Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Coisas grátis para fazer em Nova Iorque | Roteiro de 3 dias em Nova Iorque

Visitar Nova Iorque é entrar diretamente num filme. Provavelmente o palco mais célebre das obras cinematográficas, musicais e literárias, Nova Iorque constitui um centro de dinamismo, agitação, barulho e diversidade ímpar. É impossível comparar Nova Iorque a qualquer outra cidade, a Big Apple é um fenómeno, sendo por si só uma experiência sui generis

Confesso que antes da minha viagem pensei que Nova Iorque teria imenso lixo, ratos, pobreza, entre outros. Todavia, estava enganada e gostei muito mais do que esperava, chegando à conclusão que a atmosfera cosmopolita intensa permite realmente à população uma entrega à liberdade, sem grande preocupação com o julgamento por parte do outro. O "fora da caixa" em Nova Iorque encontra-se num nível muito distante do qual estamos habituados, o incomum para nós é o dia-a-dia dos habitantes nova-iorquinos. A megametrópole fascinou-me não só pela excentricidade das pessoas e simpatia das mesmas, como também pelo caráter de novidade constante presente na atmosfera. Senti-me na cauda de uma miríade de ideias prestes a nascer. 

A cidade vibra com a constante agitação e movimento das pessoas. A atmosfera é inexplicável e somente pode ser vivida. A Big Apple vive desta dinâmica mutável que molda a cidade numa nova diariamente. Milhões de turistas escolhem anualmente Nova Iorque como destino de viagem e se quiseres descobrir o porquê de tal suceder, este artigo é o ideal para ti. Ao longo do post irei fornecer diversas dicas para aproveitares New York City da melhor forma!

O título de "cidade que nunca dorme" faz-lhe verdadeiramente justiça, a qualquer hora do dia existe sempre algo a acontecer e quando o véu da noite cobre a selva de arranha-céus, o interruptor acende-se, iluminando este cenário inesquecível.

Contudo, visitar Nova Iorque constitui uma viagem bastante dispendiosa, sendo importante ponderar sobre as escolhas de alojamento, alimentação e atrações. A cidade possui diversos monumentos e atividades pagos, com preços nada simpáticos (visitar o observatório SUMMIT One Vanderbilt chega a custar 42 USD😨), como tal, elaborei este artigo com diversas coisas para fazer de graça em Nova Iorque. É possível conhecer bem a cidade não dispendendo praticamente dinheiro nenhum em atrações, que poderá ser utilizado no alojamento, por exemplo (este é mais difícil de escapar, mas não impossível).

Vamos à descoberta por Nova Iorque? 🌆


Quando visitar Nova Iorque?

Nova Iorque reluz de movimento em qualquer época do ano, ganhando um charme singular em cada estação. Quer escolhas passear por entre os arranha-céus enquanto cai neve ou fazer um piquenique ao sol no Central Park, há sempre algo para visitar e fazer em Nova Iorque. Aliás, pode até ser bastante interessante visitar esta cidade em diferentes alturas do ano, pois como as atividades e eventos se alteram, assim também se modificará a experiência.

Dica: Se escolheres visitar Nova Iorque no inverno (como eu) tem especial atenção às temperaturas e à queda de neve ou granizo, visto que o frio é considerável nesta estação e não ter roupa adequada às condições meteorológicas pode arruinar a viagem.


Como andar em Nova Iorque/ Como andar de transportes públicos em Nova Iorque?

A cidade mundialmente famosa, musa de canções como "New York, New York" apresenta centenas de atrações, no entanto, dificilmente se pode mover entre elas a pé. As distâncias em Nova Iorque não devem ser subestimadas e dado ao trânsito, o metro acaba por ser um aliado valioso durante a viagem.

Nova Iorque possui uma excelente rede de transportes públicos, sendo normalmente utilizado o metro pelos visitantes que pretendam deslocar-se entre as atrações. O metro detém diversas linhas, sendo que a cidade se encontra repleta de estações. Considero que esta é a melhor forma de se locomover em Nova Iorque, uma vez que é rápido, fácil, abrangente e relativamente barato. 

Tens algumas opções na compra de bilhetes:

  • Unlimited Ride Metrocard: Este pacote permite a utilização ilimitada de metro e autocarro durante o período selecionado (7 ou 30 dias), sendo a escolha indicada se pretenderes usar os transportes públicos frequentemente.
  • Cartão Pay-Per-Ride: Este cartão tem o custo de 1 USD por si mesmo, depois pode ser carregado com o valor desejado (desde que seja superior a 5,80 USD). A cada utilização é descontado do cartão o valor de um trajeto- 2,90 USD. 
  • Single Ride Ticket: O cartão de uso único não é recarregável e custa 3,25 USD. Esta é uma boa opção se não quiseres depositar os 5,80 USD no cartão recarregável e não tiveres contigo um cartão de crédito/débito.
  • OMNY: O pagamento pode ser efetuado através da aproximação do cartão bancário nas catracas, ao entrar nas estações, sem precisar de adquirir um MetroCard. O valor cobrado é o de uma viagem única (2,90 USD). Se utilizares a mesma modalidade de pagamento OMNY mais de 12 vezes no espaço de uma semana, as viagens passam a ser gratuitas.

Nota: Apesar da eficácia da rede, as estações de metro de Nova Iorque são medonhas, parecem o cenário de filmes de terror. 😵 


O que visitar grátis em Nova Iorque?

Roteiro Nova Iorque: Dia 1 

5th Avenue | Empire State Building | Bryant Park | New York Public Library| Grand Central Terminal | Chrysler Building | Saint Patrick's Cathedral | Rockefeller Center | Radio City Music Hall | Times Square |


 1º- 5th Avenue

A primeira atração deste roteiro de 3 dias em Nova Iorque é 5th Avenue (Quinta Avenida), que atravessa Manhattan de norte a sul. A zona de Midtown Manhattan reúne os principais pontos de interesse, nesta que constitui a rua mais famosa da Big Apple.


2º- Empire State Building

Em tempos foi o edifício mais alto do mundo, sendo posteriormente destronado pela construção das Torres Gémeas. O Empire State Building possui cerca de 450 metros e vale a pena observar a sua fachada em Arte Déco, riscando da lista este importante símbolo de NYC.

Dica: O melhor do Empire State Building talvez nem seja subir ao seu observatório, mas sim admirá-lo a ele. Para tal, se quiseres poupar em Nova Iorque, a Herald Square permite obter uma boa vista para o Empire State. Nesta praça também se encontra a Macy's, a maior loja no mundo.


3º- Bryant Park

O Bryant Park é um ponto de paz no centro da confusão nova-iorquina. Em Midtown Manhattan, este parque contém barraquinhas de comida, cafés, quiosques e até mesmo uma larga pista de gelo nos meses de inverno. No verão, as árvores e relva verdejante sobressaem no olhar dos transeuntes. 

 


4º- New York Public Library

A New York Public Library situa-se mesmo ao lado do Bryant Park, sendo uma das melhores coisas para visitar de graça em Nova Iorque. Para uma amante de arte como eu, a New York Public Library contém o pacote completo: arquitetura magnífica, decoração belíssima, exposições com elementos da história americana, imensos livros antigos e pinturas deslumbrantes. Se gostas de filmes e séries, provavelmente reconhecerás a incrível sala de leitura da biblioteca.

Dica: Não deixes de visitar a exposição gratuita no rés do chão do edifício, aprende-se bastante sobre a história dos E.U.A. e ainda tens a oportunidade de observar objetos notáveis - a Bíblia de Gutenberg (primeiro livro impresso na Europa), a escrivaninha de Charles Dickens, etc. 





5º- Grand Central Terminal

Palco de emblemáticas cenas cinematográficas, o Grand Central Terminal apresenta um amplo interior com uma arquitetura e decoração fantástica. A maior estação de comboios do mundo a nível do número de plataformas não me desapontou, sendo uma visita grátis e obrigatória ao conhecer Nova Iorque.

Dica: Mesmo ao lado do Grand Central Terminal ergue-se o Chrysler Building, em Arte Déco. Com uma coroa impressionante no topo do arranha-céus, o edifício detém um papel histórico na cidade, ganhando um encanto especial ao iluminar-se de noite.




6º- Saint Patrick's Cathedral

Segue pela 5th Avenue para explorares a Saint Patrick's Cathedral. Construída em estilo gótico a 1879, os seus vitrais e decoração atraem o visitante, sendo um contraste entre o caos de prédios gigantes modernos e este exemplar histórico.

Dica: Se gostas de história, no final do post dou uma dica de um museu imperdível em Nova Iorque! Lê até ao fim para descobrires qual.


7º- Rockefeller Center

Junto da Saint Patrick's Cathedral encontra-se o Rockefeller Center. Muito procurado no inverno pela sua enorme árvore de natal e pista de patinagem no gelo, o Rockefeller Center consiste num complexo de lojas, restaurantes e atrações, como o observatório Top of the Rock. Alberga também estúdios de televisão da NBC, nos quais são gravados programas como Saturday Night Live e The Tonight Show Starring Jimmy Fallon.

Dica: Não te esqueças de espreitar o Radio City Music Hall, o teatro que pertence ao Rockefeller Center e que é lar das Rockettes





8º- Times Square

Para terminar o dia em grande, dirige-te para a zona da Broadway e da Times Square, naquela que é provavelmente uma das atrações mais famosas do planeta. Aqui reúnem-se os sonhos, as ideias, a atualidade e o movimento. Os néons que ressaltam na noite ofuscam tudo o resto, tornando-se impossível não nos sentirmos envolvidos pela magia que é Nova Iorque de noite.  Há tanto a suceder em cada momento, os nossos olhos saltam de acontecimento em acontecimento, em busca de absorver a atmosfera inigualável da Times Square. Entra na loja da M&M's, é um verdadeiro deleite visual (e culinário!) e visita também a loja da Disney, tem uma decoração mágica. A Times Square é seguramente o apogeu da "cidade que nunca dorme".

Dicas: 

  • Se quiseres assistir a um espetáculo da Broadway mas não estiveres disposto a pagar os preços elevados praticados, tenho a dica perfeita para ti! Todos os dias, no dia da própria apresentação são colocados à venda bilhetes mais baratos para certas peças. Na Times Square, existe uma loja TKTS ao lado das escadas vermelhas, onde as promoções podem chegar aos 80%. Se tiveres flexibilidade de escolha, pode ser uma boa opção averiguar os preços apresentados no dia.
  • O melhor local para observares todos os outdoors é a Father Duffy Square, junto da escadaria vermelha.

Fachada da loja M&M's de Times Square
 
Interior da loja M&M's de Times Square



Roteiro Nova Iorque: Dia 2

Central Park | Hudson Yards | Vessel | High Line | Little Island | Chelsea Market | 


1º- Central Park



This post first appeared on À Descoberta Pelo Mundo (Discovering The World), please read the originial post: here

Share the post

Coisas grátis para fazer em Nova Iorque | Roteiro de 3 dias em Nova Iorque

×

Subscribe to À Descoberta Pelo Mundo (discovering The World)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×