Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Bagagem de mão: tamanhos e o que podemos e não podemos levar

O tamanho da Bagagem de mão é um fator importante a ser considerado ao planejar uma viagem. Uma bolsa pequena e uma mala grande não serão aceitas da mesma forma pela companhia aérea, e cada passageiro deve, portanto, cumprir os regulamentos sobre tamanho ou peso máximo para evitar quaisquer disputas e a relegação da bagagem para o porão da aeronave. O passageiro deve ainda ficar atento ao que podemos e ao que não podemos levar na bagagem de mão para não precisar deixar algum item par trás. 

Como você sabe se sua bagagem de cabine não está acima do peso, e que dicas você precisa saber para transportar um item extra no vôo sem quebrar as regras? Abaixo estão todos os pontos a serem lembrados sobre o tamanho máximo de sua bagagem de mão, bem como o que podemos e não podemos levar na mala de mão.

O planejamento e a organização são muito importantes para aqueles que vão viajar. Por isso, descubra O que não fazer arrumando mala de viagem 

Bagagem de mão: um tamanho padrão estabelecido pela IATA

Uma norma relativa ao tamanho e peso máximo da bagagem de cabine foi introduzida pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Entretanto, é apenas indicativo para cada companhia aérea, que é livre de estabelecer seu próprio limite de acordo com as restrições específicas de cada aeronave.

Qual é o tamanho máximo da bagagem de cabine de acordo com a IATA?

A fim de proteger o direito de cada passageiro de viajar com uma bagagem de mão de capacidade suficiente, a IATA emitiu uma regra indicativa sobre o tamanho máximo. Na cabine, a mala transportada pelo passageiro não deve, em princípio, exceder :

  1. Um comprimento de 55 centímetros;
  1. Uma largura de 35 centímetros;
  1. Uma profundidade de 25 centímetros.

Uma variante desta recomendação é permitir uma dimensão máxima de 105 centímetros cumulativamente, ou seja, adicionando o comprimento, largura e profundidade. 

Além disso, este tamanho indicativo da mala na cabine deve levar em conta todos os acessórios e características do objeto, incluindo em particular suas rodas, sua alça e seus bolsos externos de armazenamento.

Vai viajar para o frio? Leia também o post Como organizar mala de inverno inteligente

Qual é o peso máximo da bagagem de cabine de acordo com a IATA?

A IATA também definiu um peso máximo para a bagagem de mão de cada passageiro a bordo da aeronave, mais uma vez apenas para fins informativos. Dessa forma, são 10 quilos, o que é um peso máximo razoável dadas as dimensões impostas à mala.

Na prática, a companhia aérea em que você está viajando (Gol, Azul, Latam, Tap, Air France, British Airways, Ryanair, etc.) pode ter suas próprias regulamentações específicas, que diferem do exemplo dado pela IATA. A operadora aérea é livre para estabelecer um peso máximo mais baixo para bagagem de mão no avião, mas também pode ser muito mais generosa (até 18 quilos em alguns casos). Algumas companhias aéreas não impõem sequer um limite de peso máximo, o que significa que você pode encher sua bagagem até a capacidade máxima: útil se você quiser caber um pouco a mais!

Qual o tamanho da bagagem de cabine que a companhia aérea exige?

Cada companhia aérea pode avaliar o tamanho ou peso máximo da bagagem de mão de forma diferente, e assim criar seus próprios regulamentos. 

Portanto, é importante não confiar apenas nas recomendações oficiais da IATA, mas garantir que a companhia aérea que opera seu vôo aceitará sua bagagem de mão ao embarcar. 

Tamanho da bagagem de mão: por que as companhias aéreas são diferentes?

Seja o tamanho máximo ou o peso da bagagem de mão, os regulamentos impostos por cada companhia aérea às vezes variam drasticamente, da mesma forma que para a bagagem de porão.

Na maioria das vezes, estas diferenças podem ser explicadas por restrições de espaço e logística: dependendo do modelo da aeronave, os compartimentos de armazenamento e de bagagem não têm a mesma capacidade. 

A companhia aérea deve, portanto, levar em conta esta limitação e restringir cada passageiro quanto ao peso e tamanho máximo da mala na cabine. Caso contrário, um pedaço de bagagem pode não caber no compartimento, desorganizando assim o corredor médio da aeronave e representando tanto um incômodo quanto um perigo potencial.

A motivação da companhia aérea também pode ser econômica. Ao impor um peso máximo por bagagem de mão e por passageiro, ele garante que o peso total da aeronave e, portanto, seu consumo de combustível durante a viagem seja reduzido.

Tamanho e peso da bagagem de cabine: uma tabela de resumo

Você pode encontrar na web o peso máximo de bagagem de mão para as companhias aéreas, assim como o tamanho máximo de bagagem de mão para as maiores companhias aéreas do mundo. 

Por favor note: estes regulamentos são específicos para cada operadora aérea e estão sujeitos a alterações a qualquer momento. Por isso é recomendado que você entre em contato diretamente com a companhia aérea antes do vôo, caso não tenha certeza!

Sendo assim, mesmo que você tenha certeza de que está cumprindo os regulamentos da companhia aérea que opera seu vôo, não hesite em testar sua bagagem de cabine, submetendo-a ao teste de calibre. 

Esta é uma caixa típica fornecida pela operadora aérea em frente ao seu terminal de check-in no aeroporto, e lhe mostrará rapidamente se a mala ou bolsa tem o tamanho certo.

Exemplos de principais companhias aéreas

Veja alguns exemplos de tamanhos das principais companhias aéreas em setembro de 2022:

  1. Azul: 55 cm x 40 cm x 20 cm, mais um artigo pessoal 45 cm x 35 cm x 20 cm, com limite de peso de 10kg
  2. GOL: 55 cm x 35 cm x 25 cm, com mais um artigo pessoal,, com limite de peso de 10kg
  3. LATAM: 55 cm x 35 cm x 25 cm, com mais um artigo pessoal de 45 cm x 35 cm x 20 cm, com limite de peso de 10kg
  4. Easyjet: 45 cm  x 36 cm x 20 cm, com limite de peso de 15kg

OBS. clientes Up Front ou Extra Legroom ou pagaram para adicionar uma mala de cabine grande à sua reserva também podem trazer a bordo: 56 x 45 x 25 cm

  1. Ryanair: 1 item pessoal de 40 cm x 20 cm x 25 cm

OBS. clientes Prioritário e 2 Malas de Cabine”, um bilhete Regular ou um bilhete com voo de ligação podem trazer 1 mala de cabine pequena ou pagaram para adicionar uma mala de cabine grande à sua reserva também podem trazer a bordo: 55 x 40 x 20 cm, com peso máximo de 10 kg

  1. AirAsia: 56 cm x 36 cm  x 23 cm, mais um artigo pessoal 30 cm x 40 cm x 10 cm, com limite de peso de 7kg
  2. American Airlines: 56 x 36 x 23 centímetros, mais um artigo pessoal de 45 x 35 x 20 cm
  3. TAP: 55x40x20cm, além de 1 item pessoal, com peso máximo de 8kg, exceto para o Brasil e Venesuela que é de 10kg
  4. British Airways: 1 bagagem de mão de 56 cm x 45 cm x 25 cm, além de 1 item pessoal de 30 cm x 40 cm x 15 cm, com peso máximo de 7kg

Um limite que muitas vezes difere por classe de cabine

A regulamentação do tamanho da bagagem de mão e de seu peso máximo pela companhia aérea diz respeito, antes de tudo, a um passageiro que viaja em classe econômica. Condições mais flexíveis podem – ou não – existir se você tiver reservado um vôo em primeira classe ou em classe executiva.

Neste caso, a companhia aérea pode se dar ao luxo de regular de forma diferente e mais generosa, já que a densidade de assentos é menos importante. 

Mesmo que os compartimentos para bagagem e malas sejam idênticos em toda a aeronave, cada passageiro de primeira classe ou classe executiva tem logicamente um volume unitário maior para sua bagagem de mão: uma vantagem comercial que não custa nada à companhia aérea e agrada a seus melhores clientes. 

Descubra O que levar na mala de viagem para praia.

E se minha mala não atender os requisitos?

A bagagem de mão que é muito grande, ou que tem um tamanho errado por outro motivo, será necessariamente detectada no momento do check-in no aeroporto, antes que o viajante possa entrar na zona internacional e depois embarcar. 

Neste caso, a companhia aérea normalmente exigirá que a mala seja retirada para o porão, devendo-se pagar uma franquia extra da bagagem de porão.

O valor da penalidade varia. Por exemplo, um pequeno excesso no tamanho da bagagem pode resultar em alguma leniência, dependendo da companhia aérea com a qual você está lidando. Na maioria das vezes, porém, espera-se pagar o valor padrão por uma bagagem de porão extra, que está entre 80 e 150 reais em voos nacionais, e que está entre 50 e 100 euros em voos internacionais, e às vezes até mais.

Por isso, uma boa idéia é comprar uma peça de bagagem padrão em uma loja aprovada para viagens aéreas e a cabine de uma aeronave. Isto lhe poupará muitos problemas.

O que é permitido na bagagem de mão?

Nem sempre é obrigatório colocar um item no porão que não cabe na bagagem de mão. Em casos excepcionais, você pode manter uma bagagem adicional na cabine como uma “permissão”, ou seja, como um acréscimo gratuito à sua bagagem.

Vai viajar e passou perrengue com a mala? Descubra o que fazer em caso de mala extraviada

Um saco plástico para líquidos em voos internacionais

Antes de tudo, deve-se lembrar que recipientes grandes para líquidos, como garrafas ou frascos grandes, não são permitidos na cabine de acordo com os regulamentos.

 Entretanto, você pode levar certos líquidos (água, chá, café, suco de fruta, perfume, pasta de dente, etc.) a bordo se e somente se couberem em um saco ziplock fornecido no aeroporto.

Cada líquido é embalado em uma garrafa com uma capacidade inferior a 100 mililitros.

As garrafas são colocadas em um único saco plástico com capacidade máxima de um litro.

Em outras palavras, uma bolsa plástica dedicada a líquidos – uma bolsa congeladora fará o trabalho perfeitamente, por exemplo – pode acompanhar sua bagagem de mão na cabine. Não hesite em tirar proveito desta tolerância concedida pelo regulamento.

Acessórios permitidos na cabine

Finalmente, uma companhia aérea será frequentemente tolerante e permitirá um acessório na cabine além da bagagem de mão. Ou seja, um pequeno item utilitário que tornará a viagem mais prática ou agradável, dentro do razoável. Isto pode incluir, por exemplo

  1. Uma capa para laptop;
  2. Uma pequena bolsa de mão;
  3. Um casaco ou jaqueta;
  4. Um travesseiro de viagem para o conforto do passageiro durante o vôo;
  5. Uma câmera;
  6. Um guarda-chuva.

Existem, ainda, alguns objetos que precisam ser obrigatoriente transportados na mala de mão, que pelo seu valor ou fragilidade, não podem ser transportados nas malas do porão. Sendo assim, seguem alguns objetos obrigatórios a serem levados na mala de mão.

  1. joias;
  2. dinheiro;
  3. cartões de crédito;
  4. documentos ;
  5. aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, câmeras fotográficas e notebooks

O que não posso levar na bagagem de mão

Já alguns itens não por levados de forma nenhuma na mala de mão. A exemplo desses itens proibidos de levar na bagagem de mão nós temos:

Objetos pontiagudos ou cortantes

  1. Machados 
  2. canivetes
  3. Estiletes
  4. Equipamentos de luta
  5. Navalhas
  6. Facas
  7. Tesouras 
  8. Instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm

Ferramentas de trabalho

  1. Martelos
  2. Pistolas de pregos
  3. Maçaricos
  4. Pés de cabra (e alavancas similares)
  5. Furadeiras e brocas (mesmo que portáveis e sem fio)
  6. Chaves de fenda e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm
  7. Serras (portáteis ou sem fio)
  8. Dispositivos de alarmes

Itens químicos, explosivos, incendiários ou inflamáveis

  1. Explosivos
  2. Munições
  3. Fusíveis
  4. Detonadores
  5. Granadas ou similares
  6. Fogos de artifício
  7. Dinamite
  8. Pólvora
  9. Líquidos inflamáveis
  10. Gases inflamáveis
  11. Isqueiros do tipo maçarico
  12. Repelentes de animais em aerossóis
  13. Substâncias tóxicas como alvejantes líquidos, cloro, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos, baterias com líquidos corrosivos e mercúrio.

Armas de fogo

  1. Armas de fogo, de pressão, de choque elétrico, químicas (réplicas ou brinquedo),
  2. Estilingue
  3. Sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes

Compras feitas no DutyFree antes do vôo

Quer você tenha reservado com a Latam, Gol, Azul, Air France, Air Canada, TAP, Air Europa ou qualquer outra companhia aérea, a regra é a mesma: um passageiro tem direito a embarcar com um saco extra contendo as compras feitas na zona franca do aeroporto de partida em voos internacionais.

 Assim, é possível embarcar no vôo com, por exemplo, vários produtos de luxo ou alimentos. No entanto, observe que o vendedor deve colocar as compras em uma bolsa cuidadosamente selada, que não poderá ser reaberta antes do final do vôo. 

Em alguns casos, no entanto, a companhia aérea pode cobrar um extra pela bolsa, especialmente se ela for grande ou pesada.

The post Bagagem de mão: tamanhos e o que podemos e não podemos levar appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

Bagagem de mão: tamanhos e o que podemos e não podemos levar

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×