Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

15 belas catedrais ao redor do mundo

Detalhe do exterior da Catedral de Colônia, na Alemanha. (Foto: Stock Photos/Shutterstock)

O mundo está pontilhado de belas catedrais. Esses espaços de culto cristão vão desde os arcobotantes góticos medievais de Notre Dame em Paris até o elevado modernismo de concreto da Catedral Metropolitana de Brasília, no Brasil.

Classicamente, uma catedral é uma Igreja que hospeda a sede de um bispo, uma igreja da qual ele lidera sua diocese. Muitos (mas não todos) são dispostos em um padrão cruzado – um transepto repousa sobre uma longa nave contendo corredores. Uma grande catedral normalmente contém um altar-mor na abside (extremidade da nave), bem como várias capelas ao longo da nave ou o deambulatório que circunda a abside. Esteja você esperando passar algum tempo orando ou examinando tetos abobadados impressionantes, as catedrais são destinos lindos e espirituais para os viajantes.

Catedral de São Basílio,Moscou,Rússia

(Photo: Stock Photos from MARINAD_37/Shutterstock)

Também chamada de Catedral de Vasily, o Abençoado, a construção da catedral começou em 1555 sob o comando do czar Ivan, o Terrível. Hoje, o prédio fica na Praça Vermelha de Moscou. Desde os primeiros anos bolcheviques, o espaço não tem sido usado como um local religioso regular; teve a sorte de escapar dos caprichos do planejamento urbano de Stalin na década de 1930. Hoje, as torres coloridas abrigam um museu – embora ocasionais cerimônias ortodoxas russas ainda sejam realizadas lá dentro.

Notre Dame Catedral de Reims. Photo: Johan Bakker

Esta catedral data do início do século V dC, quando um bispo merovíngio estabeleceu uma igreja no local dos antigos banhos romanos. Embora a França ainda não fosse sua entidade política unificada moderna, uma tradição de reis francos (então franceses) sendo coroados em Reims começou com Clóvis I em 496 EC. A catedral moderna data do século 13 e é de estilo gótico, com as restaurações necessárias feitas ao longo dos anos. Hoje, o governo francês é dono da igreja e a Igreja Católica tem permissão para usar o espaço.

O Duomo di Milano ou a Catedral de Milão em Milão, Espanha. Preparado para a coroação de Ferdinando I da Áustria, por Alessandro Sanquirico, algum tempo antes de 1833. (Foto: Wikimedia Commons [Domínio público])

Em 1386, o arcebispo Antonio da Saluzzo começou a construir o Duomo em Milão. O inteligente padre colaborou com seu primo que controlava Milão para atrair os moradores locais e arrecadar doações para a construção da catedral. O que essas pessoas talvez não soubessem é que levaria 600 anos até a conclusão final da construção em 1965. O telhado está cheio de torres lindas e os turistas podem comprar ingressos para passear entre as esculturas elevadas.

Catedral Metropolitana de Brasília, em Brasília, Brasil. (Foto: Albery Santini Júnior via Wikimedia Commons [CC BY-SA 4.0])

De 1958 a 1970, esta catedral modernista de concreto foi construída na cidade de Brasília. Projetado por Oscar Niemeyer e arquitetado por Joaquim Cardozo, o prédio pode abrigar 4.000 fiéis sob estátuas de anjos em levitação. Para um edifício de concreto, o interior arejado e a torre do sino abstrata e elevada são chocantemente diferentes das catedrais góticas (ou neo-góticas). No entanto, a estrutura permite um telhado de vidro e uma linha de visão clara do céu para os crentes.

Notre Dame de Paris, em Paris, França. (Foto:
GuidoR via Wikimedia Commons [CC BY-SA 3.0])

A catedral católica mais famosa do mundo, Notre Dame fica na Île de la Cité, no meio do Rio Sena. Um marco icônico de Paris, em 2019 o mundo assistiu com horror enquanto a estrutura gótica medieval queimava em um enorme incêndio. Felizmente, arte e relíquias preciosas foram preservadas – incluindo a Coroa de Espinhos.

Notre Dame há muito tempo assombra o trabalho de artistas e escritores – O Corcunda de Notre Dame de Victor Hugo cativou gerações, enquanto Matisse e Hopper sentaram-se abaixo de suas gárgulas para pintar a fachada.

Vista de tectos abobadados na Catedral de Sevilha, em Sevilha, Espanha. (Foto: Wikimedia Commons [CC BY 3.0])

Patrimônio Mundial da UNESCO, a catedral de Sevilha é a maior igreja gótica já construída. A estrutura gótica foi construída no século 15 para substituir a antiga mesquita adaptada que há muito servia aos conquistadores cristãos da Espanha. A Giralda, uma torre sineira de 105 metros de altura, é um remanescente da mesquita do século 12. A catedral está repleta de pedras ornamentais e contém impressionantes 80 capelas para adoração.

Catedral de São Paulo em Londres, a vista sobre o Rio Tamisa, de il Canaletto, 1746-7. Foto: Ablakok via Wikimedia Commons

Após o Grande Incêndio de Londres, o arquiteto Sir Christopher Wren recebeu a honra de construir uma nova Catedral de São Paulo no local da estrutura gótica medieval danificada que era a Antiga São Paulo. O trabalho começou em 1669 e continuou na década de 1720. A magnífica cúpula continua sendo um elemento importante e distinto do horizonte de Londres – ela até sobreviveu à Blitz na Segunda Guerra Mundial. Os turistas podem subir escadas impossíveis para alcançar a passarela que circunda a cúpula; algumas das melhores vistas de Londres podem ser vistas do telhado da St. Paul’s.

Catedral metropolitana da Cidade do México

Catedral Metropolitana da Assunção da Santíssima Virgem Maria ao Céu, na Cidade do México, México. (Foto: Wikimedia Commons [domínio público])

Uma igreja existe no local da catedral moderna há centenas de anos – desde a conquista dos astecas pelos espanhóis. As obras no edifício atual começaram no final do século 16 e continuaram nos 250 anos seguintes. O interior apresenta abóbadas elevadas e o exterior apresenta duas torres sineiras com 25 sinos no total.

Em 2007, uma caixa oculta em 1742 foi descoberta em uma das torres. A caixa foi encontrada dentro de uma bola de pedra oca e continha talismãs religiosos para proteger a igreja. Existem planos para colocar outra cápsula do tempo para ser deixada para as gerações futuras.

Catedral Basílica de Notre Dame – Quebec, Canadá

Cathedral-Basilica of Notre-Dame de Québec in Quebec City, Canada. (Photo: Stock Photos from JAMES JIRAPHANUMES/Shutterstock)

A primeira catedral construída no local foi um edifício do século 17 que mais tarde foi queimado durante a Batalha de Quebec durante a Guerra dos Sete Anos. A estrutura atual data dos esforços de reconstrução do final do século 18; a fachada é uma adição neoclássica do século 19. A igreja fica na parte antiga de Quebec, a única cidade murada das Américas atualmente, e há muito tempo é um importante destino de peregrinação. Os visitantes também podem esperar ver um cálice dado como presente por Luís XIV da França.

Winchester Cathedral – Hampshire, Inglaterra

Vista do altar-mor na Catedral de Winchester em Hampshire, Inglaterra. (Foto: Diliff via Wikimedia Commons

Uma das maiores catedrais da Inglaterra, os elementos arquitetônicos mais antigos datam do século 11, no período normando da história britânica. Restos de São Swithun e antigos reis saxões foram removidos de uma igreja próxima e internados na catedral. Embora a estrutura seja em grande parte gótica, o altar-mor data do século XV e o painel do coro de madeira do século XIX. Os visitantes podem prestar suas homenagens nos túmulos de Jane Austen, antigos reis de Wessex e do Rei William II da Inglaterra.

Cathedral Saint Alexander Nevsky – Sofia,Bulgaria

Catedral Saint Alexander Nevsky em Sofia, Bulgária. (Foto: Deensel via Wikimedia Commons

Esta catedral ortodoxa oriental búlgara foi construída entre 1882 e 1912. Ela contém as relíquias do guerreiro medieval de Kiev (Rus ‘) Santo Alexandre Nevsky, Príncipe de Novgorod. Dentro da cripta, os visitantes encontrarão uma vasta coleção de ícones ortodoxos que fazem parte da Galeria Nacional de Arte da Bulgária. O interior da igreja está repleto de mármore italiano e outros móveis luxuosos.

Catedral de Santiago de Compostela – Galicia,Espanha

Catedral de Santiago de Compostela em Santiago de Compostela, Galiza, Espanha. (Foto: Yearofthedragon via Wikimedia Commons

O edifício românico foi construído inicialmente no século XI. A igreja fica ao longo do Caminho de Santiago, uma rota de peregrinação antiga, mas ainda popular. A igreja foi construída sobre as relíquias de São Tiago, o apóstolo de Cristo. Como resultado, os peregrinos seguiram o caminho para chegar a este local especialmente sagrado. Os peregrinos também encontrarão relíquias de Santo Teodoro e Santo Atanásio, bem como os restos mortais de reis medievais.

Washington National Cathedral – USA

Catedral Nacional de Washington em Washington, DC, EUA. (Foto: Stock Photos de ORHAN CAM / Shutterstock)

Esta catedral moderna foi construída no início do século 20 em estilo neogótico. A fachada é uma reminiscência da Notre Dame de Paris com as duas torres. Sob a denominação episcopal, a igreja sediou os funerais de quatro presidentes e do falecido senador John McCain, entre outras figuras notáveis.

Em 1968, o reverendo Martin Luther King Jr. deu seu último sermão de domingo do púlpito; na Segunda Guerra Mundial, os cultos mensais eram realizados como parte de um esforço espiritual para elevar o moral.

Catedral de Colônia, Alaemanha

Catedral de Colônia em Colônia, Alemanha. (Foto: Stock Photos de NICKOLAYV / Shutterstock)

Este local do Patrimônio Mundial foi iniciado em 1248, mas não foi concluído até 1880, embora o estilo gótico tenha sido usado por toda parte. Uma igreja católica ainda em uso, a estrutura sofreu com o bombardeio dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Seus magníficos arcobotantes, seu exterior de pedra escura esculpida e seu rico tesouro de ouro e prata são as principais atrações turísticas. Os visitantes encontrarão o dourado Santuário dos Três Reis, um dos maiores relicários cristãos.

Catedral Basílica de São Pedro – Vaticano, Itália

Basílica Papal de São Pedro no Vaticano, Cidade do Vaticano. (Foto: Stock Photos de FELIKS / Shutterstock)

Cristo chamou São Pedro de rocha sobre a qual ele construiria sua igreja; como tal, a Basílica de São Pedro é considerada por muitos como um dos locais mais sagrados da cristandade. A tumba de São Pedro fica sob o altar-mor, e uma igreja existe no local desde a conversão cristã de Roma. A atual basílica com cúpula data do século XVI. O interior inclui móveis de Bernini, enquanto a cúpula do edifício foi amplamente projetada por Michelangelo nos últimos anos de sua vida. A magnífica Praça de São Pedro, onde fica a basílica, também foi projetada por Bernini e enche de fiéis para enormes audiências papais.

Deve-se notar que, tecnicamente, a Basílica de São Pedro não é uma catedral, pois não tem bispo.

Share the post

15 belas catedrais ao redor do mundo

×

Subscribe to Blog Do Mesquita | Opiniões, Arte, Política, Cultura, Comportamento, Tecnologia, Design, Fotografias, Poesias, Publicidade.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×