Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO

A verdade distorcida pelo cinema.

Por Éder de Oliveira

Quem já assistiu ‘O Nascimento de uma Nação’ deve estar estupefato com minha nota, até porque, a obra de D.W. Griffith é racista e preconceituosa num nível extremo, mas não podemos deixar de elogiar sua parte estética (e é apenas por este contexto que merece o 6,0), já que o diretor criou diversas ferramentas e cacoetes utilizados ainda hoje em nosso cinemão (montagem entrecortada, flashback, closes e etc).

O interessante é que há uma espécie de ‘desculpa antecipada’, Pois Griffith sabia do furor que causaria. Para quem não sabe, o financiamento ficou por conta da Klu Klux Klan, ou seja, nada, absolutamente nada seria por acaso no roteiro. Para o bem ou para o mal, ‘O Nascimento de uma Nação’ pode ser considerado o primeiro grande épico do Cinema e se pararmos para pensar, suas dificuldades para filmar tal epopeia, com mais de três horas de duração, ficaríamos impressionados.

Com características quase teatrais no momento das encenações dos personagens, até porque, a movimentação e certo exagero ajudariam a levar o dinamismo no cinema mudo, o diretor inverte a história real e todo o tipo de bom senso e coloca os negros como causadores de toda aquela guerra – esses negros, aliás, eram brancos pintados com cores escuras.

A amizade de duas famílias é afetada quando a Guerra Civil norte-americana tem início e enquanto os Stoneman unem forças pela União, os Cameron ficam do lado do exército Confederado. Vários acontecimentos ocorrem em paralelo, como o assassinato de Lincoln e o nascimento da KKK e nem todos são mostrados de uma maneira fiel.

Você precisa estar preparado para assistir ‘O Nascimento de uma Nação’, pois apesar de belo no sentido estético, é cansativo, arrastadíssimo e tendencioso (no pior sentido da palavra), ainda mais para os moldes do cinemão atual. Para todo cinéfilo que se preze, vale uma boa olhada, pois o grau de evolução não seria o mesmo sem este controverso e muitas vezes nauseante filme.

Título Original: The Birth of a Nation
Ano Lançamento: 1915 (Estados Unidos)
Dir: D.W. Griffith
Elenco: Alberta Franklin, Allan Sears, Alma Rubens, Bobby Burns, Charles Stevens

ORÇAMENTO: —
NOTA: 6,0

Filme Completo:

The post O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO appeared first on Cinema e Pipoca.



This post first appeared on Cinema E Pipoca - Tudo Sobre A 7ª Arte, Com Crít, please read the originial post: here

Share the post

O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO

×

Subscribe to Cinema E Pipoca - Tudo Sobre A 7ª Arte, Com Crít

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×