Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Leonardo da Vinci: 17 Obras Mais Famosa e Onde Encontra-las

Pintor, escultor, arquiteto, inventor, engenheiro militar e desenhista, você já pensou em ter tantas habilidades? Parece possível? Bem, para Leonardo Da Vinci foi.

Este homem brilhante sabia muito sobre muitas coisas e é ainda hoje uma das pessoas mais prestigiadas e influentes que já pisou neste planeta.

Sua famosa arte atrai milhares de pessoas todos os dias apenas para dar uma olhada em suas técnicas únicas. Mona Lisa, Última Ceia e A Virgem Das Rochas, só para citar alguns. Mas apesar de ser um dos melhores pintores que já existiram, Leonardo Da Vinci pintou apenas algumas peças, os pesquisadores acreditam que foram na verdade 25 no total.

Destas 25, porém, algumas ainda são discutíveis como sendo de sua autoria, aqui listamos as obras mais famosas de Leonardo da Vinci.

Leonardo da Vinci: 17 Obras Mais Famosas e Onde Encontra-las

Sobre Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci, o visionário do Renascimento, deixou um legado artístico que transcende o tempo. Sua obra-prima, a Mona Lisa, é um tesouro no Louvre, e cada visita a esse ícone revela um novo enigma por trás daquele sorriso enigmático.

Mas vamos voltar às raízes de Da Vinci. Sua primeira obra, que sobreviveu aos dias de hoje é o “O Batismo de Cristo,” exibido na Galeria Uffizi em Florença. Curiosamente, essa pintura não foi totalmente obra sua, mas uma colaboração com seu mestre, Andrea Verrocchio.

Contudo, há uma pitada de mistério sobre qual foi a verdadeira primeira obra de Da Vinci. Muitos acreditam que “O Arcanjo Gabriel,” uma pintura que se diz ter sido criada por ele aos 18 anos, pode ser a resposta. As histórias de sua vida se entrelaçam com a arte, revelando um homem cujo talento e curiosidade moldaram o curso da história da arte.

As Obras Mais Famosas de Leonardo da Vinci e onde vê-las

1. Mona Lisa

A mais famosa das obras de Da Vinci, Mona Lisa, ou La Gioconda, como também é conhecida, retrata Lisa del Giocondo, esposa de um rico comerciante de Florença.

A pintura foi encomendada pelo seu marido, mas por alguma razão (provavelmente porque Da Vinci demorou muito para terminar a sua arte) o retrato nunca foi entregue.

Leia: História e Curiosidades da Mona Lisa.

Leonardo gostou tanto deste retrato específico que o acompanhou mesmo durante suas viagens. Quando Leonardo finalmente se mudou para Paris para trabalhar com o rei Francisco I, ele levou a pintura consigo e, mais tarde, vendeu-a a Francisco I.

Mona Lisa acabou sob os holofotes depois de ser roubada por um nacionalista italiano que a confundiu com uma obra de arte roubada da Itália durante as Guerras Napoleanas. O retrato foi redescoberto três anos depois, debaixo da cama de um quarto de hotel em Florença.

?Onde ver a Mona Lisa: Museu do Louvre, Paris.

2. São João Batista

Outro tipo de peça misteriosa de Leonardo. São João Batista pode ser visto pendurado ao lado da Virgem das Rochas no Museu do Louvre, em Paris. Foi emprestado ao Louvre Abu Dhabi em novembro de 2022 por dois anos.

Acredita-se que seja a última peça de Da Vinci e foi pintada entre 1513 e 1516. A pintura retrata São João Batista como se emergisse da escuridão. A forma enigmática como o Santo sorri aumenta a vibração misteriosa desta pintura e nos lembra um pouco a Mona Lisa.

Assim como muitas outras pinturas de Da Vinci, ele utilizou a técnica sfumato, que mescla muito bem as cores desta peça e suaviza a transição entre o fundo escuro e o tom claro da pele do Santo.

Embora seja difícil de ver, devido às cores da pintura, São João Batista segura uma cruz na mão esquerda, enquanto a direita aponta para cima, em direção ao céu. Alguns acreditam que com esta pose Da Vinci quis representar o eterno ponto de interrogação, o enigma da criação.

?Onde ver São João Batista: Museu do Louvre, Paris.

3. La Belle Ferronniere

Outro retrato famoso foi pintado por Da Vinci e está em exposição no Louvre. Também é conhecido como Retrato de uma Mulher Desconhecida pois a identidade da senhora retratada não era clara.

Posteriormente, a senhora foi identificada como Lucrezia Crivelli, esposa de um ferreiro e dama de companhia da duquesa de Milão, Beatriz de Milão. Lucrécia também foi amante do marido de Beatrice, Ludovico Sforza.

?Onde ver La Belle Ferronniere: Museu do Louvre, Paris.

4. A Virgem e o Menino com Santa Ana

Nesta pintura, Leonardo retrata a Virgem Maria, sua mãe, Santa Ana, e o menino Jesus. Maria está sentada no colo da mãe enquanto ela se inclina para agarrar o menino Jesus, que está diante deles, segurando um cordeiro sacrificial que está ao lado dele, simbolizando sua Paixão.

A pintura que hoje está exposta no Museu do Louvre foi encomendada para ser o retábulo da Basílica della Santissima Annunziata, em Florença.

?Onde ver a Virgem e o Menino com Santa Ana: Museu do Louvre, Paris.

?Onde ver a Virgem e o Menino com Santa Ana: Museu do Louvre, Paris.

5. A Virgem das Rochas, Louvre

Uma das duas versões desta mesma pintura. A versão mais antiga está exposta no Museu do Louvre, em Paris, e a outra, na Galeria Nacional, em Londres.

Ambas as pinturas são muito parecidas, porém, esta primeira versão foi muito polêmica. Ganhou popularidade após sua aparição em “The DaVinci Code” de Dan Brown.

A pintura foi criada em 1483 para adornar um retábulo de madeira da Capela da Imaculada Conceição. O Prior Bartolomeo Scorlione e a Confraria contrataram Leonardo Da Vinci e seus assistentes para criar esta obra de arte.

A Virgem das Rochas, também conhecida como Madona das Rochas, retrata Maria com o braço direito em volta do menino São João Batista, que é retratado orando pelo menino Jesus. O filho de Cristo é visto abençoando São João Batista, e ao lado dele está o anjo Uriel, apontando para São João Batista. Acima do Menino Jesus, você vê a mão esquerda de Maria em um gesto protetor sobre a cabeça de seu filho.

A paisagem é rochosa e misteriosa como se estivessem numa caverna escura.

Esta primeira versão, porém, nunca foi pendurada na Capela da Imaculada Conceição.

?Onde ver a Virgem das Rochas: Museu do Louvre, Paris.

6. A Virgem das Rochas, Londres

Quando a primeira versão de A Virgem das Rochas foi recusada pela Igreja, Da Vinci viu-se obrigado a recriar a sua arte de forma mais suave.

Ambas as pinturas são muito parecidas, a composição continua a mesma, assim como o cenário, mas foram feitas alterações na pose dos personagens retratados. Os dedos da Virgem Maria foram amolecidos e o anjo sentado ao lado do Menino Jesus não aponta mais para João Batista. As cores também são ligeiramente diferentes.

A pintura foi vendida em 1781 pela Igreja a Gavin Hamilton, um pintor e negociante de arte escocês que trouxe a peça para a Inglaterra. Em 1880 foi adquirido pela Galeria Nacional onde a pintura ainda está exposta.

?Onde ver a Virgem das Rochas: National Gallery, Londres.

7. Homem Vitruviano

Embora não seja uma pintura, é um desenho que vale a pena ver de Leonardo da Vinci. Leonardo o criou em 1490 com base na obra do antigo arquiteto romano Vitrúvio, que escreveu sobre as proporções do corpo humano em seu tratado “De Architectura”, daí o nome.

Esta peça muito conhecida mostra um homem nu em duas posições sobrepostas, com os braços e as pernas afastados em círculo e quadrado, respectivamente. Tanto o círculo quanto o quadrado têm sido associados há muito tempo às proporções divinas e terrenas ao longo da história.

O desenho destaca-se pela precisão e pela exploração das proporções ideais do corpo humano e tornou-se um símbolo icónico do Renascimento, uma mistura do artístico e do científico. Tem sido utilizado para fins matemáticos e geométricos, estando associado à ‘proporção áurea’, uma proporção matemática frequentemente encontrada na natureza e na arte.

?Onde ver o Homem Vitruviano: Gallerie dell’Accademia, Veneza.

8. A Adoração dos Magos

Outra despedida inacabada de Leonardo foi encomendada pelos monges agostinianos de San Donato na igreja de Scopeto, em Florença, quando Leonardo ainda morava na cidade. Quando se mudou para Milão no ano seguinte, a pintura permaneceu inacabada.

Desde 1670, a pintura está exposta na Galeria Uffizi, em Florença.

A pintura retrata os três reis magos, ou magos, ajoelhados em adoração enquanto oferecem presentes ao menino Jesus, enquanto a Virgem Maria segura o menino Jesus no centro da imagem. A cena é muito movimentada, com muitas camadas de detalhes, mas o tema principal da pintura forma um formato triangular no centro da pintura, conferindo-lhe uma proporção agradável.

Acredita-se que o fundo rochoso sejam as ruínas da Basílica de Maxêncio, uma ruína romana localizada no Fórum Romano, que ainda hoje pode ser visitada. Segundo a lenda medieval, os romanos acreditavam que a Basílica permaneceria de pé até que a Virgem desse à luz, desabando no dia em que Jesus nasceu.

?Onde ver a Adoração dos Magos: Galeria Uffizi, Florença.

9. A Anunciação

Uma das primeiras grandes obras de da Vinci, quando ainda era aprendiz em Florença, no ateliê de Andrea del Verrocchio.

Retrata a famosa cena bíblica do anjo Gabriel, à esquerda, anunciando à Virgem Maria, à direita, que ela dará à luz Jesus. As expressões de Gabriel transmitem um sentido de urgência e importância, enquanto a postura humilde e reverente de Maria enfatiza a sua piedade e devoção.

?Onde ver a Anunciação: Galeria Uffizi, Florença.

10. A Última Ceia

Uma das obras mais prestigiadas de da Vinci. A Última Ceia retrata o último jantar que Jesus compartilhou com seus apóstolos antes de sua crucificação, segundo os Evangelhos, especificamente segundos após Jesus anunciar que um de seus apóstolos o trairia.

Na pintura você vê a reação de cada apóstolo, mostrando diferentes expressões, você percebe diferentes graus de raiva, choque e horror.

A Última Ceia está agora em exibição na Santa Maria delle Grazie, uma igreja em Milão, e foi encomendada pelo patrono de Da Vinci, Ludovico Sforza, duque de Milão, como parte da renovação da igreja.

Leonardo tinha pouca experiência com grandes afrescos quando pintou A Última Ceia e, para esta obra, escolheu técnicas inusitadas, em vez do que era comumente usado em afrescos. A pintura foi feita aplicando pigmentos experimentais diretamente na parede de gesso seco.

?Onde ver A Última Ceia: Santa Maria delle Grazie, Milão.

11. Retrato de um músico

Esta pintura inacabada foi produzida durante a época de Leonardo em Milão, entre 1483 e 1487, mostra um estilo diferente daqueles que vemos de Leonardo da Vinci, provavelmente foi influenciado pelo estilo de retrato dos primeiros Países Baixos.

A identidade do modelo é muito debatida, mas as posições do retrato indicavam um certo nível de intimidade, por isso foi provavelmente uma encomenda privada ou o retrato de um amigo próximo. Até o século XX, pensava-se que fosse o retrato de Ludovico Sforza, o duque de Milão, mas durante uma restauração foi revelado que o homem do retrato segura na mão uma partitura, indicando que era músico.

Havia muitos músicos ativos em Milão naquela época, por isso é difícil apontar um com certeza, especialmente devido à falta de evidências históricas, infelizmente.

?Onde ver o Retrato de um Músico: Pinacoteca Ambrosiana, Milão.

12. São Jerônimo no Deserto

Outra obra inacabada de Leonardo. Este rascunho a óleo retrata São Jerônimo em seu retiro no deserto da Síria, onde viveu como eremita. O Santo está situado numa paisagem rochosa olhando para um crucifixo. Ele segura uma pedra na mão direita que usa para bater no peito em penitência.

Deitado em pé podemos ver o leão que se tornou seu fiel companheiro depois de retirar um espinho da pata.

A pintura era originalmente maior, mas por algum motivo reduziu de tamanho em algum momento da história, e a parte restante foi cortada em cinco pequenos pedaços. Foi remontada no século XIX pelo Cardeal Fesch, colecionador e tio de Napoleão Bonaparte, posteriormente a pintura foi vendida ao Papa Pio IX e hoje a pintura faz parte da coleção dos Museus do Vaticano.

?Onde ver São Jerônimo no Deserto: Museus do Vaticano, Vaticano.

13. Dama com Arminho

Afastando-nos, novamente, dos temas religiosos, vejamos agora um dos únicos quatro retratos de mulheres feitos por Da Vinci que sobreviveram até aos nossos dias, bem, pelo menos aqueles que conhecemos…

Este retrato retrata Cecilia Gallerani, a amante favorita de Ludovico Sforza, duque de Milão, e foi pintado entre 1489 e 1491, durante o tempo em que Leonardo da Vinci trabalhava para o duque como pintor em Milão.

Em 1798, esta pintura foi trazida para a Polónia por Adam Jerzy Czartoryski, um nobre polaco, e está agora em exposição no Museu Czartoryski.

Neste retrato, Cecília tem um arminho apoiado nos braços. Os pesquisadores afirmam que o animal não era de sua propriedade, mas sim adicionado à pintura por seu simbolismo. Os arminhos podem simbolizar a pureza, como o próprio Da Vinci observou muitas vezes em seus diários.

?Onde ver a Dama com Arminho: Museu Czartoryski, Cracóvia.

14. Benois Madonna

A Madonna Benois, também conhecida como Madonna e o Menino com Flores, foi criada por volta de 1478 e 1480 durante o início da carreira de Leonardo. Acredita-se que este tenha sido seu primeiro trabalho independente.

Representa a Virgem Maria segurando o menino Jesus e estendendo a mão para um ramo de flores. Embora provavelmente outra pessoa tenha pintado a pintura, dois esboços preliminares que agora fazem parte dos Museus Britânicos mostram que o desenho era na verdade do próprio Leonardo da Vinci.

Benois Madonna provou ser uma obra de arte muito popular, sendo copiada e reproduzida por outros jovens artistas, incluindo Raphael, que fez sua versão, chamada Madonna of the Pinks, agora em exibição na National Gallery de Londres.

Na década de 1790 a pintura foi adquirida na Itália por um general russo e depois de vendida algumas vezes acabou sendo herdada pela família Benois, daí o nome. Agora Benois Madonna pode ser vista no Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.

?Onde ver a Madonna Benois: Museu Hermitage, São Petersburgo.

15. Madonna do Cravo

A Madonna do Cravo retrata a Virgem Maria sentada com o menino Jesus no colo, segurando uma flor de cravo na mão, o vermelho da flor representando o sangue ou talvez a Paixão. Esta é outra pintura criada por Leonardo durante sua estada em Florença.

Alguns acreditam que a pintura foi criada pelo mestre de Leonardo, Andrea del Verrocchio, mas algumas técnicas usadas nesta pintura sugerem que é uma obra do próprio Da Vinci, talvez da época em que foi aprendiz de Verrocchio.

?Onde ver a Madonna do Cravo: Museu Alte Pinakothek, Munique.

16. Retrato de Ginevra de’Benci

Um retrato da aristocrata florentina chamada Ginevra de’ Benci, de uma rica família de comerciantes, associada. O retrato provavelmente comemora seu noivado ou casamento com Luigi di Bernardo Niccolini, quando ela tinha cerca de 16 anos.

A certa altura, a parte inferior da pintura foi perdida, provavelmente devido a danos, e agora resta apenas a parte superior do retrato, mostrando uma jovem olhando com indiferença para o público.

É a única pintura de Leonardo em exibição nas Américas e pode ser vista na Galeria Nacional de Arte em Washington.

?Onde ver o Retrato de Ginevra de Benci: National Gallery of Art, Washington.

17. Salvador Mundi

Esta pintura, que representa Jesus fazendo o sinal da Cruz e segurando uma esfera de cristal transparente, é considerada a pintura mais cara de Da Vinci (isso porque Mona Lisa nunca foi vendida).

Ainda é discutível se esta obra de arte é uma obra original de Leonardo ou se ele apenas contribuiu parcialmente. De uma forma ou de outra, Salvator Mundi fez parte de uma exposição da obra de Da Vinci na National Gallery de Londres, entre 2011 e 2012, após ser redescoberto.

A pintura foi vendida por Christie em Nova York ao príncipe Badr Bin Abdullah, ministro da Cultura da Arábia Saudita, por US$ 450,3 milhões.

?Onde ver o Salvator Mundi: Desconhecido, provavelmente estará em exposição na Arábia Saudita.

The post Leonardo da Vinci: 17 Obras Mais Famosa e Onde Encontra-las appeared first on World by Isa.



This post first appeared on WORLD BY ISA | Travel, Culture & History, please read the originial post: here

Share the post

Leonardo da Vinci: 17 Obras Mais Famosa e Onde Encontra-las

×

Subscribe to World By Isa | Travel, Culture & History

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×