Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

6 dicas para alugar um imóvel

Por muito tempo o brasileiro lidou com a ideia de que ter uma casa própria era um sonho, contudo, para boa parte da população esse sonho foi se tornando mais distante e custoso. Nessa conjuntura, alugar um imóvel se tornou a principal escolha para as pessoas. 

Enquanto grandes imobiliárias ainda dominam boa parte das casas dos grandes centros urbanos, esse modelo de moradia ainda será um dos mais utilizados pelas pessoas que não querem ou não podem lidar com um financiamento para adquirir a casa própria. 

Apesar de ainda haver uma grande discussão quanto aos verdadeiros benefícios dessa estratégia a curto e a longo prazo, muitas pessoas ainda escolhem o aluguel como uma forma de morar sem ter que lidar com o passivo financeiro de ter uma casa em seu nome. 

É nesse contexto que o mercado imobiliário se coloca no centro da economia urbana nos dias de hoje, desde pessoas físicas até empresa terceirizada de limpeza e segurança escolhem esse modelo para se colocar nos melhores pontos para morar ou empreender. 

Antes de colocar a assinatura dentro de um Contrato de locação de imóvel é preciso se atentar a uma série de pontos, existem muitas questões que podem e devem ser verificadas para fechar a negociação sem problemas a curto prazo e nem em casos de renovação. 

Essa é inclusive uma das questões que mais geram dor de cabeça de um locatário, o momento de renovação é muito mais tenso e até custoso a partir do momento que o contrato tem aquela cláusula que não foi lida e gera um desentendimento. 

Negociar com imobiliária ou direto com o locador muitas vezes coloca o provável locatário em uma posição de desvantagem, em especial quando esse não teve o cuidado de realizar uma pesquisa diante das oportunidades ou os seus direitos diante desse processo. 

Por que alugar pode ser a melhor escolha 

Existem dois tipos de conjuntura onde as pessoas podem vir a alugar um imóvel, essa decisão pode ser tanto fruto de uma necessidade quanto uma escolha econômica, entender essa realidade é a melhor forma de começar a se planejar para assinar o aluguel. 

Quando um comprador individual ou uma empresa especializada na higienização de ar condicionado de janela avalia e decide que investir em aluguel é a melhor escolha, ela deve iniciar uma série de pesquisas de processos e de oportunidades de mercado. 

A ideia de uma casa própria ser uma escolha mais interessante em boa parte dos casos por conta da estabilidade de ter um imóvel próprio é até real, mas os aluguéis bem utilizados não ficam muito para trás e agregam outras vantagens possíveis. 

O pagamento mensal de um imóvel não é necessariamente um desperdício de dinheiro, dentro da estratégia de investimento correta essa pode até gerar retornos positivos a curto e a longo prazo. 

Em um cenário de fragilidade econômica do país, investir em renda ou em passivos financeiros pode ser um grande risco, nessa circunstância a locação trás um novo conjunto de benefícios e facilidades de investimento a partir do ponto de vista financeiro. 

Contratos mais curtos podem facilitar mudanças de acordo com a necessidade que os anos colocam diante da vida das pessoas, uma empresa especializada em controle de acesso biométrico para portas pode trocar facilmente de sede de acordo com a necessidade. 

É impossível falar das necessidades de um locador ou locatário de imóveis sem pensar nos momentos de renovação ou encerramento de contrato, é nesse momento que a falta de atenção às cláusulas do contrato geram grandes dores de cabeça e custos adicionais. 

6 dicas para quem quer alugar um imóvel

Alugar é um dos modelos mais recorrentes das pessoas e empresas de cerca elétrica monitorada que estão situadas nos grandes centros urbanos. Escolher e entrar nesse processo com segurança depende de pesquisas e um cuidado extremo com os detalhes. 

Não é raro encontrar histórias de brigas que foram da discussão até o litígio jurídico entre locador e locatário e até de pessoas que escolheram um imóvel cheio de segurança e se arrependeram apenas alguns anos depois, essa frustração pode ter uma série de fontes. 

Para evitar esses problemas existem algumas dicas gerais que podem ser aplicadas em qualquer caso a partir de uma análise da realidade e da possibilidade e segurança do investimento realizado, essas dica podem ser separadas em seis pontos essenciais: 

  1. Realizar mais de uma visita ao imóvel; 
  2. Levar em conta todas as despesas do imóvel;
  3. Dar valor e atenção ao contrato e seus detalhes; 
  4. Levar em conta as necessidades do dia a dia;
  5. Definir os bairros e localidades mais indicadas;
  6. Realização de vistorias antes do contrato e periódicas. 

Com essas seis questões levantadas tanto um futuro morador como uma empresa de instalação de gerador residencial pode tomar a sua decisão com mais segurança e assim iniciar uma história positiva com esse novo imóvel alugado. 

Realizar mais de uma visita ao imóvel

Muitas vezes por falta de tempo, preguiça ou até ansiedade de ter a chave em mãos os locatários pulam esse passo, é essencial que se realize mais de uma visita ao local, de preferência acompanhado de todos os moradores e alguns profissionais. 

É claro que o funcionário de uma imobiliária tem como objetivo valorizar o imóvel, por isso, nada de amor à primeira vista, quanto mais visitas e vistorias mais minuciosas, mais certeza o locatário terá para tomar essa decisão. 

Levar em conta todas as despesas do imóvel

É óbvio dizer também que todo mundo quer uma casa com piscina, muitas luzes e outros chamarizes diferentes que fazem brilhar o olho e dão benefícios no dia a dia de cada morador, mas antes de escolher uma casa nessa configuração é preciso calcular. 

Uma família que muda para uma casa pode ter que lidar com custos de manutenção, vindos do consumo de gás, água e luz e até taxas da administradora de condomínios residenciais, para não gerar dívidas nem atrasos é preciso saber qual é o orçamento. 

Dar valor e atenção ao contrato e seus detalhes

Brigas, custos adicionais, cancelamentos de vínculo, despejos e multas são alguns dos problemas e conflitos que podem ser colocados entre um locador e o seu locatário, tudo é bastante grave e desagradável, mas com o contrato bem formulado as chances reduzem. 

A formulação do contrato e o entendimento de ambas as partes diante dele fazem com que tudo que acontecer durante os anos de contrato e até a sua possível extensão siga um conjunto de regras mais bem definido e mais assertivo. 

Levar em conta as necessidades do dia a dia

Uma família que reúne oito pessoas para as refeições durante a semana não pode alugar uma casa em que existe uma sala de jantar planejada pequena, reconhecer as demandas existentes na rotina e encontrar uma casa compatível é fundamental. 

Definir os bairros e localidades mais indicadas

A localização do imóvel também é um fator levado em consideração tanto pelo locador quanto pelo locatário, a proximidade com pontos de interesse como transporte, lazer e trabalho são fatores que podem influenciar a decisão e até o preço final do imóvel. 

Realização de vistorias antes do contrato e periódicas

Tanto na hora de assinar o contrato, quanto anualmente, e ao final do contrato é interessante realizar uma vistoria, a partir disso é possível entender o estado de conservação do imóvel e como esse fator pode afetar o valor do aluguel. 

Considerações finais

Com o sonho da casa própria ainda sendo inviável e com cada vez mais novas possibilidades para morar de aluguel, desde pessoas físicas até empresas de instalação de espelho de parede sob medida veem na locação a melhor opção de investimento. 

Contudo, alugar um imóvel por alguns meses ou em contratos de maior duração é preciso levar em consideração uma grande gama de questões, essa decisão só pode ser tomada com uma pesquisa profunda e uma série de cuidados essenciais. 

É muito importante compreender que as casas não estão soltas em nada, para que as empresas e moradores façam a escolha certa é preciso pensar na localização, na vizinhança e nas demandas do espaço em diversos horários diferentes. 

A estrutura de uma casa pode ser tanto uma vantagem como uma grande dor de cabeça em certas circunstâncias, por isso é muito importante realizar mais de uma visita e contar com profissionais capacitados para averiguar a qualidade e as fragilidades do imóvel. 

Além de todas as questões estruturais que podem dar problemas no dia a dia ao longo da locação, é muito relevante é aconselhável um foco especial na redação do contrato, lá devem estar dispostas todas as regras que vão mediar a relação entre locador e locatário. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post 6 dicas para alugar um imóvel apareceu primeiro em Aloh.in.



This post first appeared on Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos., please read the originial post: here

Share the post

6 dicas para alugar um imóvel

×

Subscribe to Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×