Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 comidas típicas de Goiás para você experimentar!

Veja algumas Comidas típicas da região de Goiás, um lugar rico em cultura e diversidade, perfeito para um roteiro gastronômico.

Uma das vantagens de viajar pelo Brasil é justamente ter a oportunidade de fazer uma imersão cultural nas regiões. Portanto, preparamos algumas comidas típicas de Goiás que têm que entrar na lista da sua viagem gastronômica, pois representam uma das formas mais nobres de conhecer uma região. 

As culturas indígena e europeia fazem parte de diversos pratos feitos na região de Goiás. Porém, não é apenas disso que vive a cultura do lugar: tropeiros de Minas Gerais e São Paulo também  fizeram parte disso com algumas contribuições à gastronomia local. 

Então, pode-se dizer que diversas culturas foram essenciais para formar a culinária típica local. Continue a leitura para saber mais!

Arroz com pequi

O pequi é um símbolo do estado, pois é um frutinho amarelo que dá cor e sabor a diversas comidas de Goiás. Essa fruta pode ser usada em diversos pratos doces ou salgados, porém, um dos mais famosos e tradicionais da região é o arroz com pequi.

Geralmente, o pequi é cozido com arroz, podendo ser acrescentado inteiramente na receita ou apenas a polpa. Caso você encontre um arroz com pequi inteiro nos restaurantes ou  nas casas, atente-se na hora de comer, porque o caroço é recheado de espinhos. 

Matula

A matula, também é conhecida na região como feijoada do cerrado, é um prato típico da Chapada dos Veadeiros. É feita com tutu de feijão-branco ou mulatinho, engrossado com farinha de mandioca. Carne de sol, pedaços de linguiça e carne de lata também fazem parte da composição da saborosa matula.

Esse prato é servido com uma folha de bananeira, acompanhado por arroz, carne de lata, galinha caipira e mandioca cozida. Além de ser um dos pratos mais conhecidos na região, o termo “matula” também se refere à marmita. 

Angu de milho-verde

O milho é um alimento extremamente versátil, que se encaixa em diversos pratos da comida brasileira. Ele aparece em diversas comidas goianas. Uma delas é a receita de angu de milho-verde: além do milho, ela leva água e sal. Portanto, pode ser feita em qualquer lugar, sem grandes dificuldades.

Por conta de toda a simplicidade, o angu de milho-verde costuma agradar a diversos paladares e pode ser usado como complemento em pratos tradicionais, como a galinhada.

Galinhada

Experimentar a gastronomia de uma região é provar uma experiência nova e saber mais sobre aquela cultura. Porém, existem receitas que conquistam o paladar mesmo antes da degustação, como a galinhada de Goiás, um dos pratos mais típicos dessa região do país.

A galinhada costuma ser servida em ocasiões especiais. Ela consiste em um arroz reforçado com pedaços de frango, refogado com pequi e curcuma. Por conta disso, é um prato com um tom alaranjado, especialidade da culinária goiana.

Peixe na telha

Imagina um prato incrivelmente saboroso, mergulhado em um molho cremoso com fatias de pimentão vermelho e cebola? Falando assim, parece que podemos sentir o cheiro do peixe na telha, uma das comidas mais típicas da região e que atrai diversas pessoas ao roteiro gastronômico.

O tempero goiano torna esse peixe especial. O pescado usado para compor o prato é de água doce, sempre com couro e postas, aquelas fatias bem grandes. O cozimento leva molho de tomate, leite de coco, creme de leite e açafrão. 

Conhecer a culinária de uma região é entender mais sobre o povo que vive ali. Essa é uma das formas de fazer parte daquele lugar, mesmo que por um breve momento. Portanto, planeje um roteiro gastronômico quando for viajar. Caso vá para Goiás, aproveite para conferir os restaurantes com comidas típicas!

The post 5 comidas típicas de Goiás para você experimentar! appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

5 comidas típicas de Goiás para você experimentar!

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×