Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Jordaan – 10 passeios incríveis para fazer no bairro mais legal de Amsterdam

E uma vez na capital dos Países Baixos (Holanda), o que não vai faltar nos registros fotográficos são fotos de casinhas charmosas típicas de Amsterdam e canais fofos. Mas como a região central é bem disputada, a dica é desbravar os canais mais bonitos da cidade no charmoso Jordaan. Um bairro tranquilo e residencial que fica coladinho com o centro.

Como é descrito por muitos turistas e locais, o bairro mais legal e “cool” da cidade. E obviamente, o Jordaan é o meu lugar predileto em Amsterdam e o queridinho de muita gente.

Sem aquele mucuvuco de turistas, caminhar pelas ruas charmosas do bairro é uma maneira bacana de ver como os locais vivem. Para acrescentar, o Jordaan é recheado de bons restaurantes, cafés e bares fofos à beira dos canais, lojinhas descoladas, galerias de arte, brechós e muito mais.

Em resumo, o Jordaan parece mais um vilarejo, tranquilo e todo romântico. E os moradores têm um capricho incrível para manter as fachadas adornadas com plantas e flores. Não é à toa que é eleito um dos melhores bairros de Amsterdam.

Se quiser fugir do agito do centro turístico, confira neste guia completo dicas de passeios, restaurantes, o que ver e fazer no Jordaan. E se o tempo permitir, recomendo pelo menos uma tarde toda para curti-lo com calma. É apaixonante e tenho certeza que vai querer voltar.

Canal Prinsengracht

Onde fica o Jordaan?

A melhor referência para entender onde fica o bairro é citando uma das suas principais atrações, o Museu e Casa de Anne Frank. Mas vale ressaltar que o museu não fica exatamente no Jordaan, mas sim ao seu lado. O que os separa é apenas um canal, o Prinsengracht.

Ficou confuso né? Para ser mais exata, de um lado do canal Prinsengracht fica o Jordaan, do outro fica a região conhecida como “Cinturão de Canais” (Canal Belt em inglês), onde se concentram o conjunto dos 4 canais mais importantes de Amsterdam como o Herengracht, Prinsengracht, Keizergracht e Singel.

É interessante mencionar que o cinturão de canais é uma área histórica em Amsterdam, lugar que foi tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Vou deixar um mapinha para ilustrar melhor, pois acredite, Amsterdam é um verdadeiro labirinto de canais e a impressão é que tudo é igual. Mesmo pequena, é fácil se perder, é tipo Veneza. Surpreendentemente, os nomes das ruas não ajudam, são quase que “impronunciáveis”.

E para chegar no Jordaan, caso esteja vindo da Estação Central, a caminhada é bem rápida e leva em torno de 10 minutinhos.

A história do bairro Jordaan

Quem diria que um dos bairros mais charmosos, populosos e um dos mais caros de Amsterdam tem um passado não tão próspero quanto os dias de hoje.

O bairro surgiu lá em meados do século 17. Na época, a intenção era criar um bairro (mais espaço) para abrigar os imigrantes e a classe operária. Em outras palavras, o Jordaan era o bairro onde os mais pobres viviam.

Casinhas fofas que ficam às margens do canal Prinsengracht
E não é um charme estes janelões?

Além dos imigrantes, o bairro de classe trabalhadora também foi o refúgio de artistas cuja condições não os permitiram pagar o aluguel em outras regiões de Amsterdam. Este é o caso do grande pintor Rembrandt, que viveu os últimos anos de sua vida em uma casa simples na rua Rozengracht no Jordaan. Como o artista já não conseguia manter sua casa no centro da cidade, a opção foi mudar para um lugar mais barato.

Durante vários anos (séculos) o Jordaan abrigou na sua maioria o proletariado. Só foi no século passado, entre os anos 60 e 70 que houve uma mudança. Foi quando o bairro começou a atrai estudantes e artistas que estavam em busca de um aluguel mais barato na cidade.

Verão em Amsterdam
O mesmo canal da foto anterior fotografado no inverno. Já viu que o Jordaan é charmoso em qualquer época do ano

Em conclusão, o Jordaan é hoje um bairro para a classe média e alta. Sobretudo, está entre os bairros mais desejados para se viver em Amsterdam.

E o que fazer no Jordaan?

Que história enriquece ainda mais o passeio a gente já sabe. Mas o que eu quero mesmo saber é o que fazer no bairro. E para facilitar, vou deixar este mapinha aqui com a localização dos lugares que vou citar no post. É só clicar nos ícones para ver o endereço.

1. Fotografar a esquina Papiersmolenluis e Lekkeresluis

Que foto de casinhas fofas e canais a gente encontra em quase todos os lugares em Amsterdam não é novidade né? Mas tem uma esquina em especial que além do conjunto que já citei, ainda tem como bônus o encontro de dois canais importantes, os canais Prinsengracht e Brouwersgracht. E ainda conta com uma belíssima ponte que fica toda iluminada durante à noite.

Só para ilustrar, essa é uma das esquinas mais bonitas de Amsterdam. E para compor o cenário, os predinhos dessa esquina são tortos, o que proporciona uma simetria perfeita para foto de cartão postal. E tem como destaque um dos cafés mais antigos da cidade, o Café Papeneiland, que se encontra aberto deste 1642.

É através dessa esquina que começa o bairro Jordaan. Então já fica a dica de um ótimo ponto de referência para começar o passeio.

2. Visitar o Museu e Casa de Anne Frank

A atração mais disputada de Amsterdam fica à beira do canal Prinsengracht, no número 263. É ali onde a eterna Anne Frank e sua família se esconderam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Foram 2 anos morando no pequeno apartamento, conhecido como “anexo secreto”.

Para quem ainda não conhece a história, durante o tempo em que Anne viveu no esconderijo, a adolescente judia tinha como hobby deixar relatado seu dia a dia em um diário que havia ganhado de presente do seu pai. Logo depois, com um fim triste, assim como para milhares de judeus, a garota e sua família foram descobertos e depois enviados para um campo de concentração.

Resumindo, o pai de Anne foi o único sobrevivente e depois do fim da guerra, soube da existência do diário que sua filha havia deixado no esconderijo. Em seguida, passou algum tempo e  Otto decidiu publicá-lo. O diário ganhou o título de “O Diário de Anne Frank”. Sendo assim, sua história ficou conhecida no mundo, comovendo todos que o leram. Eu li e me emocionei.

Para concluir, hoje o anexo virou um museu, que é conhecido como Anne Frank Huis e atrai milhares de pessoas todos os dias. Para quem pretende visita-lo, é necessário agendar o passeio com meses de antecedência para garantir o ingresso. Se deixar para comprar no dia, corre o risco de ficar sem. Por fim, ainda pode acontecer de ter que enfrentar filas enormes que ultrapassam a esquina onde fica o museu.

Mais informações no site oficial da Casa de Anne Frank.

Museu e Casa de Anne Frank

3. Ver Amsterdam do alto da torre da Westerkerk

Coladinho com o Museu e Casa de Anne Frank fica a maior igreja protestante da Holanda, a Westerkerk. A igreja também é uma atração em Amsterdam, pois além de sua importância histórica, ela também foi citada no Diário de Anne Frank. No livro a garota descreve o sinos soando da igreja, que segundo ela, era um dos momentos do dia que ela mais gostava, pois o sino a deixava calma.

Já nos arredores da igreja encontra-se uma pequena estátua de Anne Frank, que está sempre rodeada por flores em sua homenagem.

E por falar em fatos históricos, é dentro da Westerkerk onde se encontra os restos mortais do pintor Rembrandt.

Outro destaque é a torre da Westerkerk, que proporciona uma das melhores vistas panorâmicas do Jordaan e arredores. Se ficou interessado no passeio, tem um post especial com dicas de como visitar a torre, além de outras informações importantes sobre a igreja. Saiba mais aqui ⇓

Leia também: Vista panorâmica de Amsterdam do alto da torre da Westerkerk

Canal Prinsengracht visto do alto da torre da Westerkerk

E atrás da Westerkerk fica um monumento composto por três triângulos que representam o símbolo do orgulho gay, conhecido como Homomonument. Apesar de simples, o que vale é sua importância, pois trata-se de um memorial construído para homenagear os homens e mulheres homossexuais que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

4. Comer a torta de maçã da Winkel 43

Já ouviram falar da famosa torta de maçã holandesa? Sei que essa sobremesa não é algo típico só na Holanda, mas se tem algo que classifico como imperdível caso curta doces é experimentar essa delícia, que é tão popular no país.

E onde comer a melhor torta de maçã em Amsterdam?

Anota aí, a torta mais gostosa que já comi, a mais procurada e famosa é a da Winkel 43. O café é bem simples, mas virou um ponto de referência quando o assunto é torta de maçã. Não é caro, valor na média e a vontade é de comer mais de uma de tão saborosas que são. Só para ilustrar, é realmente a melhor e combina muito bem com chantilly e um delicioso cappuccino

Torta de maçã da Winkel 43

Fica a dica para o café da tarde em um café onde a simplicidade e qualidade são sinônimos de excelência. Só vai preparado que como é famoso, a disputa por uma mesa é bem concorrida. Sendo assim, os atendentes não param um segundo. No entanto, achei o atendimento muito bom.

5. Visitar a feirinha de rua Noordermarkt

Curte mercados e feiras de rua? Se sim, um passeio bacana para fazer no Jordaan caso esteja na cidade no sábado ou segunda-feira é conferir a feirinha de produtos orgânicos conhecida como Noordermarkt (mercado do norte em português).

A feira fica localizada na praça da igreja Noorderkerk e é bem conhecida pelos moradores da região. Portanto, uma experiência bacana de imersão com a cultura local. Além das frutas orgânicas, você também vai encontrar um pouco de tudo na feirinha como flores, roupas e muito mais. Enfim, já que estamos na Holanda, também tem queijos e pães variados.

Horário de funcionamento: de sábado das 9:00 às 16:00 – segunda das 9:00 às 13:00.

Compre aqui ingressos para passeios e atrações turísticas em Amsterdam

 

6. Admirar e fotografar os canais fofos

Canais fotogênicos é uma das grandes atrações do Jordaan, uma composição perfeita já que o cenário tem como plano de fundo as charmosas casinhas típicas de Amsterdam. Durante a primavera e verão muitos canais esbanjam belas flores que são colocadas nas pontes para decoração.

Os pequenos canais charmosos do Jordaan

E a dica é passear ao longo das margens do canal mais importante de Amsterdam, o Prinsengracht. A cada vez que cruza uma das pontes, uma surpresa. Eu encontrei até um mural lindo em uma dessas esquinas ao longo do canal.

Esquina mais linda no Jordaan

Outra atração é que através do canal Prinsengracht é possível ver a lindíssima torre da Westerkerk de vários pontos

E as bicicletas são um dos símbolos da Holanda e estão espalhadas por todos os cantos (Canal Prinsengracht e ao fundo a torre da Westerkerk)

Sobrou energia? Outro canal que eu adoro, em especial porque é bem mais tranquilo e esbanja várias casinhas lindas é o Brouwersgracht.

Casinhas às margens do canal Brouwersgracht

7. Het Brillenpaleis

Já disse que o Jordaan é recheado de esquinas charmosas? Mas tem uma delas que não vai passar despercebida, é a de uma lojinha de óculos que tem uma das fachadas mais fofas de Amsterdam. A Het Brillenpaleis tem as paredes cobertas de uma planta que cobre boa parte da sua fachada. E o bacana é que a cor das folhas mudam conforme a estação do ano, ganhando novas cores no outono.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Polina | Полина (@polabur) em

8. Caminhar ou fazer compras nas 9 Straatjes

Gosta de brechós, cafés fofos, ir às compras? Se sobrar tempo e se curte lojinhas descoladas, não deixe de conhecer as 9 ruazinhas mais charmosas de Amsterdam, conhecidas como as 9 Straatjes.

As região das 9 Straatjes fica no centro (no cinturão de canais), mas coladinhas com o Jordaan. Ao lado do bairro. Para saber mais, fiz um post especial sobre as 9 ruazinhas, confira mais aqui.

9 Straatjes

9. Conhecer o interior de uma casa barco no Houseboat Museum

Já pensou em morar dentro de um barco? Em Amsterdam uma das atrações são as famosas casa-barco que ficam atracadas nos principais canais da cidade, em especial no Rio Amstel. E olha que interessante, muitas pessoas no país optaram por morar dentro dessas casas flutuantes. Desse modo, lembre-se de respeitar a privacidade dos moradores.

E se quiser ver de pertinho como é o interior de uma casa-barco, tem um museu no Jordaan que é um barquinho, o Houseboat Museum. O proprietário da casa resolveu abrir ao público sua casa flutuante, que conta com tudo o que uma habitação normal tem como sala, cozinha, quarto, etc. Para quem tem curiosidade em conhecer este tipo de moradia, o valor do ingresso é €4,50. E se tiver o cartão de descontos “I Amsterdam City Card”, a entrada é gratuita.

Houseboat Museum do lado direito

10. Perde-se pelas ruas charmosas e estreitas do Jordaan

E já que a cidade é famosa pelos seus canais, assim como Veneza, o bacana é caminhar sem rumo pelas ruelas do Jordaan. Perde-se faz parte da experiência.



This post first appeared on Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Jordaan – 10 passeios incríveis para fazer no bairro mais legal de Amsterdam

×

Subscribe to Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×