Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que saber antes de viajar para a Noruega - Oslo

Tags: oslo


Viajar para a Noruega é entrar num reino de paisagens idílicas, extraídas de um livro de literatura fantástica. Explorar os recantos de Oslo é observar o modo como a tradição se entrelaça nos edifícios modernos, formando a harmonia perfeita que atravessa a cidade. 

Neste post dar-te-ei dicas e conselhos acerca de como aproveitar Oslo da melhor forma. Desde o funcionamento do sistema de transportes, visitar os famosos fjords, como poupar dinheiro na viagem e muito mais.

Vamos à descoberta por Oslo?


Transportes - Ruter

Por pertencer a um dos países com maior nível de desenvolvimento no mundo, a cidade de Oslo possui uma excelente rede de transportes. De facto, os autocarros, elétricos, metros, comboios e ferries passam com bastante regularidade e pontualidade, tendo diversas opções de conexões. 

Ao aterrares no Aeroporto de Oslo Gardermoen terás, muito provavelmente, de adquirir um bilhete de comboio para chegares ao centro da cidade, uma vez que se encontram separados por 47km. A dica mais valiosa que te posso dar é a seguinte: não realizes o trajeto com a Flytoget Airport Express mas sim com os comboios regionais. A duração é de 25 minutos (apenas 5 minutos a mais do que com a Flytoget) e constitui uma escolha muito mais económica. Pagarás 118NOK (cerca de 10 euros) em vez de 230NOK (20 euros sensivelmente), quase metade do preço! 

Já dentro de Oslo, dependendo do tempo da tua estadia, poderá compensar a compra do passe de transportes da Ruter. Eu utilizei o "7-day ticket" pois estive 4 dias na área. Este tipo de bilhete permite o uso de todos os meios de locomoção dentro da(s) zona(s) selecionada(s), durante o tempo indicado.

Nota: Oslo insere-se na zona 1. Acede ao mapa de zonas aqui.

Dica: Instala a aplicação da Ruter no teu telemóvel para teres acesso aos horários e trajetos dos transportes em tempo real, bem como comprar bilhetes digitalmente.



Fjords

A beleza da Noruega é algo de que todos já ouvimos falar, certamente. Um passeio pelos fjords é percecionado como uma atividade de ricos, porém os ferries de Oslo podem proporcionar uma experiência similar. 

O passe de transportes inclui os ferries que circulam entre as penínsulas e ilhas unidas pela água. Deste modo, se tiveres o passe podes visitar as ilhas que quiseres no teu próprio ritmo, sendo a única condicionante os horários dos ferries. Caso contrário, poderás também obter um bilhete único, que funciona das mesma forma que para os autocarros, elétricos, etc. Este é válido durante 60 minutos após a ativação.

Dica: Se apenas pretenderes apreciar a vista, sem andar a pé por alguma ilha, podes simplesmente permanecer sentado no ferry enquanto este executa o seu percurso, sem saíres nas paragens. No final do percurso, este regressará ao cais de origem. Podes ainda fazer como eu, levar lanche para o ferry e assistir ao entardecer durante o passeio.

Fjords de Oslo


Meteorologia / Sol da meia-noite

O clima em Oslo é marcado por extremos. No verão, o dia parece nunca acabar, atingindo até 18 horas de luz solar. Inversamente, o inverno é marcado pela escuridão, com dias inferiores a 6 horas de luz. 

Deste modo, ao planeares uma visita a Oslo/Noruega terás de ter em grande consideração a época do ano, que ditará toda a tua experiência. Se o teu objetivo for visitar a cidade e explorar as paisagens num curto espaço de tempo, recomendo o final da primavera, o verão, ou o início do outono. Como os dias são longos, poderás conhecer mais lugares e até mesmo aproveitar para dar um mergulho no mar. Por outro lado, viajar para Oslo no inverno permite a realização de desportos sazonais (como o ski) e passear pela cidade coberta de neve. Oslo satisfaz os gostos de cada um, é só escolheres!

Nota: Curiosamente, a água em Oslo no verão encontra-se a uma temperatura bastante razoável, especialmente se estiveres habituado a ir a banhos em Portugal.

Dica: Ao explorares Oslo no verão, terás a oportunidade de assistir a um célebre fenómeno natural: o sol da meia-noite. É uma experiência ímpar observar como o céu se mantém num constante estado de pós pôr do sol. 



Bebidas

Uma viagem para Oslo pode tornar-se deveras exigente monetariamente, logo, a poupança e gratuitidade são bem-vindas! 

A procura pelo elemento mais essencial à nossa sobrevivência (depois do oxigénio) levou-me a saltar de susto, ao constatar o seu preço nos supermercados. Uma garrafa de água sem gás pode custar 5 euros, é verdade. Avisaram-me "olha que a água aqui é muito cara", contudo o meu "eu" ingénuo não pensou que pudesse atingir estes valores astronómicos. 😔

Assim, recomendo que carregues contigo uma garrafa de água reutilizável, enchendo-a nos locais destinados a tal.

Dica: Se por acaso comprares uma garrafa no supermercado, tem em conta que na Noruega as latas e garrafas podem ser trocadas por dinheiro. Este sistema de reciclagem pode ser identificado nos produtos que envergam o rótulo "PANT". Ao depositares uma garrafa de 50cl nas máquinas presentes em supermercados, lojas, etc, obterás 2NOK, que equivalem a 20 cêntimos, mais ou menos. Quando compras as garrafas ou latas pela primeira vez, pagarás mais 2NOK na caixa, dependendo do tamanho do produto.


Alimentação

Consumir uma refeição em Oslo pode ser bastante doloroso para algumas carteiras, por conseguinte eis as minhas sugestões para poupar na alimentação em Oslo. A cidade está repleta de supermercados, mercearias e minimercados que vendem refeições pré-feitas. A qualidade e variedade são abundantes e verás que muitos noruegueses almoçam este tipo de comida (principalmente saladas) em parques, bancos e muito mais. O preço é muito mais baixo do que num restaurante e podes aproveitar para ir experimentando algumas iguarias norueguesas!

Dica: A doçaria norueguesa envolve frequentemente canela. Aconselho-te a provares kanelboller, uma espécie de cinnamon roll mas entrançado. 


Museus e atrações

A Noruega fornece diversos descontos e benefícios para crianças, jovens e famílias nas entradas de museus e atrações. Então verifica sempre se não és elegível para usufruir de algum destes descontos. Eu, por exemplo, não paguei bilhete para nenhuma atração, dado que realizei esta viagem sozinha para Oslo com 17 anos (e menores de 18 anos estão isentos de pagamento de inúmeros locais).

Dica: Não desanimes se não te encaixas em nenhuma das categorias referidas... Algumas atrações são grátis para todos os visitantes em certos dias da semana:

  • Oslo City Museum - Quintas-feiras 
  • MUNCH Museet - Quartas-feiras das 18h às 21h
  • Akershus Fortress - Todos os dias
  • Oslo City Hall - Todos os dias

Pesquisa nos respetivos sites e descobrirás mais.



Outras informações

Moeda

Apesar de se situar na Europa, a Noruega não faz parte da União Europeia, logo, o euro não é a sua moeda oficial. Na língua a moeda oficial é intitulada de Kroner (NOK), que se traduz para coroa norueguesa. 

Língua

Por ser um país ancestral com aldeias e vilas remotas, separadas pelo clima e geografia, as comunidades encontravam-se isoladas umas das outras. Como tal, inúmeros dialetos foram-se desenvolvendo ao longo do tempo, com as suas próprias idiossincrasias.

Duas línguas estabeleceram-se como oficiais: Norueguês (Norsk) e Sami (Samisk). O Norueguês divide-se em duas variantes: Bokmål (bok + mål, “língua dos livros”) e Nynorsk (ny + norsk, “novo norueguês”). A mais frequentemente utilizada é o Bokmål, por cerca de 85% da população.

________


Espero que estas dicas tenham sido úteis! 😄

O que mais gostarias de saber acerca de Oslo e da Noruega? Considerarias visitar este país incrível? Respondo a qualquer dúvida nos comentários ou por e-mail.

Lê também estes artigos de outros países da Europa:

  • Áustria
  • Espanha
  • Portugal

Segue o Instagram do blog aqui.

Segue o Facebook do blog aqui.

Gostas deste post? Guarda-o para leres depois e partilha-o!

Vamos à descoberta pelo mundo?!🌏

Agradecimento especial à Marta e ao João pela contribuição nas dicas deste post

como poupar dinheiro na noruega, como economizar em oslo, como economizar na noruega, como poupar em oslo, visitar oslo o que saber antes de ir a oslo, oslo, oslo weather, oslo fatos de banho, oslo o que visitar, oslo airport departures, oslo airport to city center, como poupar em oslo, como poupar na noruega, como gastar pouco dinheiro na noruega, oq ue fazer gratis em oslo, o que fazer gratsi na noruega, o que ver gratais na noruega, o que ver gratis em oslo, o que visitar em oslo, o que ver em oslo, o que fazer em oslo, o que visitar em oslo, como ir a oslo, como ir a noruega, oslo airports, oslo airport arrivals, oslo aurora boreal, oslo airport, arrivals oslo airport, airports in oslo, airport oslo departures, airbnb oslo, temperatura da água em oslo, météo à oslo, visiter oslo à pied, fusillade à oslo, vivre à oslo, aller à oslo en train, à faire à oslo, voyage à oslo, oslo bergen train, oslo bergen, oslo bergen by car, best restaurants in oslo, bergen to oslo train, oslo clothing, oslo city, copenhagen to oslo, copenhagen to oslo ferry, clima oslo, city hall oslo, oslo dinamarca, oslo departures, oslo dublin, de oslo a bergen, departures oslo airport. day trips from oslo, oslo estocolmo, oslo em junho, national museum oslo, hva skjer i oslo, restaurant oslo, what to do in oslo, oslo airport to city center, oslo airport to oslo central station, oslo bergen train, oslo best restaurants, oslo bussterminal, best restaurants in oslo, bergen to oslo. oslo climate, oslo car rental, copenhagen to oslo, copenhagen to oslo ferry, christmas market oslo, camping oslo, oslo day trips, edinburgh to oslo, are oslo and helsinki twins, what are oslo accords, what airports are in oslo, how much are apartments in oslo, what festival are in oslo, is oslo safe, is oslo safe for tourists, is oslo dangerous, what not to miss in norway, what did oslo accords do, things to do oslo, things to do oslo norway, things to do oslo winter, things to do oslob, fun things to do oslo, free things to do oslo, things to do oslo summer, to do oslo today, what to do oslo sunday, does oslo have uber, does oslo have midnight sun, does oslo have a subway, does oslo have a metro, does oslo have an old town, does oslo have a beach, does oslo get snow, does oslo use euros, how many airports does oslo have, does oslo have good nightlife, does oslo have fjords, does oslo have christmas markets, does oslo have northern lights, how expensive is oslo, how is the weather in oslo norway, how much is the train from oslo to bergen, how much is a coffee in oslo, how much time in oslo, how much is train from oslo to stockholm, how is oslo norway, how is the weather in oslo, is oslo worth visiting, is oslo expensive, is oslo a country, is oslo a good place to visit, is oslo safe at night, is oslo worth visiting reddit, is oslo in sweden, should i visit oslo, how many days should i spend in oslo, where should i stay in oslo, how long should i spend in oslo, how early should i get to oslo airport, what should i buy in oslo, how long should i stay in oslo, should i go to oslo or stockholm, should i visit copenhagen or oslo was oslo known as christiania why did oslo change its name what to do in oslo what to see in oslo what time is it in oslo, what is the weather in oslo norway, what is the population of oslo, what is the weather in oslo, when to visit oslo, what to do when in oslo, oslo 31 de agosto onde assistir, onde fica a cidade de oslo, onde fica oslo, onde fica oslo norway, onde fica oslo mapa, onde fica oslo noruega, onde é oslo, onde ir oslo, onde fica aeroporto oslo, como llegar del aeropuerto de oslo al centro, como ir de oslo al aeropuerto gardermoen, como ir de oslo al aeropuerto, como ir de oslo a los fiordos, como llegar de oslo a tromso, como ir desde el aeropuerto de oslo al centro, como ir do aeroporto de oslo para o centro, como ir de oslo a islas lofoten, oslo cidade, o que visitar em oslo, o que fazer em oslo, o que fazer em oslo em 3 dias, o que fazer em oslo no inverno, o que fazer em oslo em 4 dias, o que fazer em oslo 2 dias, o que comprar em oslo, o que fazer em oslo no verão, onde comer em oslo, onde comer barato em oslo, onde se hospedar em oslo, onde comer bacalhau em oslo, onde esquiar em oslo, onde se situa oslo, onde se localiza oslo, que se necesita para viajar a oslo, que necesito para viajar a oslo, que zona es la mejor para hospedarse en oslo, que hacer en oslo por la noche, qual o fuso horário de oslo, oslo fica em qual país, qual nome do aeroporto de oslo, oslo é cidade de qual pais, aurora boreale oslo quando, oslo quando ir, quando neva em oslo, oslo quantos dias, oslo o que visitar, oslo o que ver, oslo o que fazer, quantas horas de voo de portugal para oslo, quantas horas de voo de portugal a oslo, quanto custa comer em oslo, quantos dias para visitar oslo, quantos dias ficar em oslo, quantos habitantes tem oslo, onde fica oslo noruega como es el clima en oslo noruega, como es la vida , 
oslo city hall, nasjonalmuseet oslo, oslo city museum, galeria nacional da noruega, o grito edvard munch, vigeland park, ekeberg park, oslo fjords, hovedoya oslo, opera de oslo, akershuhs fortress,en oslo noruega, como ir de oslo a bergen noruega, como vivir en oslo noruega, capital noruega oslo, oslo noruega o que fazer, oslo cidade, oslo o que visitar, onde fica oslo, norway oslo, qualidade de vida na noruega, quando visitar a noruega, noruega quando ir, oslo quantos dias, noruega o que visitar, quantas horas de voo para noruega, noruega ordenado mínimo, noruega onde fica, o que saber antes de visitar oslo, o que saber antes de ir a oslo, o que saber antes de ir à noruega oq ue saber antes de ir À noruega, dicas para oslo,


This post first appeared on À Descoberta Pelo Mundo (Discovering The World), please read the originial post: here

Share the post

O que saber antes de viajar para a Noruega - Oslo

×

Subscribe to À Descoberta Pelo Mundo (discovering The World)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×