ser pioneira em vários aspectos, indo desde a maneira como se relaciona com o cliente até a forma como promove seus produtos e serviços.

Uma imobiliária vai conquistar a autoridade de marca se tiver uma presença online ativa, produzindo materiais próprios periodicamente, tendo uma presença ativa nas redes sociais e utilizando canais que reforçam o relacionamento com o cliente.

Também é muito importante inovar as formas de atendimento, além de conhecer novas tendências do mercado.

Uma empresa de restauração de mármore investe em marketing digital porque ele oferece um excelente custo-benefício, e a mesma coisa se aplica ao marketing imobiliário.

É uma forma de capturar mais leads, aumentar as oportunidades de vendas e não ter que aumentar os investimentos para alcançar esses resultados.

É um tipo de marketing que aumenta as oportunidades de acompanhamento e que direciona melhor os investimentos. O orçamento é respeitado pelas estratégias e isso traz excelentes resultados.

Por falar nisso, também fica muito mais fácil mensurar os resultados obtidos e praticamente em tempo real. Assim como a pessoa pode pesquisar sobre porta ACM valor, também pode pesquisar o valor de imóveis.

As imobiliárias conseguem impactar esses usuários e utilizar as métricas para saber se as estratégias estão tendo o desempenho esperado.

Mensurar os resultados é fundamental para direcionar melhor os investimentos, otimizar a performance das campanhas realizadas, entre outros benefícios fundamentais para o sucesso de uma imobiliária.

Considerações finais

Assim como qualquer outro tipo de empresa, uma imobiliária precisa construir uma marca, pois isso aumenta seu reconhecimento no mercado.

A marca pode ser comunicada por meio dos valores, missão e da proposta de valor do negócio, além de estratégias visuais.

O logotipo, as cores e o design também fazem parte da marca e são essenciais para que outras estratégias funcionem.

Juntando tudo isso com as ações de marketing digital, fica muito mais fácil impactar o público certo e se destacar entre os concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post Construindo uma marca imobiliária de sucesso apareceu primeiro em Aloh.in.



This post first appeared on Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos., please read the originial post: here

Share the post

Construindo uma marca imobiliária de sucesso

×

Subscribe to Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×