Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Casa VS apartamento, qual tipo de imóvel é mais indicado?

Existem diferente tipos de imóveis para se morar, como casas e apartamentos, com suas vantagens e desvantagens, que levam uma pessoa a escolher àquele que considera mais apropriado.   

Escolher um lugar para morar é uma tarefa prazerosa, mas também desafiadora, pois cada propriedade tem suas próprias características, que atendem ou não às demandas de uma família.

Pensando nisso, é importante compreender essas particularidades, pois elas são muito distintas, dividindo as preferências.

Isso porque o que um casal ou uma pessoa sozinha precisa não é o mesmo que uma família com 5 membros precisa. São realidades diferentes, que envolvem cotidianos, necessidades e anseios distintos.

Por isso é importante que todo imóvel tenha seu diferencial, englobando suas vantagens e desvantagens, para que cada pessoa tenha uma moradia que compactue com seu estilo de vida.

Cabe aos moradores apenas conhecer essas diferenças para identificar qual tipo atende melhor às suas necessidades. 

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre as diferenças entre os imóveis, para que você saiba como escolher o que realmente se encaixe o que você procura. Acompanhe!

Diferenças entre casa e apartamento

Para entender as diferenças existentes entre uma casa e um apartamento, vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada um.

Casa – vantagens

A liberdade é um dos fatores que pesam muito na hora de escolher um imóvel. Algumas pessoas até pedem para o corretor não incluir em sua listagem os apartamentos, por não quererem seguir muitas regras que existem em condomínios.

Embora elas sejam essenciais para uma boa convivência entre os moradores, alguma pessoas têm dificuldade em seguir normas, por não se adaptarem facilmente a elas.

Por outro lado, ao morar em uma casa, você pode circular e fazer o que bem entender em todas as áreas. Por exemplo, alguém que precise fazer reforma elétrica apartamento, deve conseguir uma autorização do síndico, e com a casa própria, isso não acontece.

Ao mesmo tempo em que a liberdade é um dos pontos fortes de morar em uma casa, a privacidade também é uma característica marcante nesse tipo de propriedade.

O morador não precisará dividir áreas externas com outras pessoas, pois elas serão exclusividade dele. Além disso, também não sofrerá com barulhos e bagunças dos vizinhos, como acontecem nos apartamentos.

Isso porque eles possuem paredes divididas que propagam som com mais facilidade, incomodando aqueles que precisam de silêncio.

Casa – desvantagens

Apesar de ser um imóvel com boas vantagens, as casa também possuem características que, para algumas pessoas, não são tão vantajosas.

Um delas é a questão da segurança, que vai depender do próprio morador. Por isso, ele precisará investir em itens como:

  • Alarmes;
  • Cadeados;
  • Cercas;
  • Câmeras de monitoramento.

Outro ponto importante que precisa ser levado em conta, é que a demolição e retirada de entulho fica por conta do morador, caso faça uma reforma no imóvel.

É importante saber disso porque esse tipo de imóvel também precisa de mais manutenção, pois ao contrário do que acontece nos prédios, que contam com profissionais que fazem todo esse trabalho, as casas dependem de quem mora para fazer reformas e reparos.

Apartamento – vantagens

Uma das principais vantagens oferecidas pelos apartamentos é a praticidade que esse imóvel traz para o seu dia a dia.

Um apartamento garante uma experiência mais dinâmica, ideal para profissionais em início de carreira e pessoas que não gostam de perder tempo.

Os edifícios contam com uma infraestrutura que facilita as atividades dentro do condomínio, além de ter plantas mais funcionais.

Exemplo disso é a instalação de um painel fotovoltaico 260w, que proporciona energia solar prática e econômica, ou ainda um manobrista para organizar os carros no estacionamento.

Os apartamentos também são mais seguros, e este é um fator que vem sendo cada vez mais considerado pelos moradores.

Nesse ponto, viver em um apartamento é indiscutivelmente mais vantajoso, o que tem aumentado com o desenvolvimento de novas tecnologias.  

Por exemplo, as portarias, além de contarem com profissionais para fazer a segurança, controlando a entrada e saída de pessoas, costumam contar com câmeras de segurança, além de sistema de alarmes.

Além disso, ter outras pessoas morando próximo é intimidador para tentativas de roubo, invasões e furtos.

Apartamento – desvantagens

Os condomínios são vantajosos, pois proporcionam os itens que mencionamos anteriormente, além de espaços para eventos dos moradores (dependendo do condomínio), com barraquinha para festa e outros itens.

No entanto, morar em apartamento também tem algumas desvantagens, como pouco espaço privativo, algo que pode ser prejudicial para quem tem filhos pequenos.

Isso significa ter privacidade apenas no interior do imóvel, tendo que dividir áreas comuns com vizinhos e, algumas vezes, com os convidados dos vizinhos.

Da mesma forma, terá que conviver com pessoas estranhas, pois apesar de ter um controle maior de quem entra e sai do espaço, inevitavelmente haverá um fluxo maior de pessoas circulando nos prédios.

Qual tipo é mais indicado para uma família grande?

Como vimos, existem muitas diferenças entre uma casa e um apartamento, que influenciam muito na hora de escolher entre um ou outro. Mas quando falamos de uma família grande, com 2 ou 3 filhos, a conversa muda.

Obviamente, essas pessoas precisam de imóveis maiores e com uma boa área de lazer, como uma casa com piscina e aquecedor de piscina externo.

As casas são imóveis que costumam apresentar a melhor estrutura para famílias grandes, pois são mais espaçosas no que diz respeito ao seu espaço interno, além de contar com as áreas externas, como os quintais.

Nestes espaços, as crianças podem brincar e há mais espaço para organizar objetos pessoais e se dedicar aos cuidados do lar, como pendurar as roupas para secar, por exemplo.

Só que também existem apartamentos amplos e espaçosos, que contam com excelentes áreas de lazer para os pequenos, como quadras esportivas, salões de jogos, piscina, churrasqueira etc.

Isso significa que, ao sair da creche meio periodo, o pequeno terá espaço para brincar e conviver com outras crianças.

O que deve ser levado em conta são as necessidades da família, principalmente no que diz respeito à privacidade e segurança.

Quem deseja mais privacidade deve optar por uma casa. Por outro lado, quem prioriza a segurança, deve optar por um apartamento.

Também é importante conversar com toda a família para saber o que eles pensam, e assim, evitar conflitos e insatisfação que podem abalar o relacionamento entre todos.

O ideal é visitar os possíveis imóveis quantas vezes forem necessárias para conhecê-los bem e imaginar a vivência da família no local.

Dessa forma, é possível saber se o condomínio tem um bom mezanino garagem ou se a casa já foi reformada antes.

Se possível, leve a família para conhecer o local e saber o que eles pensam, se gostam do local, do espaço, da vizinhança e da dinâmica do lugar. Tudo isso ajuda a tomar uma decisão bem assertiva.

Qual tipo de imóvel o investimento vale mais?

Quando falamos em investir em um imóvel, diversas possibilidades estão envolvidas, afinal, algumas pessoas compram para morar, outras para alugar, etc.

No caso de um imóvel para morar, o ideal é levar em conta as condições financeiras da família ou do futuro morador e quais são os planos para o futuro.

Por exemplo, ao comprar um apartamento, apesar de o valor de compra ser um pouco menor, é preciso pagar a taxa condominial, que pode pesar no bolso a longo prazo.

O investimento em casa também deve ser bem pensado, pois, com o passar do tempo, vai exigir alguns cuidados, como manutenção gas encanado e outras pequenas reformas, além de ser necessário reforçar a segurança. 

Quanto aos apartamentos, esses também precisam de manutenção e reforma, pois podem se deteriorar com o tempo.

Independentemente do tipo de imóvel que a família escolher, alguns cuidados serão necessários para conservá-lo e fazer cada centavo do investimento valer a pena.

Em resumo, o imóvel que vai valer mais investimento vai depender das necessidades e da realidade de cada comprador. O fato é que comprar tanto uma casa, quanto um apartamento, é sempre um bom investimento.

Com o passar do tempo, ele se valoriza e o proprietário terá em mãos um bem que trará muitos benefícios para a família.

Conclusão

Escolher entre casa e apartamento pode ser uma dúvida persistente para muitas pessoas, mas que pode ser facilmente respondida analisando o perfil de cada imóvel.

De qualquer forma, é importante conhecê-los bem, não apenas para fazer um bom investimento, mas também para garantir qualidade de vida e bem-estar para todos os moradores.

O lar é um lugar que precisa ser agradável, tornando a rotina mais prática, segura e confortável, e você só vai encontrar essas vantagens se as suas necessidades forem atendidas.

Por isso, entre casa e apartamento, escolha àquela que realmente vai proporcionar tudo o que sua família merece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post Casa VS apartamento, qual tipo de imóvel é mais indicado? apareceu primeiro em Aloh.in.



This post first appeared on Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos., please read the originial post: here

Share the post

Casa VS apartamento, qual tipo de imóvel é mais indicado?

×

Subscribe to Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×