Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lounge key ou priority pass?

Primeiramente, você já ouviu falar em Lounge Key ou Priority pass? Esses são os dois principais programas de acesso as salas vip em todo o mundo. Tais programas de acesso são empresas que facilitam a entrada dos seus clientes nessas áreas exclusivas dos aeroportos. Dessa maneira, quando o viajante se associa a um desses programas pode entrar gratuitamente ou pagando uma taxa reduzida nos lounges ao redor do mundo. Portanto, esses programas são uma ótima alternativa para quem viaja frequentemente e pretende desfrutar da comodidade e serviços das salas VIP.

Além disso, esses programas possuem uma relevância adicional porque os cartões de crédito que possuem acesso as salas vips, em geral, oferecem apenas um número limitado de acessos a essas áreas reservadas. Por isso, se você quer saber qual é o programa mais vantajoso e como se beneficiar com o uso desses, leia este artigo até o fim, e torne a sua experiência nas salas vips ainda mais prazerosa.

Quer acumular milhas? Descubra os Melhores cartões para quem quer acumular milhas aéreas

Por que desfrutar das salas vip?

Antes de mais nada, se você já fez uma longa viagem, com muitas horas de voo, ou períodos grandes de conexão entre as suas viagens sabe o quanto pode ser desconfortável a espera nos aeroportos. Afinal, nem sempre se encontram poltronas confortáveis para descansar, ou opções saudáveis para se alimentar. Dessa maneira, não há nada mais gratificante do que poder aguardar pela sua conexão em um espaço que te proporcione conforto, prazer e relaxamento. Aliás, tais espaços acabam se tornando parte importante da experiência da própria viagem. Por isso, aderir a programas como o Lounge Key ou Priority Pass pode transformar por completo a sua maneira de viajar pelo mundo.

Qual o melhor programa Lounge Key ou Priority Pass?

Diante disso, quando analisamos esses dois programas, qual seria o mais vantajoso?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que o Priority Pass e LoungeKey são programas pertencentes a uma mesma empresa, porém possuem suas especificidades e vantagens.

O Priority pass é um programa que oferece acesso a salas VIP em inúmeros aeroportos no mundo. Dessa maneira, garante ao todo acesso a mais de 1300 salas em cerca de 148 países. Portanto, esse é o programa ideal se você viaja frequentemente ou passa bastante tempo em conexão.

Contudo, o Lounge Key não fica muito atrás, pois é um programa diferenciado que, além de oferecer acesso a mais de 1000 salas vip, garante aos seus clientes ofertas em alimentação, compras e spas em distintos aeroportos conforme o cartão de crédito do usuário. Embora neste caso o acesso as salas vips não esteja atrelado a classe em que o passageiro realiza sua viagem, e sim ao cartão de crédito que possua, o cliente e seus acompanhantes podem ter que pagar alguma taxa para terem acesso aos lounges, o que irá variar de acordo com o cartão do usuário.

Qual a principal diferença entre os programas de acesso as salas vip?

A principio, visto que o programa Priority pass possui mais salas vips disponíveis, ele é considerado por muitos o melhor entre os programas de salas vip. Porém, dependendo do cartão que o viajante possua, e quantas vezes viaje anualmente, o LoungeKey pode ser capaz de atender as suas necessidades. Dessa forma, analisando custo e benefício, se você possuir algum cartão que tenha parceria com o LoungeKey permitindo seu acesso gratuito as salas exclusivas, não haveria necessidade de aderir ao Priority pass.

Além disso, há especificidades no acesso as salas de acordo com o programa utilizado. No caso do priority pass, não há a exigência de cadastro no programa quando o plano é recebido pelo banco emissor do seu cartão. Dessa maneira, basta apresentar o cartão para ter acesso as salas VIP. Porém, no caso do LoungeKey, é necessário realizar um cadastro prévio para que seja autorizado a desfrutar das salas, e esse irá variar de acordo com o cartão do banco do passageiro.

Porém, acima de tudo, a maior diferença entre os programas está na maneira como o viajante se associa a ele.

Como se associar ao LoungeKey?

Dessa forma, no caso do LoungeKey o cliente não precisa pagar nenhum adicional pelo programa pois ele está vinculado a determinados cartões. Por isso, aqueles que possuem tais cartões já tem acesso automático a este programa de salas vips.

Embora não sejam muitos, alguns cartões no Brasil oferecem acesso ilimitado ao programa LoungeKey, são eles:

  • Santander unlimited Mastercard black e visa infinite – com o direito ainda de levar até 8 convidados por ano;
  • Unicred mastercard black: com direito a convidados;
  • Uniprime Mastercard Black;
  • Sicredi Mastercard Black;
  • Banco Inter Mastercard Black;
  • Sicoob Mastercard Black Merit – com direito a convidados;

Todavia, o número de cartões com acesso limitado ao LoungeKey é um pouco maior. Segue abaixo a lista dos principais cartões que garantem esse acesso no Brasil:

  • Bradesco Aeternum Visa Infinite: 12 acessos por ano;
  • Santander Decolar Visa Infinite: 2 acessos por ano;
  • Itaú Private Visa Infinite: 10 acessos por ano;
  • C6 Carbon Mastercard Black: 4 acessos por ano;
  • Santander AAdvantage Mastercard Black: 4 acessos por ano;
  • Itaú Personnalité Latam Pass Visa Infinite: 2 acessos por ano;
  • Caixa Visa Infinite: 2 acessos por ano;
  • Itaú Personnalité Visa Infinite: 2 acessos por ano;
  • Santander Unique Visa Infinite: 2 acessos por ano;
  • Banco do Brasil Smiles Visa Infinite: 2 acessos por ano.

Ao mesmo tempo, é fundamental saber aonde encontrar o programa de salas vip Loungekey no Brasil, por isso conheça abaixo a lista dos principais aeroportos que possuem tais salas:

  • Belo Horizonte (Ambaar domésticos e Ambaar Internacional);
  • Brasília (VIP Club Internacional, VIP Club doméstico, VIP Club Express Sul e VIP Club Express Norte);
  • Campinas (Azul Lounge);
  • Curitiba (Advantage VIP e Break Travel);
  • Florianópolis (The Lounge);
  • Manaus (Harmony Lounge);
  • Rio de Janeiro/Galeão (Gol Premium doméstico, Gol Premium Internacional, Plaza Premium Internacional, Plaza Premium Doméstico e Plaza Premium saguão);
  • Rio de Janeiro/Santos Dumont (Advantage VIP);
  • São Paulo/Congonhas (Advantage VIP);
  • São Paulo/Guarulhos (Villa GRU, Gol Premium Doméstico, Gol Premium internacional, Tryp GRU e Star Alliance Lounge).

Portanto, se você utiliza algum cartão elegível ao programa LoungeKey, basta entrar no site ou aplicativo e realizar seu cadastro. Por fim, apresente este app ao chegar na Sala Vip para que possa ter sua entrada liberada pela atendente.

Embora o programa LoungeKey não ofereça assinaturas separadas dos cartões específicos, os planos e vantagens aos quais o cliente tem acesso variam de acordo com o cartão de cada cliente.  Dessa forma, alguns tem acesso as áreas exclusivas mediante pagamento de uma taxa, enquanto outros contam com algumas entradas gratuitas. Da mesma forma são poucos os cartões que oferecem acesso gratuito ilimitado com direito a acompanhantes.

Portanto, para saber quais benefícios possui, o usuário deve concluir o cadastro na plataforma do Loungekey e em seguida consultar o número de visitas gratuitas. Contudo, caso o cartão não disponibilize acesso livre, o usuário deverá pagar uma tarifa de USD 32 por acesso. Além disso, algumas bandeiras oferecem também entrada gratuita mediante solicitação prévia e também pela compra de passagens internacionais com este mesmo cartão.

Benefícios adicionais do LoungeKey

Além disso, o programa LoungeKey oferece aos seus membros mais do que o acesso as salas exclusivas. Outros benefícios que os participantes desse programa possuem são descontos em lojas, restaurantes e spas dentro dos aeroportos.  Por exemplo, aqui no Brasil os membros do programa podem desfrutar de uma pausa no Bleriot Bar & Lounge no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, o mesmo oferecido pelo Priority Pass.

Nesse caso, o viajante só precisa apresentar o cartão elegível, e estará utilizando um dos acessos aos espaços LoungeKey que possue. Além disso, no bar o cliente ganha um crédito de USD 27 para consumir. No entanto, caso consuma além do valor do cupom, o custo será cobrado separadamente.

Porém, aqueles que possuem acesso ilimitado aos espaços não gastam nenhuma visita. Todas as pessoas que estão te acompanhando também recebem um voucher de USD 27, e nesse sentido desconta-se uma entrada de visitante.

Benefícios do Priority Pass

Por outro lado, o priority pass pode ser solicitado por qualquer pessoa, independente de cartão de crédito, renda ou indicação, e por isso é visto como um programa mais democrático. Afinal, basta que a pessoa interessada se associe pagando um dos três planos que a empresa oferece: standard, standard plus ou prestigie.

Os valores do Priority Pass variam entre USD 99 e USD 429 anuais, e os benefícios desses diferentes planos podem ser:

  • Oferecerem entradas com o custo fixo de USD 32 em qualquer sala vip;
  • Ou ainda oferecerem uma cota de entradas gratuitas e quando essas terminam cobram uma quantia em dólar pela entrada;
  • Ou disponibilizam acessos ilimitados e sem custos adicionais.

Dessa forma, além dos planos serem um pouco caros, eles são cobrados em dólar, o que faz com que a variação do valor para nós, brasileiros, seja muito grande. Além disso, a assinatura mais barata que custa USD 99, não dá direito a nenhum acesso gratuito, e por isso o usuário deve ainda pagar USD 32 por visita.

No entanto, existe também uma segunda possibilidade de cadastro nesse programa, que é a associação através de alguns cartões de crédito. Dessa maneira, ao realizar o cadastro neste programa o cliente recebe um cartão digital e físico e ao apresenta-lo nas salas vip tem seu acesso liberado a elas.

Onde encontrar as salas do Priority Pass no Brasil?

Nesse sentido, saiba também aonde encontrar as salas vips do programa Priority Pass no Brasil:

  • Belém (Valeverde);
  • Belo Horizonte (Ambaar domésticos e Ambaar Internacional);
  • Brasília (VIP Club Internacional, VIP Club doméstico, VIP Club Express Sul e VIP Club Express Norte);
  • Campinas (Azul Lounge);
  • Curitiba (Advantage VIP e Break Travel);
  • Florianópolis (The Lounge);
  • Manaus (Harmony Lounge);
  • Recife (VIP Luck e Proair);
  • Rio de Janeiro/Galeão (Gol Premium doméstico, Gol Premium Internacional, Plaza Premium Internacional, Plaza Premium Doméstico e Plaza Premium saguão);
  • Rio de Janeiro/Santos Dumont (Advantage VIP);
  • São Paulo/Congonhas (Advantage VIP);
  • São Paulo/Guarulhos (Villa GRU, Gol Premium Doméstico, Gol Premium internacional, Tryp GRU e Star Alliance Lounge).

Além dessas, em locais como Ásia, África e EUA ainda é possível encontrar outras dezenas de salas vip que fazem parte do programa do priority pass. 

Mas afinal, qual o programa mais vantajoso: Priority pass ou LoungeKey?

Embora o programa LoungeKey aparente ser mais vantajoso por não ter custos adicionais de adesão, não quer dizer que seja o mais interessante para todos os perfis de viajantes. Portanto, antes de definirmos qual o melhor programa algumas particularidades devem ser consideradas.

Apesar do Priority Pass ser um programa pago, ele permite que qualquer viajante tenha acesso aos seus benefícios desde que se associe ao programa. Por outro lado, no caso do LoungeKey o viajante precisa ter um cartão elegível para participar do programa. Nesse sentido, caso você não possua tais cartões teria que solicitá-lo e ser aprovado pelo banco, ou instituição emissora, e provavelmente deverá pagar uma anuidade por ele.

Dessa maneira, é fundamental calcular se vale a pena de fato pagar tais taxas para ter acesso a este programa de acesso a salas vip e aos seus benefícios.

Logo, se você não possui um cartão que esteja atrelado ao programa LoungeKey, e não está interessado em adquirir tal cartão pois está satisfeito com o seu cartão atual. Ou, além disso, se não deseja pagar a anuidade de um outro cartão, talvez no seu cenário, o ideal seja pagar pelo programa Priority Pass.

Afinal, alguns cartões já dão benefícios em milhas ou ajudam a garantir status em uma companhia aérea, e essas podem ser prioridades suas enquanto viajante. Dessa forma, dividir as estratégias em cartões de créditos distintos, na realidade, nem sempre é interessante.

Porém, em termos de custos o programa LoungeKey pode em alguns casos ser mais vantajoso. Por exemplo, o plano Standard Plus do Priority Pass que custa USD 299 dá direito a 10 acessos gratuitos as salas vip. Por outro lado, o cartão Santander Unlimites Visa Infinite que tem uma anuidade de R$ 1290,00 oferece visitas ilimitadas aos espaços LoungeKey.

Por outro lado, caso você não precise de tantos acessos, o cartão C6 Carbon Mastercard Black conta com 4 visitas aos espaços LK e sua anuidade é no valor de RS 1020. Portanto, do ponto de vista financeiro o LoungeKey é mais atraente, especialmente aqui no Brasil, visto que os programas garantem acesso a basicamente as mesmas salas vips.

Conclusão

Por isso, antes de decidir qual dos programas utilizar, leve em consideração os seguintes cenários: quantas viagens anuais você realiza; qual a sua frequência média de uso das salas VIPs; se você costuma viajar com acompanhantes ou não; se está satisfeito com as estratégias do seu cartão atual; e ainda se é mais vantajoso pagar pela anuidade de um novo cartão ou sairia mais caro do que pagar pelos acessos as salas vips. Além disso, avalie também se pagar pelos acessos as salas integralmente é melhor ou seria mais caro do que se associar a um programa com base na quantidade de viagens que você realiza.

Por fim, é importante destacarmos que esses não são os únicos programas de acesso as salas vips, e existem outras alternativas que também te ajudam a ter entrada gratuita ou com desconto nesses espaços exclusivos.

The post Lounge key ou priority pass? appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

Lounge key ou priority pass?

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×