Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Viagem internacional com pet

Se você tem um animal de estimação, e está pensando em Viajar, é bem provável que esteja querendo saber como viajar com cachorro no avião. Será que tem como? O que fazer para conseguir isso? Como transportá-lo? Essas e outras perguntas você irá conferir no decorrer desta matéria sobre como fazer uma viagem internacional com pet. Portanto, não deixe de conferir!

Você sabe como viajar com cachorro no avião? Se você tem muito amor pelo seu pet, e quer levá-lo na sua viagem, essa é uma informação do qual você precisa estar bem antenado. Sendo assim, para conferir todos os detalhes acerca desse assunto, basta conferir os próximos tópicos.

Você sonha em viajar, mas tem medo? Dessa forma, leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

É possível viajar com pet?

Na grande maioria dos casos sim, mas isso não é unânime. Ou seja, não são todas as empresas de voo que permitem viajar com algum animal de estimação. Portanto, se você está procurando saber como viajar com o seu cachorro, essa é uma informação que deve ser levada em consideração.

A grande parte das empresas permitem esse tipo de viagem, mas essa não é uma regra. Sendo assim, antes de comprar as suas passagens, verifique essa informação, para ter a certeza de que você poderá viajar com os seus pets.

E isso acontece porque há toda uma regulamentação que deve ser seguida à risca. As coisas não são feitas de qualquer jeito. Assim como a empresa deve prezar pela sua segurança durante a viagem, o mesmo ocorre com os seus pets.

Portanto, a empresa aérea tem de estar devidamente preparada para poder fazer um voo como esse. Caso as autoridades não considerem que há um espaço seguro para os pets, torna-se impossível para a empresa oferecer esse serviço.

Então, em suma, saiba que é possível sim viajar com o seu pet, mas não em todas as companhias aéreas. Sendo assim, deve-se levar em consideração esse fato antes de comprar a sua passagem.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Posso fazer viagem internacional com pet?

Viagens nacionais são mais tranquilas. Afinal de contas, a duração não ultrapassa um dia. Então, viajar de avião com cachorro ou outro pet, nesses casos, é algo um pouco mais concebível. Mas quando o destino é o exterior, será que ainda é possível?

Essa questão segue o mesmo padrão de resposta que apresentamos no tópico anterior. Até é possível fazer uma viagem internacional com o seu pet, mas depende da companhia aérea que você irá viajar. Portanto, deve-se levar em conta essa informação ao viajar com o seu pet.

As viagens internacionais tendem a ser mais demoradas, a depender do destino. Sendo assim, também é preciso tomar um cuidado redobrado com o seu animal, e novamente volta a aparecer o assunto da segurança dos seus animais.

Então, para que uma empresa possa oferecer esse serviço, ela deve passar por algum tipo de fiscalização, para garantir que o seu gato ou cachorro irá ter uma viagem tranquila.

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

Quais animais podem viajar de avião?

Isso também vai de acordo com as permissões da companhia aérea. Mas, na grande maioria dos casos, apenas se transporta gato e cachorro. Ademais, existem regras de dimensão para que eles possam ser transportados.

Dessa forma, caso o seu gato ou cachorro possua dimensões superiores às indicadas, pode acontecer de você não conseguir viajar com o seu pet, ou mesmo ter que desembolsar um valor maior para subir de classe.

Como o animal é transportado dentro do avião?

Se é a primeira vez que você vai fazer uma viagem com o seu pet, além de querer saber como viajar com cachorro no avião, várias outras perguntas devem passar pela sua cabeça. Será que, durante a viagem, ele pode permanecer com você, no seu colo, ou há algum compartimento específico do qual ele deve ficar?

Na realidade, isso vai depender, levando em conta alguns detalhes. O seu cachorro pode viajar na sua cabine, mas, para isso, você deve colocá-lo abaixo do assento em que você está sentado. Nesse caso, ele deverá permanecer todo o percurso dentro da caixa.

No entanto, isso é disponível apenas para animais de pequeno porte. Agora, se você possui um cachorro que ultrapassa 10kg, por exemplo, ele deverá viajar no porão da aeronave, dentro de um Kennel. Contudo, cada companhia aérea adota uma regra.

Algumas permitem que animais com pouco mais de 10kg sejam transportados na cabine. Já outras, não. Portanto, todas essas informações devem ser conferidas antes de você fazer a compra da sua passagem.

Como viajar com cachorro no avião?

Deve-se analisar vários aspectos no que diz respeito a esse assunto. Primeiro que cada companhia aérea pode adotar as suas próprias regras. Sendo assim, a nossa principal dica a esse respeito é que você sempre se informe com a empresa da qual você comprou as passagens.

Como você viu no tópico anterior, o seu cachorro pode viajar tanto na sua cabine quanto no porão. Algumas regras variam de acordo com a especificação de cada empresa. Mas, no geral, todas as empresas solicitam uma série de documentos do seu pet, para garantir que não ocorra nenhum imprevisto.

Sendo assim, nos tópicos seguintes, iremos falar quais são os documentos exigidos para viajar com o seu pet.

Quais documentos preciso para viajar com meu pet?

Solicita-se uma série de documentos para que você possa viajar com o seu animal. E, se você quer saber como viajar com o cachorro no avião, essa é uma informação do qual você deve se manter atento. Nos tópicos seguintes, falaremos com detalhes sobre quais os documentos necessários para você fazer uma viagem internacional com seu pet.

Certificado Zoossanitário Internacional (CZI)

Esse documento atesta a procedência do animal. Infelizmente, há muito contrabando no mundo animal e, por isso, esse é um documento exigido para fazer uma viagem internacional com o pet. Pode-se obter o CZI nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

Ademais, a validade do CZI muda de acordo com as regras de cada país. Sendo assim, essa é uma informação que deve ser obtida antes de embarcar.

Atestado de saúde

Ainda que esse seja um dos documentos mais importantes para poder viajar com o seu pet, ele deve ser um dos últimos que você deve procurar. E isso acontece porque ele tem uma validade, que geralmente é de 10 dias desde a emissão.

Esse documento é essencial para confirmar as condições atuais do seu pet. Ou seja, é uma forma de mostrar que ele está saudável.

Carteira de vacinação

Assim como nós precisamos ter certas vacinas para poder viajar, com os bichinhos não é diferente. Contudo, a carteira de vacinação do seu pet deve seguir algumas exigências, as quais o seu veterinário deverá lhe dizer com certa precisão.

Ademais, a grande parte das companhias requerem vacinação antirrábica, até mesmo para garantir a segurança de outros animais. 

Contudo, caso o seu pet seja filhote, com menos de 3 meses, e que ainda não tomaram a primeira vacina, só podem embarcar mediante a uma autorização expressa do seu veterinário.

Quer saber como emitir seu Certificado Internacional de Vacinação? Leia o post completo no blog sobre Como tirar o Certificado Internacional da Vacina de Febre Amarela.

Laudo de sorologia

De todos, esse é um dos documentos que precisam de mais tempo para ficar pronto. Sendo assim, você deve manter certa urgência com ele. O laudo de sorologia nada mais é que uma amostra de sangue, que é enviada para análise em algum laboratório da União Europeia.

Ele serve para identificar algumas questões essenciais do seu pet, e é um documento obrigatório para quem vai levar o bichano para a Europa. Alguns outros países também podem exigi-lo, então, fique atento quanto a esse ponto quando estiver planejando uma viagem internacional com pet.

O recomendado é que a coleta do sangue do animal seja feita 90 dias antes do embarque. Esse é o tempo considerado ideal para que o laudo seja entregue sem atrasos.

Passaporte

O fofíssimo e famoso das redes Bily viajando com a sua mamãe Rebeca.

O passaporte do animal também é uma exigência para os pets que irão viajar para fora do país! A principal coisa que você deve saber a respeito desse documento é que ele pode substituir a carteira de vacinação. Então, ele é mais preferível.

Ademais, o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos é emitido pelo Ministério da Agricultura. Fora isso, ele é aceito em todo o território nacional e em alguns países, nem todos. Então, antes de viajar, averigue se o país de destino aceita esse documento.

Microchip

Esse é um recurso implantado sob a pele do seu animal. Nele, consta um código alfanumérico de identificação. Ele funciona bem semelhante a um RG do seu pet. Dessa forma, qualquer pessoa que encontrá-lo, poderá devolver ao seu dono com mais facilidade.

E, em algumas companhias aéreas, exige-se esse microchip. Portanto, antes de viajar, você deve procurar por algum local que faça esse procedimento. Ademais, como alternativa a esse recurso, há uma tatuagem específica para o seu pet.

Ela tem a mesma função de facilitar a identificação do seu cachorro ou gato e, geralmente, fica localizada na parte de trás da orelha do seu animal. Fora isso, após o procedimento, você recebe uma etiqueta. Deve-se apresentar essa etiqueta no momento do check-in.

Vacinas e atestados

Fora todos esses documentos, você deve se atentar às vacinas do seu pet. Todas elas devem estar em dia e dentro dos prazos permitidos ou, do contrário, você poderá ser impedido de viajar com o seu cachorro ou gato.

Contudo, caso o seu pet não tenha a idade para tomar alguma vacina, para que ele possa viajar, a companhia aérea pode exigir uma comprovação expressa pelo veterinário. Fora isso, cada empresa possui suas regras quanto ao atestado do seu animal, então confira antes de viajar.

Mas, na grande maioria dos casos, ao apresentar todos os documentos que falamos nos tópicos anteriores, essa questão já estará resolvida. 

Caixa para transporte do pet

Já arrumou toda a documentação e vacina do seu pet? Na verdade, se você quer saber como viajar com cachorro no avião, você ainda deve se preocupar com a caixa para transporte. Existem algumas normas que especificam como elas devem ser, e você deve seguir à risca.

No geral, a regra é que elas devem ser limpas e sem odor desagradável. As caixas de transportes são conhecidas como “Kennel”, e podem ser compradas em pet shops ou lojas especializadas.

Contudo, você precisa se atentar a medida específica permitida por cada companhia aérea, uma vez que cada uma possui as suas regras. Então, essa é outra informação que você deve se atentar para poder viajar tranquilo com o seu cachorro ou gato.

Fora isso, a caixa deve ser resistente, ventilada e com o tamanho adequado. Ademais, ela deve conter uma trava para impedir o seu animal de sair do kennel.

Dicas para viajar de avião com o seu pet

Como são muitas horas dentro do kennel, você deve fazer de tudo para que ele se sinta confortável e não fique estressado. Fora isso, algumas companhias orientam que você dê banho e apare as unhas do seu pet antes de embarcar.

Agora, se o seu cachorro ou gato não tem o costume de ficar dentro da caixa de transportes, é importante que você faça o possível para ele se familiarizar e não estranhar. Ao fazer isso, com certeza ele ficará mais calmo durante o trajeto.

No dia da viagem, dê água em casa, no aeroporto e antes do voo, para garantir que ele esteja hidratado. Quanto à alimentação, ofereça coisas leves, para evitar enjoos. Recomenda-se que a última refeição seja feita de duas a três horas antes do embarque.

Caso note que o seu pet esteja muito nervoso ou agitado, tente brincar com ele, para aliviar o estresse. Fora isso, embarque um pouco antes, para que possa se acostumar e se acalmar o quanto antes.

Outra dica é, antes de embarcar, passear bastante com o seu animal. Fazendo isso, além de deixá-lo mais calmo, ele ficará mais cansado e, dessa forma, é capaz de dormir mais sossegado durante a viagem, sem lhe dar trabalho.

Conclusão

Como você pôde notar, viajar com um pet demanda certos trabalhos, como ter de ir atrás da documentação ou até averiguar se a companhia faz esse tipo de viagem. Então, a dica que predomina é sempre tirar as suas dúvidas com a empresa aérea antes de realizar a sua viagem internacional com pet.

Ainda que a empresa X permita certas coisas, lembre-se que não é unânime. Na dúvida, vale mais a pena remover todas as suas questões para evitar com que o seu animalzinho não embarque junto com você.

The post Viagem internacional com pet appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

Viagem internacional com pet

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×