Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Roteiro de 6 dias na Noruega – Oslo, Bergen e cruzeiro pelos fiordes

Roteiro de 6 dias na Noruega incluindo a capital Oslo, a charmosa Bergen e o tour mais famoso do país, o Norway in a Nutshell, que uni o que o país tem de melhor em um passeio de um dia.

Neste guia você vai encontrar informações sobre o que fazer em cada estação do ano na Noruega, atrações para conhecer em Bergen e Oslo e dicas de hospedagens.

Sobre a Noruega

  • país nórdico que fica localizado na parte norte da Europa;
  • a Noruega foi classificada como o melhor país para se viver no mundo;
  • em 2017 foi classificada como o país mais feliz do mundo de acordo com um relatório da ONU. E com tanta beleza natural não é a toa que ganhou este título;
  • o país é um verdadeiro paraíso para quem curte natureza e esportes radicais. Por isso atrai os mais aventureiros que vão em busca de fazer trilhas que levam para cenários deslumbrantes.

As montanhas, os fiordes, florestas, rios e várias cachoeiras são exemplos do que você vai ver quando visitar o país. E as atrações não param por aí, ainda conta com ferrovias cênicas, cidades com casinhas de madeira mega fotogênicas e para os mais urbanos, a capital Oslo oferece várias atrações e é recheada de museus.

No entanto, com tanta coisa boa para se falar de um país tão rico, nem tudo na Noruega são flores. O destino é CAROO e está classificado como um dos países mais caros da Europa. Mas não se assuste, cada centavinho que gastar será bem investido.

Paisagem vista no passeio do Norway in a Nutshell

Qual a melhor época do ano para visitar a Noruega?

A Noruega é um país que pode ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, a época ideal para você visitar o país escandinavo vai depender de qual é seu estilo viajante e quais os passeios/atividades pretende fazer. Para te ajudar, um breve resumo do que fazer em cada época do ano.

De junho a agosto (verão):

  • época ideal para ver o famoso Sol da Meia Noite e aproveitar 24 horas do dia. Este fenômeno acontece entre maio e julho. Eu tive essa experiência no Alasca e amei demais os dias longos;
  • Para os trilheiros de plantão, é possível trilhar até altas horas pois o dias rendem mais e o clima é mais quente.

De setembro a outubro (outono):

  • foi nessa época que visitei o país, em outubro;
  • no outono o país fica ainda mais lindo com folhas multicoloridas por todos os lados. A paisagem muda de cor e para os apaixonados por fotos, torna-se um destino ideal para um ensaio fotográfico. Eu fiquei encantada com a beleza de Oslo no outono;
  • outubro está entre os melhores meses para ver a Aurora Boreal.

De dezembro a março (inverno):

  • ideal para ver um dos fenômenos mais incríveis da natureza, a linda Aurora Boreal. Para ver essa lindeza, a frequência é maior no norte do país;
  •  os melhores lugares para ver as luzes da aurora é em Tromsø e as ilhas Lofotené. Mas, é possível ver este fenômeno até em Oslo se você se deslocar para uma área onde o céu está distante das luzes da cidade;
  • nessa época o país estará todo branquinho por conta da neve, uma boa pedida para os que curtem atividades de inverno como o esqui;
  • vale ressaltar que o inverno na Noruega é rigoroso, principalmente na parte norte. A friaca é mais intensa nos meses de janeiro e fevereiro;
  • dependendo da época, os transportes públicos podem ser afetados por conta das nevascas e algumas estradas são até fechadas. Dito isso, vale ressaltar que a locomoção de carro no país exige maior atenção;
  • é importante levar agasalhos e vestimenta adequada para o frio intenso (botas, luvas, cachecóis, etc);
  • como é inverno, os dias são mais curtos e as noites são bem mais longas e escuras;
  • vale ressaltar que durante o inverno algumas atrações são fechadas e muitos museus fecham mais cedo.

De abril a maio (primavera):

  • o início da primavera é motivo de celebração para os noruegueses, isso porque o inverno rigoroso está acabando e as temperaturas começam a aumentar;
  • ainda é frio, mas os dias começam a ficar mais longos e alegres;
  • por conta do derretimento da neve, o gelo se transforma em água e por isso as cachoeiras ficam ainda mais belas e cheias.
Outono em Oslo

Roteiro de 6 dias na Noruega

Planejar o meu roteiro foi uma das partes mais difíceis já que a Noruega é recheada de uma infinidade de lugares lindos para visitar. A vontade era de conhecer tudo, mas como a grana e o tempo eram curtos, a melhor solução foi incluir as principais atrações do país como Oslo, Bergen, Flåm e o passeio pelos fiordes noruegueses.

Para quem tem pouco tempo disponível, a melhor opção é curtir as principais atrações norueguesas em um roteiro de 5 ou 6 dias.

Vale ressaltar que viajar de carro no país é caro. Portanto, o uso de transporte público é a melhor solução para quem está viajando sozinho (meu caso). Na viagem eu usei uma combinação de trem, ônibus e barco. E em todos os trajetos as paisagens foram de tirar o fôlego.

E mesmo que você tenha mais tempo disponível, acho válido salientar que fica difícil conhecer as belezas do país em uma só viagem, pois com certeza a vontade vai ser de voltar outras vezes para explorar tudo o que a Noruega tem a oferecer.

Paisagem da janelinha do trem – Norway in a Nutshell

Resumo do roteiro

Neste itinerário de 6 dias eu não inclui o dia de chegada.

  • Dia 1: Oslo
  • Dia 2: tour de 1 dia mais famoso da Noruega, o Norway in a Nutshell
  • Dia 3: Bergen
  • Dia 4: Bergen
  • Dia 5: Oslo
  • Dia 6: este é o dia para se despedir da Noruega

Obs: vale ressaltar que mesmo para aqueles que vão chegar por Bergen, é possível seguir o mesmo roteiro, basta inverte-lo.

Dia 1 – Oslo

Oslo está situada em meio a uma paisagem exuberante, entre o Fiorde de Oslo e uma floresta linda que a contorna. Ela até foi nomeada a Capital Verde da Europa para o ano de 2019.

Apesar de ser a capital do país, Oslo é uma cidade pequena se comparada com as demais capitais da Europa. Ela ainda consegue transmitir aquele charme e tranquilidade de uma cidade pequena, isso fora da muvuca da parte central é claro. Além disso, conta com uma imensa área verde para quem curte essa vibe mais natureza.

É possível visitar as principais atrações de Oslo em apenas 2 dias, mas se você quiser conhecer a cidade com calma recomendo 3 dias ou mais.

Como Oslo não é muito grande, é possível conhecer as principais atrações do dia 1 a pé. Caminhar é sempre uma boa pedida para conhecer lugarzinhos que as vezes acabam não entrando no nosso roteiro. Claro que isso vai depender da sua disposição e preparo físico.

Como chegar em Oslo: eu fiz um post mais detalhado com dicas do que fazer em Oslo, nele você também vai encontrar informações de como chegar à capital da Noruega. Confira aqui.

Vigeland Park em Oslo

Comece o dia no parque mais famoso de Oslo e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Vigeland Park (ou Vigelandsanlegget), que fica localizado dentro do Parque Frogner.

O Vigeland Park fica um pouco mais afastado do centro de Oslo, mas é possível chegar até lá através de transporte público, para isso pegue o tram 12 na Estação Central de Oslo, ele deixa na porta do parque.

É possível passar um bom tempo dentro do parque que é imenso e que é um verdadeiro museu a céu aberto. O local reúne mais de 200 esculturas de um único escultor, o norueguês Gustav Vigeland. A gente viaja olhando as esculturas que representam a existência humana. Além disso, conta com uma área verde maravilhosa, jardins e lagos.

Volte para o centro usando o tram 12 e desça na Estação Central de Oslo, de lá caminhe pela principal rua de Oslo, a Karl Johans Gate, uma rua de pedestres muito charmosa que é recheada de vários restaurantes, bares, cafés, e até lojas de grifes.

Rua Karl Johans Gate

Continue pela rua Karl Johans até a próxima parada, a linda Catedral de Oslo (Oslo Domkirke). Aprecie a linda arquitetura e se quiser entre dentro da igreja, a entrada é gratuita. A catedral fica na Stortorvet Square, uma praça bem bonita e uma das principais em Oslo.

Caminhando pela Karl Johans, o calçadão termina e começa uma rua normal com passagem para carros. Do lado esquerdo você vai passar ao lado do Parlamento da Noruega (Stortinget). Acho válido uma paradinha para admirar a linda arquitetura do prédio. E se sua visita for durante o verão, tem visitas guiadas gratuitas.

Siga em frente, a próxima parada é o lindo Teatro Nacional (Nationaltheatret). O teatro tem uma linda arquitetura e fica bem de frente com uma praça bem charmosa.

E bem no final da rua fica o famoso Palácio Real (Slottet), o lar doce lar da família real da Noruega. O palácio é simples e não esbanja tanta beleza como os demais palácios da Europa. Algumas pessoas ficam decepcionados com a simplicidade, mas eu achei ele bem bonitinho.

Ainda no Palácio Real a dica é reservar um tempinho para passear no parque que o rodeia, o Slottsparken. Como fui no outono, o chão do parque estava todo coberto por folhas.

Palácio Real

Voltando em direção à Karl Johans Gate, siga rumo para a zona portuária de Oslo. No caminho a dica é parar na Prefeitura de Oslo (Rådhuset), que tem um prédio com uma arquitetura bem interessante de ver.

E coladinho com a prefeitura fica o Centro Nobel da Paz (Nobels Fredssenter), local onde acontece todos os anos a entrega do Prêmio Nobel.

Chegando na na zona portuária, siga em direção à Fortaleza de Akershus, um forte medieval que fica localizado bem de frente para o fiorde. Como tem muitos atrativos, inclusive um castelo e dois museus, é um passeio que pode durar metade de um dia se você curte história. Além disso, muitos lugares no seu interior tem entrada gratuita e durante o verão é oferecido visitas guiadas.

Saindo da fortaleza, ainda caminhando pela costa, a próxima e última parada é a linda Ópera de Oslo, que é o centro de artes cênicas mais importante da Noruega. O destaque para o local é sua arquitetura pra lá de moderna feita de mármore e vidro. E se não estiver muito frio, confira o telhado e caminhe sobre ele.

Ópera de Oslo

Onde se hospedar em Oslo

Oslo oferece uma grande variedade de hotéis e até mesmo albergues que vão desde os mais econômicos até os mais luxuosos. No entanto, vale ressaltar que não é tão fácil encontrar algo tão barato. E a dica é se hospedar na região central ou nas suas proximidades. Segue algumas sugestões:

  • Scandic Byporten: conta com uma ótima localização. Ele está situado dentro de um shopping center que fica dentro da estação de trem de Oslo. Outro destaque é sua decoração em estilo escandinavo.
  • Scandic Victoria: este hotel fica localizado entre a Estação Central de Oslo e o Palácio Real, ou seja, pertinho de várias atrações turísticas da cidade.
  • Citybox Oslo: além da ótima localização, o valor da diária não é tão assustador comparando com os demais hotéis situados no centro de Oslo. Fica a sugestão para quem procura algo mais econômico.
  • Saga Poshtel Hostel (albergue): este hostel tem ótimas referências pelo booking.com e está situado coladinho com a rua comercial mais famosa da cidade e a 8 minutos a pé da Estação Central de Oslo.
Saga Poshtel Oslo Central – foto do Booking.com

Dia 2 – Norway in a Nutshell

O Norway in a Nuthell é o tour de um dia mais famoso da Noruega que é oferecido pela empresa Fjord Tours. Ele inclui um passeio de trem que passa por umas das rotas mais belas do mundo, um cruzeiro pelos fiordes que sai da charmosa e pequena Flåm, além de envolver uma chuva de paisagens deslumbrantes ao longo de todo o trajeto.

Essa é a minha sugestão para curtir o que a Noruega tem de melhor,  fazer este passeio que pode iniciar tanto em Oslo como em Bergen.

Este tour é bem detalhado e requer várias informações para entender como funciona. Por isso, a dica é conferir o post que fiz sobre o Norway in a Nutshell.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Josiane Bravo (@umaturistanasnuvens) em

Aqui você vai encontrar o passo a passo de como adquirir seu ingresso, quanto custa, como é a rota e o que ver durante este passeio que envolve o dia todo (12 horas no total).

Leia mais: Norway in a Nutshell – como é o tour de um dia mais famoso da Noruega

Dia 3 – Bergen

A pequena e histórica Bergen parece uma cidadezinha de conto de fadas de tão charmosa e fotogênica que é. O seu centro histórico abriga várias casinhas coloridas de madeira que hoje é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega e é rodeada por uma paisagem linda, nada mais nada menos que 7 montanhas. E pela proximidade, a cidade é a porta de entrada para visitar os famosos fiordes Nærøyfjord e Aurlandsfjord.

Bergen no outono

Eu fiquei 2 dias em Bergen e digo que é mais que suficiente para conhecer as principais atrações da cidade. É possível conhecer quase tudo a pé.

No primeiro dia a dica é visitar os principais pontos turísticos da cidade começando pelo Bergenhus Fortress, um forte bem bonito que vai te proporcionar uma vista bacana do porto de Bergen. Pertinho dele fica a Igreja de Santa Maria, a mais antiga da cidade

Coladinho com a igreja fica o centro histórico de Bergen, o  Bryggen,  onde encontra-se as casinhas coloridas de madeira mais famosas da Noruega e cartão postal da cidade. Bem pertinho fica o  Mercado de Peixes, ótima pedida para experimentar um peixe fresco, entre outros frutos do mar.

Não é um charme essas casinhas coloridas de madeira de Bryggen

Saindo do centro histórico, siga para o Byparken, um parque charmoso que tem como destaque um lindo lago, o  Lille Lungegardsvannet.

A dica de ouro é terminar o dia no Monte Fløyen, uma das montanhas mais famosas da cidade e que proporciona vistas deslumbrantes de Bergen. Para chegar até lá será necessário pegar um bondinho, ou para os mais animados, pode ir caminhando. A vista de lá de cima é maravilhosa e se o tempo estiver bom é o lugar ideal para ver o pôr do sol

Dia 4 – Bergen

No segundo dia a dica é fazer uma trilha até a montanha mais alta de Bergen, o Monte Ulriken. Mas se você não é fã de trilhas, é possível ir até a monte atavés de um teleférico. A vista lá de cima é de tirar o fôlego.

Leia também: Monte Ulriken – trilha para chegar até a montanha mais alta de Bergen

Depois da trilha você pode aproveitar o tempo restante na cidade para conhecer algum museu ou retornar nos lugares que mais gostou de visitar em Bergen.

Este é  apenas um resumão baseado no roteiro que fiz. Para mais informações e dicas de passeios que não mencionei aqui, eu escrevi um post mais detalhado falando do meu roteiro de 2 dias em Bergen, confira ele aqui ⇓

Leia mais: O que fazer em Bergen em 2 dias – 10 lugares imperdíveis

Onde se hospedar em Bergen?

Como Bergen é uma cidade pequena, a dica é se hospedar no centro ou arredores.

Veja essas sugestões de hotéis e hostels que ficam localizados na região central e nas proximidades. Todos têm ótimas referências pelo booking.com.

  • Bergen Hostel Montana: este albergue fica um pouco mais afastado do centro, uns 5 quilômetros, mas destaca-se pelo baixo custo benefício. E para quem tem interesse em visitar o Monte Ulriken, ele fica pertinho da base do teleférico.
  • Bergen YMCA Hostel: localizado bem no centro de Bergen, perto do Mercado de Peixes, este albergue tem como destaque um terraço no último piso com vista para o porto da cidade.
  • Bergen Børs Hotel: com uma nota de 9,1 pelo booking.com, este hotel destaca-se pela sua ótima localização,  que fica bem no coração de Bergen.
  • Thon Hotel Rosenkrantz: este hotel está entre um dos mais bem avaliados pelo booking (nota 9,3 de acordo com os hospedes) e destaca-se pela sua ótima localização e pelo ótimo café da manhã.
Um dos quartos do Hotel Bergen Bors – foto do Booking.com

Como ir de Bergen a Oslo?

A viagem de trem de Bergen a Oslo está classificada entre uma das rotas de trens mais belas do mundo. E é este meio de transporte que usei.

Veja os horários e valores no site da NSB, que é a companhia de trem da Noruega. Obs: os preços das passagens variam de acordo com o horário de partida.

Se possível, a dica é comprar as passagens de trem com antecedência. Eu fiz isso assim que cheguei em Oslo. Comprei no guichê da NBS que fica na Estação Central de Oslo.

O trajeto Bergen-Oslo dura em torno de 7 horas de viagem. Por exemplo, eu sai de Bergen em torno das 22:00 (dia 4 do roteiro) e cheguei em Oslo às 6:00 da manhã (dia 5 do roteiro).

Obs: para voltar para Bergen eu optei em fazer uma viagem noturna para economizar com hospedagem já que a grana estava curta. Essa é minha dica se você faz o estilo viajante econômico.

Vale ressaltar que o valor da passagem de trem saindo no período noturno é bem mais barato, então a economia é ainda maior. No entanto, o ponto negativo é que você vai perder a vista por conta da escuridão, e  as chances de ficar bem cansado no dia seguinte é alta já que a viagem é um pouco cansativa.



This post first appeared on Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Roteiro de 6 dias na Noruega – Oslo, Bergen e cruzeiro pelos fiordes

×

Subscribe to Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×