Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 Dicas de conteúdo para corretores

A presença e atividade nas Redes Sociais, ao invés de um diferencial, é hoje em dia uma necessidade para corretores de imóveis.

Tendo em vista a parcela massiva do público desses profissionais que atualmente está integrada ao mundo digital.

Apesar da expressiva maioria daqueles que trabalham no ramo imobiliário já se fazer presente em plataformas digitais, é fato que ainda são poucos dentre eles que de fato sabem o que fazer com elas.

Ao contrário de usuários casuais de redes sociais, quem as utiliza também como ferramenta de trabalho tem que estar muito mais atento às formas de movimentar o conteúdo postado em seus perfis, é aí que entra o Marketing de conteúdo.

Partindo do princípio de que é necessário a um corretor de imóveis saber como atrair clientes e promover a marca que representa por meio do uso das redes sociais, a gestão eficiente de conteúdo digital cai como uma luva para concretizar esses objetivos.

Assim como um totem para divulgação, plataformas digitais servem como vitrines para que profissionais exponham seu trabalho ao grande público e construam sua reputação no mercado. Sabendo utilizá-las bem, qualquer pessoa só tem a ganhar com isso.

Por isso, este texto buscará esclarecer, especialmente aos corretores de imóveis que o lerem, do que se trata o marketing de conteúdo e também oferecer algumas dicas de conteúdo para redes sociais que podem ajudar, e muito, o trabalho desses profissionais.

O que é marketing de conteúdo?

Antes de qualquer coisa, para definir marketing de conteúdo, é preciso entender essa estratégia como uma forma de engajar o público-alvo e atrair clientes por meio da produção e movimentação de conteúdo que interesse a essas pessoas com quem se interage.

A partir do envolvimento do mercado consumidor por meio de uma gestão eficiente de conteúdo via, por exemplo, redes sociais, é possível não apenas impactar positivamente a lucratividade dos negócios, como também obter maior visibilidade e reconhecimento.

Em outras palavras, bem como na organização de um ambiente planejado, o marketing de conteúdo propõe uma análise cuidadosa do público a ser atingido, sobretudo, um planejamento minucioso de como engajá-lo por meio da criação de conteúdo.

Já há muito tempo, as pessoas não mais consomem passivamente conteúdo midiático. O poder conferido ao grande público, especialmente pelas redes sociais, de escolher aquilo que se quer ver e ouvir, transformou por completo a dinâmica do marketing tradicional.

Por outro lado, assim como o mercado consumidor adquiriu esse poder, também passaram a possuí-lo os produtores e divulgadores de conteúdo, uma vez que esses últimos agora podem também criar e veicular exatamente o que seu respectivo público deseja consumir.

A principal mudança de perspectiva que todo profissional arrojado deve ter em mente, inclusive corretores de imóveis, é a de que é mais importante focar no conteúdo demandado pelas pessoas do que simplesmente falar ininterruptamente sobre os produtos ofertados.

O marketing de conteúdo pressupõe que a ênfase do conteúdo produzido não deve ser meramente em vender, mas em nutrir o público-alvo com informação, visando trazer a ele benefícios, soluções de problemas, esclarecimentos de dúvidas ou mesmo ensinamentos.

Além disso, apesar da utilidade ser um aspecto fundamental, ela não é o único. A perspicácia para reconhecer qual mensagem específica deve ser direcionada a qual público determinado é também a chave para uma criação de conteúdo de sucesso.

Assim como uma empresa de limpeza condominial que oferta justamente o que seus clientes esperam ganha o prestígio e a divulgação espontâneos da parte deles, uma gestão eficiente de conteúdo para quaisquer profissionais também segue a mesma lógica.

Assim, o impacto que um marketing de conteúdo bem planejado gera é inestimável. A imagem positiva da marca criada mediante o público reflete diretamente na rentabilidade dos negócios, que é o que toda empresa que busca crescer e se desenvolver quer.

Dicas de conteúdo digital

Sendo assim, indo diretamente ao que surge a dúvida de como promover marketing de conteúdo na prática.

Dentre as diversas dicas que poderiam ser dadas a corretores de imóveis que desejam se destacar na produção de conteúdo digital, seguem listadas cinco das principais:

  1. Recomendações de locais de lazer e cultura;
  2. Visitas virtuais aos imóveis ofertados;
  3. Dicas envolvendo burocracia imobiliária;
  4. Sugestões de aplicativos de decoração de imóveis;
  5. Vídeos casuais sobre conteúdo educativo.

Sobre o primeiro tópico, é certo que a proximidade a ambientes de lazer e cultura são grandes atrativos para a maioria das pessoas que estão à procura de um novo local para morar, surgindo o questionamento de por que não recomendá-los a elas.

Além de servirem como forma de entretenimento ao grande público, conteúdo sobre dicas de lazer e cultura também servem, indiretamente, como agregadores de valor às regiões e aos imóveis divulgados por quaisquer corretores de imóveis.

Dessa forma, é possível, por meio das redes sociais, postar recomendações específicas para determinadas regiões, bairros, ou até mesmo ruas específicas. Certamente, esta é uma estratégia bastante eficiente para atrair clientes e concretizar vendas.

A respeito do segundo tópico, não é novidade para ninguém envolvido com o mercado imobiliário que tours virtuais são ferramentas bastante utilizadas pelo marketing de diversas corretoras mundo afora.

Com o avanço das novas tecnologias, é possível, dentre outras coisas, oferecer a clientes visitas virtuais via vídeos ou até mesmo simuladores de realidade aumentada, com o intuito de introduzir um determinado imóvel de forma remota a potenciais compradores.

Um corretor de imóveis pode demonstrar ao mercado consumidor os diferentes benefícios de um empreendimento por meio de uma visita virtual, por exemplo, a existência de uma portaria terceirizada no condomínio onde se localiza um apartamento à venda.

Obviamente, também não é necessária uma tecnologia extremamente avançada para envolver o público-alvo. Gravações em alta definição são excelentes substitutos de tours presenciais tradicionais, por exemplo.

Em relação ao terceiro tópico, é pertinente afirmar que o tema mais cercado de dúvidas e questionamentos.

Isto por parte de potenciais clientes do mercado imobiliário é justamente a burocracia envolvida nos processos de compra e usufruto de casas, apartamentos, entre outros.

Tendo em vista um dos princípios do marketing de conteúdo é oferecer ao público o que ele deseja, se há demanda por informações envolvendo aquisição e administração de imóveis, por que não supri-la criando conteúdo a esse respeito.

Em um exemplo hipotético de um comprador que deseja saber como solicitar impermeabilização apartamento em seu imóvel, um corretor pode perfeitamente postar conteúdo relacionado a isso em suas redes sociais, promovendo engajamento do público.

Sobre o quarto tópico, é importante ressaltar que um cliente espera de um corretor de imóveis não somente auxílio durante a venda, mas também depois dela, o que inclui, por exemplo, dicas de como tornar seu novo lar mais aconchegante e confortável.

Recomendações de aplicativos de decoração imobiliária são formas simples e eficazes de um corretor demonstrar ao grande público que se importa com sua experiência junto ao empreendimento mesmo depois de já realizada a venda.

Por exemplo, produzir conteúdo a respeito de como adquirir e onde posicionar da melhor forma possível um armário de escritório planejado pode se tornar um grande propulsor de visibilidade e reconhecimento tanto do corretor quanto da marca que ele representa.

Por fim, a respeito do quinto e último tópico, é evidente que, atualmente, vídeos casuais, também chamados de vlogs, são uma das formas de conteúdo que o grande público mais consome online.

Assim, criar conteúdo audiovisual nesse formato simples pode ser uma excelente via de engajar potenciais clientes, atraindo-os para o mercado imobiliário, despertando neles o interesse por empreendimentos e, consequentemente, efetivando vendas.

Os vlogs oferecem uma amplitude temática gigantesca, podendo tratar de assuntos tanto específicos, referentes a um determinado nicho de mercado, quanto genéricos, possuindo um público-alvo mais abrangente.

Sendo assim, é possível criar conteúdo educativo tanto direcionado a um público específico, como aquele interessado em instalação de piso emborrachado antiderrapante, por exemplo, quanto voltado a atingir de forma massificada o mercado consumidor.

Considerações finais

Portanto, ao longo deste texto, foi possível notar a importância do marketing de conteúdo via redes sociais para corretores de imóveis e demais profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com o mercado imobiliário.

Além disso, também foram abordadas tanto definições mais específicas sobre a estratégia de marketing citada quanto diversas dicas de conteúdo para corretores em geral viabilizarem uma utilização profissional mais eficiente de suas redes sociais.

Assim, a principal mensagem que fica é: assim como uma regua de tomadas profissional possui várias entradas, a prática do marketing de conteúdo também deve envolver diversos formatos e abordagens, para que seja concretizada de forma realmente útil e produtiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post 5 Dicas de conteúdo para corretores apareceu primeiro em Aloh.in.



This post first appeared on Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos., please read the originial post: here

Share the post

5 Dicas de conteúdo para corretores

×

Subscribe to Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×