Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TOP 10 #3 - MELHORES COMÉDIAS ROMÂNTICAS DE TODOS OS TEMPOS



Nessa lista apresentaremos as 10 melhores comédias românticas de todos os tempos, na opinião do André Mateus. Sem mais delongas, vamos à lista...

 

#10



O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain, dirigido por Jean-Pierre Jeunet, 2001) - Já imaginou o filme Forrest Gump com uma pegada mais alternativa, mais cult e com uma protagonista feminina? Então você pensou neste filme. A película francesa possui uma direção cheia de recursos, a melhor trilha sonora original de uma comédia romântica e uma personagem central fofíssima.


#9

Núpcias de Escândalo (The Philadelphia Story, dirigido por George Cukor, 1940) - O filme aborda temas importantes (como a superficialidade e a futilidade da burguesia norte-americana, bem como o sensacionalismo e o papel alienador da mídia), oferece-nos uma personagem central fortíssima, cuja personalidade aos poucos é descamada, e tem um elenco excelente (a química entre a Katharine Hepburn e o James Stewart é sensacional!). Um trabalho à frente de seu tempo.


#8
Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, dirigido por Frank Capra, 1934) - O filme que estabeleceu vários clichês do gênero é extremamente leve e harmonioso e conta com uma das mais marcantes atuações do Clark Gable. O final é ótimo! Longa muito gostoso de se assistir!


#7

 

Alta Fidelidade (High Fidelity, dirigido por Stephen Frears, 2000) - Que baita filme legal! Já que o protagonista desse longa adora fazer um Top 5, vamos utilizar do mesmo recurso pra falar das maiores virtudes desse longa: 5º - a quebra da 4ª parede (onde o personagem central fala diretamente com a câmera) é muito bem realizada; 4º - o longa é extremamente engraçado (o Jack Black tem momentos hilários em sua estreia – atuando como ele sempre atua em todos os filmes que faz – e o Todd Louiso é o seu contraponto perfeito); a trilha sonora não original é ótima; 2º - a atuação do John Cusack é impagável; a maturidade que o longa demonstra em sua trama é impressionante, muito disto devido ao crescimento do protagonista (um dos melhores personagens do Cinema, em minha opinião) em sua jornada reflexiva.


#6


À Procura do Amor (Enough Said, dirigido por Nicole Holofcener, 2013) - O filme mais simples da lista é riquíssimo em conteúdo e o mais palpável dentre os apontados. Julia Louis-Dreyfus e o James Gandolfini dão um show de atuação, devido à honestidade de suas interpretações. Os personagens e os seus conflitos são extremamente críveis. Até o pequeno problema do filme pode ser compensado. Explico: há subtramas desnecessárias; no entanto, além de estarem em número bastante reduzido, elas são gostosas de assistir e muito interessantes. A comédia romântica mais realista de todas!


#5


Sideways – Entre Umas e Outras (Sideways, dirigido por Alexander Payne, 2004) - Nunca vi alguém classificar este longa como uma comédia romântica, mas todos os elementos do referido gênero estão presentes aqui. O trabalho de direção do Alexander Payne neste filme é excelente (os riquíssimos jogo de câmera e enquadramentos não me deixam mentir). A trilha sonora também é ótima. O romance central é muito bem construído. O longa aborda, de uma ótima maneira, temas como amor, casamento, divórcio, amizade (retratada de maneira muito palpável, aliás), depressão e culinária (principalmente de vinhos). A atuação do Paul Giamatti é excepcional, carregada de tristeza e humor no ponto certo. Enfim, Sideways mostra que é possível realizar uma comédia romântica com tom melancólico.


#4


Harry e Sally: Feitos Um para o Outro (When Harry Met Sally..., dirigido por Rob Reiner, 1989) - Comédia romântica divertidíssima! A química entre o Billy Cristal e a Meg Ryan é ótima; os diálogos, ágeis e inteligentes; os depoimentos de casais de idosos inseridos ao longo da projeção são bonitos e engraçados (além de funcionarem dentro da proposta do roteiro); e a cena do orgasmo é sem igual! Provavelmente o filme que retrata melhor e de modo mais orgânico o surgimento do amor através da amizade.


#3


(500) Dias com Ela ((500) Days of Summer, dirigido por Marc Webb, 2009) - Não é a melhor comédia romântica do Cinema, mas é a que eu mais gosto. Aliás, eu amo esse filme! As decisões criativas tomadas pelo diretor são interessantíssimas e extremamente acertadas; o roteiro é forte e nos oferece um dos melhores estudos sobre relacionamentos já feitos; todo o elenco manda muito bem (principalmente os protagonistas da história); a química entre o Joseph Gordon-Levitt e a Zooey Deschanel transborda nas telas; e a seleção de músicas não compostas para o filme é uma das melhores do Cinema. É bem verdade que a mensagem central do longa é um clichê e que o final deveria combinar com o tom “trágico” do resto da película (o que, convenhamos, seria quase inassistível). Mesmo assim, é o filme mais sincero de seu gênero.


#2


Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, dirigido por Billy Wilder, 1960) - Excelente direção do Billy Wilder, um dos maiores diretores de todos os tempos! A trama do filme é simples e profunda ao mesmo tempo; doce, mas extremamente cínica na mesma medida. Tudo isso graças ao roteiro afiado e extremamente perspicaz ao abordar temas como casamento, adultério, solidão, luta por ascensão social e, obviamente, amor. Jack Lemmon nos traz uma grande atuação. The Apartment possui o melhor final de qualquer comédia romântica já feita! Uma das raras películas que parecem melhor com o passar do tempo.



MENÇÕES HONROSAS:

A Primeira Noite de um Homem

Feitiço do Tempo

Ensina-me a Viver

Tootsie

Manhattan

O Lado Bom da Vida

A Princesa e o Plebeu

Embriagado de Amor

Questão de Tempo

Uma Linda Mulher


#1


Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, dirigido por Woody Allen, 1977) - Excepcional direção do Allen, com um uso de metalinguagem sem igual e escolhas criativas que funcionam extremamente bem(exemplo, o uso de animação no filme)! Um dos maiores roteiros da História do Cinema, cheio de diálogos maravilhosos e divertidíssimos. Atuações excelentes, já que a Diane Keaton nos brinda com uma das grandes performances femininas da Sétima Arte, e que o Woody Allen sabe como ninguém se auto-interpretar. O maior estudo sobre relacionamentos nas telas. Está entre os grandes filmes de todos os tempos.

ANDRÉ MATEUS




This post first appeared on Take 7, please read the originial post: here

Share the post

TOP 10 #3 - MELHORES COMÉDIAS ROMÂNTICAS DE TODOS OS TEMPOS

×

Subscribe to Take 7

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×