Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estrada Los Caracoles Ida e Volta Mendoza

Cruzar a Cordilheira Dos Andes, de Santiago a Mendoza era um dos nossos planos mas esta viagem não estava no nosso script para já, no entanto, o ventou soprou e nos levou para esse lado incrivelmente lindo chamado Estrada Los Caracoles e quer saber? Foi uma das viagens mais emocionantes que já fizemos.

A Estrada Caracoles, em Los Andes, liga o Chile a Argentina – Foto: Alejandro Yáñez

Nós viajamos de ônibus de Santiago a Mendoza, pela Estrada Los Caracoles em dois momentos distintos. Primeiro no período da noite quando fomos a Mendoza e, depois, no nosso retorno a Santiago do Chile, dessa vez em plena luz do dia. Duas emoções distintas e em ambas a natureza deu um show.

Viajando à noite pela Estrada Los Caracoles

Do Terminal Alameda, em Santiago até o inicio da Caracoles foram 2 horas de viagem e altos cochilos. Quando acordei, ao olhar pela janela me deparei com um céu tão escuro, como nunca havia visto antes e uau! totalmente estrelado!!

Havia um contorno gigantesco e escuro das montanhas e, mais acima, zilhões de estrelas brilhando!! Uma emoção indescritível tomou conta de mim e tudo que eu fiz foi ficar ali quietinha, com lágrimas nos olhos, agradecendo a Deus por aquela visão da via láctea.

Momento extraordinário que ficará para sempre em minha memória.

A Estrada Los Caracoles é parte da Ruta 60, na Província de Los Andes, Região de Valparaíso, Chile. Ela cruza a Cordilheira dos Andes ligando o Chile a Argentina e é considerada uma das estradas mais lindas e perigosas do mundo, mas eu não tava nem aí pro perigo, com os olhos vidrados no céu, eu só queria mesmo é que aquele momento jamais acabasse.

Detalhe da Estrada Los Caracoles – Chile – Sem Guard Rail – Foto: Alejandro Yáñez

Bus Santiago Mendoza

Na ida, saímos de Santiago às 21:00 horas, num ônibus da Ahumada Internacional. As passagens custaram CLP 18.000,00 (cerca de R$ 90,00) cada, com direito a uma bagagem de mão de até 20 kg. No retorno optamos pela Andesmar, pagando ARS 1.500, (cerca de R$ 106,00) por pessoa, com direito a bagagem e serviço de bordo: Café, chá, suco, alfajores, sanduíches e snacks. Dois lanches razoáveis.

Estas e outras empresas que fazem a rota, vendem passagens online e você pode verificar preços, horários de viagens, comprar passagens e ver outros detalhes neste link da Recorrido.

Paso Internacional Los Libertadores

O único momento chato da viagem foi na fronteira para entrar em território argentino no Paso Internacional Los Libertadores. Todos descemos do ônibus e estava muito, mas muito frio mesmo.

Havia apenas uma funcionária fazendo a checagem de documentos e, pra completar, esperamos inspecionar manualmente todas as bagagem, uma por uma, já que a aduana não dispunha, ao menos naquele momento, de um scanner pra fazer a inspeção com mais agilidade. Resultado: quase 2 horas na aduana.

Você Sabia?

  • Não esqueça que pra entrar e sair do país você precisa ter RG ou passaporte, com vigência durante toda a permanência;
  • Não vale habilitação, nem carteira de trabalho;
  • Quem viaja com passaporte recebe o carimbo com data de ingresso mas, se você viajar com RG, receberá um comprovante de ingresso no país e você não pode perdê-lo pois deverá apresentá-lo no seu retorno.
  • Você não pode levar sementes ou quaisquer vegetais, sob pena de pagar multa.
  • Não caia na besteira de tentar passar qualquer produto ilícito, tudo será vasculhado e no minimo você paga uma multa ou sai algemado.
  • Leve um agasalho para quando descer na fronteira porque é frio em qualquer horário, pior à noite.
  • Se possível, compre suas passagens com antecipação, assim pode escolher os assentos da frente no piso superior e ter um campo de visão melhor, pra curtir mais as paisagens, fotografar e gravar o trajeto, se quiser.

Viajando de dia pela Estrada Los Caracoles

Apesar do desejo de rever as estrelas, a gente tinha que voltar com dia claro pois seria quase um crime não ver e curtir à luz do dia o zig zag daquela estrada. Mais uma vez decidimos viajar de uma hora pra outra e o resultado é que não encontramos disponíveis nossas poltronas preferidas, na frente no segundo piso do ônibus mas, ainda assim, foi uma viagem nota 10.

Claro, a caracoles é incrível! Com 3,7 km de extensão divididos em 29 curvas sinuosas, entre belas montanhas, beirando precipícios sem a proteção de guard rail, num desnível de 670 metros! O trânsito é feito em mão dupla, por automóveis de passeio, ônibus e caminhões, muitos caminhões. Ufa! Dá frio na barriga! Haja coração!

Nossa viagem aconteceu no verão deste ano, quando a Estrada Los Caracoles estava seca e livre de neve. Imagino no inverno, quando a neve obriga o motorista usar corrente nos pneus. Doidera, viu? Aliás, nessa estação do ano, o Paso Los Libertadores é fechado várias vezes por medida de segurança, devido ao acúmulo de neve.

Em Paso Los Libertadores a Moderna Alfândega Chilena encravada na rocha

O serviço de inspeção no retorno foi super tranquilo. A rocha milenar acolhe o edifício de arquitetura moderna da aduana chilena. Lá dentro tudo muito limpo, bem clean, com equipamentos novíssimos e atendimento super rápido.

Ruta CH60, Ruta 40 e Ruta 7

Antes e depois da Estrada Los Caracoles, as paisagens incríveis que ladeiam a Ruta 60 no Chile e Rutas 7 e 40 na Argentina. Se prepare porque paisagens espetaculares fazem do próprio trajeto uma super atração turística.

O show da natureza nas estradas argentinas do trajeto são incomparáveis. É coisa de louco a beleza dessa rota e a gente fica sem saber o que é mais belo. Cada montanha mais linda que a outra… tamanha beleza chega a fazer a gente sentir-se minúsculo.

Cordilheira dos Andes Argentina Ruta 40 – Foto: Alejandro Yáñez

Inclusive, vale lembrar que a Ruta 40 na Argentina está classificada entre as 10 estradas mais lindas do mundo. Ela margeia a Cordilheira dos Andes, atravessa 20 parques nacionais e 18 rios. Não é coisa de cinema. É muito mais que isso!

Logo, vamos publicar um post sobre tudo de Mendoza.

Tudo que eu vi, que nós vimos e você também tem que ver, viu? Maravilhas da natureza, tão próximas de nós. Encontre um tempo, encontre um jeito! Você tem que ver isso! Pegue um voo até Santiago e de lá pegue um ônibus, um carro, uma carroça, uma bicicleta, sei lá. Mas vá! Você vai amar.

Mas, se você já viu a noite estrelada na Caracoles e/ou as paisagens dessas rutas, conta pra gente nos comentários Grande beijo!

O conteúdo Estrada Los Caracoles Ida e Volta Mendoza aparece primeiro em Lugares Lindos.



This post first appeared on Lugares Lindos Travel, please read the originial post: here

Share the post

Estrada Los Caracoles Ida e Volta Mendoza

×

Subscribe to Lugares Lindos Travel

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×