Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Qual a importância do CRECI?

Se você já teve que lidar com a documentação de imóveis, por intermédio de um Corretor imobiliário, provavelmente já deve ter ouvido falar do Creci.

Esse documento é usado para comprovar que uma pessoa pode atuar como corretor e, desse modo, é possível ter maior segurança na transação comercial. Mas, além de um simples documento, o CRECI também é um órgão regulador da profissão.

No artigo de hoje, saiba qual a importância do CRECI e qual é a diferença que ele faz para o trabalho de corretor de imóveis. Acompanhe a leitura!

O que é o CRECI?

O CRECI é a sigla para Conselho Regional de Corretores de Imóveis, sendo uma organização com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e manter o exercício da profissão de corretor, com normas de segurança para a tranquilidade nas negociações imobiliárias.

Hoje em dia, o Conselho conta com vários recursos de excelência, incluindo sistema de segurança digital para comprovar a autenticidade de documentos e garantir a proteção de vários arquivos em sua sede.

O CRECI é provido de personalidade jurídica de direito público e está atrelado ao Ministério do Trabalho, tendo uma significativa autonomia administrativa, operacional e financeira.

Por ser regional, há diferentes CRECIs espalhados pelo país. Todos estão estabelecidos em lei, para garantir que o trabalho do corretor de imóveis seja executado de acordo com a Constituição Brasileira.

A lei que regulamenta a profissão de corretor é a no 6.530, de 12 de maio de 1978, que permite a realização de transações imobiliárias e também ratifica a atuação dos Conselhos Federais e Regionais.

O que é preciso para ser um corretor de imóveis?

Você pode ser um ótimo vendedor, capaz de convencer o comprador sobre a beleza de uma casa só descrevendo um rodapé de madeira branco. Porém, isso não é suficiente para ser um corretor de imóveis.

Para atuar profissionalmente, o corretor precisa seguir as normas estabelecidas por lei, além de assumir Responsabilidade Civil, Penal e Disciplinar, conforme a regulamentação.

O artigo 186 do Código Civil estabelece, de modo claro, que o profissional que por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar o direito e causar danos a outras pessoas, mesmo que apenas moral, está cometendo ato ilícito considerado crime.

Ou seja, se provado que o corretor está agindo de má-fé, ele pode ser devidamente condenado, conforme a legislação profissional.

Portanto, ter um documento do CRECI é mais do que o atestado da profissão, mas sim, uma forma de acompanhar as disciplinas fundamentais para o trabalho, já que o órgão irá organizar, fiscalizar e controlar a atuação na área.

Sendo assim, ter um CRECI é como uma garantia pelos serviços prestados.

Por exemplo, quando pedimos um cartão de visita eletricista não conferimos se o profissional está devidamente cadastrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia)? Então, o mesmo é válido para o CRECI!

O Conselho também busca ser um parâmetro para o consumidor, garantindo a melhoria contínua dos serviços, aumentando a qualidade da profissão, bem como refinando o relacionamento dos corretos com toda a sociedade.

Além disso, o CRECI também leva em consideração a manutenção dos princípios éticos de todas as partes envolvidas, para valorizar o profissional atuante.

Por esse motivo, conseguimos nos deparar com corretores cada vez mais sensibilizados quanto às nossas necessidades. 

Inclusive, se a nossa preferência for por um imóvel com piso vinílico antiderrapante, um corretor credenciado saberá como fazer a busca personalizada.

Desse modo, quem busca atuar como corretor imobiliário, precisa ter em mãos o certificado do CRECI, pois esse documento irá garantir o registro.

Além do mais, apenas corretores devidamente autorizados pelo Conselho podem trabalhar com o registro de imóveis e terrenos. Sem essa certificação, o exercício da profissão é considerado ilegal e o sujeito pode sofrer penalidades.

Como tirar o CRECI?

Para quem busca atuar como corretor imobiliário, separamos um passo a passo de como tirar a certificação do CRECI. Confira a seguir!

1- Faça um curso de Técnico em Transações imobiliárias

O primeiro passo é fazer um curso de Técnico em Transações imobiliárias (TTI). Para isso, é necessário buscar uma instituição de ensino de excelência, que também esteja credenciada e aprovada pelo CRECI/COFECI do Estado.

O curso de TTI oferece as bases para o trabalho de corretor de imóveis, com inúmeras disciplinas integradas, incluindo Comunicação, Relações Humanas, Ética, Direito Imobiliário, Técnicas de Venda, Noções de Construção Civil, entre outras.

Com esse curso, o corretor de imóveis é capaz até mesmo de sugerir a melhor pelicula de proteção solar para janelas, de acordo com as especificações do imóvel.

Hoje em dia, o TTI é encontrado tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD). Neste último caso, tem-se uma flexibilidade maior nos horários de estudo, além de uma significativa redução nos custos de locomoção.

A duração máxima do curso de TTI é de 12 meses. O mínimo é de 6 meses, e para realizar a matrícula, o aluno precisa:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter ensino médio completo;
  • Apresentar o histórico escolar;
  • Ter em mãos os documentos pessoais (RG e CPF).

2 – Realizar o estágio profissional

Fazer um estágio profissional é outra etapa para a retirada do seu CRECI. 

No próprio portal do Conselho, há todas as documentações necessárias para a realização do estágio, incluindo o formulário de inscrição, a documentação exigida e como tirar a carteira de estagiário.

Lembre-se de levar todos os arquivos impressos e uma cópia, quando necessário. 

Você pode fazer as cópias em uma impressora datacard sd260 para melhor qualidade de todos os documentos.

Nesta etapa, vale a pena buscar por imobiliárias de renome e confiáveis, que aceitem o seu trabalho de estágio, para que você possa aprender cada vez mais sobre o mercado de imóveis.

3 – Forme-se e receba o diploma

É um documento essencial para o corretor de imóveis que quer tirar o CRECI.

Você precisa ser aprovado em todas as disciplinas no curso e tem como entregar o relatório de estágio supervisionado. É preciso que você tenha cursado o mínimo de seis meses, caso contrário, você terá que fazer o tempo determinado do curso.

Seguindo todas essas recomendações, você está apto para receber o seu diploma de técnico em transações imobiliárias. 

A partir daí, você já pode ficar de olho em imóveis à venda, como em cartazes que aparecem na pintura de prédios, para iniciar a sua atuação como corretor de imóveis. 

4 – Solicite a sua carteira junto ao CRECI

Agora que você já realizou todos os passos para tirar o CRECI, está na hora de obter a sua carteira definitiva de corretor de imóveis e começar a trabalhar no mercado.

Vá até o CRECI da sua cidade e passa requisição. Normalmente, os documentos exigidos pelo conselho são: 

  • CPF e RG;
  • Carteira de alistamento militar (homens);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia do Registro Nacional de Estrangeiros (para estrangeiros);
  • Cópia do atestado de conclusão do ensino médio;
  • Foto 3×4.

Importante ressaltar que, dependendo da cidade, alguns documentos exigidos pelo CRECI podem mudar. Por esse motivo, é interessante buscar informações junto ao Conselho do seu município para ter em mãos todos os arquivos necessários.

Ao realizar todo o procedimento da maneira correta, é possível tirar o CRECI rapidamente e iniciar suas atividades como corretor de imóveis, de acordo com as exigências previstas pela legislação brasileira.

Inclusive, as pessoas têm mais confiança nos profissionais devidamente registrados pelo Conselho. Assim, ao encontrar um imóvel com instalação elétrica aparente, os clientes podem tirar suas dúvidas diretamente com os corretores de imóveis. 

Quer dizer que mais do que cumprir as recomendações previstas em lei, ter a certificação no conselho é uma maneira de transparecer confiança, segurança e profissionalismo ao público. 

Por isso, recomenda-se que as transações imobiliárias sejam feitas somente com corretores devidamente cadastrados no CRECI.

Conclusão

O CRECI consiste na regulamentação da profissão de corretor de imóveis, isto é, para exercer esta atividade profissional de maneira legal, a pessoa deve estar devidamente credenciada no conselho.

Além de passar por um curso de TTI, que dá a ela o direito de trabalhar na área.

A importância do CRECI, vai além de meras formalizações burocráticas, mas também é um atestado da qualidade do serviço do corretor imobiliário. 

Afinal de contas, o conselho é responsável por supervisionar a atuação dos profissionais na área, cabendo a organização aplicar penalidades de acordo com código de ética da profissão. 

Sendo assim, se o corretor de imóveis e agir de má-fé ou com a intenção de explorar seus clientes, o CRECI tem a obrigação de verificar essas irregularidades e tomar as medidas cabíveis para evitar prejuízos aos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post Qual a importância do CRECI? apareceu primeiro em Aloh.in.



This post first appeared on Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos., please read the originial post: here

Share the post

Qual a importância do CRECI?

×

Subscribe to Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×