Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

China executa ex-principal banqueiro de ativos

A mídia chinesa CCTV disse que Lai Xiaomin foi executado, poucas semanas depois de ser sentenciado à morte por aceitar subornos “extremamente grandes”, bem como por bigamia.

Lai Xiaomin Foi Executado três semanas depois de ser condenado à morte no início de janeiro

A mídia estatal chinesa CCTV não revelou como Lai Foi Executado na cidade de Tianjin, no norte do país, após ter sido permitido um encontro final com parentes próximos.

O Segundo Tribunal Popular Intermediário de Tainjin o havia condenado em 5 de janeiro à morte por aceitar subornos “extremamente altos” e por mostrar “intenções extremamente maliciosas”.

Como ex-presidente da Huarong, uma firma de gestão de ativos controlada pelo Estado criada na década de 1990, ele foi acusado de acumular ou tentar arrecadar 1,79 bilhão de yuans (US $ 260 milhões, € 215 milhões) ao longo de uma década para favores, incluindo promoções.

Armários cheios de dinheiro

Em uma audiência de sentença no início de janeiro, a CCTV mostrou imagens de cofres de apartamentos em Pequim e armários cheios de dinheiro e Lai fazendo uma suposta confissão, dizendo: “Não me atrevi a gastá-lo”.

Destituído do cargo em 2018, ele também foi considerado culpado de bigamia por morar com uma mulher fora de seu casamento.

Sob uma campanha anticorrupção iniciada pelo presidente Xi Jinping, apenas um outro oficial de alto escalão foi executado nos últimos tempos – Zhao Liping, por homicídio em 2016.

Três outros membros seniores do Partido Comunista que enfrentam sentenças de morte receberam posteriormente indenizações.

‘Melhor executor do mundo’ da China

A Anistia Internacional, no entanto, classifica a China “entre os principais executores do mundo”, dizendo que sentenças de morte, muitas vezes decretadas em segredo, chegam a “milhares” a cada ano – “mais do que todos os outros países do mundo juntos”.

Apesar das alegações da China de progresso em direção à transparência judicial, a maioria das informações sobre a pena de morte é classificada como “segredos de estado”, acrescentou a Anistia.

Sob a repressão iniciada em 2012 sob Xi, centenas de funcionários de entidades governamentais foram capturados, incluindo um ex-chefe do regulador de seguros da China.

Os tribunais chineses têm uma taxa de condenação de mais de 99%.

Share the post

China executa ex-principal banqueiro de ativos

×

Subscribe to Blog Do Mesquita | Opiniões, Arte, Política, Cultura, Comportamento, Tecnologia, Design, Fotografias, Poesias, Publicidade.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×