Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Marvão, O Que Visitar - Parque Natural da Serra de São Mamede

A deslumbrante Vila de Marvão ergue-se no âmago do Parque Natural da Serra de São Mamede, a mais de 800 metros de altitude. Como típica vila alentejana, as suas casas caiadas de branco espalham-se pelas ruas ancestrais, contrastando com a aspereza da rocha e das imponentes muralhas que a ladeiam.

Marvão constitui um excelente destino para uma escapadinha de fim de semana ou como um dos pontos de um roteiro mais alargado de visita ao Alentejo. As nuances da paisagem desenrolam-se sob o olhar maravilhado do visitante, especialmente se o realizar a partir do Castelo ao pôr-do-sol. Afinal, Saramago não estava enganado quando afirmou que “de Marvão vê-se a Terra toda”.

Vamos à descoberta por Marvão?


Onde comer em Marvão?

Após um dia de caminhada, a Varanda do Alentejo constitui o restaurante indicado para recarregar energias enquanto se admira a vista para o Parque Natural da Serra de São Mamede. Tal como o próprio nome aponta, a Varanda do Alentejo debruça-se sobre um cenário deslumbrante e resgata a região alentejana para o seu interior, através da decoração, da gente acolhedora e claro, da comida. Os sabores oferecidos partem do mote "Inovar na tradição", havendo diversas especialidades regionais. A experiência gastronómica proporcionada será de particular agrado se apreciares a cozinha alentejana. Para terminar a refeição na Varanda do Alentejo, recomendo a tradicional sericaia. A deslumbrante vila de Marvão ergue-se no âmago do Parque Natural da Serra de São Mamede, a mais de 800 metros de altitude. Como típica vila alentejana, as suas casas caiadas de branco espalham-se pelas ruas ancestrais, contrastando com a aspereza da rocha e das imponentes muralhas que a ladeiam.


Quando visitar Marvão?

Visitar Marvão nas diferentes estações do ano é observar em cada qual um novo cenário nas pedras imutáveis. O inverno pinta a tela de branco por vezes, porém anualmente espalha com certeza o ar gélido pelos caminhos ancestrais. No verão o clima torna-se obviamente mais quente, no entanto, por ser uma vila altaneira, o Marvão é mais fresco que o resto do Alentejo. Quer escolhas ir ao Marvão para escapar ao calor do verão ou refugiares-te no quente da lareira no inverno, poderás sempre contar com uma vista de tirar o fôlego.


O que ver e fazer em Marvão?

Por ser uma vila raiana, Marvão foi palco de inúmeras batalhas, encontrando-se na primeira linha de defesa nacional. O seu difícil acesso, decorrente também da sua elevada altitude, facilitou o trabalho do exército português, sendo possível aprender mais sobre a história de Marvão no Castelo e no Museu Municipal de Marvão.

Curiosidade: O Marvão é a vila mais alta do Alentejo, contando com cerca de 800 metros de elevação.

Muralhas do Castelo de Marvão


Dica: Ao conduzires em direção à vila de Marvão recomendo que passes pela EN 246-1, mais especificamente pela Alameda dos Freixos. Este pedaço de estrada encontra-se ladeado por freixos centenários, sendo um local de grande beleza e deveras fotogénico.

Alameda dos Freixos

A tua visita poderá iniciar-se através das Portas de Ródão, sendo estas a entrada principal da vila. Conhecer Marvão é uma experiência que só é verdadeiramente concretizada ao andar a pé, atentando em cada pormenor presente nas ruelas. O estilo manuelino é facilmente identificado nas edificações, atestando o caráter histórico da vila. Outra peculiaridade de Marvão reside no equilíbrio entre o estilo arquitetónico tipicamente alentejano, com as casinhas caiadas de branco, e a tonalidade escura proveniente do xisto e granito.




Explora as lojinhas de artesanato e passeia pelos caminhos, deixando-te envolver pela serenidade e paz emanada pelo local. De seguida, segue para as muralhas que ladeiam Marvão, aproximando-te do Castelo. O Castelo de Marvão constitui o local indicado para admirares a paisagem do Parque Natural da Serra de São Mamede, repleta de riquezas e observares o centro histórico da vila. A vista panorâmica (apesar de ser paga) é soberba, ganhando uma dimensão ainda mais notável ao pôr-do-sol. O Jardim do Castelo de Marvão merece também a visita, uma vez que concede uma nova perspetiva do Castelo, sendo grátis.


Dica: O Castelo de Marvão ilumina-se com as cores da bandeira de Portugal quando anoitece, então não te esqueças de ir espreitar!


Continua a tua visita por Marvão seguindo o traço das muralhas, passando pelo Parque Infantil, a Flor de Santiago e a sua Igreja. A vila é mesmo pitoresca e apreciarás com certeza este cantinho tão singular do Alentejo!

Vista para o Parque Natural da Serra de São Mamede a partir das muralhas de Marvão


Ruínas da Cidade Romana de Ammaia

A história da região remonta ao período de ocupação romana, sendo a antiga cidade de Ammaia prova. No sopé da serra podem ser visitadas as ruínas de uma cidade que outrora foi o centro administrativo de grande parte do território atualmente conhecido como Portalegre. Edificada a cerca de I d.C., estima-se que a sua população possa ter atingido os 2 mil habitantes no seu período aúreo, tendo sido provavelmente ocupada até meados do século VI. Mas o que atraiu o povo romano para esta localização?

O Museu Cidade de Ammaia apresenta o espólio obtido nas escavações arqueológicas, com artefatos interessantíssimos, incluindo uma das mais importantes coleções de vidros romanos da Península Ibérica. As peças de cerâmica, moedas e jóias encontram-se em ótimo estado de conservação, sendo impressionante constatar o grau de desenvolvimento deste povo através dos detalhes nos objetos. Para além disto, são também explicados alguns elementos da cultura romana e do cotidiano da população que aqui viveu.

Artefactos da Cidade Romana de Ammaia, Marvão




Ruínas da Cidade Romana de Ammaia


Ponte Romana de Portagem e Praia Fluvial

A Ponte Romana de Portagem ergue-se sobre o Rio Sever, a apenas 5 minutos de carro da vila de Marvão. Recebe este nome devido à sua construção ter sido realizada junto de uma Torre denominada Portagem. Esta controlava e cobrava portagem ao fluxo migratório que ocorreu no século XV de judeus expulsos de Aragão e Castela, em Espanha. Portanto, a Ponte remonta a finais do século XVI, sendo "romana" apenas através das pedras com que foi edificada.

Junto da Ponte Romana de Portagem, se viajares no verão, poderás refrescar-te na Praia Fluvial de Portagem. Rodeada pela verdura, é um lugar agradável até mesmo para um piquenique.

Ponte Romana de Portagem

Praia Fluvial de Portagem


O que visitar perto de Marvão?


Parque Natural da Serra de São Mamede:

Cascata de São Julião

A Cascata de São Julião localiza-se na povoação de Monte Sete, sendo por isso intitulada de Cascata de Monte Sete por vezes. Este é um tesouro, que se esconde no fundo de um vale, prometendo uma recompensa bela e fresca a todos os que se aventurarem a percorrer a descida íngreme para lá chegar.

Como ir: Vindo do lado de Marvão, segue a M522, virando à esquerda na primeira estrada após a "Tasca da Cascata". Poderás estacionar o carro no fim deste caminho de terra batida.

Dica: Se estiveres com dificuldades em encontrar o caminho correto pesquisa no Google Maps por "Trilho da Cascata de Monte Sete".



Cume da Serra de São Mamede

A 1025 metros de altitude, neste cume, descobrirás uma vista fabulosa sobre a paisagem do Parque Natural da Serra de São Mamede. O pôr do sol derrama cores indescritíveis sobre o horizonte, realçando a beleza deste património do Alto Alentejo.

Dica: Sobe até à zona onde se situa o marco geodésico para apreciares esta vista inesquecível.

Vista a partir do Cume da Serra de São Mamede


Menir da Meada

O Menir da Meada é o maior do seu tipo na Península Ibérica, com os seus imponentes 7,15 metros de altura presta o culto à fertilidade da Terra. Este exemplar megalítico data do sexto milénio antes de Cristo. O Parque Megalítico dos Coureleiros fica pertinho do Menir da Meada, logo talvez seja interessante dar lá um saltinho para conhecer.

Nota: O seu acesso é realizado através de uma estrada estreita que deriva da estrada nacional, todavia está bem sinalizado. 


Castelo de Vide

Não deves deixar de conhecer também Castelo de Vide aquando da tua viagem ao Marvão. Castelo de Vide situa-se a 15 minutos de carro de Marvão, sendo uma j´oia cultural repleta de histórias a descobrir.

O povoamento apresenta provas do seu passado em cada rua, sendo o expoente máximo o Castelo e o burgo medieval no seu interior. Este é uma prova viva da passagem do tempo, contendo ainda hoje residentes nas suas ruas estreitas de pedra irregular. Explora Castelo de Vide sem pressa, absorvendo cada detalhe deste lugar tão ímpar. A atmosfera pitoresca da vila torna a experiência em algo imprescindível aquando da viagem ao Parque Natural da Serra de São Mamede.

Curiosidade: Os seus jardins, clima ameno e paisagem levaram à atribuição da designação da vila como "Sintra do Alentejo".


Vista a partir do Castelo de Castelo de Vide 

  
Judiaria de Castelo de Vide



A Ermida de Nossa Senhora da Pena oferece uma outra perspetiva sobre a vila, encabeçando o topo de um monte próximo de Castelo de Vide. Apesar da subida da escadaria íngreme, a vista fenomenal recompensará todo o esforço.

Vista para Castelo de Vide a partir da Ermida de Nossa Senhora da Pena


This post first appeared on À Descoberta Pelo Mundo (Discovering The World), please read the originial post: here

Share the post

Marvão, O Que Visitar - Parque Natural da Serra de São Mamede

×

Subscribe to À Descoberta Pelo Mundo (discovering The World)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×