Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cumuruxatiba Bahia

Antes de tudo, você já ouviu falar nessa vila de nome difícil, mas que reserva surpresas indescritíveis? Cumuruxatiba é um paraíso localizado na Bahia, no nordeste do Brasil. Se você está precisando de sossego e descanso esse é o lugar ideal. 

Afinal, o tempo passa diferente nesta vila, e longe da correria das cidades, nas sombras dos coqueiros, ouvindo o som do mar e do vento você irá, sem dúvida, encontrar a paz. 

Além disso, vai viajar também pela capital baiana? Leia mais sobre Salvador:

As 8 melhores praias em Salvador

Onde ficar: Salvador

・O que fazer no Pelourinho.

・10 atrações gratuitas em Salvador.

Por que viajar para Cumuruxatiba Bahia?

Primeiramente, a beleza deslumbrante das praias que estão presentes nesse local já seria motivo suficiente para a sua viagem, além de não ser um destino muito famoso, o que garante uma experiência praticamente de viagem particular. No entanto, não faltam atrações e boas razões para te levar ao extremo sul da Bahia. A tranquilidade e o sossego que esta vila representa são admiráveis e desejáveis por todos. Da mesma maneira, por lá você irá encontrar inúmeras praias desertas, falésias, coqueiros, rios, paisagens de tirar o fôlego, e um mar paradisíaco. Cumuruxatiba é, portanto, aquele destino de férias que te faz desejar não retornar mais para casa. 

Como encontrar esse paraíso na terra?

Cumuruxatiba é uma vila localizada no extremo sul do litoral baiano, na Costa das Baleias. A vila que é vizinha de Caraíva e Trancoso se diferencia desses locais pois não é um destino glamouroso nem popular. A simplicidade, o sossego e a natureza virgem são as características que marcam este destino.

Portanto, naturalmente, o acesso a Cumuruxatiba Bahia não é um dos mais fáceis. O aeroporto mais próximo da vila fica em Teixeira de Freitas, e apenas a Azul realiza vôos para este destino. O trajeto dura cerca de 4 horas, saindo das capitais Rio de Janeiro, e São Paulo.

Porém, a viagem não se encerra com o desembarque no Nordeste. A partir de Teixeira de Freitas é preciso seguir viagem de carro por mais duas horas pela estrada BA290, e depois seguir pela BA001 em Alcobaça, sentido Prado. 

Todavia, se você optar por viajar de carro desde a região sudeste, você levará cerca de quinze horas viajando se considerarmos a cidade de saída sendo o Rio de Janeiro, e percorrerá mais 1000 km. Nesse sentido, deverá seguir pela BR 116, pelo interior, ou pela BR 101, pelo litoral.

Contudo, independente do seu local de origem, é mais indicado fazer esta viagem em pelo menos dois dias, e ir revezando os motoristas durante o percurso. Além disso, prepare o máximo de distrações, como boa música, podcasts, leituras, e abasteça seu carro com snacks, água, e tudo o mais que necessitar, afinal, será uma longa jornada. 

Do mesmo modo, é possível ainda realizar esta viagem de ônibus, porém será necessário fazer algumas baldeaões. No caso de quem sai do Rio de Janeiro, deverá seguir até Itamaraju, e de lá para Cumuruxatiba. Dessa forma, o trajeto levará cerca de 20 horas. Porém, saindo de São Paulo a viagem pode levar ainda dez horas a mais. 

Chegou no paraíso? Conheça as melhores opções de hospedagem.

No que tange as opções de hospedagem, Cumuruxatiba é bastante democrática. Por lá você irá encontrar ótimas opções de pousadas, desde as mais simples, a outras mais sofisticadas. É possível também acampar na beira da praia, além da possibilidade de alugar casas por temporada, e há até opções para os que preferem as viagens de luxo.

Portanto, dentre as possibilidades que cabem no seu orçamento para esta viagem, escolha a melhor. Afinal, para relaxar e desfrutar ao máximo desse descanso, é preciso estar confortável com o local escolhido para passar os seus dias.

Seguem abaixo algumas opções para facilitar a sua escolha de hospedagem em Cumuruxatiba Bahia:

Pousada da Areia Preta

Atualmente esta é a melhor opção de pousada pelo custo benefício, pois fica localizada na praia principal, a Praia do centro, e dista poucos metros dos bares e restaurantes mais importantes da região. Além disso, o ambiente é super aconchegante, com um ar rústico chic, e ainda é pet friendly. Portanto, é a pousada ideal para quem deseja acordar com os pés na areia todos os dias.

Pousada Ingá

Por outro lado, se você está buscando uma experiência de viagem mais tranquila e isolada essa é a melhor opção de pousada para você, pois está situada na praia do Rio do Peixe. O local é um pouco mais afastado, e é possível que você se sinta numa praia deserta, e estará rodeado por uma natureza exuberante. 

Além disso, é possível ainda escolher algumas casas para alugar por temporada se você estiver viajando com um grande grupo de amigos ou família. Em geral, esses locais possuem boas estruturas com piscinas, churrasqueiras, gramados e até mesmo ar condicionado nos quartos. Portanto, vale pesquisar diferentes locais com base no número de pessoas na viagem, e na estrutura necessária, bem como pela localização.  Da mesma maneira, o valor da hospedagem irá variar de acordo com esses elementos.

Camping Aldeia da Lua

Do mesma modo, para os que desejam economizar ou querem ter uma experiência mais simples, é possível optar pela hospedagem em campings. O camping Aldeia da Lua é uma boa opção para hospedagem, visto que possui uma boa estrutura, com banheiros e cozinha, e está localizado na beira da praia.

Qual a melhor época para visitar o paraíso?

Embora durante o verão a vila costume estar mais cheia, dificilmente você irá encontrar as praias lotadas ou festas muito agitadas. Afinal, este destino é caracterizado pelo pé na areia e muita tranquilidade. Porém, de dezembro a fevereiro encontramos nas praias uma melhor infraestrutura, pois algumas barraquinhas e restaurantes só funcionam nesta época do ano. 

Além dos períodos de festa de fim de ano e carnaval, muitos turistas optam por conhecer o local durante a temporada das baleias, que vai de julho a outubro. Por isso, se você deseja ver esses animais de perto, marque a sua viagem para este período e se prepare para um passeio de barco inesquecível. Todavia, nas outras épocas do ano, a vida segue pacata e sem muito agito na vila.

Quantos dias devo reservar para desfrutar Cumuruxatiba?

Embora seja possível conhecer os pontos principais da vila em até 3 dias, se você deseja realmente descansar e aproveitar a atmosfera de tranquilidade deste local, te sugiro passar algumas semanas neste paraíso. Dessa maneira, é possível até mesmo aproveitar as férias inteiras nesse local.

Quais as melhores atrações de Cumuruxatiba?

dDe antemão, as praias são, sem dúvida, a melhor programação em Cumuruxatiba. São inúmeros trechos de areia, deslumbrantes, esperando para serem explorados por você. Porém, você pode ainda ampliar o seu roteiro de viagem fazendo um passeio de barco até Corumbau, ou mergulhando em abrolhos, há ainda a possibilidade de fazer uma trilha até o Monte Pascoal.

As praias mais lindas de Cumuru

Praia do centro

Esta que é a praia mais badalada da região, é também conhecida como a praia do Píer. Dessa forma, por lá você irá encontrar diversos quiosques, bares, restaurantes, lojinhas, e o píer abandonado, que é o cartão postal do lugar. Já que o mar nesta praia costuma ser mais calmo, é um ótimo passeio para quem gosta de passar longas horas dentro da água. Por isso também é a praia perfeita para levar as crianças. Da mesma maneira, o local possui ainda uma extensa faixa de areia que é perfeita para os amantes da caminhada.

Praia do Moreira

À primeira vista, essa é daquelas praias que parecem ter sido tiradas diretamente de uma cena cinematográfica. Nesta praia selvagem não há nada além de coqueiros, e amendoeiras. A água é calma e quente, e você não encontrará nenhum quiosque ou ambulante no local. Por isso, prepare o seu passeio, levando água e alimentos suficientes para desfrutar o dia. 

Praia de Imbassuaba

Esta praia localizada em Cumuruxatiba na Bahia é uma praia deserta, que só pode ser acessada após vinte minutos de caminhada desde a praia do Moreira, ou através de uma propriedade rural de frente para a praia. Porém, há placa indicativa e algumas poucas vagas para estacionar do lado de fora do portão. 

Barra do Cahy

Se você adora tomar banho de água doce, essa é a praia perfeita para você. Além de possuir uma das paisagens mais lindas, composta pelas falésias e coqueiros, o belíssimo encontro entre o mar e o rio Cahy torna este local ainda mais especial.

Embora na alta temporada possamos encontrar a barraquinha de um pescador que serve peixe, cerveja e outras opções de quitutes, não há muitas outras como esta. Além disso, é possível também as vezes encontrar um barco para conhecer o Rio, e explorar o mangue e as paisagens desta região.

Da mesma forma, há um restaurante nesta praia, chamado de Restaurante da Glória que parece ficar aberto o ano inteiro, mas talvez seja mais seguro confirmar durante a baixa temporada.

Por fim, há alguns historiadores que acreditam que foi nesta praia que os portugueses chegaram ao Brasil, devido a localização em frente ao monte Pascal. Por isso, a praia ganhou a fama de ser a primeira praia do Brasil.

Corumbau

Apesar de esta praia distar de todas as outras, e possuir um acesso um pouco mais difícil – 1h 30 por via terrestre e 2h 30 de barco, vale a pena fazer este deslocamento para conhecê-la. Afinal, a beleza desta praia é indescritível, a areia é super branca, as águas são calmas, sem ondas, e o mar esverdeado, é o cenário perfeito para um delicioso mergulho. Além disso, por lá encontramos diversos restaurantes que tornam a experiência do passeio completa, bem como uma feira de artesanato indígena.

Praia Japara Grande

Já que esta é a primeira praia em Cumuru para quem está vindo de Prado, não deixe de fazer uma pausa para conhece-la. Afinal, a paisagem é muito bela, cheia de falésias, e um riacho de águas escuras que cai no mar. Embora haja um restaurante no local que funciona na alta temporada, nos outros meses você irá encontrar uma praia deserta, e muito tranquila. Porém, esteja atento ao banho de mar, pois esta praia possui uma forte correnteza. 

Outros passeios imperdíveis

Vá de bike até Corumbau

Antes de mais nada, para encarar este passeio é preciso que você goste de aventuras. Afinal, para ir de Cumuru até Corumbau de bicicleta leva cerca de três horas, e a travessia deve ser feita durante a maré baixa. Todo o trajeto é feito pela areia, portanto não deixe de checar com cuidado a tábua das marés para evitar ser surpreendido pela maré cheia.

Conheça o Monte Pascoal

Primeiramente, para que possa visitar esse local você deverá ir até Itamaraju. Pois lá está localizada a portaria do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, e é por lá que a trilha até o monte tem início. Este parque é também uma reserva indígena Pataxó, que conta com a exuberância da mata atlântica preservada, e a história e cultura riquíssimas desses povos. Não deixe de experimentar ter contato com toda essa diversidade.

Caraíva é logo ali.

Em primeiro lugar, você já deve ter ouvido falar em caraíva e no encanto que possui esta charmosa vila. Portanto, visto que Cumuru está próximo a este belo local, vale a pena visitar a região. Dessa maneira, você deverá ir até Corumbau, e de lá pegar uma balsa para atravessar o rio. A partir da outra margem, tome um bugre que leva cerca de vinte minutos até Caraíva. Desfrute de um dia por lá, as opções de restaurantes e bares são diversas, e a vista, bem como a energia do local é maravilhosa. Vale muito a pena fazer esse bate e volta.

Você vai viajar para o sul da Bahia? Não deixe de conhecer as belezas naturais encantadoras de Caraíva. Para garantir as melhores férias de suas vidas, separei as melhores dicas de Caraíva para vocês.

Experimente mergulhar em Abrolhos

Abrolhos é de fato um destino paradisíaco. Portanto, neste Parque Marinho nacional é possível encontrar uma variedade enorme de corais, peixes, moluscos, esponjas, tartarugas, um mundo riquíssimo de belezas naturais que está localizado debaixo d’água a espera da sua apreciação através de um mergulho. Além disso, a região também é famosa pela presença das baleias jubarte que visitam Abrolhos para procriarem de julho a novembro. Contudo, o ideal é que você passe uma noite em Caravelas, pois este passeio tem início as seis horas da manhã, e leva cerca de 3hrs até 5hrs dependendo do tipo de embarcação. Da mesma forma o mergulho pode ser feito de cilindro ou snorkel.

Veja o sol nascer dançando

Se você gosta de forró, não vão faltar opções noturnas em Cumuruxatiba para sua diversão. Afinal, este é o som que embala as noites dançantes nos quiosques da praia, e vai até o sol nascer. Porém, é possível que em outros dias da semana ritmos como samba, eletrônico e reggae também tenham lugar. Logo, para saber a programação completa é só perguntar para os moradores locais.

Ih, choveu, o que fazer?

Embora as principais atrações no local envolvam praia, e naturalmente um belo sol torna a sua experiência na vila ainda mais especial, mesmo com a chuva é possível se divertir nesse paraíso. Diante disso, aproveite para almoçar com tranquilidade uma moqueca baiana em um dos diversos restaurantes da praia. Da mesma forma, aproveite o conforto ou recursos que você encontra no hotel. Além disso, o clima chuvoso pode tornar o visual da Praia do Píer especial, que tal escolher um dos restaurantes da região e aproveitar a vista, apreciando o cair da tarde.

Dicas finais para uma viagem inesquecível

Em primeiro lugar, se você estiver viajando de carro, abasteça em Prado, pois não há postos de gasolina em Cumuruxatiba Bahia. Procure verificar sempre o horário das marés, isso fará toda a diferença no aproveitamento de muitos dos seus passeios. Além disso, tenha sempre um pouco de dinheiro em espécie. Ainda que a maior parte dos estabelecimentos aceitem cartões, sempre há pequenos armazéns, e artesãos que só aceitam dinheiro.

Da mesma forma, na hora de preparar a bagagem, retire todos os calçados, exceto os chinelos, pois é só deles que você precisará. Não esqueça de levar protetor solar, roupas leves e todos os utensílios que te ajudem a proteger do sol, como boné, chapéu, e óculos escuros. Vale a pena ter em mãos também um repelente e uma garrafinha para poder se hidratar com frequência. Por fim, mantenha suas baterias carregadas e espaço suficiente na memória dos seus aparelhos, pois serão incontáveis os cliques e registros nesse lugar paradisíaco. Aproveitem!

The post Cumuruxatiba Bahia appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

Cumuruxatiba Bahia

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×