Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Hang, o empresário patriota que dribla os impostos no Brasil

O empresário bilionário Luciano Hang se define como “patriota que luta pelo Brasil” em sua conta no Instagram. Dono de uma fortuna de 14,3 bilhões de reais, segundo a revista Forbes, o apoiador apaixonado do presidente  Jair Bolsonaro se orgulha do número de empregos que gera no Brasil por meio de sua rede varejista, a Havan. Também é dono de agência de publicidade, postos de gasolina e até de usina hidrelétrica. Hang adota um guarda-roupa verde e amarelo espalhafatoso para provar seu amor à pátria. Só não mostra amor à bandeira quando o assunto é o retorno que os impostos podem proporcionar ao país, contam Marina Rossi e Regiane Oliveira em mais um capítulo do Pandora Papers.

O vazamento de mais de 11,9 milhões de documentos confidenciais segue jogando luz sobre as fortunas secretas de algumas das pessoas mais influentes e conhecidas do mundo. Nas últimas três décadas, uma empresa panamenha se tornou um ímã para os ricos e poderosos que pretendem ocultar suas fortunas no exterior, conforme mostra o material obtido pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês). O escritório de advocacia Alemán, Cordero, Galindo & Lee, mais conhecido como Alcogal, serviu de intermediário para mais de 160 políticos e ocupantes de cargos públicos, entre eles a empreiteira brasileira Odebrecht, como detalham Brenda Medina, Jesús Escudero e Emilia Díaz-Struck.

O escândalo também toca a fé. As investigações do Pandora Papers mostram que os mais altos escalões da ordem religiosa criaram na última década uma opaca rede de fundos fiduciários e subsidiárias que operam em um paraíso fiscal sem deixar rastros. Os Legionários de Cristo, uma das mais ricas congregações católicas, é ligada a sacerdotes e empresários próximos que criaram entre 2010 e 2011 um intrincado esquema que em poucos anos acumulou mais de 295 milhões de dólares (1,6 bilhão de reais) em ativos com investimentos em setores como imobiliário, de tecnologia e petrolífero, relata Georgina Zerega. A Legião admite ter criado parte da estrutura para “receber donativos”, mas nega ter controle sobre os fundos fiduciários usados para investir em cerca de trinta empresas.

Share the post

Hang, o empresário patriota que dribla os impostos no Brasil

×

Subscribe to Blog Do Mesquita | Opiniões, Arte, Política, Cultura, Comportamento, Tecnologia, Design, Fotografias, Poesias, Publicidade.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×