Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que fazer na Guarda do Embaú

Quer saber o que fazer na Guarda do Embaú? Antes de mais nada, a região situada a 50 quilômetros de Florianópolis, a Guarda do Embaú é uma vila de pescadores. Além disso, faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, sendo uma vila preservada.  

De acordo com as lendas locais, há muitos anos, essa Praia do litoral catarinense recebia frequentemente piratas. Esses piratas, com medo de perderem seus tesouros, os enterravam na areia em baús, daí surgiu o nome: Guarda do Embaú. 

Atualmente, a região é dominada por pescadores, surfistas e artesãos, trazendo uma vibe tranquila para o destino. Entre os passeios na Guarda do Embaú, há praias e muitas trilhas para se aventurar.

Já em relação às hospedagens, a Guarda do Embaú possui pousadas luxuosas e acomodações super rústicas, bem como campings para os que querem um maior contato com a natureza.

Então, continue a leitura para saber o que fazer na Guarda do Embaú.

Curte uma roadtrip? Dessa forma, que tal fazer uma viagem de carro e conhecer os melhores destinos da região Sul.

Motivos para visitar a Guarda do Embaú SC

Primeiramente, saiba que a Guarda do Embaú é uma região mais tranquila, que não conta com muita badalação. Isso significa que o objetivo do lugar é justamente seguir o ritmo tranquilo e curtir a natureza.

Sendo assim, se você ama passar horas com pé na areia ou no mar esse é o seu lugar ideal. Uma vez que você vai poder curtir, a belíssima praia Guarda do Embaú, mas também outras praias que ficam próximas, com águas cristalinas e paisagens únicas.

Por fim, essa vila de pescadores, que foi alçada à point de surfistas, é um paraíso para quem busca pegar boas ondas.

Bem como, quem deseja se aventurar não vai se decepcionar. Isso porque existem diversas trilhas na Guarda do Embaú, e até mesmo a oportunidade de acampar em um vale com uma vista de tirar o fôlego.

Onde fica localizada a Guarda do Embaú SC?

Mais uma informação importante é que a Guarda do Embaú Palhoça fica localizada no litoral de Santa Catarina. Mais especificamente na divisa entre os municípios de Palhoça e Paulo Lopes, sendo um local de fácil acesso para diversas cidades. 

Como referência, saiba que ela está distante cerca de 50 km de Florianópolis ou de 80 km de Balneário Camboriú. 

Hospedagens na Guarda do Embaú SC

Quer saber onde ficar na Guarda do Embaú? Pois saiba que esse não vai ser um problema. Pois há várias pousadas e, até mesmo, casas de temporada, disponíveis para viajantes que querem mais espaço ou privacidade, em sites como Booking

Uma vez que a região é relativamente pequena, a maioria das acomodações ficam próximas da praia e do centrinho, onde ficam os principais bares e restaurantes. 

Então, confira agora quais são algumas das melhores pousadas na Guarda do Embaú e faça a sua reserva!

  • Pousadas próximas da praia: Pousada da Bila, Pousada Raízes da Guarda, Pousada Madre Guarda e Stolz Chalés
  • Centrinho: Pousada Doce Mar, Pousada Capricórnio e Pousada Xaxá
  • Pousadas baratas: Pousada Vila Piola, Pousada da Guarda e Pousada Figueira
  • Casas de temporada: Casinha RDS, Moradas da Lu e Casa da Márcia

O que fazer na Guarda do Embaú: principais atrações

Como já mencionamos, as alternativas de atrações na região são perfeitas para quem busca curtir dias de paz em meio a natureza.

Assim, para poder montar seu roteiro, confira os melhores passeios da Guarda do Embaú:

Vai viajar de carro pela região sul do país? Descubra os melhores Hotéis em Florianópolis

1. Praia da Guarda

Por ser a principal praia da vila, ela deve estar no topo da sua lista do que fazer na Guarda do Embaú. Isso porque ela tem uma faixa de areia larga e vários quiosques que vendem comida e também alugam barracas.

Além disso, a região é bastante frequentada por surfistas, devido suas ondas propícias para a prática de esportes. Porém, em alguns pontos, o mar é mais calmo e perfeito para banho.

Outro ponto é que para chegar até lá você precisa ir até a beira do Rio da Madre, para pegar um barquinho, que custa cerca de R$4,00 o trecho.

2. Trilha da Pedra do Urubu

Já a Pedra do Urubu é uma das trilhas mais famosas na Guarda do Embaú. Ainda que seja bastante íngreme, é de nível fácil e pode ser feita até mesmo por crianças.

O acesso a trilha é pela praia da Guarda do Embaú e todo caminho é muito sinalizado. No final da trilha, você encontra uma vista linda das praias da região que faz a experiência valer a pena.

3. Trilha do Vale do Utopia

Caso você goste de acampar, fazer a Trilha do Vale do Utopia precisa estar em seu planejamento. 

Afinal, situado entre a Praia da Pinheira e a Praia da Guarda do Embaú, trata-se de um vale lindo, que abriga animais (como vacas) e possui uma vista fantástica das praias da região.

Em suma, existem duas trilhas para chegar até o local. Sendo uma saindo da Praia da Guarda do Embaú, que pode ser realizada em 1h30min, e outra da Praia da Pinheira, que é mais leve e dura cerca de 30 minutos. 

Mesmo que a trilha da Guarda do Embaú seja mais longa, ela pode valer mais a pena, pois a paisagem é exuberante.

Ao chegar no Vale do Utopia, além de apreciar a paisagem , você consegue montar acampamento. Por sua vez, essa é uma experiência que recomendamos para quem busca acordar com um nascer do sol deslumbrante. 

De maneira geral, o camping é bem rústico, não oferecendo luxo. Uma vez que existe apenas um banheiro para uso coletivo, com dois chuveiros com água fria, e muito espaço para você montar sua barraca. 

Por fim, não é necessário agendar com antecedência. Basta falar com o proprietário Sr. Mema, que sempre está por perto para verificar se alguém deseja acampar. Já o valor fica em cerca de R$25,00. Ou seja, basta pagar a sua taxa e escolher um cantinho para se acomodar.

4. Assistir o pôr do sol na Praia do Guarda do Embaú

Mais uma boa dica é reservar ao menos uma tarde para assistir ao pôr do sol na praia. 

Lembrando que ele se põe na direção do Rio da Madre e costuma ter vários tons de laranja, amarelo e vermelho. Sendo assim, é um dos pôr do sol mais lindos que você irá presenciar.

5. Praia da Barra do Rio da Madre

Outra ideia de passeio, localizada ao lado esquerdo da foz do rio, a Praia da Barra tem o encontro do mar com o rio, o que torna o cenário lindíssimo. 

Assim, para acessá-la, você precisa fazer uma trilha rapidinha e fácil, através da Prainha. Ao chegar, é possível passear de barco, andar de caiaque ou então apenas relaxar e nadar nas águas calmas do rio. 

6. Praia do Ferrugem

Além disso, dá para incluir, dentro do seu planejamento de o que fazer na Guarda do Embaú, uma ida à Praia da Ferrugem, que fica localizada em Garopaba, cidade vizinha a somente 30 minutos. As águas dessa praia são um pouco mais agitadas (ótimas para surfistas), mas com certeza vale a visita.

7. Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Por sua vez, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de proteção integral do estado de Santa Catarina. Isso porque ele ocupa cerca de 1% do território do estado, presente em 8 municípios. Entre eles estão Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Martinho, Imaruí,  São Bonifácio, Paulo Lopes e Garopaba.

Bem como o local possui nada mais, nada menos que 88 mil hectares de um recanto perfeito. Dessa maneira, dá para fazer rafting, percorrer trilhas, observar a paisagem em mirantes e também os animais. 

8. Passear pelo Centrinho da cidade

Essa é uma atração que não pode ficar de fora do seu planejamento. Pois no Centrinho de Guarda do Embaú, existem diversas lojinhas de artesanato e bares. Isso significa que vale a pena passar lá para comprar lembrancinhas ou apenas conhecer o local.

9. Cachoeira do Jarrão – Cambirela

Localizada a cerca de 30 minutos de Guarda do Embaú, a Cachoeira do Cambirela, também chamada de Cachoeira do Jarrão, é um passeio maravilhoso. Uma vez que possui águas cristalinas para você conseguir se refrescar sem recorrer ao agito do mar.

Para conseguir chegar, basta ir pela BR-101. A partir do Posto Cambirela, você deve fazer uma caminhada de cerca de 3,5 km. Nesse trajeto, já existem alguns pontos nos quais é possível tomar banho.

Por fim, nossa recomendação é que você leve lanches e bebidas, além de repelente, já que há muitos mosquitos.

10. Praia do Rosa

Outra atração próxima para incluir na lista de o que fazer na Guarda do Embaú, é a famosa Praia do Rosa. Ela fica a 50 minutos de carro, um paraíso entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico.

Ainda que muitos viajantes façam apenas um rápido bate volta para aproveitar a vibe rústica do lugar e os restaurantes, como o Refúgio do Pescador, que possui pratos frescos inspirados na culinária mediterrânea, recomendamos reservar uma noite em uma das pousadas da região.

Dessa maneira, você curte a vida noturna do lugar, que é muito legal. Entre as opções estão a Pousada Morro do Rosa e a Pousada Cacau.

O que fazer na Guarda do Embaú durante a noite?

11. Participar de um luau na praia

Já pensou em fazer um luau na praia? Caso você viaje sozinho ou acompanhado, prepare uma cesta com comidinhas, bebida gelada e também uma toalha, e curta alguns momentos só escutando o som do mar. 

Definitivamente, esse será um dos destaques principais da sua viagem.

12. Visite os bares e restaurantes locais

Mais uma das nossas dicas é que você conheça os bares e restaurantes do centrinho da vila. Uma vez que são várias opções e sempre em um clima bem praieiro, incluindo shows de música ao vivo, por exemplo o Bar Del Mar.

13. Curtir a noite na pousada ou hotel

Saiba ainda que a maior parte das pousadas e hotéis na Praia da Guarda do Embaú possuem churrasqueira, lounge, bares ou até  mesmo restaurantes. Por isso, vale a pena comprar bebidas e passar uma noite mais tranquila, curtindo um pouco a pousada na qual você se hospedou.

Uma ótima alternativa é a Pousada Guarda Beach House que tem um agradável lounge com churrasqueira e piscina ao ar livre, além de bar, no qual são servidos drinks deliciosos. 

Mais um espaço maravilhoso é o Zululand Bangalô, que também apresenta piscina e churrasqueira para você curtir. Além de uma cozinha compartilhada, para quem deseja preparar o próprio jantar.

O que fazer na Guarda do Embaú quando chove?

14. Comer em restaurante com vista para o mar

Claro que também temos indicações do que fazer na Guarda do Embaú em dias de chuva. Por exemplo, você pode almoçar em um restaurante que tenha vista para o mar. Essa é uma maneira de realizar um almoço mais longo, experimentando diversas delícias. 

Assim, uma sugestão é o Restaurante Guardião do Embaú, que serve um camarão à milanesa muito recomendado.

15. Visitar a Praia da Pinheira

Em suma, visitar a Praia da Pinheira, que fica a apenas 15 minutos da Guarda do Embaú, é um programa muito mais interessante em dias com sol. 

No entanto, esse também é um bom passeio em um dia de chuva. Isso porque a região é um pouco maior, com diversas opções de lojas e restaurantes. Por exemplo, o Restaurante Cozinha da Mamma II, que tem no seu cardápio frutos do mar e massas que você pode experimentar aproveitando a vista da praia.

16. Fazer trilha na chuva

Já caso a chuva esteja mais levinha, escolha uma trilha fácil e menos íngreme para fazer, como a Trilha da Pedra de Cima ou Trilha da Prainha. 

Porém, tome cuidado. Uma vez que para esse tipo de passeio não é recomendado ir sozinho ou caso a chuva esteja acompanhada de raios e trovões. 

17. Shoppings

Ao planejar o que fazer na Guarda do Embaú em dias de chuva, talvez a melhor opção seja passar em alguns dos shoppings mais próximos. Dessa maneira, você pode comprar algumas lembranças ou experimentar diversos restaurantes. Entre as opções, temos:

  • Shopping Camelão Palhoça (40 minutos de Guarda do Embaú): simples com lojas de roupas, eletrônicos, bem como cafeterias, lanchonetes e docerias. 
  • Shopping ViaCatarina (35 minutos de Guarda do Embaú): opção mais completa que, além das lojas e restaurantes, tem um cinema para aproveitar em um dia de chuva.

18. Jogar ou ler

Por fim, nossa última dica é que você viaje com a mala preparada. Ou seja, leve baralho, dominó, jogos de tabuleiro e também livros. Assim, se cair uma chuva torrencial, você não irá ficar enteado, sem ter o que fazer na sua pousada.

Opções de onde comer em Guarda do Embaú

Para terminar nossas dicas, não podia faltar as melhores opções de restaurantes. Confira:

Restaurante Big Bamboo

Primeiramente, temos a dica do famoso Restaurante Big Bamboo, que possui pratos muito bem servidos, como o camarão ao molho 4 queijos. Além de música ao vivo para acompanhar.

Conheça o Restaurante Guardião

Contando com o melhor custo x benefício de toda a cidade, o Restaurante Guardião fica localizado muito próximo à praia e tem como carro chefe o peixe frito com molho de camarão.

Los Fricks

Agora temos uma opção de restaurante baseado na culinária mexicana, o Los Fricks merece o posto de um dos melhores restaurantes na Guarda do Embaú. Portanto, para acompanhar um dos maravilhosos combos da casa, peça também um drink feito à base de tequila.

Restaurante Guarda Gosto

Essa é uma dica para quem deseja aproveitar a  vista maravilhosa do Rio Madre que esse restaurante oferece. Afinal, isso só torna a experiência ainda mais gostosa. Nesse caso, peça uma das opções de pizzas e reserve um espaço para comer sobremesa.

Café Buteco

Por fim, outra indicação maravilhosa entre os restaurantes da Guarda do Emba. Esse café dispõe de diversos tipos diferentes de chopp e petiscos deliciosos. Além disso, sua decoração é vintage e muito convidativa.

Então, o que achou sobre o que fazer na Guarda do Embaú? Deixe nos comentários.

The post O que fazer na Guarda do Embaú appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

O que fazer na Guarda do Embaú

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×