Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Viajar Sozinha

Você já viveu a experiência de Viajar sozinha? Sei que é um tema muito sensível para muitas mulheres e se você chegou até aqui provavelmente é uma viajante solo ou uma mulher que quer descobrir como Viajar Sozinha.

Por muitos anos fomos ensinadas que o mundo era o lugar dos homens e que deveríamos esperar por eles para viajar. E não falo apenas da época em que as mulheres eram consideradas civilmente incapazes, mas da sociedade em que vivemos atualmente.

A mulher livre ainda é um tabu!

Se você é uma viajante solo, talvez já deva ter escutado frases como: “Mas e o seu namorado/marido deixa?”, “Coitadinha, é tão solitária que precisa viajar só”, “Aposto que está indo encontrar algum homem”.

Quando, na verdade, viajar sozinha é estar completa de si mesma. É ter amigos, família e até mesmo namorado/marido e escolher a sua própria companhia para aquele momento.

Vai viajar sozinha e quer aquela legenda perfeita para suas fotos do Instagram? Depois de aprender a como tirar fotos viajando sozinha, que tal aprender algumas frases sobre viajar sozinha e arrasar na legenda de seus posts?!

Viajar sozinha é mesmo para mim?

Viajando sozinha na minha própria cidade

Viajar sozinha é para todas as que querem! Isso mesmo! Viajar solo pode ser para todas, mas não precisa ser para todas as mulheres.

Precisamos ter direito a escolher e decidir qual estilo de viajantes nós somos e nenhuma mulher será mais ou menos empoderada pelo estilo que ELA escolher.

Mas como saber se eu quero mesmo desbravar o mundo sozinha?

Bom, o primeiro passo é sentir vontade. Mas antes de você sair por ai atravessando o mundo sozinha, vou te propor um teste:

Seja uma viajante solo na sua própria cidade por um dia! Acorde, tome um bom café da manhã, coloque uma roupa bem bonita e vá para algum ponto turístico da sua cidade.

Chegando lá esqueça qualquer preconceito e julgamento, se sinta uma verdadeira turista, tire fotos, converse com pessoas, peça para outras pessoas te ajudarem com as fotografias.

Depois vá para algum restaurante/café e peça uma mesa para um e desfrute da sua própria companhia.

Chegando em casa avalie os seguintes pontos: como eu me senti? Me senti muito solitária? Achei desagradável? Me senti bem?

Caso as respostas não cheguem de imediato faça outros programas sozinha para ir ganhando confiança. Quem sabe um fim de semana em uma cidade vizinha não é a melhor forma de começar a viajar sozinha do que viajar para a Tailândia?

Vai viajar sozinha e não sabe para onde ir?! Leia também o post Top 10 lugares para viajar sozinha no exterior 

Como planejar minha viagem

A grande vantagem de uma viagem solo é ter a liberdade de planejar e programar nosso próprio roteiro, fazer exatamente tudo que a gente sonhou. A decisão é apenas nossa!

Ao planejar e organizar a sua viagem você deve pesquisar bastante sobre os locais que irá visitar. É importante saber sobre a cultura local daquele lugar, como o povo se comporta, as vestimentas, como é a segurança nas cidades visitadas, como se locomover.

Quanto maior o nosso conhecimento sobre o local, menores são as chances de nos colocarmos involuntariamente em situações de perigo.

Ao percebermos, por exemplo, que uma atração turística fica em um local isolado da cidade, encaixaremos a sua visita para o turno da manhã, evitando visitar o local no período da noite.

Dicas de segurança

Quando pensamos em desbravar o mundo todos nos deparamos com diversos medos: medo do idioma, medo de sair da zona de conforto, medo de não ter dinheiro ou tempo. Mas quando somos mulheres outros medos permeiam nossas cabeças: como vou para um lugar distante e que eu não conheço sozinha e se eu foi abordada ou violentada somente por ser mulher?

Mas quero que você pense comigo: você é uma mulher e mora no Brasil, um dos países mais perigosos para ser mulher do mundo. Você é uma sobrevivente! E como boa sobrevivente você desenvolveu habilidades para ser mulher nesse país e essas técnicas não irão desaparecer por você estar em uma cidade ou um país diferente. Esse medo é importante e nos faz alerta!

Você beberia uma bebida oferecida por um estranho no Brasil? Então deve seguir o mesmo princípio e não aceitar bebidas em uma viagem. Você não entraria em uma rua deserta a noite, então continuará buscando alternativas mais seguras.

Veja também 30 Frases de Dia das Mães pra se inspirar e escrever aquele bilhete fofo

Bebidas e viagem solo

Uma mulher que vai viajar sozinha pode sim sair a noite, ir para a balada, mas é bom tomar cuidado com a bebida. Cada uma conhece o seu limite e o ideal é aproveitar, mas sem cruzar a fronteira (ou seja, sem que seu nível alcóolico passe a atrapalhar o seu julgamento).

CONHECER E SABER SE DEFENDER DE GOLPES TAMBÉM É ESSENCIAL! O JOHNNIE LUSTOZA, DO BLOG VOU NO MUNDO,  LISTOU OS 10 GOLPES APLICADOS EM TURISTAS NOS BARES DO MUNDO. INDICO DEMAIS A LEITURA PARA EVITAR SER SURPREENDIDA PELOS GOLPISTAS.

Uma pequena mentira

Uma outra dica que eu te dou é se alguma situação te deixar constrangida ou com o alerta ligado MINTA! Dessa forma, diga que seu marido e filho te aguardam no hotel ou alguma outra coisa que deixe subentendido que existe alguém esperando por você.

Local da hospedagem

Escolha uma hospedagem em um local central, de preferência com movimento no período noturno. Sabemos que quanto mais próximo ao centro, mais cara a hospedagem, mas com bastante pesquisa e planejamento é possível encontrar hospedagens por preços acessíveis nas regiões centrais.

Chip de celular

Vivemos em um mundo conectado, o que facilitou demais aos desbravadores do mundo. Lembro na minha primeira viagem internacional sem minha família, no longínquo ano de 2006, a dificuldade que era dar notícias em casa.

Sei, também, que atualmente em muitos lugares existe wi-fi gratuita pelas ruas, restaurantes e hotéis. Mas lembre-se que você estará sozinha e não devemos dar munição para o azar. Durante a fase do planejamento financeiro inclua um chip de celular como item fundamental, assim você terá a internet em suas mãos para dar notícias, para resolver alguma situação.

Apitos

Carregar um apito no bolso pode ajudar em situações indesejadas. Dessa forma, caso sinta algum perigo ou esteja efetivamente enfrentando uma situação de agressão e/ou intimidação, o apito chamará atenção das pessoas ao redor.

Documentos pessoais

Carregar os documentos pessoais em uma “doleira” junto ao corpo ou deixá-los no quarto da hospedagem é uma decisão muito pessoal.

Por isso, sugiro que siga seu instinto ao avaliar a questão da segurança da hospedagem e do destino. Mas independentemente disto, recomendo que antes mesmo de você sair de casa transforme todos os seus documentos importantes (CNH, RG, PASSAPORTE) em documentos digitais e encaminhe para uma nuvem (Google Drive, AirDrop, e-mail).

Além disso, recomendo compartilhar os TODOS os documentos, incluindo seguros, com alguns amigos, uma vez que nunca estamos nos preparando para o pior. Mas infelizmente infortúnios acontecem.

Dinheiro

É bem importante você diversificar a forma que carregará o seu dinheiro. Eu sempre levo cartão de crédito, cartão de débito de banco internacional (para economizar iof), além do dinheiro em cash.

Além disso, sobre o dinheiro em papel moeda, recomendo nunca carregar todo em um único lugar. Por isso, distribua-o em diversos lugares por segurança, vai que acontecer qualquer imprevisto e você é assaltada ou perde a carteira, você não ficará completamente seu dinheiro.

Dica extra: Um dos locais que costumo camuflar o dinheiro enquanto viajo é em absorventes. Você coloca dentro do absorvente individual, de uma forma que não dê para identificar o conteúdo, por isso diminui os riscos de ser lesado em furtos em quartos de hotéis ou até mesmo em assaltos.

Um truque de segurança é dividir o dinheiro e colocar dentro do absorvente. Lembrando que não é para colocar o absorvente na bolsa e usar de carteira, o objetivo é separar o dinheiro e deixar ele escondido em outro local.

Anotações analógicas

Atualmente vivemos no digital e fazemos praticamente tudo pelo celular, mas já imaginou se o celular quebra, fica sem bateria em um momento de urgência? Dessa forma, escreva em um pedaço de papel as informações importantes e carregue-o sempre consigo.

Mas quais as informações eu sempre levo anotada em papel?!

  • número dos meus documentos
  • endereço e telefone da minha hospedagem
  • número de voos
  • telefone e endereço do consulado do Brasil
  • número do seguro viagem
  • número de um contato de emergência

Seguro Viagem

Antes de fazer uma viagem é bom pensar em todos os pontos, ainda mais viajando sozinha, é aquele venho ditado ˜É melhor prevenir do que remediar˜! Por isso, evitando qualquer dor de cabeça, gastos além do planejado e um perrengue gigantesco, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixe tranquila e segura caso alguma coisa aconteça. E eu consegui um cupom de desconto de 5% para todos os meus leitores, basta clicar no link.

*a empresa é parceira do blog. Ao reservar por este link você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Você vai viajar sozinha para um destino litorâneo? Descubra como ir à praia sozinha

Dispositivos de segurança para quartos de hotel

Quando você vai viajar sozinha é interessante levar essa trava portátil e garantir que ninguém que tenha a chave mestra abra a sua porta.

Existem diversos dispositivos de segurança que podem ser utilizados nas portas dos hotéis e airbnbs para evitar que outras pessoas (que tenham a chave mestra) possam entrar no seu quarto sem a sua autorização.

Vai fazer uma viagem solo pelo Brasil e ainda não definiu o destino?! Recomendo a leitura do post Top 10 lugares para viajar sozinha no Brasil.

Aplicativos para mulheres viajantes

Existem também diversos aplicativos para mulheres que viajam sozinhas e que ajudam nessa jornada:

1 – Sister Wave

Essa plataforma brasileira permite conectar mulheres viajantes com mulheres locais que oferecem hospedagem com preços acessíveis. Essa plataforma cria ainda uma rede local de apoio em que a viajante terá a visão do lugar visitado pelos olhos das moradoras.

2 – “BlaBlaCar” Só para elas

O famoso aplicativo “BlaBlaCar” criou uma ferramenta em que é possível organizar (oferecer e aceitar caronas) em carros exclusivamente feminino. Deixo aqui o destaque que o aplicativo tem inúmeras medidas de segurança para garantir uma comunidade segura e confiável, utilizo com frequência o aplicativo em viagens mistas e nunca tive nenhum problema.

3 – Life360

Permite a você compartilhar sua localização em tempo real com sua família e amigos.

4- Mayday Safety 

Uma outra alternativa para compartilhar a sua localização em tempo real.

5 – Tourlina

Essa plataforma permite conectar viajantes do mundo inteiro, seja para conseguir uma companhia de viagem ou apenas uma dica de algum destino.

6 – Flush

Sabe aquela vontade incontrolável de ir no banheiro? Esse aplicativo salva vidas indicando o banheiro público mais próximo de sua localização.

Além disso, vale a pena lembrar que em diversos outros países é preciso pagar algum valor para utilizar os banheiros públicos, esteja sempre munida de moedas.

7 – Tinder

O famoso aplicativo de paqueras pode ser muito útil para encontrar um crush local ou mesmo conseguir dicas de lugares incríveis e não turísticos.

Além disso, caso você não esteja mesmo para a paquera, apenas para conversa, troca de ideias e informações sobre a cidade, pode deixar isso claro na sua bio do aplicativo.

A versão paga do aplicativo permite que você chegue no local antes mesmo da sua chegada física, ou seja, permite que você consiga informações diferenciadas (ou mesmo um paquera) ainda na fase de planejamento da viagem.

Viajar sozinha não significa estar sozinha

Uma viagem sozinha não é sinônimo de solidão ou de que estará sozinha durante toda a viagem, mas sim de poder escolher (ou não) pela solitude naquele instante.

Esse tipo de viagem te dá liberdade de se conectar mais facilmente com outras pessoas (viajantes ou locais), de ter trocas inesquecíveis e que tornarão a viagem ainda mais especial.

Dessa forma, ao ter contato com as experiências e ao olhar do mundo visto pelo outro. Você começará a entender um pouco mais sobre as diferentes formas de vida, bem como as diferentes culturas e da beleza desse mundo plural.

Então, caso você esteja aberta a ter essa troca com outras pessoas durante a sua viagem solo, já salva essas dicas:

Hostel

Um quarto exclusivamente feminino com cortinas garantindo a privacidade em um hostel que me hospedei.

Além de permitir uma aproximação mais próxima com os outros hóspedes, o hostel ajuda bastante no orçamento final de uma trip solo, já que nesse caso a hospedagem será custeada tão somente por você.

Existe uma plataforma que eu utilizo muito e recomendo chamada Hostelworld.* Com eles vocês conseguem pesquisar locais no mundo inteiro, ler avaliações, ver fotos.

  • Além disso, a empresa é parceira do blog. Por isso, ao reservar por este link você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Free Walking Tour

O bom de viajar sozinha é conhecer gente! O melhor guia de walking tour que eu já fiz. Tour: Castelo de Praga.

Outra forma aproveitar bastante, não ultrapassar o orçamento da viagem e ter interações com outras pessoas é fazer tours em grupo.

Além disso, existe uma modalidade bastante comum na Europa, e já disponível em diversas cidades brasileiras e pelo mundo: Free Walking Tour.

São tours em que você não irá pagar de forma antecipada e em um valor fixo, mas você pagará ao guia o quanto acha que valeu aquela experiência e seu bolso permitir. Existem vários sites e agências que fazem esse tipo de roteiro, é possível achar através de sites como o tripadvisor e o freetour.

Mas como funciona? Você e todas as pessoas interessadas naquele passeio irão até o local indicado para o encontro, lá encontrarão o guia (normalmente um guia local). Os tours são sempre recheado de informações, de dados históricos e de uma forma interessante e divertida.

Eu não abro mão de fazer um free walking tour pelos lugares que eu passo.

Além disso, você poderá encontrar a experiência em muitos hostels que por ventura se hospedar.

Seja simpática

Ser simpático e agradável deveria ser algo inerente de todo mundo e aposto que na maioria dos seus dias você também é. Mas as vezes quando viajamos ficamos muito retraídos, estamos fora da nossa zona de conforto e tentamos nos proteger entrando no casulo. Soma-se a isso ao fato de que em alguns lugares com culturas diferentes da nossa, as pessoas podem ser um pouco impessoais e frias.

Mas ser simpática já me rendeu bons amigos nas andanças pelo mundo, pequenos gestos que podem mudar tudo.

Em 2019, mais especificamente em Bruxelas, eu estava inicialmente caminhando pela Grand-Place quando avistei um grupo tentando tirar uma selfie. Diante da dificuldade para enquadrar todo o grupo, perguntei se eles queriam que eu batesse uma foto do grupo.

Por isso, naquele instante bati a fotografia, eles agradeceram e começamos a conversar. Descobri que tínhamos 4 nacionalidades diferentes (eu, brasileira, dois belgas, uma holandesa e um americano).

Além disso, eles estavam fazendo um tour por Bruxelas para apresentar ao amigo americano que havia acabado de chegar. Me convidaram e eu aceitei o convite e tive um dia incrível em Bruxelas, consegui enxergar a cidade pelos olhos dos locais, ainda que em pontos bem turísticos.

Mas esse dia somente aconteceu porque eu parei e tirei uma foto e porque eu estava aberta ao novo e com flexibilidade.

Tenha um roteiro flexível

Aproveitando minha própria companhia em um SPA, após decidir ir para os Gerês.

Para mim o melhor de viajar sozinha é fazer o meu próprio roteiro, seleciona aquilo que eu quero e não quero fazer. Como eu também já falei pesquiso e planejo exaustivamente a viagem e cada local do roteiro.

Mas isso não significa que eu tenha um roteiro rígido, muito pelo contrário. Planejar, organizar me permitem ter um conhecimento maior do lugar por segurança, me permitem evitar algumas atrações em determinados horários e até mesmo ter uma solução rápida caso a hospedagem não seja aquilo que eu imaginei, mas não me deixam presa a um roteiro fechado e rígido.

A cada ano que passa eu venho me tornando adepta ao “Slow Travel” e com isso venho procurando sentir mais os locais que eu visito e não apenas passar por eles.

Além disso, existem coisas que somente podem ser vividas e que são impossíveis de planejar com antecedência ou de encontrar na internet.

Dessa forma, tomemos como exemplo meu dia em Bruxelas, se eu tivesse um cronograma altamente rígido, eu provavelmente teria negado o convite feito e não teria tido aquele dia tão fenomenal.

Eu deixei de ir em um dos principais pontos turísticos da cidade (que era meu roteiro planejado), mas preferi escutar minha intuição. Naquele instante fazia sentido mudar a programação e ter uma experiência única.

Agora quero saber a experiência de vocês viajando sozinhas! Tem alguma história incrível para compartilhar? Deixa aqui nos comentários.

VAI FAZER UMA VIAGEM ROMÂNTICA DE LUA DE MEL OU DIA DOS NAMORADOS?

Restaurantes românticos no Rio de Janeiro: 15 lugares para jantar no Dia dos Namorados – Por Elizabeth Werneck

Alto Caparaó um destino romântico para datas especiais. – Por Viajando com Moisés

Era uma vez um chalezinho – Por Viajando com a Cintia

Cânions do Sul: Um Destino Romântico – Por Dica das Twins

Lua de mel no Brasil: 6 destinos incríveis para casais – Por Flor na Cabeça

 Dia dos Namorados: Saiba como tudo começou – Por Viaje com Norma

Destinos Românticos para fim de semana dos namorados – Por Enquanto Elas Crescem

The post Viajar Sozinha appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

Viajar Sozinha

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×