Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como surgiu o churrasco ?

Olá Mundão, na hora de reunir família e amigos muitas pessoas pensam logo em um bom Churrasco. Todo mundo acaba ajudando nos preparos e curtindo o momento com descontração.  Agora você já pensou como foi a origem do churrasco brasileiro ? Então bora para o vídeo.

Não existe referência exata sobre a origem do churrasco global, mas  se presume que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a Carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia.

Com o tempo, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.

Segundo a história, o churrasco chegou ao Brasil durante o século XVII, junto com os Setes Povos das Missões — sociedade fundada por jesuítas no Rio Grande a fim de reunir indígenas na missão de catequizá-los. Os índios tupis sul-americanos, por exemplo, costumava defumar a carne sobre grelhas de madeira, no chamado moquém um antepassado do atual churrasco, conservando-a para o consumo durante longo tempo. No entanto, tal comunidade foi devastada no ano de 1768.




Os rebanhos criados por eles ficaram sem dono após a guerra, conquistaram a área e se multiplicaram, tornando-se uma riqueza para ser aproveitada na região — colônia que prosperava em busca de ouro. Por consequência, começaram a ser caçados, tornando-se a refeição básica dos residentes, que consistia em uma fatia de carne fresca, que era assada no calor do fogo e temperada com um punhado de cinzas.

A partir de então, o churrasco foi incorporado à história do Rio Grande do Sul e prosseguiu nesse papel por muitos anos, até chegar à “civilização do estancieiro”, quando os homens iam para lugares distantes em busca de gado, excursando durante dias, semanas e até meses, e cuja base da alimentação consistia apenas em churrasco — de rápido preparo e muito saudável. Assim, foi criado o tradicional churrasco gaúcho, feito no fogo de chão em espetos de carne enterrados na terra próximos à brasa.

Na América do Sul, a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico.




A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante e que é utilizado também como complemento alimentar do gado.

A partir dali, o costume cruzou as regiões e se tornou um prato nacional, multiplicando-se as formas de preparo, o que gera entre os adeptos muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, como por exemplo a utilização de lenha ou carvão, de espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar.

Cada região criou o seu próprio churrasco, mas a imagem mais famosa de um churrasco no Brasil é o feito pelos gaúchos.

Na Argentina e no Uruguai, o churrasco típico é chamado asado, e é o prato nacional de ambos países. Tradicionalmente, é feito na grelha com uso de lenha, mas também se usa carvão pela praticidade.

Os gaúchos alimentavam-se sobretudo de churrasco no pão, que está na origem do asado rioplatense. Na Argentina, o asado tradicional dos Pampas estendeu-se a toda a população, e hoje, é consumido por todas as classes sociais. Aos finais de semana, as famílias se juntam nos pátios das casas para desfrutar de um asado.

No Brasil, churrasco se refere a toda carne assada na churrasqueira ou diretamente no solo, no estilo conhecido como fogo de chão,  quase sempre em grandes espetos, na região sul, e grelha nas outras regiões.




O tempero  tradicional é o sal grosso, porém hoje em dia tem vários molhos e temperos que realçam o sabor do churrasco. De longe, a carne bovina é a preferida, mas sempre tem espaço para uma linguiça, frango e até frutas e legumes.

Os cortes escolhidos normalmente no Brasil estão entre:

Bovinos: picanha, costela, maminha, fraldinha, alcatra, filé, contrafilé, entre outros cortes;

Suínos: pernil, paleta, linguiça e costeleta.

Carne de frango: cortes de frango, como coxa, sobrecoxa e asas.

Acompanhamentos: salada, salada de batata com maionese, pão de alho, vinagrete ou molho a campanha, farofa entre outros.

Meu corte de carne favorito de churrasco acessível por enquanto, é a  fraldinha. Sei que existe outros cortes maravilhosos por ai também.  Bom, né  e o seu ? Me conte aqui nos comentários. Já deixa um joinha, se inscreva no canal e até a próxima, tchau, tchau.




Separamos para você estas dicas:

✓Kit de Churrasco Original → https://acesse.vc/v2/3404a046c6f

✓Aprenda  a fazer brigadeiro gourmet para vender e ganhe dinheiro → https://go.hotmart.com/V42451471E

✓Churrasqueira Elétrica  → https://acesse.vc/v2/34007267e41

O post Como surgiu o churrasco ? apareceu primeiro em Olá Mundão.



This post first appeared on Lívia Limongi - Olá Mundão, please read the originial post: here

Share the post

Como surgiu o churrasco ?

×

Subscribe to Lívia Limongi - Olá Mundão

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×