Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Fatos & Fotos – 16/07/2021

Embalando essa manhã de sexta-feira Vicente Amigo – Callejón de la Luna



Foto do dia – Fotografia de Salih Altuntaş

Royalty free. A imagem é liberada livre de copyrights PixaBaby


O Google removeu, nesta quinta-feira, 15, o canal bolsonarista Terça Livre do Youtube após decisão da Justiça favorável à companhia, que já havia suspendido o canal em fevereiro, mas foi obrigado a mantê-lo por liminar apresentada Pelo seu fundador, Allan dos Santos.

Allan é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do inquérito dos “atos antidemocráticos”.

A juíza Ana Carolina de Almeida, da 8ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, julgou improcedente a reativação do canal, o que deu direito de remoção à pela companhia.


Renato Guttuso – La strada sd



França multa Google em 3,1 bilhões de reais pelos direitos de autor dos conteúdos da mídia.O órgão que regula a concorrência no país sanciona a empresa por não negociar de boa-fé uma compensação para os meios de comunicação Pelo Uso de seu conteúdo noticioso.

A Autoridade da Concorrência da França impôs uma multa de 500 milhões de euros (cerca de 3,1 bilhões de reais) ao Google nesta terça-feira por não ter negociado de boa-fé uma compensação para os meios de comunicação pelo uso de seu conteúdo noticioso, o que é exigido pela legislação nacional. O órgão também ordenou à gigante norte-americana da internet que apresente uma oferta de remuneração aos editores e agências de notícias pelo uso de seus conteúdos protegidos, sob pena de ter de pagar 900.000 euros (5,6 milhões de reais) por cada dia de atraso.

“A multa de 500 milhões de euros leva em conta a gravidade excepcional das infracções constatadas e que o comportamento da Google resultou no atraso da boa aplicação da lei sobre os direitos conexos”, afirmou a presidenta da Autoridade da Concorrência, Isabelle de Silva, no comunicado em que anunciou a sanção.
Negociar de boa-fé
Uma lei francesa de 2019 exige que as plataformas da internet negociem de boa-fé com a mídia uma compensação pelo uso de seu conteúdo noticioso em seus mecanismos de busca, protegido pelos chamados direitos conexos. No entanto, a Autoridade da Concorrência concluiu, após uma profunda investigação, que o Google “não respeitou vários requisitos legais formulados em abril de 2020”.


Senador Omar Azim: Não quero acreditar que o presidente Bolsonaro, num leito de hospital, esteja gastando energia pra atacar os senadores da CPI. Deve ter sido um moleque – que não tem coragem de mostrar o que é de verdade – que fica assacando quem o contraria.

Se tivesse tido uma boa criação, talvez hoje tivesse a coragem esperada de um homem. Mas ainda vai crescer muito e levar uns cascudo da vida. Presidente, quero o senhor com saúde para enfrentá-lo no bom debate, com dignidade, sem apelação. É como fazem grandes homens.


Escultura de Takashi Nahara.
Positive & Negative – Altura:1,75m – Granito


Parte da Amazônia já atingiu
“ponto de virada”, sugere estudo

Cientistas do Inpe afirmam que mudança climática e desmatamento transformaram região sudeste da floresta em fonte de CO2, agravando o aquecimento global.
Pelo menos em uma parte da Amazônia, o pior pesadelo dos climatologistas parece já estar se confirmando. Um estudo publicado nesta quarta-feira (14) sugere que o desmatamento e as mudanças climáticas estão diminuindo a capacidade da floresta no sudeste amazônico, entre Pará e Mato Grosso, de absorver gás carbônico da atmosfera, transformando-a numa fonte de emissão de dióxido de carbono, o principal gás responsável pelo aumento do efeito estufa.

A possibilidade de a floresta tropical atingir um “ponto de virada”, ou “tipping point”, sofrer mortalidade em massa e passar a agravar o aquecimento da Terra em vez de amainá-lo foi estabelecida teoricamente nos anos 1990. Temia-se que o aquecimento global pudesse fazer isso em algum momento do futuro caso as emissões de gases de efeito estufa não fossem controladas.

O novo estudo, liderado por Luciana Gatti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e publicado na revista científica Nature, indica que esse futuro já chegou. De acordo com a pesquisa, uma das funções mais nobres da maior floresta tropical do mundo, de retirar o CO2 da atmosfera e atuar como um freio ao processo de aquecimento global, hoje não condiz mais com a realidade.

O estudo aponta que, atualmente, a Amazônia emite – além do que consegue absorver – 0,19 bilhão de toneladas de carbono por ano para a atmosfera. Para chegar a essa conclusão, durante quase uma década (2010 a 2018) os pesquisadores analisaram dados de amostras do ar coletadas em cerca de 600 voos em diferentes altitudes de quatro áreas distintas da Amazônia. Assim, puderam acompanhar as mudanças nas concentrações de CO2 e relacioná-las com as diferentes taxas de queimadas e desmatamento em cada região, bem como com o aumento de temperatura.

Share the post

Fatos & Fotos – 16/07/2021

×

Subscribe to Blog Do Mesquita | Opiniões, Arte, Política, Cultura, Comportamento, Tecnologia, Design, Fotografias, Poesias, Publicidade.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×