Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dicas de paisagismo para valorizar sua propriedade

Paisagismo, também conhecido como arquitetura de paisagem, é uma metodologia usada para compor espaços. Ele está além da organização de uma paisagem para que ela fique esteticamente agradável.

Na verdade, o maior propósito do Paisagismo é harmonizar a interação do ser humano com o meio ambiente de modo que as paisagens fiquem mais práticas, confortáveis e funcionais.

Para obter o resultado desejado, não basta apenas distribuir as plantas no espaço escolhido. Isso porque é necessário lançar mão de recursos artesanais, combinar formatos e cores, entre outros critérios de composição.

Juntos, eles formam um ambiente agradável, equilibrado e útil, capaz de trazer muitas vantagens para os seres humanos e para a própria natureza.

Parques e praças onde as crianças podem brincar ou uma família pode fazer piquenique são exemplos claros de paisagismo. Outros ambientes como jardins botânicos, ruas arborizadas ou uma simples parede com plantas também.

O paisagismo pode ser aplicado em diferentes contextos, e além de deixar tudo mais bonito e harmonioso, também é uma maneira de valorizar ainda mais o imóvel.

Este artigo vai explicar quais são as melhores plantas e flores para um jardim, quais Elementos melhoram a privacidade na circulação e uso de espaços, e como a iluminação paisagística e outros elementos trazem mais charme para o ambiente.

Melhores tipos de plantas e flores

Existem alguns tipos de plantas e flores que ajudam a criar um jardim encantador e que são de baixa manutenção. Entre elas estão:

  • Rosa do deserto;
  • Rosas;
  • Costela-de-adão;
  • Suculentas e cactos;
  • Coleus;
  • Clúsia;
  • Croton.

A rosa do deserto costuma ser cultivada em vasos, mas também é uma ótima opção de planta para o solo de jardins. Entretanto, em relação ao uso ornamental, o replantio em vaso é uma boa opção para engrossar o caudex.

Mesmo em espaços com toldo túnel de policarbonato, ela pode ser cultivada porque suas características ornamentais trazem um toque único ao paisagismo, mesmo que o espaço seja bem pequeno.

Essa é uma das plantas mais conhecidas quando se trata de espécies que gostam do Sol e gostam de passar, pelo menos, 4 horas expostas para que possam se desenvolver.

As rosas também são ótimas opções para canteiros pequenos, visto que produzem flores e são mais fáceis de cultivar. Podem ser plantadas em vasos, desde que recebam 4 horas de sol por dia.

As regras também precisam ser frequentes para que o substrato esteja sempre úmido, e durante o período de floração, a terra precisa estar mais seca.

A costela-de-adão é conhecida por ser uma folhagem grande e exuberante que preenche muito bem os espaços de jardins maiores e ainda trazem um toque tropical.

Pode ser plantada em canteiros próximos a uma piscina de vinil em L, porque é de fácil cultivo, desde que sejam posicionadas em ambientes de meia sombra ou com sol pleno.

As suculentas ficaram muito populares no Brasil nos últimos anos e existem maneiras muito criativas de integrá-las aos canteiros e jardins. Também existem diferentes espécies, com formato, coloração, textura e estrutura de crescimento.

O cultivo pode ser no solo ou em vasos, mas nos espaços externos, costumam ser colocadas em vasos de barro para que possam alcançar diferentes alturas.

O coleus é uma planta muito vantajosa porque é possível variar com a mesma espécie. Sua folhagem é colorida, mais precisamente com tons de roxo, verde e rosa, e consegue embelezar qualquer espaço, principalmente jardins tropicais.

É possível plantá-la por sementes ou estaquia, sendo uma espécie que gosta muito de sol ou meia sombra, precisando de regas frequentes para que seu substrato esteja sempre úmido.

A clúsia é uma planta popularmente conhecida como abaneiro e funciona como um arbusto para canteiros grandes com sol pleno ou meia sombra.

É bem parecida com uma árvore pequena, por isso precisa de regas frequentes para que a floração aconteça durante o outono.

Por fim, para combinar com uma área externa bem cuidada com capa para piscina em PVC, o croton cria o contraste perfeito com o verde dos jardins, visto que algumas espécies possuem tons quentes e vibrantes, como laranja, marrom e amarelo.

É uma planta que gosta de sol pleno, seu substrato precisa estar sempre úmido e necessita de rega frequente para que possa se desenvolver e sobreviver.

Elementos que otimizam o espaço

Existem alguns elementos de paisagismo que melhoram a privacidade, a circulação e o uso de espaços externos nas propriedades. São eles:

Vegetação

A vegetação é formada por organismos vivos da natureza que ajudam a modificar o ambiente. O ideal é escolher uma vegetação nativa ou que esteja bem adaptada, evitando espécies que possam ter frutos ou flores tóxicas.

O paisagismo do jardim de uma empresa de manutenção portão deslizante leva em conta o porte, tipo de raiz, adaptação e condições do solo para escolher a vegetação, e esses mesmos critérios devem ser escolhidos para imóveis residenciais.

Água

Um bom projeto de paisagismo sabe aproveitar os corpos d’água presentes no local, e conservá-los é muito importante porque trazem bem-estar para os seres humanos.

É necessário levar em conta possíveis drenagens e de que maneira realizá-la, planejando a irrigação, escolher a mais adequada e quais serão os locais de captação de água para que seja possível economizá-la ao máximo.

Mobiliário

A vegetação se encarrega de estruturar e organizar o espaço, mas para valorizar ainda mais a área externa da propriedade, é interessante usar mobiliário como bancos, suportes para as plantas, decks de madeira e postes de iluminação.

Todos eles precisam ser bem resistentes e de fácil manutenção, além do mais, o mobiliário precisa ser fácil de repor, dependendo das condições climáticas do local.

Fazer instalação de calha de zinco na residência é fundamental para evitar infiltrações que prejudicam a estética da parede externa e interna. Assim, também fica mais fácil para preservar outras peças, como bancos, cadeiras e mesas.

Iluminação

A iluminação em jardins é fundamental para trazer mais segurança, melhorar o uso do espaço e ainda destacar as composições paisagísticas durante a noite.

Mas para que ela seja realmente funcional, é necessário trabalhar em cima de um projeto específico, considerando normas técnicas e bem detalhado.

Pisos

O ideal é que os pisos ocupem o menor espaço possível para que seja possível absorver a água e favorecer a ocupação da vegetação.

Os tipos de pisos precisam considerar o uso, qualidade estética, durabilidade e facilidade de manutenção, como no caso de pedriscos, pisos articulados e gramados.

Se o jardim tiver passeios, o ideal é que ele seja de concreto desempenado, blocos de concreto, piso intertravado e outras opções do tipo, sempre considerando a quantidade de pessoas que vão circular no local.

O poder da iluminação paisagística

O proprietário do imóvel pode contratar uma empresa de serviços gerais para cuidar da manutenção da área externa, mas antes de pensar nisso, é fundamental compreender como a iluminação paisagística influencia o espaço.

Assim como ela, os elementos decorativos trazem mais charme e ajudam a realizar a beleza do ambiente exterior.

A iluminação se responsabiliza pelos destaques e pelo clima de cada ambiente, mas o projeto de paisagismo precisa considerar alguns cuidados para que ela seja equilibrada.

O ideal é que lâmpadas e luminárias consigam suprir a intensidade e os efeitos de luz, criar cenas e deixar que o usuário perceba e se encante com cada detalhe projetado pelos elementos.

As lâmpadas não interferem no funcionamento de outros elementos importantes da residência, bem como é o caso de alarme monitorado residencial, que nada atrapalha. Além disso, é possível usar diferentes tipos de lâmpadas.

Por exemplo, as lâmpadas incandescentes são luzes de filamento e apresentam baixa eficiência luminosa ao mesmo tempo em que são de alto consumo.

Já as lâmpadas halógenas são luzes com filamento, diferentes das incandescentes por conta da presença de gás no interior. Trazem mais brilho e vida, sendo mais duráveis do que as incandescentes.

Quanto às lâmpadas fluorescentes, são feitas com material à base de fósforo e gases inertes e utilizam reatores no interior.

O tipo mais procurado para os projetos paisagísticos é a lâmpada de LED, visto que possui diodo de luz polarizada, é mais durável e ecologicamente eficiente.

Também é a opção mais interessante para iluminar espaços e elementos específicos, como rede de proteção para quadra esportiva.

Considerações finais

Valorizar um imóvel é muito importante para qualquer proprietário, independentemente de quais sejam os seus planos, seja vender, alugar ou simplesmente morar na propriedade.

Uma das melhores estratégias para conseguir essa valorização é investir em paisagismo e construir um belo jardim na área externa, e ele pode ser combinado com piscina, churrasqueira, quadra e outros elementos.

O paisagismo vai garantir as melhores espécies de plantas para cultivar nos jardins, fazer a combinação perfeita entre elas e outros elementos, ajudando a criar um ambiente agradável, tranquilo e que traga bem-estar para os usuários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post Dicas de paisagismo para valorizar sua propriedade apareceu primeiro em Aloh.in.



This post first appeared on Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos., please read the originial post: here

Share the post

Dicas de paisagismo para valorizar sua propriedade

×

Subscribe to Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×