Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que fazer em Aveiro Portugal?

Você sabe o que fazer em Aveiro Portugal? Uma das primeiras coisas que passa na cabeça das pessoas ao falar sobre esse local, são as praias, sua ria, suas comidas deliciosas, bem como suas salinas.

E, de fato, não há como conhecer Aveiro e não conhecer as praias da região. Mas se você vai ficar bastante tempo na Cidade, é preciso ter outras programações, certo?

Então, o que fazer em Aveiro Portugal? Há diversas outras coisas que você pode explorar, e iremos dar algumas dicas no decorrer deste artigo.

Leia também 10 melhores cidades em Portugal para visitar.

1. Fotografar as casas em Ílhavo, na Costa Nova

Um dos cartões postais mais conhecidos de Aveiro são as casinhas todas coloridas situadas em Ílhavo, na Costa Nova. Por isso, uma das coisas a se fazer é justamente registrar esse momento.

De acordo com a história, os pescadores que moravam na região começaram a pintar as casas para que fosse possível reconhecê-las de longe, quando estivessem voltando de suas viagem do alto mar.

E, até os dias de hoje, é possível encontrar diversas construções de madeiras que seguem esse mesmo padrão. Já outras casas viraram restaurantes e estabelecimentos mais turísticos.

Uma dica para os que irão conhecer a região, é tentar ir pela manhã, que é quando a luz é melhor, que vai deixar suas fotos ainda mais bonitas.

E quando estiver visitando a região não deixe de tomar um sorvete de pistache com amarena.

2. Andar de moliceiro pelos canais de Aveiro

Sabe o que fazer em Aveiro Portugal? Andar de moliceiro pelos canais! Mesmo porque, aos que não sabem, a região é conhecida como Veneza portuguesa.

Isso acontece porque, bem como na cidade italiana, o centro histórico é cortado por alguns canais, as famosas rias. Claro que não são tantos quanto Veneza, mas é o suficiente para dar um charme particular.

Inclusive, foram esses cursos de água que fizeram com que a cidade pudesse prosperar. Essas pequenas e coloridas embarcações eram muito comuns na apanha do moliço, que é uma espécie de alga estendida ao sol, que servia de adubo para as terras da região.

O passeio de moliceiro tem um custo médio de 12 euros para adulto e 6 para as crianças, o qual dura cerca de 45 minutos e você tem um belo tour, já que sempre há um guia a bordo, explicando sobre a história da cidade.

Durante o trajeto, você vai passar por edifícios históricos do Art Nouveau, marinhas de sal, armazéns de peixe, muitas pontes e pela zona mais moderna da cidade.

Uma curiosidade é que estampados nos moliceiros você irá encontrar diversos desenhos e caricaturas com um quê de obscenidade.

3. Visitar as salinas de Aveiro

O sal de Aveiro é um dos mais conhecidos de todo o mundo, além de que a produção por ali é bem antiga, mais do que o próprio país.

Por isso, para quem deseja saber o que fazer em Aveiro Portugal, saiba que essa é uma ótima ideia. E se você nunca conheceu uma salina, que tal se aventurar numa das mais importantes do mundo?

Inclusive, você pode optar por uma visita guiada, onde haverá explicações históricas e também a respeito dos processos de produção.

4. Passear pelo centro histórico de Aveiro

Uma das minhas coisas favoritas em Aveiro é flanar por suas ruas, sentir o clima da cidade.

Além disso, a cidade é altamente instagramável, sua arquitetura Art Nouveau é de tirar o fôlego. Sendo assim, você deverá dar uma volta na cidade e apreciar sua linda arquitetura.

Se não bastasse uma arquitetura maravilhosa, o centro histórico de Aveiro conta com seus canais (rias) e pontes lindíssimas. As pontes são enfeitadas por fitas (que lembram as fitas do Senhor do Bomfim) e cadeados.

Para completar o seu passeio pela veneza portuguese, faça uma visita ao Mercado do Peixe, bem como sente nas proximidades da Praça 14 de Julho, um dos melhores pontos da cidade para se sentar e ver o movimento passar. 

Por fim, se quiser saber um pouco mais da história de aveiro, participe de um free tour pelo centro de Aveiro — o passeio é grátis, ao final você decide com quanto deseja contribuir.

5.  ​​Visitar o Museu de Aveiro

Outro passeio imperdível em Aveiro é o Museu de Aveiro. Lá você irá encontrar o túmulo de Santa Joana Princesa, espetacularmente trabalhado. 

Por fim, caso você decida conhecer o local, saiba que fica localizado no centro de Aveiro, mais especificamente no antigo Convento de Jesus onde a princesa, filha do rei D. Afonso V, dedicou a sua vida ao culto religioso.

6. Conhecer o Parque Infante Dom Pedro (Parque da cidade de Aveiro)

Pouco conhecido na rota turística, o Parque da Cidade de Aveiro também conhecido como Parque Infante D. Pedro, é um dos meus locais favoritos nesta cidade portuguesa que tem meu coração. 

Ele fica localizado próximo ao antigo convento franciscano de Santo Antônio, que também vale a pena a visita.

Além disso, nesse belíssimo parque você encontrará inúmeros lagos e fontes, o que tornam o lugar propício para descansar e aproveitar a natureza. 

Por fim, os pequenos irão adorar o parque, que conta com um parquinho feito especialmente para as crianças.

7. Comer os pratos típicos de Aveiro

Devido ao fato de estar próximo do mar e por ser uma cidade com tradição pesqueira, não tem como sair de lá sem experimentar bons pratos, certo?

O mais legal é que a grande parte dos restaurantes possuem cardápio e preços semelhantes. Uma dica é comer nos restaurantes próximos ao Mercado Municipal, onde você pode aproveitar e já conhecer um pouco da região.

Mas, se quiser algo menos badalado, a recomendação é ir para a região mais afastada da Ria de Aveiro e dos canais. Por lá, será possível fazer um tour gastronômico.

8. Fazer a rota Art Nouveau

A cidade também é muito famosa como a cidade-museu do Art Nouveau em Portugal. Então, para aqueles que adoram esse movimento artístico, há várias coisas para fazer por lá.

O Museu da Arte Nova, que fica em uma das margens do Canal Central, é um ótimo exemplar desse tipo artístico.

Isso porque, em seu interior, será possível conhecer um pouco mais da história desse estilo, bem como apreciar os azulejos coloridos com motivos florais.

9. Comer os famosos Ovos Moles e outros doces típicos

Se você quer saber o que fazer em Aveiro Portugal, não poderíamos deixar de falar da gastronomia local. Afinal de contas, a experiência só fica completa quando você conhece um pouco da comida local.

E a verdade é que os doces são uma atração à parte em toda a região. É em Aveiro que os Ovos Moles são bem conhecidos. Por isso, essa é uma experiência que todos que visitam a cidade deveriam ter.

Em suma, os Ovos Moles são uma massinha que parece com a hóstia, os quais são recheados com doce de ovos.

Além do mais, uma outra boa pedida são as Tripas de Aveiro, que é um tipo de bolacha servida quente em diversos quiosques, em especial na Costa Nova e na Praia da Barra. A bolachinha é bem parecida com aquelas casquinhas de sorvete.

The post O que fazer em Aveiro Portugal? appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

O que fazer em Aveiro Portugal?

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×