Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Havaí: O que fazer em 6 dias em Oahu.

Aloha :)

O Havaí é com certeza um destino que faz parte da “bucket list” de muitas pessoas. Para mim, ir para um lugar tão longe do Brasil e localizado no meio do oceano pacífico, seria algo que eu levaria anos para conseguir guardar dinheiro. Contudo, como eu estava morando nos Estados Unidos, na California, eu conseguir realizar este grande sonho, pois a passagem área de lá era bem mais barata. O Havaí é um dos cinquenta estados dos Estados Unidos e é formado por 8 ilhas principais de origem vulcânica. Para os amantes de paisagens paradisíacas e belezas naturais de tirar o fôlego, tenho certeza que você vai se apaixonar pelo lugar. O clima do Havaí é bem tropical, com dias bem quentes. Para os apaixonados por natureza, opções são várias, desde um mergulho com os tubarões, até mesmo snorkeling, pois o lugar tem ótimas praias das quais será possível ver vários peixinhos e até mesmo tartarugas, dependendo da praia que você ir. E não vamos esquecer de mencionar sobre o famoso surf. Só para relembrar, foi no Havaí que o surfista brasileiro Medina, ganhou o campeonato de surf no ano de 2014 (ano que eu fui para lá). Para quem tem planos de conhecer o Havaí, surgem algumas dúvidas em relação a qual ilha escolher. Eu escolhi a ilha de Oahu, uma das ilhas mais populares de lá, e a mais turística e agitada. É na ilha de Oahu onde se localiza a capital do Havaí, Honolulu. Para cada ilha, eu recomendo reservar pelo menos uns 6 dias. Infelizmente eu só tive a oportunidade de visitar Oahu, porém gostaria muito de conhecer as outras ilhas, como a Big Island, que é uma das maiores ilhas do Havaí.

Curisiosidade: No Havaí você vai ouvir Aloha por todos os lugares, é a maneira como os Havaianos se referem a “sejam bem vindos”, como uma forma de saudação. As pessoas no Havaí são muito educadas e simpáticas, além do Aloha, tem outras palavras que você vai ouvir bastante, como Mahalo, que significa obrigado.

Se locomovendo:Eu cheguei no Havaí através do principal aeroporto do Havaí, que fica em Honolulu. Assim que cheguei  já fui pegar o carro que aluguei (aluguei o carro com um rapaz brasileiro que mora lá, por recomendações). Acho que ter um carro é super válido, pois você terá a liberdade de se locomover e parar em todos os pontos turísticos que estiver no caminho. Dirigir no Havaí é uma experiência única, as estradas de lá são lindas, e você vai ver belas paisagens durante o seu percurso pela costa da ilha. Caso você não opte em alugar um carro, não se preocupe, há ônibus que faz o percurso para quase todos os pontos turísticos da ilha, você só precisa saber os horários de funcionamento e as linhas que tem que pegar.

Onde se hospedar: Recomendo ficar hospedado em um dos lugares mais agitados de Oahu, Waikiki, que fica em torno de uns 25 minutos de Honolulu, do aeroporto. Waikiki é um bairro de Honolulu, uma das praias mais agitadas, lá você vai encontrar vários bares, restaurantes,shoppings e claro a praia super agitada, com um calçadão super movimentado.Como sou uma pessoa humilde e sem condições de pagar a diária de um hotel ou até mesmo se hospedar em um dos luxuosos resorts, eu optei em hospedar em um hostel, do qual a diária é bem mais em conta. Estava com mais 3 pessoas na minha viagem, e ficamos em um quarto com capacidade para 4 pessoas, e do qual tinha uma mini quitinete. Nos hospedamos no Waikiki Beachside Hostel, um lugar simples, porém ficava bem próximo da praia, há apenas um quarteirão.

Praia em Waikiki

Vou descrever o que fiz durante os 6 dias que estive no Havaí,em Oahu. Para você montar um roteiro legal, aconselho a olhar bem o mapa da ilha e ver quais pontos turísticos e praias gostariam de conhecer. O que aconselho é separar cada dia para cada parte da ilha. Por exemplo, a ilha é dividida em parte norte, sul, leste e oeste. A ilha não é muito grande, em menos de 3 horas é possível fazer a volta por toda a ilha, porém não vale a pena fica se locomovendo da parte leste para a parte oeste, pois você vai perder muito tempo e se estiver de carro, gastar mais gasolina.

Primeiro dia:

Começamos o dia bem cedo iniciando com uma trilha em Manoa Falls (uns 17 min de Waikiki beach). Este passeio é de graça, pagamos apenas 5 dólares para o estacionamento :) . A trilha é fácil, uma caminhada em meio as raízes de árvores e com vários bambus. No final da trilha tem uma pequena cachoeira, com pouco volume de água. Obs: vai preparada para se sujar de “lama” se você estiver indo em Novembro por causa das chuvas, pois a trilha fica bem “lamenta”. Eu me senti dentro de uma floresta tropical havaiana, pude contemplar  o ar puro da natureza e ver vários pássaros. E para os apaixonados por filmes e series, foi gravado algumas cenas da série Lost e Jurassic park. Minha opinião sobre a trilha, eu adorei, cerca de 45 minutos ida e volta.

Ainda com energia, fomos explorar a cratera do vulção Diamond Head, que fica super próximo de Waikiki, menos de 15 minutos. Esta é uma trilha pavimentada que eu considero um pouco desafiadora, pois tem algumas escadas e você tem que passar por um túnel bem escuro, porém o visual de lá de cima é fantástico, vale a pena todo o esforço. Leve uma garrafinha com água para se hidratar, é bem quente e em alguns trechos não ha nenhuma sombra,, e use protetor solar. Como tínhamos feito uma trilha antes, em Manoa Falls, eu não recomendo fazer o que fizemos, pois foi bem cansativo fazer 2 trilhas no mesmo dia. Prepare-se para ter uma vista panorâmica de Waikiki e do oceano quando chegar no fim da trilha, é simplesmente de tirar o fôlego. Detalhe: demorei 30 minutos para chegar no topo da trilha.

De volta em Waikiki, antes de partimos para a nossa próxima parada, fomos alugar o nosso equipamento de “snorkel”,as nadadeiras e a mascára. Se você tem planos de nadar e ver os peixinhos, uma dica é alugar o equipamento para a semana toda, pois tem várias praias com águas bem claras que é possível fazer o snorkeling. O valor do aluguel para uma semana, é de 25 dólares, e eu recomendo o Snorkel Bob´s, que fica em Waikiki, clique aqui para entrar no site do lugar.

A nossa manhã rendeu bastante, conseguimos conhecer 2 lugares que ficam super próximos de Waikiki. Depois de 2 trilhas consecutivas, hora explorar as praias do Havaí na parte da tarde. Optamos em ir para Ko’Olina lagoons, uma praia super calma, que na verdade é uma lagoa em forma de concha, e com vários resorts de luxo nas suas proximidades. Na verdade, são quatro lagoas, uma região que tem até um resort da Disney, muito lindo o lugar, aconselho dá uma conferida, a praia em si é bem calma. É neste mesmo local onde se encontra Paradise Cove, o local onde fomos ver o famoso luau, que já falo um pouco à seguir. Pratiquei um pouco de snorkeling, pois por não ter ondas e com água super clara, é um lugar ideal para você ter sua primeira experiência. Eu nunca tinha feito snorkeling, e confesso que tive muita dificuldade para me acostumar com o equipamento. Vi poucos peixinhos, pois demorei bastante para conseguir respirar com aquele equipamento de snorkel, dentro da água.

Nossa próxima parada foi uma das praias das quais eu amei e super recomendo. Makaha fica na parte oeste da ilha, aproximadamente uns 25 minutos de Ko’Olina lagoons. Para quem quer ver um lindo por do sol, para mim foi um dos lugares do qual tive a vista mais linda. Esta praia não é uma das mais famosas, muitos turistas acabam não a incluindo no seu roteiro. Para quem for para lá, fique de olho no mapa, pois dependendo da localização que você estiver, você vai ter que fazer uma grande volta, por exemplo, de North Shore até lá, fica em torno de 1 hora. Antes mesmo de fazer meu roteiro, eu pesquisei todas essas localizações no google map para ver a duração e o tempo que ia gastar.

Depois do longo dia, cheio de aventuras, com direito a hiking e depois descanso na praia, de volta em Waikiki beach, fomos direto para o supermercado fazer nossas compras para a nossa alimentação (obs: como tínhamos quitinete no nosso quarto, optamos em fazer nossas refeições lá mesmo para economizar). Infelizmente o Havaí não é um lugar muito barato para o turista, alimentação lá custa muito caro. Comer fora todos os dias em restaurantes é para os que tem dinheiro rs, e até mesmo compras no mercado sai caro para o bolso do turista (os Havaianos têm descontos no mercado apresentando a carteira de identidade). O lugar mais em conta para compras, e que eu amei, é no Wallmart . Lá você vai encontrar souvenirs e várias coisas para você levar de lembrança do Havaí. Eu fiquei apaixonada com a variedade de coisas do Havaí que tinha por lá, desde roupas até os chinelos fofos :) E para fechar a noite, voltamos para o hostel e preparamos nossa janta lá mesmo, coisa simples, mas como já mencionei, comer fora todos os dias é para os “ricos” rs.

Segundo dia: 

Um dos dias mais divertidos no Havaí, esse dia rendeu, pois tínhamos como programação ir para o Luau durante a noite. Começamos nosso dia acordando bem cedo para aproveitar cada segundo. A nossa manhã foi dedicada a uma das praias mais bonitas em Oahu na minha opinião, Hanauma Bay que fica na parte Sul. Esta praia é uma das melhores para fazer snorkeling (mergulho), e uma dica é chegar bem cedo, pois o estacionamento de lá fica lotado facilmente, e você pode correr o risco de não adquirir sua vaga dependendo do horário que chegar (obs: 1 dólar para estacionar). A praia é uma reserva ambiental maravilhosa, e você tem que pagar uma taxa de  $7.50 por pessoa para entrar no lugar. Antes de você ter acesso a praia, você tem que assistir a um vídeo obrigatório de aproximadamente uns 8 minutos que conta um pouco sobre a história da praia e algumas regras a serem cumpridas. Depois do vídeo, você terá acesso ao um paraíso, e lembre-se, caso você tenha planos de voltar na praia um outro dia, deixe o seu nome na lista e guarde o seu ticket, pois você não precisa assistir o vídeo novamente e esperar na longa fila. Se prepare para tirar várias fotos, e ter um dos mergulhos mais incríveis no meio de corais e de peixinhos de várias espécies (obs: tome cuidado para não pisar nos corais, pois além de machucar seus pés, você também estará prejudicando-os)

peixinhos por todas as partes

Ficamos umas 2 horas aproveitando a praia de Hanauma Bay, porém eu recomendo ficar mais tempo que isso, pois o lugar é incrível. Depois seguimos para a parte leste, em uma rodovia da qual você vai querer parar em vários pontos para fotografar a bela paisagem. Um dos lugares que paramos foi em Halona Blowhole lookout, uma praia formada por pedras vulcânicas, onde a água bate nas pedras e faz esguichos, como a água subindo por um buraco (nem sempre é possível ver isso, tudo vai depender da maré do mar). Além da bela vista panorâmica, se você tiver um tempinho, você pode descer até a prainha pelo meio das pedras.

Seguindo a rodovia, paramos em um outro local perfeito para fotos, Makapu’u lookout. O lugar é lindo, com belas vistas para o oceano. E se você tiver tempo (não tivemos), eu recomendo fazer a trilha que te levará até Makapu’u Lighthouse (um farol lindo).

Seguimos para a próxima praia. Lanikai, a praia que para muitas pessoas é considerada a mais bonita de Oahu, e que eu concordo, aliás é lá que o presidente Obama costuma passar suas férias (lembrando que ele nasceu no Havaí). Para quem vai para lá, não deixe de parar na sua vizinha, a praia de Kailua, outro lugar fantastíco. Eu simplesmente amei nadar nas águas claras e calmas de Lanikai, parece que você está nadando em uma piscina de tão clara que é a água, me apaixonei <3 Obs: você consegue chegar a praia por ruelas, entre as casas dos moradores há entradas que dão acesso a esse paraíso.

Mergulhar nas águas da praia de Lanikai foi como um sonho, porém como tínhamos mais um próximo compromisso para fechar o dia com chave de ouro, voltamos para Waikiki em torno das 4 da tarde. Para quem vai para o Havaí, acho super válido ver um pouco sobre a cultura dos havaianos, e uma das coisas que é mundialmente conhecido e típico do Havaí, é  a famosa dança Hula. O Luau, é uma famosa festa Havaiana, que acontece na beira da praia, com shows de dança Hula, e muita comida típica havaiana. Um dos melhores lugares para ver o Luau, é no Polynesian Cultural Center, onde além do luau, há outras coisas para fazer durante o dia, como passeio de canoa, etc. Porém para ir para lá (que fica bem na parte norte de Oahu), é necessário você reservar o dia inteiro, e o valor do ingresso é um pouco caro, porém sei que vale a pena o investimento. Por este motivo, optamos em ver o luau em Paradise Cove (em Ko’olina lagoons), o lugar não é um dos mais famosos, porém eu gostei do show e do belo por do sol, acho que vale a pena. O valor que paguei foi $80,00, incluindo o jantar que era um buffet, e com direito a $20,00 para consumação. Eu recomendo comprar o seu ingresso com antecedência, você pode comprar diretamente pelo site do Paradise Cove.

Luau

Terceiro Dia:

Tínhamos programado de ir para North Shore neste dia, porém por causa da previsão de chuva em quase todas as partes da ilha, tivemos que mudar nossos planos. Ir para praia estava fora de cogitação, pois estava chovendo. Por isso, fomos para Honolulu conhecer um dos lugares que marcou a história dessa ilha, Pearl Habor. Para relembrar, para os que gostam de história, foi nesta base militar onde os japoneses atacaram os Estados Unidos na segunda guerra mundial. Eles bombardearam o lugar, onde foi atingido o navio USS Arizona, causando a morte de milhares de soldados americanos. Uma história muito triste, e claro que visitar Pearl Habor também será um momento de muita tristeza. Se você quiser conhecer o local, a atração é paga, porém você tem a chance de conseguir um ingresso gratuito, eles oferem 2000 tickets para as primeiras pessoas. Por esse motivo, tente chegar cedo para garantir seu ticket e economizar, e também tem um horário marcado para se chegar até o memorial que é feito uma travessia através de balsa (pela chuva e ventos, não pudemos ir até o memorial, eles cancelaram o nosso passeio). Além do USS Arizona Memorial,  há outras opções de tours e atrações (que são pagas), como memoriais, museus dentro de navios, submarinos e até mesmo aviões. Se você tem planos de fazer os tours oferecidos, é possível passar o dia todo lá. Obs: Não pode entrar com bolsas e sacolas, ou seja, se estiver de carro, deixe-os lá, caso contrário tem guarda volumes no local (3 dólares). Eu fiz um outro tour pelo navio USS Battleship Missouri.

Como o dia foi de chuva, não foi muito proveitoso. De volta em Waikiki, a noite fomos passear, e um lugar que eu super recomendo é Duke´s Waikiki, um bar e restaurante na beira da praia. A vista do lugar é linda, e não deixe de tomar um drink, escolhi o famoso Mai Tai, bebida típica pelos havaianos.

Quarto dia:

Dia de ir conhecer o lugar favorito dos surfistas, North Shore, que fica na parte Norte da ilha e onde tem as praias com as ondas gigantes e mais famosas do mundo.  North Shore fica em torno de 1 hora de Waikiki, opte em ir bem cedo, e vai preparado para pegar trânsito, a rodovia tem apenas uma via. Se você for de carro, coloque a cidade Haleiwa no gps para seguir até este lugar lindo. Há vários locais para você conhecer durante este dia, por isso vá bem cedo para aproveitar. Haleiwa é o primeiro lugar que você pode parar se quiser conhecer o centrinho da cidade (não fizemos isso, mas se você quiser comer ou comprar alguma coisa, é uma boa opção), há vários trailers com várias opções de comida, como camarão, etc. Ah, esqueci de mencionar no início do post, para os que gostam de açaí, você poderá encontrar vários lugares na ilha que vendem essa delícia, eu encontrei um trailer durante nosso percurso, e amei.

A primeira praia para você parar, será Turtle Beach ou Laniakea beach como também é conhecida. A praia é famosa por suas tartarugas, que costumam descansar na areia. Infelizmente, como o dia não estava muito ensolarado, elas não estavam na areia, porém eu conseguir avistá-las dentro da água (tive que atravessar as pedras que tem na praia para conseguir vê-las).

Segunda parada, Waimea Falls, que na verdade é uma cachoeira. Para se chegar até a cachoeira, é preciso fazer uma caminhada na trilha pavimentada, algo rápido e super fácil. Para as pessoas que amam o contato com a natureza, não deixe de conhecer este lugar, eu amei. Para conhecer a cachoeira, tem que pagar o valor de aproximadamente 14 dólares. Quando você chega a cachoeira, é possível entrar na água e dá um mergulho, você tem que usar salva vidas, pois é bem fundo. Eu adorei, com exceção da água que estava super gelada.

Segunda praia, foi Shark´s Cove, um lugar perfeito para você ver peixinhos de várias espécies e fazer snorkeling. Eu adorei mergulhar neste lugar, porém como o mar estava agitado, acabei me machucando, pois tem muitas pedras no local, o que pode ser um pouco perigoso a pratica do snorkeling se tiver muitas ondas.

Terceira praia, a famosa e queridinha pelos surfistas. Banzai Pipeline ou apenas conhecida como Pipeline é a praia com as ondas mais altas, onde acontece campeonato de surf todos os anos. Mas se você quer ver essas gigantes, a pipeline (nome que foi dado para essa onda gigante), só acontece durante o inverno. Eu fui durante o inverno, em Novembro, e era exatamente nesta semana, que estava acontecendo o campeonato de surf, aquele que o brasileiro Medina foi campeão. Como o mar está violento, não é aconselhável entrar na água, a não ser que você seja um surfista profissional. É sensacional ver a variedade de surfistas de todas as partes do mundo por lá.

As ondas gigantes em Banzai Pipeline

Seguimos para a próxima praia, Sunset Beach, onde estava acontecendo o campeonato de surf. Essa praia é uma das mais famosas para se ver o por do sol. Assistir o campeonato foi fantástico, as ondas realmente são de “arrepiar”, e o por do sol é lindo.

Depois do por do sol, fomos a um trailer brasileiro na praia de Pipeline. Para mim, foi uma alegria ver que no Havaí foi possível encontrar comida brasileira. Você vai encontrar coxinha, pastel, guaraná, etc. E o trailer é bem procurado pelos surfistas e turistas que passam pelo local. Não deixem de dá uma conferida.

Quinto dia:

Para os apaixonados por filmes e por series, tem um lugar em Oahu do qual foram gravados vários filmes. Kualoa Ranch fica no leste da ilha (aproximadamente 1 hora de Waikiki), e um lugar onde eles oferecem vários tours, como passeios de quadriciclos ou até de barco. Só para mencionar alguns filmes que já foram gravados lá: Como se fosse a primeira vez, Jurassic Park, a serie Lost e Pearl Habor, entre outros. Escolhi o tour no qual passa pelo cenário onde foram gravados os filmes. O tour demorou um pouco mais de 1 hora, o passeio foi feito de ônibus. A paisagem dessa parte da ilha é simplesmente linda :)

Como Kualoa Ranch fica na parte leste, na volta, como era caminho, paramos novamente em Lanikai, pois essa é uma praia perfeita para você relaxar. Ficamos pelo menos umas 3 horas lá, afinal não iríamos voltar mais para lá, pois era nosso penúltimo dia no Havaí.

Uma das entradas da praia Lanikai

Terminamos o dia com uma trilha, em Koko Head Trail. A trilha é bem desafiadora, pois ela é feita através de uma escada, com aproximadamente mil degraus. A vista de lá de cima, no final, é de tirar o fôlego, vale a pena todo o esforço.

Sexto dia:

Meu último dia no paraíso, dia de se despedir do Havaí. Meu voo era só a noite, reservei o último dia para explorar a praia mais badalada do Havaí, Waikiki. Aproveite para passear pelo calcadão da praia, e ver a estátua do Duke, que simboliza o pai do surf. Bem na frente da estátua do Duke acontece o show de Hula gratuito (dança), todas as terças, quintas e sextas. Waikiki não é uma das praias mais mais bonitas do Havaí, mas ela é perfeita se você está procurando fazer compras, sem contar nos restaurantes e bares. E para quem quer aproveitar a praia, você tem a opção de surfar dependendo do dia (tem dias que as ondas não estão tão boas para surf), as ondas de Waikiki são super leves comparando com North Shore rs. Outra opção para se divertir é fazer stand up paddle.

Espero que vocês tenham gostado do meu roteiro. Lembrando que tem outras praias que deixei de conhecer por falta de tempo :( E se você tem planos de conhecer o Havaí, tenho certeza que vocês vão amar. E lembre-se que o Havaí não é composto apenas de praias, tem muita opções de hiking para fazer por lá, um momento para você curtir a natureza. Se vocês tiverem qualquer dúvida sobre dicas ou sobre alguma coisa que mencionei no meu post, por favor deixem um comentário, ficarei super feliz em responde-lo.

Mahalo <3




This post first appeared on Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Havaí: O que fazer em 6 dias em Oahu.

×

Subscribe to Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×