Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que fazer em Visconde de Mauá

Você é do tipo de pessoa que adora viajar para cidades pequenas, que possuem clima de interior? Fato é que locais como esses sempre são mais acolhedores, além de transmitir uma longa sensação de paz e sossego.

Inclusive, lugares assim são ideais para quem quer curtir as férias com um pouco de descanso. Então, se você está procurando por um lugar com essas características, com certeza Visconde de Mauá é uma das melhores opções, uma vez que há muito para oferecer.

Cachoeiras, parques naturais e gastronomia típica são apenas algumas das coisas que você vai encontrar nessa Vila. Por ser uma região bem sossegada, é uma ótima alternativa para aqueles que querem ter contato com a natureza, por exemplo.

No entanto, ainda que seja uma vila relativamente pequena, isso não quer dizer que você consegue conhecer tudo em apenas uma semana. Na verdade, devido a sua localização, há diversos outros locais próximos que você deve conhecer.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre o que fazer em Visconde de Mauá, é só continuar a sua leitura nos parágrafos abaixo. Confira.

Como é Visconde de Mauá?

A primeira coisa que você precisa entender a respeito desse assunto é que Visconde de Mauá não é um município. Na verdade, trata-se de uma ampla região, a qual engloba território de mais de um estado brasileiro.

Visconde de Mauá fica no meio da Serra da Mantiqueira, no limite entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O local corresponde a parte de três territórios de diferentes municípios, sendo eles: Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG).

O local é recheado de áreas verdes e parques, os quais se dividem entre os federais e os estaduais. Fora isso, é válido ressaltar que a região é bem conhecida por suas três principais vilas, que são: Maromba e Visconde de Mauá (lado fluminense) e Maringá, onde metade fica do lado de Minas, e a outra no Rio.

Ou seja, como a região engloba três municípios de dois estados diferentes, não há como esperar menos do que uma experiência incrível e dinâmica, não é mesmo? Então, nos tópicos seguintes, iremos falar um pouco mais sobre o que fazer em Visconde de Mauá.

As três vilas

Como você pôde notar, Visconde de Mauá é uma vila que há muito a oferecer, tanto em relação à cultura quanto em pontos gastronômicos. Mas, para que a sua viagem se torne mais inesquecível, deve-se planejar todos os locais que você precisa conhecer.

Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar um pouco mais sobre as três principais vilas e algumas de suas características.

Vila de Maromba

A vila de Maromba é uma das principais da região e, por esse motivo, você não pode deixar de conhecer esse local. A região possui muita beleza natural e detém uma áurea um pouco esotérica. Inclusive, há vários hippies e místicos que transitam pela vila.

Então, se você tem um estilo mais alternativo, com certeza vai se apaixonar por essa vila. Inclusive, devido a essa atmosfera mística, é bem fácil encontrar artesanato místico, como cristais, amuletos e coisas do gênero.

Além do mais, as opções de hospedagem costumam ser mais baratas, em especial se for algum hostel ou camping.

Vila de Maringá

Essa é uma vila que possui um comércio mais farto e diversificado. Além disso, há muitas opções de restaurantes, assim como uma rede de hotelaria bem interessante, já que há alternativas que ficam quase que dentro da vila.

A vila de Maringá se divide em duas: o lado RJ e o lado MG. E isso só é possível porque o Rio Preto, que marca a fronteira, cruza o povoado bem ao meio. O lado mineiro é mais sofisticado, enquanto o outro é mais simples e barato.

Vila de Visconde de Mauá

A vila que dá nome a região é um pouco mais “campestre”, além de ser bem pequena. A foto mais clássica a se fazer lá é de frente com uma igrejinha branca e azul. O centro é um pouco simples, com lojinhas de artesanato.

Contudo, também possui uma feira do produtor, com orgânicos plantados na própria região. Ainda é possível adquirir legumes, pães, geleias e demais produtos. Ocorre todos os domingos na Galeria Aldeia do Imigrantes.

O que mais conhecer em Visconde de Mauá?

Já falamos sobre as três vilas da região, e vale a pena conhecer cada uma delas. No entanto, há outros locais que valem a pena ir. Dentre todos, podemos citar?

Cachoeiras

Ir às cachoeiras é um dos principais atrativos da região, sendo que cada uma possui tamanho e formas diferentes. As mais famosas ficam todas na mesma estrada, ideal para quem vai pela primeira vez ao local. O circuito engloba as seguintes:

  • Cachoeira do Escorrega: tem esse nome porque o paredão de pedra forma um escorredor. Ao redor, há barzinhos e feiras de artesanato aos finais de semana;
  • Poção 7 metros: possui águas mais calmas e um trampolim natural. Contudo, a cachoeira possui 5 metros de profundidade;
  • Véu da Noiva: um pouco mais a frente, está o Véu da Noiva, que detém 15 metros de queda d’água. É bem protegida pela mata e, por isso, a água costuma ser mais gelada.

Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário

Trata-se de um parque que abriga 20 cachoeiras, o que é capaz de lhe render um dia inteiro de atrações. Como a entrada é paga, o local possui uma boa estrutura de apoio, com banheiros, bar, lanchonete, trilhas demarcadas etc.

Trilha da Pedra Selada

Os dois picos da Pedra Selada remetem a cela de cavalo, e daí vem o nome. A caminhada até o pico leva cerca de 2 horas, onde o viajante passa por matas fechadas e cachoeiras. O topo do município de Resende possui 1780m.

Vale do Pavão

O vale possui uma paisagem de tirar o fôlego, a qual pode ser apreciada desde um mirante, que possui cerca de 1500 metros de altitude. Como as subidas são íngremes e com bastante barro, o ideal é ir com um 4×4.

The post O que fazer em Visconde de Mauá appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

O que fazer em Visconde de Mauá

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×