Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quais são as comidas típicas de portugal

Conhecido por suas lindas paisagens, praias paradisíacas e monumentos históricos que contam mais de 900 anos de história, Portugal tem outros atrativos que farão as pessoas ficarem apaixonadas: sua deliciosa gastronomia! Se você está com viagem planejada, deve experimentar as principais comidas típicas de Portugal e com certeza, vai querer voltar.

Fazer essa lista não foi uma tarefa fácil, afinal, um prato é melhor que o outro, mas tentamos selecionar aqueles que tanto os portugueses quanto turistas mais apreciam.

Planejando a sua viagem

Antes de mostrar as melhores comidas de Portugal, a dica é ir começar a planejar a sua viagem, de preferência com seis meses de antecedência.

Nesse período de planejamento pode ir juntando também milhas aéreas e dependendo da quantidade, sua passagem pode sair até de graça.

Uma outra vantagem de planejar com antecedência, é que você consegue ir se organizando, de forma a não comprometer seu orçamento, e aproveitar ao máximo o que Portugal tem de melhor!

Se possível, faça um roteiro com os principais pontos turísticos, e claro, não deixar de saborear a maravilhosa gastronomia portuguesa!

Quer saber o que fazer em Lisboa?! Leia também o post Principais pontos turísticos de Lisboa.

Comidas típicas de Portugal Top 15

Hoje vamos passear por um lugar que já bem conhecido aqui no Viagem é cura, um dos destinos queridinhos da Luana: Portugal. Mas, que tal pararmos de conversa e irmos logo para a melhor parte de qualquer viagem? COMER!!! Nesse caso, as melhores comidas típicas de Portugal.

Sim, a gastronomia é, sempre foi e sempre vai ser a principal parte da viagem para mim e para a maior parte das pessoas.

Através dela é possível conhecer e se aprofundar na cultura local, seja pela questão histórica ou mesmo por facilitar a criação de roteiros. É muito mais fácil criar uma rota pela cidade quando podemos fazer algumas paradas para comer, não?

Então, vamos fazer um pequeno passeio por Portugal nesse post, usando estas paradinhas para satisfazer o paladar e provar todas as comidas típicas de Portugal.

E quando falamos de culinária portuguesa, qual o primeiro ingrediente que vem à nossas cabeças? Aposto que pensou nele, o famoso bacalhau.

Portugal foi e ainda é um dos maiores pescadores e comerciantes de bacalhau do mundo. Tendo o início da sua pesca por volta do século XV nos mares da terra nova, o país se tornou uma potência no ramo e claro que o produto também se tornou comum na mesa da população. Derivando-se assim em alguns pratos mais famosos como:

Está pensando em mudar do Brasil? Veja também Como ir para Portugal com visto de estudante.

1 – Bacalhau à Braga.

Já citado aqui pela Luana em outros posts, o Bacalhau à Braga é a comida típica de Portugal favorita dela.

O prato é um dos carros chefes da culinária local e uma das mais procuradas comidas típicas de Portugal.

Tratasse de uma bela posta de bacalhau frito, levado ao forno com um delicioso refogado de pimentos, alho e cebola e acompanhado de batatas fritas como um bom prato português.

Onde comer o melhor Bacalhau à Braga

E como estamos falando sobre roteiro, nada melhor do que ir in loco provar esse típico bacalhau português, né?!

O meu restaurante, e de Luana, favorito para aproveitar e se deliciar com essa típica receita portuguesa é o Adega Malhoa, localizado na cidade de Braga. Ele fica bem próximo à Sé de Braga.

Endereço do Adega Malhoa: R. Dom Paio Mendes 17, 4700-424 Braga, Portugal

2 – Bacalhau com Broa.

Bacalhau com broa

Aqui está o meu favorito. Também uma boa posta de bacalhau frita no azeite e que é levada ao forno com uma broa triturada e temperada com azeite, alho e ervas, formando assim uma crosta sobre o peixe que mantém sua umidade, além de dar uma boa crocância ao prato.

Mas onde comer um bom bacalhau com Broa?

Inicialmente, tenho que falar que ao buscarmos um local para comer um bom bacalhau com broa, um das comidas mais típicas de Portugal, teremos uma ótima oportunidade de conhecer  este que, na minha opinião, é o melhor e mais belo lugar de Portugal: o Cais de Gaia.

Lá fica o restaurante Rabelos, Onde se pode escolher entre sua explanada bem à beira  da calçada ou ainda seu terraço um uma bela vista para o Rio Douro e a ponte D. Luiz I, um dos cartões postais portugueses.

O restaurante conta também com outras opções no seu menu, além de uma bela carta de vinhos, dos quais eu recomendo o Dalva Reserva para acompanhar seu bacalhau. Sim,  vinho tinto combina bem com peixes.

Endereço: Av. de Diogo Leite 68, 4400-111 Vila Nova de Gaia, Portugal

Leia também 10 melhores cidades em Portugal para visitar.

3 – Bacalhau com Natas.

Bacalhau com Nata

Se você quer provar outra forma deliciosa de se preparar um bacalhau português deverá provar o Bacalhau com Natas. Ele consiste em um prato com lascas de bacalhau refogadas com batata e nata. 

Mas onde comer um bom bacalhau com natas?

Você poderá provar essa comida típica portuguesa no Rabelos, no cais de Vila Nova de Gaia.

O ticket médio gira por volta dos 25,00 euros por pessoa, já incluindo entrada, vinho, prato principal e sobremesa, para os dois pratos citados.

Endereço: Av. de Diogo Leite 68, 4400-111 Vila Nova de Gaia, Portugal

4 – Alheira à mirandela (ou também a transmontana).

Alheira à mirandela (ou também a transmontana).

A Alheira à mirandela é um famoso embutido portugues, feito com um mix de frango, pão, porco e carne de caça já cozidos e bem temperados. Frito no azeite e tradicionalmente servido com arroz branco, batatas fritas e ovo. 

Fica por volta dos 8,00 euros.

Onde comer uma alheira à mirandela no Porto, Portugal

Ainda no Douro vamos atravessar a Ponte D. Luiz I para a Ribeira do Porto e procurar um restaurante bem escondidinho, mas com uma boa comida portuguesa raiz: O Terreirinho restaurante.

Lá podemos nos saborear com três dos pratos dessa lista: a alheira à mirandela, o arroz de mariscos e o arroz de cabidela.

Endereço: Tv. do Barredo 5, 4050-094 Porto, Portugal

5- Arroz de mariscos.

Diferente da Paella Espanhola, é um arroz com uma textura mais cremosa e carregado dos melhores mariscos portugueses, que vão do camarão aos chocos. 

Onde comer um arroz de mariscos em Portugal

Como e falei acima, no restaurante o Terreirinho você poderá provar uma das comidas portuguesas mais típicas, o arroz de marisco.

Endereço: Tv. do Barredo 5, 4050-094 Porto, Portugal

6 – Arroz de Cabidela.

Então, você sabia que o arroz de cabidela é um prato típico português?!

Bastante conhecido na culinária Brasileira, este prato divide opiniões, já que leva uma boa quantia de sangue da galinha no seu preparo, o que o deixa com uma textura super cremosa. É na certa o forte do restaurante e pode ser melhor avaliado nas épocas mais frias do ano.

Onde comer arroz de Cabidela

Já deve ter percebido que o restaurante o Terreirinho é uma excelente opção para provar comidas típicas de Portugal, né? Lá você também encontrará um gostoso arroz de cabidela.

Endereço: Tv. do Barredo 5, 4050-094 Porto, Portugal

7- Francesinha 

Seja como for, nós já comemos bastante nesse tour gastronômico por Portugal e ainda estamos no Porto.

Mas vamos subir mais um pouco para o centro da cidade, já que lá ainda temos pelo menos mais quatro pratos quase obrigatórios no nosso roteiro.

Chegando agora na região da “Baixa” temos algumas opções, uma delas é um restaurante com do cotidiano português e sem muito foco turístico, mas que tem a melhor francesinha da cidade. Para já vamos falar apenas que a francesinha é o prato mais famoso da gastronomia Portenha, assim são fartas as opções por toda a cidade.

Onde comer a melhor Francesinha do Porto

Se quiser provar uma francesinha no Porto, tal qual os portugueses, deverá ir no restaurante Portus Sabor. Além disso, como não é um lugar muito cotado pelos turistas, o preço seja é bem mais acessível em relação aos outros, mas não deixa nada a desejar em relação a qualidade.

Endereço: Av. dos Aliados, 4000-288 Porto, Portugal

8 – Tripas à moda do Porto

Talvez você seja um fã de miúdos e as Tripas à moda do Porto é um dos clássicos pratos portugueses. Esse que faz parte da culinária portuguesa tradicional que se assemelha bastante com nossa dobradinha. Além disso, vale a pena ressaltar que, como toda comida portuguesa, as tripas à moda do Porto é carregada em alho e condimentos. 

Os dois pratos (Francesinha ou tripas à moda do Porto) estão por volta dos 10,00 euros e durante a semana tem sempre Menu executivo, que acompanha bebida + sobremesa/café.

Onde comer tripas à moda do Porto

Você também poderá ir no restaurante Portus Sabor. Em suma, come-se muitíssimo bem lá.

Endereço: Av. dos Aliados, 4000-288 Porto, Portugal

Você acha que o turismo só é completo com passeios gastronômicos? Leia também o post comidas típicas da Bahia.

9 – Arroz de Pato

A invicta, como é conhecida a cidade do Porto, também é um lugar muito procurado para quem quer fazer compras. Temos aqui a Rua Santa Catarina, repleta de shoppings, lojas de grife e de produtos artesanais português, além de ficar ao lado do Mercado do Bolhão. E claro, vários restaurantes.

Lá você vai encontrar o famoso Arroz de Pato. É um arroz de forno feito com carne de pato desfiada, chouriço e bacon. E como toda comida tipica portuguesa, é bastante carregada e vai encher bem.

No MENGOS o Arroz de Pato sai 8,00 euros a meia dose, que serve muito bem uma pessoa. Sugiro para acompanhar uma garrafa de Papa Figos, um dos mais conhecidos vinhos da região do Douro e que não sai por mais de 16 euros a garrafa.

Onde comer uma comida típica de Portugal: o arroz de pato

Um deles é o MENGOS, um restaurante e pastelaria super bem localizado. Porém quase sempre está lotado e é recomendado agendar ou marcar seu lugar ir fazer compras enquanto surge uma vaga. 

Endereço: Rua de Santa Catarina 161, 4000-381 Porto, Portugal

10 – Sardinha

E claro, não podemos esquecer um dos símbolos de Portugal. A famosa Sardinha.

Comida mais procurada na noite de são João no Porto, a Sardinha faz parte da culinária portuguesa assim como o milho assado nas festas juninas do nordeste brasileiro.

Além disso, é super comum ver os portugueses nas portas das suas casas assando Sardinha na companhia de familiares e amigos. Contudo, não precisa esperar o 24 de junho ou algum português te convidar para poder apreciar essa delícia. 

Onde comer uma sardinha em Porto, Portugal

Aqui deixo uma dica: no mercado do Bolhão, que no momento está funcionando no Shopping La Vie, atrás da Capela das Almas, enquanto o mercado em sí está em reforma, previsto para reabrir ainda em 2022.

Lá ficam vários pequenos restaurantes de comida típica portuguesa, além de barracas vendendo produtos artesanais como presunto serrano, queijo da serra da estrela, chouriços defumados de Lamego, bastante bacalhau e frutas deliciosas. Vale a pena tirar um tempinho para visitar este cantinho da cidade e comer sua sardinha grelhada.

Endereço original do Mercado do Bolhão: R. Formosa, 4000-214 Porto, Portugal

Ok, ainda tem muito mais comida na no Porto, mas vou deixar para uma próxima conversa mais aprofundada sobre a cidade. Agora, que tal descer um pouquinho no mapa e chegar até a cidade de Aveiro?!

11 – Ovos Moles

Logo depois dessa orgia gastronômica no Porto chegou a hora de seguirmos descendo no nosso roteiro gastronômico por Portugal.

A cerca de 1 hora de trem do porto está a cidade de Aveiro. Antes de mais nada, já vale lembrar que dá para usar o sistema de trem da região metropolitana do Porto que é o COMBOIOS PORTO, uma opção bem mais barata e bastante confortável para viagens curtas, cerca de 3,5 euros por pessoa. 

Economizar nunca é demais, né?! E já imaginou economizar bastante no seu transporte até o destino sonhado?! Leia também os posts:

Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights Voos

Passagem barata de ônibus: Buser e FlixBus

Como Ganhar Milhas aéreas

E o que vamos encontrar em aveiro?

OVOS MOLES DE AVEIRO. Sim, ovos moles! Como conhecemos bem, a confeitaria portuguesa é bastante baseada em ovos e não poderia deixar assim de ter uma sobremesa que é basicamente OVO, não é mesmo?

Os ovos moles de Aveiro é um creme de ovos e açúcar famoso por ser servido em forminhas de ostia com formatos de barquinhos, pipas, peixinhos e outras coisas da cultura local. Mas também é encontrado como recheio de tortas, bolos, pães, croissants e uma infinidade de outras sobremesas.

Onde comer Ovos Moles de Aveiro

Existem diversas lojas que vendem os docinhos, a mais famosa delas é a Confeitaria Peixinho, fica bem no centro da cidade, próximo ao Rossio, onde se compra ingresso para os passeios de barco.

Porém, na cafeteria da estação de trem vende um muito mais gostoso e que a caixa sai por 8 euros com 12 unidades e já está ali pertinho para caso esqueça de comprar durante o passeio pela cidade.

Agora que já adoçamos um pouco a boca vamos descer mais um pouquinho.

Endereços:
Confeitaria Peixinho: R. de Coimbra 9, 3810-086 Aveiro, Portugal

Ritual Café: R. do Batalhão de Caçadores 10, 3810-064 Aveiro, Portugal

11 – Carne de Porco Alantejana

No caminho para Lisboa temos uma parada obrigatória na cidade de Fátima. Onde Fica o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, famoso pela sua historia e arquitetura como a Luana já falou aqui no blog.

Conheça mais sobre um dos destinos mais procurados para turismo religioso no mundo. Leia mais informações no post Santuário de Fátima.

Finalmente vamos ao que interessa, a carne de Porco Alantejana. Este é um prato típico de portugal que consegue misturar muito bem terra e mar, uma carne de porco super macia preparada amêijoas e batatas e super bem temperadinha. Vem com aquele molhinho gostoso, sabe? Que dá pra  chuchar o pão.


Onde comer uma Carne de Porco Alantejana

O Restaurante recomendado aqui é O Fanático. Lá, além da comida ser maravilhosa (Com outras opções na carta) é possível repetir quantas vezes você quiser e aguentar aquele mesmo prato que pediu inicialmente.

O restaurante em si é uma atração a parte, com um proprietário super fanático do Benfica e toda decoração de mesmo tema que dão um ar super divertido ao local. Quanto a preços, o prato sai por 7,5 euros por pessoa.

Endereço:  Rua Jacinta Marto, número 3, Fátima, Portugal

12 – Polvo a Lagareiro

Finalmente chegamos à capital Portuguesa: Lisboa. Nesse meio tempo, provamos inúmeras comidas típicas de Portugal ao longo do caminho e em Lisboa não poderia ser diferente.

Vamos conhecer outro dos pratos portugueses favoritos da Luana, o polvo a lagareiro.

Como varias comidas portuguesas, essa se destaca pela simplicidade no preparo. São tentáculos de Polvo branqueados e refogados com bastante alho, levando azeite português com fartura e servido com batatinhas ao murro. Uma verdadeira maravilha de sabores, onde dá para sentir o gostinho de cada ingrediente. 


Onde comer o melhor polvo a lagareiro de Portugal

Você que provar O MELHOR POLVO A LAGAREIRO DE PORTUGAL. Sim, com letras maiúsculas pois eles já ganharam até título.

Então, deve ir ao restaurante Antonia Petiscos, fica no bairro alto e vale lembrar que eles não aceitam clientes apenas para beber no local, se for lá tem que comer.

Lá no Antonia o Polvo a Lagareiro sai por 9,50 euros e serve bem uma pessoa.

Endereço: R. do Norte 47, 1200-279 Lisboa, Portugal

13 – Bochecha de Porco Preto (ou Secretos de Porco)

Bochecha de Porco, do chefe Henrique de Sá

Dentre os restaurantes autorais de chefes portugueses renomados vamos destacar a cozinha do Henrique Sá pessoa com a deliciosa Bochecha de Porco Preto, também chamadas de Secretos de porco. 

A parte mais nobre e macia do animal, que já é de uma qualidade superior, confitada em azeite com ervas o que dá uma textura incomparável a essa iguaria, chega e derreter na boca. O acompanhamento varia, já tive a oportunidade de provar um purê de batata doce com legumes salteados e em outra um arroz cremoso com aspargos. Os dois estavam maravilhosos. Recomendo comprar o vinho numa das garrafeiras, pelo fato de ter mais opções a mais baratas também.

Onde comer uma Bochecha de porco preto

Depois que provarmos o polvo à Lagareiro da Antonia Petiscos, chegou a hora de irmos ao famoso mercado da Ribeira ou Time Out Lisboa, como é mais conhecido hoje em dia.

Lá temos um pouco de tudo, desde deliciosas sobremesas, pizzas, croqueteria (provem o croquete de cebola com queijo de cabra, é dos deuses) até as cozinhas autorais de chefes renomados portugueses.

A bochecha de porco preto custou 15,50 euros e serve bem uma pessoa. 

Endereço: Av. 24 de Julho 49, 1200-479 Lisboa, Portugal

14 – O Pastel de Belém.

Pasteis de Belém, uma das comidas mais típicas de Portugal

Este que é sem dúvida o doce mais famoso de toda a cozinha portuguesa, replicado pelo mundo inteiro. Mas na verdade, só existe um local que pode falar que vende pastel de Belém.

Tal qual vinho do porto, o nome Pastel de Belém é propriedade registrada e um produto DOC (denominação de origem controlada) fazendo com que nenhum outro possa se chamar assim. Para fins legais, claro.

Para quem não conhece ainda, é um doce em formato de empadinha (aquela de frango) com massa folhada e recheado com um creme de gemas, natas e açúcar. Que ao serem levados ao forno ficam com uma textura mais firme trazendo assim uma experiência sensacional para o paladar.

Além disso, lá você pode encontrar a historia do Pastel de Belém, como ele surgiu como uma alternativa para gastar as gemas que sobravam do mosteiro dos Jerónimos ao usarem as claras para engomar as roupas dos padres até como se tornaram patrimônio cultural Português. 

Mas calma, você encontrará por todo Portugal os pasteis de nata, prato típico que se assemelha muito ao pastel de belém.

Onde comer o Pastel de Belém

E onde encontramos o Pastel de Belém? Em Belém, Obvio. Bem ao lado do Mosteiros dos Jerónimos.

Cada pastelzinho custa 1,10 euro e são vendidos em caixinhas para levar também. 

Endereço: R. de Belém 84 92, 1300-085 Lisboa, Portugal

Bom, espero que todos tenham chegado até aqui com a boca cheia d`água e vontade para encherem a barriga passeando por Portugal

. Esta lista é apenas um pequeno apanhado da imensa variedade gastronômica que este país possui e tenho certeza que na sua viagem vale muito a pena visitar alguns desses lugares. Afinal, comer a melhor parte da viagem.

Planejamento de viagem para Portugal

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre comidas típicas de Portugal, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Você é um apaixonado por comida? Vou deixar aqui a sugestão de outros posts de blogs parceiros sobre a culinária dos mais diversos destinos:

1 – Onde comer em Kathmandu, Nepal, por Felipe, o pequeno viajante

3- Onde Comer em João Pessoa: Melhores Restaurantes e Bares, por Oncotô Travel

4 – Onde comer em Campos do Jordão. Melhores restaurantes, por Blog Elizabeth Werneck

5 – Almoço no Restaurante Tamboril em Inhotim, por Destinos Por Onde Andei…

6- Comida Peruana, por Viajando com Moisés

7- Comida Baiana, por Comidas Pelo Mundo

8 – Dicas Gastronômicas em Barra Grande, Bahia , por Uma Senhora Viagem

9 – Restaurantes Temáticos no Rio de Janeiro, por Uma Viagem Diferente –

10- Conheça o Beco Hexagonal em São Paulo, por Entre Mochilas e Malinhas

11 – Onde comer no Porto: dicas da gastronomia local, por Cantinho de Ná

12- Onde comer em Maceió, por De Lugar Nenhum

13 – Vale dos Vinhedos: Lugares para curtir uma boa gastronomia ao ar livre , por 3 Gerações e 1 Mala

14 – Onde Comer em Jeri? , por Dani Turismo

15 – Onde Comer em Recife?, por Vamos viajar pra onde agora

16- Como economizar com alimentação na Disney , por 6 Viajantes

The post Quais são as comidas típicas de portugal appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

Quais são as comidas típicas de portugal

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×