Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Para patrões de empresas de TI: "Engolimento de conteúdo e posse de funcionários"

Esse post é dedicado a todas as empresas de Tecnologia da Informação (as únicas que no momento tenho propriedade para falar) e em especial os chefes, coordenadores e patrões que querem implicitamente - e às vezes nem tendo consciência - "tomar posse" da vida de seus funcionários pós trabalho.

Querem que você saia do trabalho e faça uma faculdade na lista das faculdades de TI, querem que você tire as certificações X e Y, que chegue em casa ainda e vá fazer cursos que vão melhorar ou agregar seu trabalho, que olhem o grupo da empresa no Slack e no Whats antes de dormir... Ou seja, querem sugar você até a última, tomar posse da sua vida pessoal e de seus interesses e fazendo você parecer um escravo. Claro que se você é um dos patrões/chefes/coordenadores apontados neste texto, irá pensar "mas a empresa precisa de funcionários competentes, que sempre aprendam, que deem o melhor de si, bla bla bla bla, etc". E lhe pergunto: quando é que seus interesses, DEVEM estar acima da vida pessoal de um funcionário? A resposta é simples: NUNCA.

Alguns meses atrás passei por uma situação onde eu trabalhei 3 meses (fiquei até o último dia da experiência na empresa), e o coordenador da área de desenvolvimento ficava mandando indiretas e até pressionando algumas vezes o que eu deveria fazer FORA DO TRABALHO.

Houve um dia em que eu e ele fomos almoçar juntos, e eu disse que tinha vontade de estudar em casa para a certificação Oracle Certified Master (o atual grau mais alto da certificação oficial da Linguagem Java), e ele me disse "Olha cara, eu acho que você deveria estudar para a do PHP (Zend)" (eu era programador PHP nessa empresa), como se a vontade dele devesse vir acima da minha. Como se não bastasse, ele não parava de falar sobre trabalho no horário do almoço, não dando paz para a mente. Tá aí um motivo de muitas vezes de eu ter ido almoçar sozinho.

Para piorar, ele ficava dando indiretas pra eu fazer curso de Git, Gitflow, Redis, Design Patterns, MongoDB, AWS, e tudo que era coisa em casa, como se eu devesse me devotar pela empresa e ser escravinho. E comigo não rola isso, eu tenho uma vida depois das 18:00, e eu vou vivê-la. Se eu quiser fazer cursos (e vou), vou fazer quando eu quiser, quando eu puder, e SE eu quiser. Eu entendo que se você contrata alguém, aquela pessoa TEM que ser a pessoa que você quer em meio a uma seleção de candidatos. Se for pra você contratar e querer fazer do funcionário seu capacho para adquirir super-poderes (ainda que sua mente queira negar isso), desculpe mas você é um otário e um grande babaca. Não force a barra de outro ser humano, que é como você. Se você sofreu no passado para chegar onde chegou, não significa que seus funcionários tenham que passar pelo mesmo que você passou. Se você pensa isso, desfaça esse pensamento ridículo da sua cabeça. Muitas pessoas alcançam sucesso financeiro em poucos dias, outras demoram anos - atuando no mesmo segmento, serviço ou produto.

No momento em que tudo isso me ocorreu, eu estava passando por problemas psicológicos, físicos e emocionais (todo desgraçado mesmo), e o trabalho (que me pagava o melhor salário que já havia tido) havia se tornado um grande empecilho na minha vida. Eu entrava no ônibus de manhã para ir trabalhar já pensando em voltar para casa. Dava agonia quando o "cara lá" entrava pela porta e já vinha na minha direção, para me pressionar ou me cobrar coisas do trabalho, estudo e etc. Eu me pergunto: por que não contrataram então esse super-herói que sabe de tudo ao invés de mim?

Se você é funcionário e passa por isso, converse com a gestão do RH ou com seu patrão, não deixe que um miserável desses cause problemas assim da sua vida. Se você é o patrão e faz isso: DEIXE DE SER BABACA, deixe seu funcionário fazer o que quiser da vida dele e pare de pressioná-lo.



This post first appeared on Dutra Hacking, please read the originial post: here

Share the post

Para patrões de empresas de TI: "Engolimento de conteúdo e posse de funcionários"

×

Subscribe to Dutra Hacking

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×