Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Visitando a Acrópole de Atenas: Guia Completo para Conhecer a Ruina Mais Famosa da Grécia

Situada no topo de uma colina, gardando à cidade de Atenas ao longo dos séculos, a Acrópole é, ainda hoje, um dos maiores exemplos de arquitectura que temos.

Acrópole é uma palavra grega que significa “cidade alta”, Nos tempos antigos era comum construir fortalezas no topo de colinas, por questçoes estratégicas. A Grécia Antiga possuia várias Acrópoles espalhadas por diferentes cidades em todo o seu território, mas a mais famosa de todas é definitivamente a Acrópole de Atenas.

Habitada desde os tempos pré-históricos, a Acrópole de Atenas guarda anos de história, religião e mitologia dentro das suas muralhas. Mas o que exatamente faz da Acrópole um dos sítios arqueológicos antigos mais famosos do mundo?

Reserve seus passeios pelos links do site! Esse post contêm links de afiliados, e eu ganho uma pequena comissão por compras feitas por esses links SEM QUALQUER CUSTO ADICIONAL para você Assim você nos ajuda a criar conteúdos cada vez melhores.

Visitando a Acrópole de Atenas: Guia Completo para Conhecer a Ruina Mais Famosa da Grécia

História da Acrópole

A Acrópole está localizada no topo plano de uma colina calcária que se acredita ser habitada desde a Idade do Bronze; na verdade, é um dos primeiros locais habitados da cidade de Atenas. O local foi escolhido claramente pela sua posição defensiva natural.

Pouco se sabe sobre o local até o Período Micênico (c. 1700-1100 a.C.), quando se acredita que um enorme palácio cercado por muralhas tenha sido construído aqui, para servir como residência oficial do governante e sua família.

The Acropolis of Athens, Leo Von Klenze

Após o declínio dos micênicos, os atenienses preservaram parcialmente as estruturas, e continuaram a usar seus edifícios e ruínas. a Ágora (outro famoso local micênico em Atenas, perto da Acrópole) foi transformada em bairro residencial e mercado, enquanto a Acrópole continuou a ser usada, agora como pólo religioso e político de Atenas.

Na cidadela, os atenienses construíram templos, a maioria deles dedicados a Atena, padroeira da cidade.

A Acrópole de Atenas foi então destruída quando os persas invadiram Atenas em 480 aC durante as Guerras Greco-Persas. 30 anos depois, Péricles, o líder ateniense, decidiu iniciar um projeto de reconstrução durante a chamada Idade de Ouro de Atenas.

Você sabia? O mundo antigo era surpreendentemente colorido e diferente do que vemos e imaginamos hoje. As estátuas de mármore eram pintadas com cores vibrantes, no entanto, as pinturas deterioraram-se desde então.

Map of the Acropolis

Also Read:

  • Itinerário de 3 Dias em Atenas
  • Monumentos da Grécia Antiga para visitar em Atenas
  • Melhores praias perto e Atenas

Deusa Atena

De acordo com a história, quando o primeiro rei de Atenas, Cécrops, decidiu dar um nome à sua cidade, percebeu que ela precisava de um patrono. Logo, os deuses começaram a se propor.

A disputa ficou entre Atena, a deusa da sabedoria, e Poseidon, deus do mar. Atena sugeriu um concurso: quem desse o presente mais generoso ao povo, se tornaria o patrono.

Na tentativa de conquistar o coração dos atenienses, Poseidon bateu no chão com seu tridente, e de lá surgiu um riacho de água salgada. Os moradores ficaram felizes no início, mas logo perceberam que a água salgada era imprópria para os seres humanos.

Atena, por outro lado, deu ao povo uma oliveira, que lhe conquistou o concurso e o coração do povo. Em sua homenagem, deram à cidade o nome de Atenas e ergueram templos, estátuas e o majestoso Partenon em nome à deusa.

O que ver na Acrópole de Atenas

Propileu

É a porta monumental da Acrópole, é o primeiro edifício que você vê quando chega ao topo da colina. Para entrar na Acrópole você terá que passar pelos Propileu, mas reserve um tempo para admirar a vista da cidade, a partir deste portal.

O Propileu foi construído como parte do projeto de revitalização de Péricles, entre 437 e 432 aC, o que faz dele, um dos mais novos edifícios da Acrópole.

O edifício, composto por muitas colunas, arcos e escadas, foi incorporado ao Templo de Atena Nike, que já estava construído.

Como entrada principal da Acrópole, o Propileu serviu como ponto de controle civil. Com cinco portões, era fácil controlar quem entrava e saía do local. Você vai perceber que o Propylaea cumpre o seu propósito até hoje, com a quantidade de pessoas que passa pelos portões para visitar o local todos os dias, a entrada costuma ser lenta por aqui, então fique atento!

Sua construção foi interrompida devido ao início das Guerras do Peloponeso e nunca mais foi finalizada. No entanto, a maior parte está construida.

Templo de Atena Nike

O Templo de Atena Nike (Nike significa Vitória em grego) foi construído no mesmo local que um santuário ainda mais antigo, dedicado também à Atena, mas evidências arqueológicas mostram que o local era usado para rituais religiosos desde a era micênica.

É o menor templo da Acrópole localizado a sudoeste do Propileu, à beira de um alto penhasco.

Esta versão do templo que vemos hoje foi construída por volta de 420 a.C., por Kallikrates, o mesmo arquiteto do Partenon, e é considerada um dos melhores exemplos da ordem jônica da arquitetura grega antiga.

É composto por um pequeno alpendre, seguido de uma cela ou câmara interior. O friso do templo retrata cenas da Batalha de Platéias, uma das batalhas mais importantes das Guerras Persas. O templo foi reconstruído na década de 1970, utilizando ao máximo os materiais originais possível.

Partenon

O Partenon é o templo dedicado à deusa da sabedoria Atena, é o edifício principal da Acrópole. É considerado um dos exemplos mais importantes da arquitetura grega antiga e é amplamente considerado a obra-prima da Idade de Ouro de Atenas.

Foi construído entre 447 e 438 aC, durante o governo de Péricles e sob a direção dos arquitetos Iktinos, Kallikrates e do escultor Fídias.

Fato interessante: Cada deus e deusa na mitologia grega tinha uma ou mais habilidades e qualidades, e os templos eram geralmente dedicados a uma dessas habilidades/qualidades, em vez de dedicados ao deus/deusa como um todo. Portanto, dependendo do tipo de pedido, você deveria orar ao deus em um templo diferente.

O Partenon foi construído com o famoso mármore branco, escavado no Monte Pentélico, perto de Atenas, o edificio é composto de oito colunas em cada extremidade e dezessete colunas de cada lado.

Ele é decorado com um friso que percorre a parte superior das paredes, representando uma procissão religiosa. As esculturas no topo das extremidades leste e oeste representam o nascimento de Atenas e a da disputa entre Atenas e Poseidon para se tornar patrono da cidade.

Muitas estatuas costumavam decorar o Partenon, mas infelizmente, a maioria foi removidas por Lord Elgin e enviadas para a Inglaterra, numa atitude controversia discutida até os dias de hoje.

Lord Elgin alegava que na época, os governantes Turcos tratavam as obras antigas com descaso, e essa foi uma maneira que ele achou de proteger essas peças, que hoje podem ser vistas no Museu Britânico de Londres.

Este edifício colossal não era apenas um local religioso, mas também um símbolo das conquistas políticas e culturais de Atenas. Dentro do Partenon, havia uma estátua de Atena Partenos, feita de ouro e marfim. Esta estátua foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Você sabia? Uma das razões pelas quais o Partenon foi tão bem preservado durante as épocas foi o fato de ter sido continuamente utilizado para diversos fins. No século 5th, por exemplo, o Partenon foi convertido numa igreja cristã, mais tarde, no século 19th, Lord Elgin decidiu dar alguma atenção ao local e iniciou a sua primeira grande restauração.

Quando visitei o Partenon, sinceramente não esperava que estivesse tão bem preservado e o processo de restauração ainda está em andamento. De um modo geral, os monumentos antigos de Atenas são um dos mais bem preservados que já vi.

Erecteion

Agora, este é de longe o meu edifício favorito na Acrópole. O Partenon é impressionante, mas o Erecteion definitivamente tem personalidade e uma boa história por trás dele.

O Erecteion foi construído por volta de 421-406 a.C., durante a época de ouro de Péricles, com a intenção de abrigar uma estátua de madeira de Atenas, e é considerado um dos exemplos mais importantes da ordem jônica da arquitetura grega antiga.

É dedicado a Atena e Poseidon juntos, cada lado do edifício adorando um dos deuses, em homenagem à disputa pelo patrocínio da cidade de Atenas.

O templo destaca-se por suas famosas cariátides, colunas em forma de mulheres. Estas seis figuras que vemos hoje são na verdade réplicas, as estátuas originais podem ser vistas em exposição no Museu da Acrópole em Atenas, embora uma das originais tenha sido enviada para Inglaterra juntamente com os Mármores de Elgin e esteja em exposição no Museu Britânico.

Em frente ao Erecteion, você verá uma Oliveira, chamada de “Oliveira Sagrada” que supostamente seria a mesma árvore que a deusa Atena deu aos atenienses como presente na disputa pelo patrocínio da cidade, por isso esta Oliveria é tão especial.

Dizem também que próximo ao templo é possível encontrar uma fonte de água salgada, porém eu particularmente não a vi.

Como Erechtheum recebeu esse nome? Outra história interessante é a lenda da “Cobra de Erictónio”, acredita-se que a serpente Erictónio viva dentro das paredes do templo, em uma câmara secreta, sendo protegida pela própria Atena, mãe de Erictónio, foi assim que o templo recebeu seu nome.

Teatro de Dionísio

O Teatro de Dionísio está localizado na encosta sul da Colina da Acrópole. É considerado o primeiro teatro do mundo e o berço da tragédia grega.

O teatro foi construído no século VI aC e foi dedicado ao deus Dionísio, o deus do vinho e da fertilidade, e patrono do teatro. Antes de sua construção, este mesmo local já era utilizado para rituais religiosos relacionados a Dionísio Eleuthereus (Dionísio, o Libertador).

Fatos: Todos os anos, durante a Dionísia (festa de Dionísio), os atores vinham apresentar peças ao público, geralmente eram apresentadas três peças e o público escolhia a que mais gostava.

O teatro foi construído no típico estilo teatral grego, com uma grande área de audiência semicircular (orquestra) e um palco elevado (skene) para os atores. Em toda a sua extensão, durante o século IV aC, o Teatro de Dionísio teria capacidade para até 25.000 pessoas.

Além de receber apresentações de peças teatrais, música e dança, também era utilizado para cerimônias religiosas e festivais em homenagem a Dionísio.

O Teatro de Dionísio é onde os famosos dramaturgos gregos Ésquilo, Sófocles e Eurípides estrearam suas peças. Muitas peças famosas como Édipo Rex, Antígona e As Bacantes foram apresentadas aqui pela primeira vez.

O Teatro de Dionísio ainda é usado? Sim, o Teatro de Dionísio continuou a ser utilizado na época romana. Depois de muitas restaurações ao longo da história, o teatro ainda hoje é utilizado para apresentações e orquestras em eventos especiais.

Santuário de Asclépio

Os Santuários de Asclépio eram uma série de templos de cura dedicados ao deus Asclépio, o deus da medicina, que se acreditava ter o poder de curar os doentes e feridos. Pessoas da Grécia antiga visitavam esses santuários, que serviam como antigos hospitais, para receber cura e oferecer orações e sacrifícios a Deus.

O Santuário de Asclépio está localizado a oeste do Teatro de Dionísio e foi construído durante a Guerra do Peloponeso, provavelmente para tratar os soldados, e como resultado da Peste que devastou Atenas no segundo ano da guerra.

O edifício possui um altar e duas galerias que serviam para pernoite de pacientes. O Santuário dispunha ainda de uma estoa, com refeitório e locais onde os sacerdotes e visitantes podiam descansar.

Odeão de Herodes Ático

Também conhecido como Herodeion, é um antigo teatro de pedra localizado na encosta sul da Acrópole. Foi construído no século II d.C. por Herodes Atticus, um rico político grego e romano, em homenagem à sua esposa. O teatro tem capacidade para cerca de 5.000 lugares e foi utilizado para apresentações musicais e teatrais.

O Odeão de Herodes Ático é considerado um dos melhores exemplos da arquitetura do teatro grego antigo. Seus elegantes assentos e palco de pedra foram esculpidos na encosta natural da colina e ainda estão bem preservados. O teatro também foi usado como local para reuniões políticas, cerimônias religiosas e outros eventos públicos.

É o único teatro em Atenas que possui um palco coberto, o que o torna um dos poucos teatros da Grécia antiga utilizáveis durante o mal tempo. Esta característica, aliada à sua impressionante acústica, o transformou em um local popular para apresentações musicais, especialmente durante os meses de verão.

O odeão permaneceu intacto até 267 DC com a invasão Héruli. Em 1950 o edifício foi restaurado. Hoje, o Odeçao de Herodes Áticos é um destino turístico popular e é usado para uma variedade de eventos culturais, incluindo concertos, apresentações teatrais e apresentações de dança.

Melhores Tours

Para aproveitar melhor a sua visita, eu sempre recomendo fazer uma visita guiada, principalmente quando visitar locais antigos ou museus, pois com um guia você poderá conhecer as áreas mais importantes, vai poder aprender mais sobre cada lugar, tirar dúvidas e aproveitar o tempo sem se preocupar em se perder e acabar não vendo todos os principais pontos.

Tour Mitológico

Este é o passeio que fiz quando visitei a Acrópole em Atenas. Além da Acrópole, neste passeio você visitará outras importantes ruínas antigas de Atenas, como a Ágora, por exemplo. Durante o passeio, seu guia lhe ensinará sobre a Grécia antiga e sua mitologia, relacionando-a com as ruínas que você visita.

Você pode ler mais sobre minha experiência com esse passeio neste post.

O passeio inclui um guia e um mapa da cidade. Não inclui a entrada, que é de 30€ por adulto. Reserve o Tour Mitologico aqui.

Entrada para Acrópole + Tour Guiado

Neste passeio você explorará a Acrópole de Atenas na companhia de um guia.

Este passeio inclui o ingresso fura-fila para a Acrópole, então você não terá que se preocupar com isso.

A Entrada Acrópole + Visita Guiada tem duração de 2 horas, o que a torna perfeita para quem não tem muito tempo e quer visitar apenas essa que é a principal ruína de Atenas.

Entrada + Passeio Guiado pela Acrópole e Museu da Acróple

Perfeito para quem gosta de ruínas e museus. No passeio guiado pela Acrópole e Museu da Acrópole, você explorará a Acrópole de Atenas com a ajuda de um guia e, em seguida, irá ao Museu da Acrópole, nas proximidades das ruínas, para aprender mais sobre a Grécia antiga e a escavação da Acrópole.

No Museu da Acrópole, encontrará muitas peças originais que outrora existiam na própria Acrópole, mas agora foram substituídas por cópias para proteger os originais, que estão aqui expostos, neste museu.

The post Visitando a Acrópole de Atenas: Guia Completo para Conhecer a Ruina Mais Famosa da Grécia appeared first on World by Isa.



This post first appeared on WORLD BY ISA | Travel, Culture & History, please read the originial post: here

Share the post

Visitando a Acrópole de Atenas: Guia Completo para Conhecer a Ruina Mais Famosa da Grécia

×

Subscribe to World By Isa | Travel, Culture & History

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×