Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como superar a ansiedade da primeira viagem solo

Viagens inesquecíveis estão bastante vinculadas à vivência com pessoas. Tanto os entes queridos que acompanham na jornada quanto gente interessante que encontramos pelo caminho potencializam a fruição de passeios, atrações e até mesmo jantares.

Portanto, a ideia de viajar sozinho pode soar estranha para muita gente. Mais do que isso, às vezes a única opção de que dispomos é andar pelo mundo sem companhia. Seja por escolha ou necessidade, o primeiro passo é difícil de dar numa Viagem a sós.

O planejamento parece complexo, a Ansiedade ataca quando pensamos no que pode dar errado e até o medo de andar por lugares desconhecidos e cruzar com gente estranha são fatores bastante frequentes nessa ocasião.

Dicas para superar a ansiedade da primeira viagem solo

Para enfrentar essas tensões sem perder a compostura ou descambar para o desespero, pare, respire fundo e leia as dicas a seguir.

Planeje com calma

A organização é um pilar fundamental de uma boa viagem. Há pessoas mais metódicas do que outras no mundo, mas o senso comum para planejar uma viagem é começar cedo.

Você não vai querer depender da sua impulsividade em sua Primeira Viagem solo: assim que decidir o(s) destino(s), comece a pesquisar, de preferência semanas ou meses antes de partir.

Um mínimo de disciplina empenhando alguns minutos diários pode ser suficiente no decorrer desse tempo de preparo para contratar serviços necessários e entender exatamente as logísticas de transporte, hospedagem e alimentação.

A calma, de novo

A calma também entra na organização da viagem de uma segunda maneira: é preciso fazer um planejamento espaçado das atividades. Quando viajamos, queremos aproveitar as descobertas ao máximo e muitas pessoas cometem o erro comum de “empilhar” várias atrações num período de tempo curto demais.

Pesquisar depoimentos no YouTube ou as experiências alheias em grupos virtuais de viajantes pode ajudar a estimar melhor o tempo a se gastar com cada atração sem ainda ter passado por elas durante o planejamento.

Além disso, um exercício mental imaginando cada detalhe prático de uma visita (transporte, possibilidade de trânsito, pausas para alimentação, filas de ingresso etc.) pode antecipar perrengues e ser determinante na organização.

Mentalize os passos

O exercício de mentalização foi útil no item anterior, sobre estimativa de tempo no planejamento de viagem. Será útil também para diminuir a ansiedade e agir de modo mais assertivo em ambiente estranho.

A prática de pensar calmamente no passo a passo de um dia de viagem funciona como uma projeção antecipada das ações na viagem. Essa “tela mental”, em que pensamos a sequência de cenas ajuda a visualizar o que faremos.

Essa é uma maneira de “viver” a situação previamente e por vezes imaginar obstáculos que podem aparecer. É natural que algumas coisas deem errado em viagens e ter em mente essas possibilidades antes de passar por elas ajuda a reduzir a ansiedade em lidar com os problemas.

Use e abuse de mapas

Uma observação muito importante para sua segurança e o aproveitamento da viagem: use mapas. Todos os destinos têm mapas, mas nem sempre eles são utilizados.

Seja uma brochura do hotel ou uma consulta ao Google Maps, um mapa servirá para conhecer as principais vias, o formato da cidade e os agrupamentos de prédios (zonas residenciais, comerciais, industriais). Mapas de transporte público também vêm a calhar em cidades maiores.

Entenda o seu entorno desde o começo. Isso ajudará a criar um espaço seguro por toda a estadia e também planejar rotas boas no dia a dia. Mulheres muitas vezes se sentem especialmente vulneráveis viajando sozinhas, portanto essas providências ensejarão não apenas uma maior segurança, mas também uma maior sensação de segurança, reduzindo a ansiedade.

Além dos mapas, manter algumas práticas cotidianas de segurança também é importante. Usar uma VPN ao navegar na internet, especialmente em locais públicos, prestar atenção nos pagamentos com cartão de crédito e outras rotinas básicas são coisas importantes numa viagem solitária, especialmente para evitar descuidos quando a experiência geral é agradável.

Vá com calma no primeiro dia

Chegando no destino, viajantes solitários muitas vezes não sabem nem por onde começar a estadia. Isso pode soar estranho, mas a cabeça custa a processar a situação nova num ambiente completamente novo. Por isso, um primeiro dia de descanso e leveza é uma maneira ideal de começar essa experiência.

Primeiramente, um tempo para caminhar no entorno do lugar em que se hospeda pode ajudar a movimentar o corpo depois de um longo tempo parado. Também permite pegar um pouco de ar e talvez sol.

Conhecendo a vida local

Em seguida, para aumentar a exposição ao movimento do destino de viagem pode ser pegar um ônibus circular ou turístico. Eles não exigem conhecimento local e descartam a hipótese de se perder num lugar estranho – o que você definitivamente não precisa para controlar a ansiedade.

Esse pequeno passeio pode colocar um pouco de vida na viagem, penetrando no cotidiano da população local e avistando pontos turísticos. Porém, evite um tour guiado nesse primeiro momento: mantenha a despretensão nesse dia.

Então, você pode fazer algo que faria normalmente na cidade em que vive: ir ao cinema, a um café, fazer compras, visitar uma biblioteca, por exemplo. Pequenos atos como esses permitem ignorar uma pressão autoimposta de se entreter com atrações “novas” ao mesmo tempo em que ajudam a ambientar viajantes em seu destino de uma maneira familiar.

Por fim, não deixe de descansar. A carga horária de passeios e a comilança podem ser mais ou menos intensos, mas uma boa noite de sono e respeito com os limites do próprio corpo sempre serão determinantes para a capacidade de aproveitar a programação.

O post Como superar a ansiedade da primeira viagem solo apareceu primeiro em Viajando com Moises.



This post first appeared on Viajando Com Moises, please read the originial post: here

Share the post

Como superar a ansiedade da primeira viagem solo

×

Subscribe to Viajando Com Moises

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×