Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Comida Chinesa: Descubra os Melhores Pratos e Origens

As comidas chinesas são as mais exóticas do mundo, principalmente por suas particularidades e peculiaridades. O mundo todo vai ao país para turistar e ao mesmo tempo conferir todas as questões gastronômicas. Pois a comida Chinesa já é uma atração.

Muitos vão com o intuito de conhecer construções milenares, templos, cidades e bairros antigos, mas também, não podem deixar de fora a cultura tradicional gastronômica milenar da china.

Está interessado em conhecer os pratos mais populares e exóticos da cozinha chinesa? Continue a leitura e veja como a Comida Chinesa é tão sensacional quanto a comida peruana.

12 Comidas Chinesas Famosas

Se você quer saborear a gastronomia chinesa, saiba que terá que experimentar estes 11 pratos típicos da China. 

Eles são os mais recomendados para você consumir quando for turistar na Ásia. E são eles:

O prato conhecido como Zong Li é um dos mais tradicionais em toda a China. Ele é feito de arroz basicamente, e sua textura é pastosa. Deve-se envolver em folhas de cana cozida.

A forma de fazer a pasta de arroz é temperado com gengibre, molho de soja, óleo de pimenta e óleo de amendoim.

Essa textura é o ponto ideal que foi encontrado para facilitar a alimentação por meio de hashis (o famoso pauzinho Chinês que eles usam para se alimentar).

Tian bu la

Este é um dos alimentos chineses adocicados, conhecido como Tian bu la. Ele é um tipo de bolinho de peixe que é feito com massa grossa.

Ele leva filé de peixe branco, tapioca, ovos e farinha de batata, é uma comida típica chinesa popular em todas as mesas dos nativos.

Estes bolinhos são feitos em formato cilíndrico longos e afinados. É possível encontrá-los em discos e redondos, e todos os ingredientes são úteis para temperar bem.

Após pronto, deve-se fritar em óleo aquecido até ficar bem douradinho.

Frango do General Tso

Esse é um dos pratos mais consumidos, devido ao marketing do nome. O Frango do General Tso é originário da culinária de Hunan, mais precisamente pelo cozinheiro de nome Pen Changgui.

Diz a história que ele criou esse prato para o líder chinês, senão, ele era morto ou castigado. Mas só havia coxa de frango e ele teve de se virar, gerando essa receita. Depois disso, ele provou suas capacidades e popularizou a receita.

Batizou-se esse prato com o nome do General da dinastia Qing, sem nunca ter provado o prato.

Mapo Tofu

Essa comida é típica de Chengdu, a capital de Sichuan. Muitos consideram o Mapo Tofu a melhor receita da China, sendo que é possível encontrar no mundo todo.

O Tofu do prato é picante, adicionado molho óleo, ele é fino e brilhante e sua base é a pasta de amendoim, onde se precisa utilizar os seguintes ingredientes:

  • Pimenta;
  • Feijão preto;
  • Carne picada (boi ou porco).

Se você andar pela China, irá encontrar ela feita em diversas formas e receitas. Algumas usam castanhas, cebolas e vários tipos de vegetais.

Outras são feitas de grãos da famosa pimenta sichuan, cebola verde, vinho de arroz e muito alho para dar gosto.

Pato à Pequim

Aqui no Brasil o Pato à Pequim se chama de Pato Laqueado. Mas, esse prato é um dos mais antigos herdados da China Antiga, onde somente a corte imperial tinha acesso.

Não é comum a alimentação de assados na China, e somente os líderes imperiais poderiam ter essa iguaria.

Na antiga China, eles criavam patos especialmente para preparar essa receita. Para isso, devia se utilizar molhos específicos e depois levado a fornos feitos especialmente para isso.

Depois de pronto no cozimento, era só servir o prato, cortado em fatias, junto com crepes finos.

Gua-Bao

Essa comida, além de conhecida na China, é bem popular e famosa. O Gua-Bao, também é conhecido como pão da barriga do porco.

Para essa receita, deve-se utilizar um pão com nome de folha de lótus. Ainda é preciso envolver a sua massa em recheios dos mais diversos tipos.

Normalmente, utiliza-se carne cozida e bem condimentada, servida como um lanche meio aberto. Os principais ingredientes são os seguintes:

  • Vegetais variados;
  • Carne bovina;
  • Frango;
  • Cebola;
  • Cenoura;
  • Salsinha.

Porco agridoce

A culinária Chinesa abusou desde sempre do uso de carne de porco. Não sendo diferente, o Porco Agridoce é a receita chinesa que tomou o mundo.

Esse prato é feito com carne de porco cortada em pedaços, e depois de bem feita, ela é banhada em um molho de açúcar, vinagre e molho de soja.

Normalmente, serve-se com bastante arroz e, segundo dizem quem experimentou, é bem saborosa e suculenta.

Chow Mein

Essa comida é daquelas da lista que fazem sucesso com os turistas, o Chow Mein. É possível encontrar em diversos tipos de estabelecimentos, até mesmo naquelas barraquinhas de ruas e famosos restaurantes renomados, por exemplo.

Em todas as regiões do país esse prato é encontrado em diversas versões. Algumas levam carne de frango, boi e as mais bem feitas com camarão e muito vegetal.

O ingrediente que faz render é o macarrão wok que é misturado com os molhos do gosto Chinês.

Arroz Frito é uma conhecida comida chinesa

O arroz e macarrão são duas coisas que fazem parte da culinária Chinesa. Sendo dois ingredientes muito importantes.

Mas, como os chineses utilizam muita coisa frita, não seria diferente com o arroz. Ao viajar pra China, não deixe de comer o arroz frito.

Antes dele ser levado ao fogo, ele é bem frito em frigideiras e panelas wok. Após isso, ele é misturado com vários ingredientes.

Há os que optam por vegetais, carnes, frutos do mar ou ovos. Dizem que ele consumido só é bom, mas com muita proteína o ajuda a ter energia para um dia todo.

Rolinho Primavera

Sendo uma comida que é típica da China, ela faz muito sucesso no Brasil principalmente nos restaurantes de comida asiática.

Em suma, ele é feito com massa de farinha e depois é preenchido de recheio, enrolado e frito no óleo.

Existem ingredientes dos mais variados possíveis para serem usados para preencher ele. Os mais comuns são: camarão, queijos, carnes, arroz etc.

Mas o prato não é exclusividade da culinária chinesa, muitos países da América Latina o consomem.

Bolinho de feijão

Esse prato não é comum no Brasil, mas, o bolinho de feijão é um prato que é muito utilizado junto de receitas salgadas dos chineses.

Ele é muito utilizado na confeitaria chinesa e é um doce muito apreciado por eles. O feijão vermelho é colocado em uma pasta de farinha e depois no vapor é cozido.

Tortinha de Ovos

Esse prato também faz parte da confeitaria chinesa. Ele é bem famoso entre os chineses, mas não no Brasil.

Poucos países da Ásia o usam, e é semelhante ao Pastel de Belém Português. As técnicas de tortas de cremes de ovos foram levadas para a China.

Esse é um dos poucos pratos cuja influência externa influenciou a cultura culinária e da confeitaria chinesa.

Comidas da China: principais pratos da culinária típica

Existem alguns pratos famosos que você não pode deixar de fora. Eles são diferentes dos encontrados pelo mundo.

Ao viajar para a China, alguns pratos específicos são obrigatórios no seu cardápio gastronômico.

Alguns turistas ousados procuram comer insetos, experimentar aqueles famosos ovos podres ou estrelas do mar.

Mas, se esse não é seu caso, não se preocupe, há outros tipos de pratos considerados “normais” para o consumo, que utilizam como por exemplo:

  • Patos;
  • Frangos;
  • Porcos
  • Tortas;
  • Bolinhos.

Quando for à China, não explore somente as atrações turísticas. Confira toda nossa matéria e perca o medo de consumir essa culinária diferente.

Comidas exóticas da China

Se você é o tipo de turista ousado e que quer se aventurar pela china, irá encontrar muitas coisas loucas.

A principal delas é a culinária de pratos “diferentes” do que estamos acostumados. A maioria deles despertam a curiosidade dos visitantes. E são eles:

Espetinho de Insetos

No começo do surgimento do Homem Pré-Histórico, os insetos eram um tipo de alimento comum para eles, pois eram alimentos com muita gordura e proteína.

E isso também faz parte da culinária chinesa, visto que ela é de uma história muito longa.

Países como Camboja e Vietnã têm isso em comum, e servem em barracas de ruas, mercados e até restaurantes, por exemplo.

Sendo assim, uma das comidas mais exóticas da China é o Espetinho de Inseto, e isso trás muita curiosidade.

Em diversos locais e cidades espalhadas pelo país encontram-se diversos tipos de insetos espalhados em balcões e barracas à mostra.

E os principais são: Baratas (acredite), Grilos, Besouros, Escorpiões e outros que você imaginar.

Espetinho de estrela do mar

Se você é uma pessoa ousada, mas não quer se alimentar de insetos igual a João Batista, poderá se alimentar dessa comida estranha chinesa, o espetinho de estrela do mar.

É exótico? Sim, mas é menos estranho que comer as baratas.

Está achando que é somente estrela do mar? Há relatos de pessoas que encontram espetinhos de suculentos cavalos marinhos, por exemplo.

Ovos de 1000 anos ou Ovos Podres

Essa comida é tão exótica que já foi até matéria do fantástico da Globo. Mas, os Ovos Podres ou Ovos de 1000 anos somente são consumidos por turistas ousados.

Esses ovos podem ser de codorna, ganso, galinha, pato para serem feitos.

Eles são curtidos em uma mistura de sal, argila, cinza, amido, cal e casca de arroz. Esse tempo pode levar semanas ou meses, e vai depender do método de preparação.

Depois de passar pelo processo e adquirir uma coloração escura, eles ficam prontos para serem consumidos.

Sopa de Ninho de Andorinha

Se tem uma comida estranha que você pode se aventurar em comer lá na China, é a sopa de ninho de andorinha. Mas, você sabia que ele é um dos mais caros do mundo?

As aves usadas são as de espécies de aves do gênero Aerodramus.

Elas são feitas utilizando a saliva dos pássaros. Quem experimentou falou que é uma delícia. Teria coragem?

Cultura do Chá na comida chinesa

Você sabia que a China exportou a cultura do chá para o mundo todo? Sim, pois eles foram os pioneiros no método de preparação do chá.

Isso se deu desde os equipamentos e ocasiões onde o chá era consumido.

Essa bebida tem seus primeiros relatos na China em tempos muito antigos. E foi considerada uma das 7 necessidades diárias dos chineses. As outras foram:

  • Arroz;
  • Óleo;
  • Sal;
  • Molho de soja;
  • Vinagre
  • E lenha.

Mas, espere: existe uma diferença cultural entre o chá da China e o chá consumido na Europa ou outros locais da Ásia.

Diferente do Japão e Reino Unido, o método de preparação, degustação e local é diferente.

Nos dias de hoje, o chá na China continua sendo muito mais para situações mais casuais, formais e sérias, por exemplo.

Além de uma simples bebida, o chá da China é utilizado como remédio. Há religiões na China que o utilizam para rituais de cura ou reuniões

Técnicas de Cozinheiro e Culinária na comida chinesa

Devido a China ter um gigantismo territorial, a diversidade cultural também é equivalente. Isso se deu pelas inúmeras invasões durante os séculos.

Os povos ao norte: Mongóis, Hunos. E os povos a leste: Japão. Os povos a Oeste: Muçulmanos e Hindus. Fazem com que haja quatro principais regiões de diferentes culinárias.

Mesmo com as diferentes regiões culinárias, a forma de preparo e cozimento no país segue praticamente o mesmo padrão.

Ao norte tem a cozinha de Pequim, Szechuan entre as montanhas, ao Sul está Cantão com a cozinha Shanghai.

Mas, você sabia que as frituras são uma das maiores especialidades da culinária dos chineses? Vamos falar um pouco sobre elas.

Devido ao cozimento ser rápido, este tipo de fritura é mexida a todo momento. No geral, para fritar, eles usam uma caçarola ou frigideira funda e redonda.

Eles cortam e fritam os legumes em tiras ou cubos pequenos com um pouco de óleo.

Fritar Superficialmente

Nesse método, a fritura ocorre lentamente, diferente dos legumes.

Também se usa uma frigideira ou caçarola, no entanto, com menos calor e mais óleo.

Fritura Tipo Profunda

Utilizamos este tipo de fritura aqui no ocidente principalmente para ter alimentos crocantes.

Normalmente eles usam em óleo bem quente, e reutilizam o mesmo óleo para produzir outros alimentos crocantes.

Fritura em Papel

Os chineses alinham carnes, peixes ou frango alinhadamente e os envolvem em um papel celofane. Estes pequenos pacotes são fritados até que fiquem macios.

Normalmente são servidos com o papel celofane, e quando aberto é descartado.

Quem se alimenta de refeições feitas dessa maneira normalmente utiliza palitos para pegar os pedaços.

Cozimento a Vapor é bem comum na comida chinesa

Costuma-se colocar as conhecidas “Escumadeiras” de bambu entre as outras. E, assim, fazem com que os alimentos que demoram mais para cozinhar sejam colocados nas de baixo.

A cozinha chinesa raramente utiliza o forno.

Sabe aquele prato que falamos lá no começo? Sim, ele é um dos poucos pratos onde a culinária chinesa utiliza o forno.

Para o cozimento de muitas quantidades de frango ou carne, os chineses utilizam muito molho de soja, principalmente para dar cor e deixar o alimento com mais aroma.

É comum encontrar a carne picada com legumes, o famoso guisado.

Eles são cozidos por no máximo 4 horas em panelas de barro até atingir o ponto de consistência gelatinosa.

História da comida chinesa

A China não só tem uma das melhores e ricas culinárias, como também influenciou muitas. Ela é conhecida por ser sólida e, para comer, utiliza-se os conhecidos pauzinhos chineses “k’uai-tzu”.

Mas, no Japão eles também são bastante comuns, sendo que por lá eles se chamam “hashis”, que é como todo mundo conhece, praticamente.

Quando se vai ingerir algum alimento líquido, deve-se utilizar a colher larga e plana de cerâmica. Comer de faca para os chineses é algo considerado selvagem.

Dessa forma, deve-se preparar os pratos em pequenos pedaços prontos para serem facilmente mastigados e engolidos.

Existe uma diferença entre a comida chinesa e a oriental, principalmente na proteína animal, onde a carne é muito mais comum na China.

Fontes de carboidratos como talharim ou arroz são os ingredientes principais da comida chinesa.

A China possui uma extensa variedade de natureza, sendo que a sua cultura se dividiu em inúmeros estilos regionais.

Existe uma variedade de ingredientes usados e formas de se fazer um prato na cozinha chinesa. Dizem que existem mais de 10 mil pratos e mais de 20 tipos de cozinhas regionais.

Sendo um país de imenso território, as grandes diferenças de paisagem e clima influenciaram nisso. No país, vivem centenas de milhões de pessoas e a variedade de pratos é enorme.

Chega a ser um pouco semelhante a do Brasil contendo uma enorme gama de produtos.

Quando surgiu a comida chinesa?

Há mais de 4 mil anos, os primeiros povos chineses que habitavam o país começaram a desenvolver a gastronomia chinesa.

Até os dias de hoje, poucas foram as perdas em suas características. É o tipo de gastronomia que mais influenciou o restante do mundo.

Poucas pessoas sabem ou imaginam, mas a cozinha japonesa, tailandesa ou vietnamita tem uma grande influência da gastronomia chinesa.

Sem falar em vários outros países do sudeste asiático. A infinidade de ingredientes e a versatilidade fazem parte da vida dos cozinheiros chineses.

Eles puderam desenvolver várias técnicas de alimento e cozimento sutil, e transformaram a cozinha chinesa numa das mais refinadas da terra.

Em suma, os milênios dedicados a isso deram resultado. Um dos pratos resultantes é o Prato de Pequim, considerado uma arte culinária, obra-prima.

Mas, outra questão em relação à cozinha chinesa, é que eles procuram combinar ingredientes e manter o sabor.

Os diferentes tipos e formas de corte são bem interessantes dentro da culinária chinesa. Cortar em pequenos pedaços e utilização de palitos.

8 Melhores restaurantes de comida chinesa em São Paulo

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre essa culinária tão rica, é hora de saber quais são os melhores restaurantes para desfrutar dessa deliciosa gastronomia.

Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre os melhores restaurantes de comida chinesa em São Paulo e o melhor é que em muitos deles é possível comprar a comida chinesa para viagem. Confira!

1 – China Lake é um tradicional restaurante de comida chinesa

Trata-se de um restaurante que está situado na Zona Sul, sendo que detém um cardápio bastante amplo, ideal para todos os gostos.

O local oferece algumas boas opções de entradas, como frutos do mar, receitas com carnes, pato, massas, tofus, sobremesas e muitas outras coisas.

Mas, não temos como deixar de dar o devido destaque ao espaço em si, haja vista que detém toda uma decoração oriental.

2 – Rong He Restaurante

Nesse caso, é um restaurante chinês que se originou bem no coração do Bairro da Liberdade, muito conhecido pela sua cultura oriental. Um belo lugar para comprar a comida chinesa para viagem.

A comida também é muito gostosa, sendo que oferecem desde entradas até sobremesas. Ou seja, alimentação completa para aqueles que querem conhecer mais dessa gastronomia!

Além das opções mais típicas, como tofu, frango xadrez, yakisobas, lula e camarão, o restaurante ainda oferece arroz shop-suey, guioza, carne desfiada e muito mais. Vale muito a pena conhecer o espaço.

3 – Golden Plaza

Esse é um dos restaurantes chineses mais tradicionais de toda a cidade de São Paulo, sendo um dos mais adequados para aqueles que querem conhecer um pouco mais da gastronomia.

O restaurante oferece ótimas opções de pratos, desde os mais tradicionais até os que são um pouco menos comuns

Mas, nesse caso, não temos como deixar de dar destaque para os garçons, que são extremamente gentis e poderão lhe ajudar na escolha do seu prato.

Além disso, o restaurante também oferece a opção de buffet, onde detém mais de 30 itens para o almoço.

A nossa dica é apenas que você entre em contato para ter a confirmação dos dias e horários que o restaurante funciona.

4 – Chi Fu é a comida chinesa no Liberdade

Outro restaurante que está localizado no bairro da Liberdade, mas que dessa vez oferece um ambiente um tanto mais despojado e com diversas opções de pratos da comida oriental.

O local é excelente para aqueles que querem levar amigos e familiares para desfrutar dessa comida, haja vista que detém mesas bem grandes e confortáveis.

No entanto, pode acontecer de o atendimento ser feito por um funcionário que não seja muito fluente em português, uma vez que é um restaurante bastante tradicional.

5 – Hi Pin Shan

Trata-se de um restaurante que remonta da década de 80, fundado pelo chef Kung Hing Sin. Ou seja, é um dos grandes clássicos da cidade de São Paulo.

Se você quer ter uma experiência completa, autêntica e tipicamente chinesa, com certeza irá adorar este restaurante.

O mais legal é que o cardápio é bastante extenso, sendo que ele se divide em diversas seções para facilitar a sua escolha.

Então, é possível escolher de acordo com o ingrediente principal, que pode ser o frango, carne, frutos do mar, vegetariano etc.

Esse restaurante também fica na Zona Sul, na Vila Olímpia. Mas, antes de se dirigir ao local, a nossa dica é entrar em contato para confirmar os dias e horários de funcionamento.

6 – China Esmeralda

Fundado em 1985, o restaurante China Esmeralda também é um dos que mais chamam a atenção daqueles que adoram uma comida típica.

Um dos pratos que mais fazem sucesso é o rolinho primavera. Então, quando for visitar, não deixe de pedir esse prato.

Agora, com sugestão de prato principal, você pode pedir algumas dicas dos próprios funcionários, mas o clássico yakisoba é uma delícia, sendo que oferece porção de carne em tiras.

7 – Chá Yê!

Agora, se você quer uma alternativa de restaurante que seja um pouco diferenciada, o Chá Yê com certeza é uma boa opção!

Como o próprio nome já indica, trata-se de uma casa de chás, a qual possui diversas opções de pratos quentes da culinária chinesa.

É verdade que a sua variedade não é tão grande, mas a qualidade e sabor com certeza irão compensar a baixa opção.

Mas, dentre os seus principais destaques, com certeza estão os noodles. Então, quando for visitar, não deixe de pedir esse prato!

8. Ton Hoi é um antigo restaurante de comida chinesa

Trata-se de um restaurante cuja fundação foi por Wong Chung Yuk, que foi radicado no Brasil desde 1960, mas quem lidera é o chef paulistano Tommy Wong, desde 1955.

Além do mais, o Ton Hoi praticamente domina a arte de comida chinesa em SP. Mas, o seu carro-chefe é o “Trio Campeão”.

Em suma, nada mais é que um prato que leva mexilhão, camarão, lula refogada com alho, gengibre e pimentão vermelho e verde.

Mas, o prato ainda vem com brócolis e acelga, sendo que ele é levemente apimentado. Literalmente uma delícia!

Perguntas e respostas sobre a comida típica da China

O que é dim sum?

Dim sum é um conjunto de pequenos pratos chineses que variam de dumplings a bolinhos e são servidos com chá.

Qual é o prato chinês conhecido por sua mistura de legumes e carne, muitas vezes servido com arroz?

O prato é o famoso “chop suey.”

Qual é o método de cozimento chinês que envolve imersão rápida de alimentos em água fervente?

Esse método é chamado de “hot pot.”

O que é o Pato à Pequim, uma iguaria famosa da culinária chinesa?

O Pato à Pequim é um prato de pato assado com pele crocante, servido com panquecas e molho hoisin.

O que é o molho de soja chinês, e como é frequentemente usado?

O molho de soja é um condimento à base de soja usado para dar sabor aos pratos, como marinadas e molhos.

Qual é o prato chinês popular feito com pedaços de frango fritos em um molho doce e picante?

Esse prato é conhecido como “frango agridoce.”

O que são macarrões de arroz e como são comumente preparados na culinária chinesa?

Macarrões de arroz são feitos de farinha de arroz e são frequentemente usados em sopas e pratos fritos.

Qual é o nome do pão cozido no vapor que é um acompanhamento tradicional em muitas refeições chinesas?

Esse pão é chamado de “baozi” ou “mantou.”

O que é o “Mapo Tofu” na culinária chinesa e o que o torna único?

O “Mapo Tofu” é um prato apimentado de tofu e carne moída, originário de Sichuan, conhecido por seu sabor picante e apimentado.

O que são bolinhos chineses chamados “jiaozi” e quando são tradicionalmente consumidos?

Os “jiaozi” são bolinhos chineses recheados, geralmente consumidos durante o Ano Novo Chinês e outros eventos festivos.

Qual o prato principal da China?

Muitas pessoas se perguntam se há um prato específico que é considerado o principal da China. A começar pelos mais populares e depois experimentar os menos conhecidos.
E sim, o nome dele é “Chow Mein”.
Ele é conhecido para alguns como “Noodles” e pode facilmente ser encontrado em todos os restaurantes pelo país e em restaurantes chineses pelo mundo.
Em suma, ele é um macarrão frito com vários ingredientes, entre eles carne e tofu.
Ele pode ser facilmente encontrado em outros países, como por exemplo: Estados Unidos, Reino Unido e índia.

Qual o alimento mais consumido na China?

Você está se perguntando qual é o alimento mais consumido na China? Ele também o é no Brasil, e é o Arroz.
Sim, pois ele não é só muito consumido na China, mas em toda a Ásia. Há literaturas que descrevem que há mais de 5 mil anos o arroz é usado para receitas chinesas.

Qual é a carne mais consumida na China?

Sem dúvida nenhuma é a carne do porco. Ela é a mais consumida em todo o país, seguida por carne de boi, frango, pato e acredite se quiser, pombo.

O post Comida Chinesa: Descubra os Melhores Pratos e Origens apareceu primeiro em Viajando com Moises.



This post first appeared on Viajando Com Moises, please read the originial post: here

Share the post

Comida Chinesa: Descubra os Melhores Pratos e Origens

×

Subscribe to Viajando Com Moises

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×