Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lista | 10 filmes sobre veganismo e direitos dos animais

O veganismo é um movimento social e político que diz respeito aos direitos dos animais e a sustentabilidade, buscando excluir da nossa sociedade qualquer forma de crueldade aos animais, seja para consumo alimentício, experiências laboratoriais, entretenimento (circos, zoológicos), vestimenta (couro, pelo) ou qualquer outra finalidade.

A ideia ganhou força nos últimos anos graças ao apoio das redes sociais, com ampla divulgação da ideologia na internet, mas o audiovisual também tem dado a sua força com a produção de filmes, tanto ficcionais como documentários, que levam a reflexão quanto ao veganismo e os direitos dos animais.

Confira, nessa publicação, dez filmes que falam direta ou indiretamente sobre o veganismo, defendendo os animais e seus direitos:

Fulaninho, o Cão que Ninguém Queria (2001)

Sinopse: O Instituto Nina Rosa apresenta Fulaninho, um cãozinho abandonado que relata sua vivência e ensina sobre a guarda responsável dos animais de estimação.

Okja (2017)

Sinopse: A trama acompanhará Mija, uma jovem garota que deve arriscar tudo para evitar que uma poderosa empresa multinacional de sequestrar sua melhor amiga: um animal enorme chamado de Okja.

A Carne é Fraca (2004)

Sinopse: Documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para os animais e para o meio-ambiente.

Viva e Deixe Viver (2013)

Sinopse: O documentário examina nossa relação com os animais, conta a história do veganismo e as questões éticas, ambientais e de saúde que motivam as pessoas a se tornarem veganas. Mostra as histórias de seis pessoas, entre eles um ex-açougueiro que hoje é um chef vegan. A ideia é mostrar o ponto de vista daqueles que decidiram parar de consumir produtos de origem animal e o impacto que essa decisão teve em suas vidas.O filme ainda conta com a participação de Melanie Joy, Gary Francione e Peter Singer, entre outros especialistas que abordam o assunto.

Terráqueos (2005)

Sinopse: Provocante documentário que relata a dependência e a exploração cruel e desrespeitosa da humanidade com relação aos animais, tanto para companhia (pet-shops, fábricas de filhotes e abrigos), alimentação (criação, abate), vestimentas (comércio de peles e couros), entretenimento (circos, rodeios, touradas), e pesquisa científica (experimentos científicos, testes de cosméticos). O filme é narrado pelo indicado ao Oscar Joaquin Phoenix e apresenta músicas criadas pelo artista de platina renomado pela crítica Moby. Em 2005 ganhou 3 prêmios em 3 festivais diferentes Boston, San Diego e Artivist.

Conheça sua Carne (2008)

Sinopse: “Depois de ver com seus próprios olhos o cruel processo de criação de animais para virarem comida, você entenderá por que milhões de pessoas decidiram deixar a carne fora de seus pratos. Para sempre.” Em uma narração comovente, o ator e ativista Alec Baldwin revela a verdade por trás da invenção mais cruel da humanidade – a fazenda industrial.

Comida S.A. (2008)

Sinopse: O documentário Food Inc apresenta a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão comprando ou ingerindo. A realidade que a indústria pretende esconder a todo custo é baseada em um cenário perverso: uma vida de sofrimento, tortura e confinamento de animais que são explorados para o consumo humano. O filme foi produzido e dirigido por Robert Kenner.

Escolhas Alimentares (2016)

Sinopse: Este documentário segue o cineasta Michal Siewierski enquanto explora o impacto que a escolha alimentar tem na saúde das pessoas, na saúde do nosso planeta e sobre as vidas de outras espécies que compartilham nosso mundo. Ele olha para muitos equívocos sobre alimentos e dietas, oferecendo uma nova visão sobre estas questões.

Por Trás da Máscara (2006)

Sinopse: “Por Trás da Máscara, a história das pessoas que arriscam tudo para salvar animais” revela os bastidores da ALF, Animal Liberation Front. Foi realizado pela advogada defensora dos direitos animais, Shanon Keith, que passou três anos registrando, entrevistando e editando o filme. Sua intenção é combater as perseguições que a mídia faz ao movimento dos direitos animais.

A Fuga das Galinhas (2000)

Sinopse: Na década de 50, numa fazenda em Yorkshire, a galinha Ginger busca incessantemente um meio de conseguir escapar do fim trágico que seus donos reservaram para ela e seus semelhantes. Após várias tentativas frustradas, surge na granja o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar como voar às galinhas. Mas o tempo de Ginger e Rocky é curto: os Tweedy, donos da fazenda, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, que em breve entrará em operação e irá dizimar toda a população do local.

[td_smart_list_end]

Algum destes filmes conseguiu te tocar? Deixe seu comentário!

O post Lista | 10 filmes sobre veganismo e direitos dos animais apareceu primeiro em Entreter-se.



This post first appeared on Entreter-se, please read the originial post: here

Share the post

Lista | 10 filmes sobre veganismo e direitos dos animais

×

Subscribe to Entreter-se

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×