Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Feriados em 2024: Confira as melhores datas para fazer aquela viagem

O ano de 2024 promete ser um verdadeiro presente para os amantes de viagens e exploradores ávidos por novas aventuras. E nos Feriados de 2024 teremos belas opções para viagens e passeios.

 Com uma série de feriados estrategicamente distribuídos ao longo do ano, é a oportunidade perfeita para planejar escapadas emocionantes e criar memórias inesquecíveis. 

Se você está ansioso para explorar novos horizontes, mergulhar em culturas diferentes ou simplesmente relaxar em destinos paradisíacos, os feriados de 2024 têm algo especial para todos.

Neste artigo, vamos mergulhar em uma jornada pelos principais feriados do ano que estão prestes a transformar seus sonhos de viagem em realidade. 

Vamos explorar destinos emocionantes para cada época do ano, desde retiros de inverno a praias ensolaradas no verão. Você descobrirá dicas úteis sobre como planejar sua viagem, quais atividades aproveitar e como aproveitar ao máximo seu tempo livre.

Então, prepare-se para um ano repleto de aventuras incríveis enquanto desvendamos os destinos imperdíveis dos feriados de 2024. Seu próximo grande passeio está prestes a começar!

Vamos aos feriados mês a mês em 2024

Janeiro

01/01 Ano Novo, Segunda Feira: O feriado mais tradicional de janeiro sem dúvidas é o dia primeiro. Pois esta data é celebrada em várias partes do mundo e várias empresas não funcionam nesta data. 

Com isso é uma excelente data para fazer aquela viagem especial. A vantagem ainda é que esta data será em uma segunda feira, e isso favorece a uma viagem um pouco mais longa com três dias de viagem. 

Uma dica legal é conhecer os pontos turisticos do Rio de Janeiro e ainda ver a queima de fogos da cidade.

Fevereiro

12 e 13/02 Carnaval: Já no mês de fevereiro acontece um dos melhores e mais aguardados feriados prolongados. Pois na segunda e terça  do dia 12 e 13 respectivamente, favorece demais a uma viagem de 4 dias.

14/02 Quarta de Cinzas: Essa data funciona como se fosse um prolongamento do carnaval na prática. Pois neste dia geralmente as empresas abrem depois das 12h. Então é possivel acrescentar mais um dia na sua viagem.

Uma dica é curtir a Cidade de Olinda em Pernambuco. Pois esta cidade tem um dos melhores carnavais do Brasil. Essa cidade tem ainda praias maravilhosas para um banho refrescante. E ainda é uma cidade histórica. 

Caso esteja no sudeste e queira um pouco mais de tranquilidade mas não quer perder a folia. Os carnavais das cidades históricas de Minas Gerais é a opção perfeita com a hospitalidade interiorana.

Março um excelente mês para feriados em 2024

29/03, Paixão de Cristo, sexta-feira:  A Sexta feira santa é uma data muito aguardada para os religiosos, nesta data eles mudam até a alimentação e comem alimentos especificos da semana santa.

Mesmo não sendo um feriado tradicional, a semana senta que vai do dia 24/03 a 31/03 é uma data importante. Muitas pessoas que trabalham em instituições religiosas tem folga. Porém a garantia mesmo de folga é apenas na sexta feira, o que pode ser uma opção de viagem juntando o sábado e domingo.

Então um bom destino para conhecer neste feriado é a cidade de Tiradentes em Minas Gerais, devido a vários eventos culturais e gastronomicos que ocorrem nesta data.

31/03 Domingo de Pascoa:  Este feriado não é tão interessante, olhando na perspectiva de viagem. Porém vale a pena saber que voce pode prolongar ele com a sexta feira santa e curtir em uma viagem rápida.

Abril

21/04 Tiradentes, Domingo: Este será o único feriado do mês de abril. Porém como será em um domingo ele não vai ser tão atrativo para os viajantes.

Caso queira fazer uma pequena viagem de final de semana, eu recomendo demais visitar a cidade de São Joao Del Rey em Minas Gerais, que é vizinha da cidade de Tiradentes. 

Uma vantagem de São Joao Del Rey é que os preços são melhores que Tiradentes. E ainda é que as cidades ficam bem próximas. Para deslocar voce pode usar o Trem de São Joao Del Rei a Tiradentes.

Maio

01/05 Dia do Trabalhador, Quarta Feira:dsdsds Este é um dos mais tradicionais feriados nacionais no Brasil. Porém ele será em uma quarta. Com isso, impossibilita qualquer viagem.

12/05 Dia das Mães, Domingo: O Dia das Mães será em um domingo como sempre. Com isso não favorece muito a um passeio. Porém convenhamos que esta data é uma bom dia para ficar em familia. A não ser que sua mae seja muito aventureira e queira fazer a trilha da Janela do Ceu do Ibitipoca.

30/05, Corpus Christi, Quinta Feira: Esta data não é um feriado nacional e sim um ponto facultativo. Mesmo assim é bem comum várias empresas fecharem. Porém já vimos que o mês de maio não irá ser tão favorável as viagens.

Uma dica para curtir o feriado do Dia do trabalhador, seria aproveitar atrações da sua cidade como os pontos turisticos de São Paulo. E convenhamos que essa cidade tem vários lugares maravilhosos. 

Caso queira sair um pouco da sua cidade, uma dica é fazer bate e volta no Dia do Trabalhador. Várias cidades tem opções bem legais como os melhores bate e volta saindo de BH.

Junho um mes ruim para feriados em 2024

 Uma má noticia é que o mês de Junho não terá feriados nacionais. Nem por isso, será uma data perdida para viagens. Pois há duas datas interessantes como veremos abaixo.

12/06 Dia dos Namorados, Quarta Feira: O Dia dos Namorados, que será em uma quarta-feira não é feriado nacional ou ponto facultativo. Então fica dificil curtir essa data em uma viagem.

Porém eu aconselho uma viagem de final de semana em Alto Caparaó por exemplo. Pois é possivel curtir as cachoeiras e poços durante e o dia e o frio maravilhoso a noite.

24/06 Dia do São João, Segunda-feira: Já os amigos em especial do nordeste comemoram o Dia de São Joao também conhecida por Festa Junina, que é uma data bem popular no nordeste.

Caso esteja de férias ou tenha uma disponibilidade maior no trabalho, eu recomendo uma visita ao maior São João do Brasil em Campina Grande. Cidade que conheci e adorei, bem em meio ao agreste paraibano.

Julho

O mes de julho também não terá feriados nacionais. O que é muito triste, porém há algumas datas interessantes como veremos a seguir.

09/07 Revolução Constitucionalista, Terça Feira: Para quem mora em São Paulo este é um feriado praticado em todo o estado. Por ser em uma terça-feira, vale a pena estender e ter quatro dia de folga.

Caso more em São Paulo e queira fazer uma viagem legal eu recomendaria conhecer a cidade de Bueno Brandão que fica bem na divisa com São Paulo.

Agosto um pessimo mês para feriados em 2024

Como dos dois meses anteriores, agosto não terá feriados nacionais. Porém é importante salientar que no mês de agosto em especial no segundo domingo é o Dia dos pais.

Essa data será comemorada no dia 11/08 e também é uma boa data para ficar em familia. Caso queira sair um pouco com o seu pai, alguns passeios pelas melhores cidades do Rio de Janeiro, é muito legal.

Setembro

Contrariando os tres meses anteriores, teremos feriado nacional em setembro, mas nada de comemorar ainda.

07/09 Independência do Brasil, Sabado: Sim amigo, depois de três meses teremos um feriado nacional e ele será em um sabado. Porém algumas pessoas poderão aproveitar, por exemplo quem trabalha em salão de beleza que folga domingo e segunda.

Sim alguns ainda conseguirão curtir e muito esta data. Caso queira uma sugestão de passeio no Dia da Independencia do Brasil, eu recomendaria, qualquer cidade grande que tenha um quartel das Forças Armadas. 

Outubro

Outubro será outro mes decepcionante para quem está querendo feriados prolongados para viajar. Pois pelo quarto mês consecutivo, a coisa não está favorável.

12/10 Nossa Senhora Aparecida, Sabado: O Feriado de Nossa Senhora Aparecida também será em um sabádo. Com isso dificulta um pouco aquela viagem sensacional pelo Brasil. 

No entanto há outras datas neste mês com o Dia das Crianças no dia 12,  Dia do Professor no dia 15, Dia do Servidor Público no dia 28, Dia das Bruxas e do Saci no dia 31 de outubro.

Fiz questão de mencionar as datas do parágrafo anterior pois se voce fizer parte de alguma das categorias profissionais, provavelmente voce terá folga. 

Novembro

O mês de novembro fará a alegria dos viajantes, que estarão tristes a quase cinco meses. Isso porque teremos dois feriados neste mês e um deles é nacional e será prolongado conforme veremos abaixo.

02/11 Finados, Sabado: O Tradicional Dia de Finados é o dia de celebrar os mortos, essa é uma data muito importante, cheia de flores lindas, porém muito triste. Como este feriado será em um sabado fica bem complicado uma viagem. Pois será apenas um final de semana.

15/11 Proclamação da Republica, Sexta Feira: Aos amigos que gostam daquele feriado prolongado, essa é a data. Pois ele será um feriado nacional na sexta-feira, o que favorece a uma boa viagem de três dias.

Uma recomendação seria conhecer a Cidade de Marechal Deodoro em Alagoas. Pois se atrata basicamente da cidade do proclamador da república.

Neste mês há outras datas igualmente importantes e que não são feriados como por exemplo: 19/11 Dia da Bandeira, 01/11 Dia de Todos os Santos, 20/11 Dia da Consciencia Negra, 

Dezembro um bom mês para feriados em 2024

O mês de dezembro chega para fazer a alegria dos viajantes novamente. Pois neste mês teremos o Natal e a Vespera do Ano Novo. Porém nenhum deles será um feriado prolongado.

25/11 Natal, Quarta Feira: O natal será em uma quarta feira, época maravilhosa para saborear aquela ceia de natal. Porém para viagens será um tanto complicado pois será no meio de semana. Uma vantagem é que muitas empresas nesta data fecham durante o natal e o ano novo.

31/11 Véspera de Ano Novo, Terça-feira: Já na terça temos a vespera no ano novo. Data excelente para sair e curtir o reveillon ou apenas ficar em casa e curtir uma ceia de ano novo. Porém nenhuma das datas do mês de dezembro também será tão favorável para viagens.

Datas de Feriados e Pontos Facultativo em 2024

Feriados Prolongados em 2024

FeriadoDataDias Prolongados
Ano Novo 2024 – Confraternização Universal (feriado nacional)01/01 Segunda-Feira3 (sábado, domingo e segunda)
Carnaval 202412/02 e 13/02 Segunda e Terça4 (sábado, domingo, segunda, terça, quarta até 14h)
Semana Santa com Domingo de Páscoa no dia 30/0329/03 Sexta-Feira3 (sexta, sábado e domingo)
Feriado Corpus Christi30/05 Quinta-Feira4 (quinta, sexta, sábado e domingo)
Proclamação da República15/11 Sexta3 (sexta, sábado e domingo)
Feriado Pronlongado 2024

Datas dos Feriados em Tabela


Ano Novo (Confraternização Universal)
1º de janeiroSegunda-feira
Carnaval 202410 a 13 de fevereiroSábado a terça-feira
Quarta-feira de cinzas14 de fevereiroQuarta-feira
Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo)29 de marçoSexta-feira
Páscoa31 de marçoDomingo
Tiradentes21 de abrilDomingo
Dia do Trabalho1º de maioQuarta-feira
Corpus Christi30 de maioQuinta-feira
Independência do Brasil7 de setembroSábado
Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças12 de outubroSábado
Finados2 de novembroSábado
Proclamação da república15 de novembroSexta-feira
Natal25 de dezembroQuarta-feira
Feriados 2024

Datas dos Pontos Facultativos

Carnaval12 e 13 FevereiroSegunda e Terça
Quarta de Cinzas14 de FevereiroQuarta-feira
Corpus Christi30 de MaioQuinta-feira
Proclamação da república15 de NovembroSexta-feira
Vespera de Natal24 de DezembroTerça-feira
Vespera do Ano Novo31 de DezebroTerça-feira
Pontos Facultativos 2024

O que é um Feriado Nacional?

Um feriado nacional é um dia designado pelo governo de um país para celebrar eventos históricos, culturais ou religiosos significativos. É um momento em que as instituições governamentais, escolas e muitas empresas fecham, permitindo que as pessoas desfrutem de um merecido descanso.

 Além disso, os feriados nacionais muitas vezes envolvem festividades, desfiles e eventos especiais que destacam a rica cultura e tradições de uma nação. Para os viajantes, feriados nacionais oferecem a oportunidade perfeita para explorar a identidade de um país, testemunhar celebrações únicas e experimentar a atmosfera festiva local.

 É um momento privilegiado para mergulhar na cultura e na história de um destino.

O que é um ponto Facultativo?

Um ponto facultativo é um dia em que as atividades governamentais e, em alguns casos, as corporativas não são obrigatórias, embora não seja oficialmente um feriado. 

Geralmente, os funcionários públicos têm a opção de trabalhar ou tirar um dia de folga, enquanto as empresas privadas podem escolher seguir a mesma prática. Para os viajantes, isso pode significar uma experiência única, pois alguns locais podem estar mais tranquilos devido à redução de atividades comerciais e governamentais. 

É uma oportunidade para explorar destinos com uma atmosfera diferente e, possivelmente, desfrutar de atrações menos lotadas durante esses dias.

O que é um feriado Pronlongado?

Um feriado prolongado é um período de descanso que se estende além do feriado principal, geralmente incluindo um ou mais dias úteis adjacentes. Isso permite que as pessoas tenham um período mais longo de tempo livre para viajar e relaxar. 

Os feriados prolongados são momentos ideais para escapadelas curtas ou até mesmo para viagens mais longas, permitindo que os viajantes explorem destinos mais distantes sem precisar usar muitos dias de férias. 

Eles são muito aguardados, pois proporcionam a oportunidade de desconectar da rotina e mergulhar em novas culturas, paisagens e experiências, tornando cada viagem ainda mais especial.

O post Feriados em 2024: Confira as melhores datas para fazer aquela viagem apareceu primeiro em Viajando com Moises.



This post first appeared on Viajando Com Moises, please read the originial post: here

Share the post

Feriados em 2024: Confira as melhores datas para fazer aquela viagem

×

Subscribe to Viajando Com Moises

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×