Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lista com as melhores comidas de natal em diferentes países

Tags: natal peru ceia

Antes de mais nada, o Natal é sem dúvida uma das festas mais aguardadas e queridas por todas as famílias de todas as culturas do mundo. Afinal, é aquele momento em que nos reunimos com as pessoas que amamos e celebramos esse amor e união. Além da troca de presentes, a ceia Natalina com a sua variedade de sabores e alimentos é um dos momentos mais aguardados da noite.  No entanto, em cada região do globo diferentes costumes e tradições são observados nessa ocasião. Por isso, para saber mais sobre as melhores comidas de natal consumidas nos diferentes países leia este artigo até o final.

Comidas de Natal: tradições ao redor do mundo

Embora o Peru de Natal seja o prato mais tradicional das ceias natalinas desde o século XVI, e esteja presente na maior parte dos jantares de natal ao redor do mundo, mesmo o preparo e o acompanhamento deste prato possui imensas variações de acordo com cada diferente cultura. Além disso, diversas tradições específicas são vistas entre os distintos países espalhados pelo globo.

Dessa maneira, é possível encontrarmos pratos vegetarianos, churrascos ao ar livre, e outros diversos alimentos que parecem muito exóticos para o paladar dos brasileiros.

Por exemplo, você sabia que na república tcheca eles comem carpa com sala de batatas, e que na Polônia eles precisam ter pelo menos 12 pratos a mesa, enquanto que em Portugal não pode faltar o bacalhau na ceia? Não é a toa que algumas famílias brasileiras com influenciância portuguesa mantém esse costume.

Conheça as ceias tradicionais de Natal na Europa 

Alemanha

Do mesmo modo, a ceia natalina entre os alemães é marcada pela forte presença de proteína animal. Tradicionalmente servem carne de porco, ganso, veado e javali, além dos embutidos como chouriço e salsichas.

No entanto, acompanhando tais pratos muito estimados pelos carnívoros, eles servem também sopa de vegetais, receitas com batatas, repolho, cenoura, salsão.

Por fim, como sobremesa o famoso stollen alemão é o preferido para esta ocasião. Trata-se de um pão de frutas secas coberto com açúcar. Além disso, a ceia é acompanhada pelo gluhwein, uma bebida semelhante ao quentão de vinho, tão característico das nossas festas juninas.

Bulgária

Na Bulgária tradicionalmente é observado o jejum durante o período do natal, e por isso na véspera da ceia os búlgaros adotam um jantar vegetariano, composto por pratos como charutos de repolho, pimentões recheados, sopa picante de vegetais, entre outros.

Dinamarca

Em primeiro lugar, na Dinamarca a tradição da culinária natalina não está presente somente na ceia de natal. Dessa maneira, durante todo o mês de dezembro os dinamarqueses tradicionalmente comem porco assado com batatas e couve roxa.

Além desse prato, a sobremesa tradicional deste período é um arroz doce de amêndoas, que pode ainda ser servido com calda de cerejas. Da mesma forma, os biscoitos de gengibre ou baunilha também são marcantes durante essa época do ano.

Espanha

Não poderíamos deixar de mencionar as melhores comidas presentes na ceia de natal espanhola. Entre elas encontramos mariscos, peixes, carnes, embutidos, bolos de natal, torrone, marzipã e biscoitos. Similarmente, acompanhando esses alimentos deliciosos os espanhóis complementam a celebração brindando com Sidra ou Vinho Espumante.

França

Primeiramente, a gastronomia francesa já se destaca pela sua singularidade e sofisticação. Da mesma maneira, na ceia natalina os franceses também mantem esta característica.

Entre os pratos mais apreciados durante o Natal na França estão as ostras, salmão defumado, foie gras, peru, ou cabrito assado, além, é claro, de uma variedade incrível de queijos deliciosos.

Da mesma forma, no jantar francês de celebração da noite natalina o Bûche de Noël, que significa tronco de natal, é um espetáculo a parte. Esse é um rocambole de chocolate decorado como um tronco. Como se não bastassem esses pratos deliciosos, isso tudo é ainda acompanhado por um bom vinho para o deleite dos franceses.

Grécia

Na Grécia durante as ceias natalinas eles mantem a receita mais antiga da Península que é o cabrito com aipo. No entanto, a receita pode variar um pouco entre as diferentes regiões. Em Creta, por exemplo, o cabrito é cozido com folhas de limão, enquanto em Cefalônia é feito com couve-flor e repolho. Além desse, outro alimento simbólico desse período para os gregos é o pão de cereais decorado com uma cruz, que tem como simbologia a representação da benção de Jesus Cristo. 

Inglaterra

No território britânico o peru de Natal é de fato a estrela principal da ceia Natalina, no entanto o pudim de Natal – Christmas pudding, é também um dos protagonistas.  Similarmente. tal prato é também apreciado durante o Natal pelos Irlandeses.

Além disso, esse prato especial é usado como esconderijo para moedas e joias, e aqueles que encontram o pequeno tesouro podem fazer pedidos especiais. Da mesma forma, o Rum e o Brandy são os acompanhantes perfeitos para esta celebração inglesa.

Itália

Primordialmente, a Itália já é uma nação que se destaca pela gastronomia que atrai  apreciadores do mundo inteiro. No natal o apreço pelo alimento não poderia ser diferente.

Contudo, cada região da Itália possui suas receitas e especialidades, embora alguns pratos sejam comuns a todo o país. Por isso, tradicionalmente são encontrados nas ceias natalinas sopa de cappelletti, ou outros tipos de massas recheadas, além de cordeiro e berinjela à parmegiana. Similarmente, os frutos do mar, como bacalhau, anchovas, polvo, também são importantes pratos no cardápio italiano. Todavia, entre os doces mais queridos pelos italianos durante o Natal encontramos o panetone e o torrone.

Por fim, acompanhando essa variedade de pratos incríveis, na Itália eles brindam no Natal especialmente com vinho espumante.

Portugal

A culinária é sem dúvida uma das características marcantes da cultura portuguesa. Na ceia de natal o prato principal é naturalmente o Bacalhau da consoada – acompanhado por batatas, ovos e couve cozidos. No entanto, em geral também são encontrados peru assado e polvo. Além desses pratos deliciosos, as rabanadas também são queridas pelos portugueses, assim como são adoradas pelos brasileiros.

Leia também Quais são as comidas típicas de Portugal.

Rússia

Antes de mais nada, a Rússia se destaca entre as demais nações, pois celebra o Natal no dia 7 de janeiro, seguindo o calendário juliano.

Contudo, na ceia russa são servidos 12 pratos diferentes, representando os apóstolos, e nesta refeição não é servido nenhum tipo de carne. Por isso, os grãos, grutas e mel são os principais alimentos da cerimônia.

Dessa forma, no momento da ceia é servido o tradicional zakusi, que é um prato a base de peixe bem temperado e servido com molho, podendo ser feito com salmão, sardinha e caviar. Além disso, uma espécie de pudim doce feito com grãos de trigo e papoula, chamado de kutya, é também um dos primeiros pratos a serem servidos durante o natal dos russos.

Acompanhando esses pratos natalinos especiais, os russos naturalmente fazem seus brindes com Vodka. Da mesma forma, essas tradições de Natal estão também presentes na Ucrânia e na Lituânia.

Saiba mais sobre as ceias tradicionais de Natal ao redor do mundo

África do Sul

O Natal na áfrica do sul é celebrado a beira-mar ou ao menos ao ar livre. Dessa maneira, costumam servir na ocasião peru ou pato, acompanhado de molhos ou recheios com frutas, castanhas e especiarias.

Servem também carne de cordeiro, frango, arroz amarelo, rosbife e, o tradicional malva pudding de sobremesa, que é um bolo cremoso de geléia de damasco, com calda de caramelo e baunilha. Essa dá água na boca.

Argentina

Os argentinos, por outro lado, costumam optar pelo churrasco como alimento da sua ceia de Natal, visto que essa celebração se dá em uma época bem quente em seu território.

Por isso, os argentinos optam por alimentos mais frescos, como a salada Waldorf,  que é feita com maçãs verdes molho de iogurte e limão. Servem também o Pionono, um rocambole recheado e salgado, que também é servido frio.

Além desses, servem também a torre de panqueque, que é na realidade uma torre de panquecas intercaladas com o recheio salgado de presunto, tomate, maionese e alface, e em algumas ocasiões preparam ainda tomates recheados, e também o peru e porco assados.

Contudo, o prato principal do natal argentino é o vité toné, que é uma carne de vitela fatiada bem fina que é servida com molho de atum e alcaparras. Similarmente, na hora da sobremesa costumam optar pelo panetone e a clássica chocotorta argentina que é semelhante ao pavê brasileiro.

Por fim, os argentinos costumam preferir beber o Clericot durante essa celebração. Esse é em realidade uma mistura entre vinho branco, ou rosé e frutas cítricas, e garante ainda mais frescor a esta ceia.

Austrália

Primeiramente, como o Natal australiano ocorre durante as altas temperaturas do verão, a celebração costuma ocorrer na praia ou ao ar livre. Diante disso, servem churrascos de camarões, carne, frango ou peixe. Tais pratos são acompanhados por saladas refrescantes, molhos e frutas. Por fim, mas não menos importante, as sobremesas são o ponto alto do cardápio australiano. Embora uma das sobremesas preferidas pelos australianos seja o pudim de ameixa, no Natal é a Pavlova, um merengue gigante com frutas vermelhas que rouba a cena. Porém, os australianos também costumam comer sorvetes, e bolos leves, de massa folhada e com frutas.

Canadá

A ceia de natal canadense tem como prato principal o peru assado, mas em Quebec, por exemplo, eles também serve uma deliciosa torta de carne, com farofa de pão, tortinhas de manteiga e açúcar, além da torta de abóbora, e das casas de gingerbread, feitas com os biscoitos de gengibre, que servem inclusive como decoração. Além disso, costumam brindar com o eggnog, tal como os americanos.

Colômbia

Por outro lado, os colombianos possuem como prato tradicional para a ceia de natual o chamado natilla, que é um flan feito de leite e canela, servido com buñuelos, bolinhas de queijo, doces, fritas.

Costa Rica

Entre os moradores da Costa Rica, o pernil suíno assado, é o prato principal, e vem acompanhado por salasas coloridas e tamales (uma espécie de pamonha) recheado com carne de porco, tal prato possui algumas variações visto que é transmitido através das gerações familiares.

Estados Unidos

Diferentemente do costume brasileiro de se reunir na noite que antecede ao Natal, os americanos costumam se reunir apenas no dia 25 de dezembro, quando fazem um almoço especial.

Já pela manhã do dia 25 as crianças vestem roupas tradicionais, e começam a abrir seus presentes e se deliciar com os gingerbreads, os biscoitos de gengibre com formas natalinas, visto que o panetone não é muito presente na ceia do norte-americano.

No que se refere as comidas típicas de natal nos estados unidos, a variedade é grande especialmente devido a diferença do clima dentro do território americano.

Geralmente servem carne assada, como peru, ganso ou porco, acompanhados por molho de cranberry. Por outro lado, as sobremesas mais deliciosas são o pudim de natal, tortinhas recheadas com frutas secas, e a famosa torta de abóbora, e também de maçã. A

lém disso, alguns americanos optam por brindar com eggnog no natal, que é uma espécie de gemada que pode ser feita sem ou com álcool, e nesse caso é acompanhada por uma dose de whisky, rum ou conhaque.

Etiópia

Da mesma forma, na Etiópia um ensopado de frango e ovos cozidos é o principal prato natalino, e é acompanhado por grandes crepes de farinha fermentada que as pessoas usam para pegar a própria comida.

Fiji

Em Fiji, o prato típico da ceia de natal é preparado em um forno improvisado no chão, o chamado lovo. Para a ocasião do Natal são preparados franco recheado, carne de porco, ou peixe embrulhado na folha de bananeira.

Gana

Em gana, são servidos mingau de milho, quiabo cozido e o fufu, que é uma massa feita de inhame, mandioca, banana ou milho, e são acompanhados por um caldo de carne ou peixe. Além disso, o fufu é um prato típico não apenas de Gana mas também de outros países africanos.

Groelândia

A ceia de natal na Groelândia é indubitavelmente excêntrica. Costumam servir mattak, que é pele e gosdura de baleira, e o kiviak, que é uma carne decomposta e crua de uma ave da região. 

Índia

Embora o Natal não seja uma celebração típica do calendário hindu que é seguido na Índia, aqueles que celebra a noite de Natal costumam comem arroz Biryani, feito com várias especiarias, e o kheer, que é uma espécie de arroz doce aromatizado com cardamomo.

Japão

Em contra partida, a idéia de natal no japão é muito diferente da celebração que é vista no ocidente. Dessa maneira, o apelo comercial é muito maior que o espiritual, e algumas famílias japonesas celebram a data em restaurantes, comendo frango frito, com salada e purê de batas. Por fim, os japoneses adoram o bolo de creme com morangos como sobremesa e o Wagashi, que é um típico doce japonês.

México

Entretanto, no México a Ceia de natal tem como prato principal o bacalhau e o peru rechado com amêndoas, em geral são acompanhados por purê de maçã, pozole (uma sopa de carne, milho e legumes) e pernil. Por lá eles brindam com o ponche doce, que é um drink feito com frutas e especiarias.

Nova Zelândia

Tradicionalmente na ceia de Natal da nova Zelândia eles servem carne de ovelha, e de porco, ou presunto. A famosa Pavlova também presente no natal australiano, bem como o pudim de frutas com brandy, são outras comidas de natal muito apreciadas por eles.

Peru

De antemão, avisamos que não se trata de um trocadilho, mas o prato principal da ceia peruana é o Peru. Tradicionalmente este alimento é servido por eles com arroz e salada de repolho com maçã. Todavia, a tradição gastronômica de maior destaque no Peru é servir o panetone com chocolate quente depois da meia noite, e no café da manhã seguinte.

Receita de Peru Suculento

Agora se você quer saber uma receita maravilhosa de Peru, onde ele fica super suculento para aproveitar a noite de natal ao lado da família, vamos lá. Afinal, comidas de natal são sempre feitas para partilhar com a família e os amigos.

O que você vai precisar para essa receita de natal

No dia anterior

Você irá precisar no dia anterior dos seguintes ingredientes para iniciar o preparo dessa comida de natal:

  • 1 peru grande (aproximadamente 3,5kg)
  • 750ml de vinho branco
  • 1/2 colher de sobremesa de sal
  • 6 dentes grandes de alho
  • 3 limões

No dia da ceia de Natal

No dia efetivamente de servir essa iguaria de natal você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 200g de manteiga amolecida (deixe-a em temperatura ambiente para degelar)
  • 3 colheres rasas de cafezinho de sal
  • 3 punhados de cada tipo de ervas: alecrim, tomilho e sálvia
  • 1 maçã média
  • 1 pêssego
  • 1 pera
  • 50g de uva
  • 1 cebola pequena
  • 1 limão

O que você irá precisar para preparar

  • 1 assadeira com borda
  • Papel alumínio
  • Barbante e agulha
  • 1 recipiente grande e fundo para deixar o peru imerso na água

Como preparar o peru super suculento

No dia anterior

1- Lave bastante o peru em água corrente. Tire os miúdos, sangue e tempero, caso venha temperado. Coloque-o em um recipiente, que pode ser uma panela funda, e cubra-o com água morna para fria. Esprema 3 limões na água e deixe por 1 hora para lavar.

2- Quando estiver perto de completar 1h, amasse os dentes de alho e o sal em um pilão até formar uma pasta.

3- Quando completar 1h, retire o peru da água com limão, lave-o em água corrente e coloque-o em uma vasilha que caiba na sua geladeira. Regue-o com vinho, esfregue a pasta de alho e sal por dentro e por fora e cubra-o com papel filme. Coloque na geladeira e deixe por 24 horas.

No dia da Ceia de Natal

4- Em um pilão, amasse as ervas e o sal. Retire o peru da geladeira e pré-aqueça o forno a 250ºC.

5- Coloque as ervas amassadas em um prato, acrescente a manteiga amolecida e misture utilizando um garfo. Está pronta sua manteiga de ervas.

6- Retire o peru do recipiente com vinho e coloque-o em uma assadeira. Este vinho, que chamamos de vinha d’alho, deve ser reservado para ser utilizado durante a receita.

7- Lambuze toda a cavidade do peru com parte da manteiga de ervas. Em seguida, corte maçã, pêssego, pera e cebola ao meio ou em quatro pedaços e coloque tudo dentro do peru. Coloque também o limão e as uvas inteiros. Lambuze a entrada da cavidade com 1 1/2 colher de sopa da manteiga de ervas e feche-a com barbante e agulha costurando a pele do peru.

8- Lambuze todo o peru com a manteiga restante e utilize outro pedaço de barbante para fechar suas pernas.

9- Coloque 3 conchas do vinha d’alho reservado na assadeira (deve ser suficiente para deixar uma camada de líquido) e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido por 1 hora.

10- Depois, retire o papel alumínio e regue de vez em quando até dourar (nós regamos 4 vezes), o que deve durar cerca de 1 hora. Se achar que o fundo da assadeira está ficando seco e com aquele queimado do tempero, coloque nas partes queimadas um pouco da vinha d’alho e esfregue com uma colher de pau para desgrudá-lo do fundo (nós utilizamos cerca de 250ml do vinha d’alho neste processo). Isso dará mais sabor ao peru, o deixará hidratado e com molho.

11- Quando estiver bem dourado, retire-o do forno e transfira-o para o prato de servir utilizando duas espátulas ou espumadeiras. Em seguida, leve a assadeira ao fogo baixo e esfregue todo o seu fundo e laterais com uma espátula. Se achar que precisa de mais líquido para isso, coloque mais vinha d’alho. Está pronto o molho do peru!

12- Retire o barbante das pernas do peru e tudo o que colocou dentro dele (limão, cebola, pêssego etc). Está pronto o seu peru de Natal! Bom apetite e boas festas!

The post Lista com as melhores comidas de natal em diferentes países appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

Lista com as melhores comidas de natal em diferentes países

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×