Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

4 Passos iniciais para dar entrada no seu imóvel

Dar entrada no financiamento de um imóvel é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa.

Afinal, estamos falando da compra da casa própria, algo que para a maioria dos brasileiros é um grande sonho.

Comprar uma casa ou um apartamento é um marco especial, pois traz independência e aumenta o patrimônio do proprietário. Só que estamos falando de um procedimento complexo e que exige muito planejamento e cuidado.

O imóvel comprado precisa estar de acordo com suas expectativas para que seja, de fato, um bom negócio. Ninguém gostaria de fazer uma compra por impulso e acabar se arrependendo depois.

Para muitos, a compra de um imóvel é a definição do lugar onde a pessoa vai viver pelo resto da vida. É ali que vai construir sua família e viver todos os seus momentos mais importantes e especiais.

Aquisição desse tipo de bem pode ser feita de 3 maneiras, sendo compra à vista, financiamento ou consórcio, e em todas elas, é necessário começar do zero.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é necessário para adquirir um imóvel do zero, o que é necessário para Dar Entrada nesse processo e mostrar um passo a passo para fazer isso.

Como comprar um imóvel do zero?

Para comprar um imóvel do zero, existem algumas ações muito importantes, e dentre as que mais se destacam estão:

Pesquisar como tudo funciona

Comprar um imóvel é sinônimo de grande investimento financeiro, além de muita pesquisa e paciência. Trata-se de um processo burocrático e que pode impactar a rotina do futuro comprador.

Questões de documentos podem ser resolvidas com uma empresa de entrega expressa motoboy, mas até lá, para evitar surpresas desagradáveis, procure saber como funciona essa transação.

Você pode conversar com outras pessoas que já passaram por isso, e assim obter informações de confiança. Conhecer as experiências delas certamente vai ajudar você.

Conhecer formas de pagamento

Existem diversas maneiras de pagar pelo imóvel comprado, mas é fundamental conhecer as opções para encontrar aquela que mais se encaixa às suas necessidades.

É sempre bom dizer que a melhor opção de compra é à vista, mas sabemos que a maioria das pessoas não tem essa possibilidade.

Uma das opções mais procuradas é o financiamento, que no caso uma instituição bancária empresta o valor da propriedade, e o comprador devolve a quantia por meio do pagamento de parcelas.

Mas, é cobrado juros, que podem aumentar consideravelmente o valor final da compra. Outra opção é o consórcio imobiliário, que não compromete o orçamento e as parcelas não são muito altas.

Conhecer as características do imóvel

Uma propriedade pode ter várias características, como fachada de vidro residencial, e outras que são muito procuradas, como:

  • Móveis planejados;
  • Sistema elétrico e hidráulico moderno;
  • Papel de parede;
  • Placas solares;
  • Coleta de água da chuva.

Tudo isso pode fazer com que o futuro proprietário se sinta um pouco confuso, mesmo assim, é importante conhecer todos esses aspectos.

Considere aquilo que é importante para você, e não se esqueça de verificar a quantidade de quartos, número de vagas na garagem, tamanho do imóvel, dentre outras questões.

Procure conhecer as características da propriedade para garantir a qualidade de vida de toda a família.

Preparar-se financeiramente

Independentemente da modalidade de pagamento escolhida, de alguma forma será necessário pagar pela aquisição da propriedade.

Organize-se financeiramente e guarde dinheiro para possíveis despesas, como pequenas reformas, ajustes, gastos com mudança, compra de móveis, dentre outras necessidades.

Tudo isso requer um bom planejamento financeiro, caso contrário, a pessoa pode contrair muitas dívidas. Controle seu orçamento, de modo a compreender tudo aquilo que gasta e ganha, pois isso mostra o quanto poderá investir no imóvel.

Verificar se a propriedade tem dívidas

O que todo mundo quer é terminar logo o processo de compra de um imóvel para começar a pensar na decoração, com persiana romana, móveis planejados, dentre outros cuidados que são empolgantes para qualquer um.

Mas, seria terrível comprar uma propriedade perdida em dívidas, o que pode representar um imenso prejuízo para o novo comprador.

Por isso, antes de comprar o imóvel, verifique se ele possui algum tipo de débito, como IPTU. Não se esqueça de analisar a certidão negativa de impostos municipais, comprovante de pagamento de taxa de condomínio, entre outras informações.

O que é necessário para dar entrada em um imóvel?

Agora que você já sabe o que é necessário para comprar um imóvel do zero, vamos mostrar os documentos que precisa reunir para dar entrada no processo de compra.

Tanto para comprar um imóvel residencial quanto um comercial onde vai funcionar uma empresa de sistema de segurança, o comprador precisa reunir os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Extrato do FGTS.

O extrato do FGTS deve ser apresentado, caso o comprador tenha a intenção de utilizá-lo. 

Outros documentos necessários são a declaração do imposto de renda, cópias de aplicações financeiras, comprovante de renda e comprovante de estado civil.

Se estiver comprando um imóvel financiado, existem várias maneiras de comprovar a renda, e cada uma possui alguns documentos específicos.

Por exemplo, no caso dos assalariados, é necessário apresentar os 3 últimos holerites, e para aqueles que são comissionados, devem apresentar os 6 últimos comprovantes e a carteira profissional.

Profissionais liberais e autônomos precisam mostrar a carteira do conselho regional ao qual são filiados, a exemplo da OAB, CRECI, CREA, CRO, CRM, dentre outros, além dos 3 últimos extratos bancários.

Os que atuam como sócios de empresas, como o fabricante de porta de alumínio branco para sala, precisam apresentar o contrato social, registro de firma individual e os 3 últimos extratos bancários.

Funcionários públicos, aposentados e pensionistas precisam apresentar os 3 últimos comprovantes de pagamento ou extrato de benefício do INSS.

Quanto à comprovação de estado civil, apenas aqueles determinados por lei são válidos durante a aquisição de um imóvel.

Se você mora com uma pessoa, tem um relacionamento com ela, mas não possui nenhum documento que comprove isso, então não é necessário apresentar certidão de nascimento, de amásio, dentre outros.

Pessoas casadas precisam apresentar a certidão de casamento, os solteiros apresentam certidão de nascimento e os divorciados apresentam averbação de certidão de casamento ou certidão de nascimento.

Pessoas que estão em reunião estável precisam de escritura pública para declarar a união estável, e os viúvos apresentam certidão de casamento e certidão de óbito.

Passo a passo para dar entrada em um imóvel

Para dar entrada em um imóvel, sugerimos seguir o seguinte passo a passo:

1.    Comprar imóvel na planta

Quem não tem pressa de se mudar, e tem tempo para providenciar outras coisas antes da mudança, como lavagem de cortinas, pode optar por imóveis na planta.

Muitas incorporadoras e construtoras financiam a entrada até a entrega das chaves, que pode levar até 36 meses. Após esse período, o comprador paga apenas pelas parcelas do financiamento.

2.    Investir em renda fixa

Outro ponto importante é investir o montante que sobrar no final do mês para gerar novos ganhos. Procure aplicar o valor em ativos de renda fixa, como o Tesouro Direto e o CDB.

Mesmo assim, é importante deixar uma reserva na poupança para as emergências, de modo que o valor acumulado possa cobrir até 3 meses de despesas.

3.    Avaliar as instituições bancárias

Se você pretende comprar um imóvel com estrutura metálica para garagem por meio de financiamento, a primeira coisa a fazer é avaliar as propostas das instituições bancárias.

Mesmo que seu crédito seja aprovado na primeira tentativa, procure outras opções para verificar quais são as propostas. Muitas vezes, ao fazer esse tipo de levantamento, o comprador encontra opções mais viáveis.

Lembre-se de que o financiamento representa um compromisso financeiro de muitos anos, portanto ele precisa ser o mais confortável possível.

4.    Usar o FGTS

Para facilitar ainda mais o processo de compra do seu primeiro imóvel, utilize o FGTS para dar entrada na propriedade. Algumas pessoas acumulam um valor tão alto que conseguem comprar a propriedade à vista.

Para comprar uma casa ou apartamento com Forro Acústico Residencial, é necessário ter contribuído por mais de 3 anos, não possuir imóveis em seu nome, não ter financiamento em aberto e não ter utilizado o FGTS nos últimos 3 anos.

Considerações finais

Portanto, comprar o próprio imóvel é o sonho de muitas pessoas e representa uma grande vitória na vida, e o primeiro passo para alcançar esse propósito é saber como ele funciona.

Seguindo nossas dicas, vai ficar muito mais fácil comprar a casa ou apartamento que você tanto deseja para toda a família e aproveitar bons momentos no imóvel próprio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post 4 Passos iniciais para dar entrada no seu imóvel apareceu primeiro em Aloh.in.



This post first appeared on Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos., please read the originial post: here

Share the post

4 Passos iniciais para dar entrada no seu imóvel

×

Subscribe to Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×