Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Visitar Ponte de Lima | O que ver e fazer? - Roteiro de 1 a 3 dias

Tags: ponte lima

A vila medieval de Ponte de Lima em Portugal ergue-se sobre o rio que lhe dá o nome, na região do Alto Minho. As suas raízes são profundas, remontando ao século XII, sendo que a sua história exala de cada recanto. Ponte de Lima é constituída por beleza aliada a autenticidade, nas margens de uma água cintilante, levemente mágica.

A vila localiza-se a 30 km de Viana do Casteloe a 37 km de Vila Nova de Cerveira, constituindo dois locais perfeitos para conheceres se estiveres a visitar Ponte de Lima. Sugiro a leitura dos meus artigos sobre Viana do Castelo - o que ver e fazer e Vila Nova de Cerveira - o que visitar para complementares a tua viagem. 

Este roteiro compila dicas do que conhecer em Ponte de Lima, bem como atividades a realizar e locais para visitar perto de Ponte de Lima. 

Vamos à descoberta por Ponte de Lima?


Onde dormir em Ponte de Lima?

A minha recomendação a nível de hotéis onde ficar em Ponte de Lima é o Axis Ponte de Lima Golf Resort Hotel. As instalações incluem um campo de golfe que rodeia o hotel, tornando-o num local sossegado. Detém estacionamento grátis, piscina interior, banho turco e ainda um ginásio. Os quartos são limpos e confortáveis, perfeitos para descansar após um dia a explorar Ponte de Lima.

Dica: Para poderes utilizar a piscina interior ´e necessário o uso de touca, logo, não te esqueças de trazer este item.

Visitar Ponte de Lima - Axis Hotéis




Quando visitar Ponte de Lima?

Visitar Ponte de Lima é uma atividade que pode ser realizada em qualquer estação do ano, sendo que cada uma tem as suas vantagens. No verão podes refrescar-te nas margens do rio Lima e na praia fluvial. Na primavera apreciarás a beleza das flores a desabrochar e das árvores a renovar as folhas. O inverno e o outono apresentam vantagens, de igual modo.


Quando são as Feiras Novas de Ponte de Lima?

Estas ocorrem no segundo fim-de-semana de setembro, anualmente, e incluem música, fogo de artifício, cabeçudos, diversões e muito mais. É uma época de celebração que vale a pena experienciar.


O que ver e fazer em Ponte de Lima?

Conhecer Ponte de Lima é caminhar pelas suas pitorescas ruas enquanto se observa as marcas deixadas pelo tempo. Como tal, este roteiro será realizado a pé. 

Dica: Se estiveres a viajar de carro, estaciona-o gratuitamente no parque junto à ponte medieval, para poderes explorar o centro histórico da vila livremente.

Visitar Ponte de Lima- Parque de estacionamento junto da ponte medieval


Começa o itinerário no chafariz do Largo de Camões, no qual terás uma vista privilegiada sobre a Ponte Romana. Segue pelas ruas antigas da vila em direção à Igreja de Santa Maria dos Anjos. Esta foi edificada no século XII, tendo sofrido diversas alterações que resultaram num produto final de estilo gótico. A rua onde se encontra a Igreja constitui o centro de Ponte de Lima, logo, apresenta várias opções de restauração e comércio. 

Visitar Ponte de Lima- Chafariz do Largo de Camões

Visitar Ponte de Lima- Igreja de Santa Maria dos Anjos

Visitar Ponte de Lima - Centro

Visitar Ponte de Lima - Centro

Descobre as casas ancestrais e os vestígios da muralha que outrora circundava a vila. Depois, encaminha-te para a Torre da Cadeia Velha. Atualmente serve o propósito de albergar exposições temporárias e o posto de informação e turismo da vila, contudo, no passado (século XVI) era uma prisão.

 
Visitar Ponte de Lima - Torre da Cadeia Velha
 

De seguida, atravessa a Avenida dos Plátanos, uma alameda encantadora orlada por dezenas de plátanos. No verão, à noite, costumam permanecer aqui vendedores de artesanato e outros produtos, o que torna o local ainda mais singular. 

Visitar Ponte de Lima - Avenida dos Plátanos 

Após conheceres o interior da vila, dirige-te para a margem do rio Lima, realizando o caminho no sentido inverso. Notarás na disposição de algumas estátuas, como a "Alegoria às Feiras Novas e ao Folclore" e ainda "Memórias do Campo", representando cenas típicas da região. 

Visitar Ponte de Lima - Alegoria às Feiras Novas e ao Folclore 

Para além disto, mesmo junto à água, ergue-se uma legião romana e um marco miliário. Estas estátuas surgem como homenagem à lenda do rio Lethes. No ano de 136 a.C., quando Décio Júnio Bruto chegou à margem do rio Lima com as suas tropas, a tranquilidade e beleza das águas e da paisagem convenceu os soldados de que se tratava do rio Lethes, o rio do esquecimento. Segundo a lenda, quem atravessasse este rio, perderia completamente a memória. Por conseguinte, a legião recusou-se a realizar a travessia. Para provar que a lenda era falsa, o comandante Décio Júnio Bruto sulcou as águas e ao chegar ao outro lado, chamou os soldados pelos nomes um a um. Assim, todo o exército acreditou e atravessou o rio, continuando as suas conquistas para norte.

Visitar Ponte de Lima - Ponte Romana


Visitar Ponte de Lima - Legião romana

Visitar Ponte de Lima - Legião romana e marco miliário


Chegarás agora a uma das mais famosas pontes romanas portuguesas. Atravessa-a e aproveita para admirar a paisagem deslumbrante que te rodeia. No fim da ponte, já na outra margem, situa-se a Igreja de Santo António da Torre Velha.

Visitar Ponte de Lima - Ponte Romana

Visitar Ponte de Lima - Rio Lima



Visitar Ponte de Lima- Igreja de Santo António da Torre Velha

Atrás da igreja podes visitar o Parque Temático do Arnado, um lugar onde a tranquilidade reina. Depois de passeares e aproveitares a natureza, segue para o leito do rio.

Junto ao trilho que acompanha o desenlaçar das águas enfeitiçadas do rio Lima, temos uma estátua de Décio Júnio Bruto montado no seu cavalo, como símbolo da lenda referida anteriormente. 

Devido às excelentes condições de navegabilidade do rio Lima, Ponte de Lima constitui o local perfeito para alugares um kayak, um SUP ou uma gaivota e passeares pela sua extensão. Portanto, segue o Caminho da Oliveirinha até chegares ao Clube Náutico de Ponte de Lima.

Dica: Se quiseres ir de carro para executares o aluguer, existe um parque de estacionamento gratuito atrás do Clube Náutico. 

Aqui terás diversas opções de aluguer, começando nos 3 euros por uma hora. Realizar esta atividade no verão ´´e uma escolha perfeita, já que te podes refrescar enquanto exploras os recantos do rio.

Visitar Ponte de Lima - Passeio de kayak no rio Lima


O local onde decorre o Festival Internacional de Jardins situa-se pertíssimo do Clube Náutico. Flores, árvores, arbustos e diversos tipos de plantas ocupam o espaço do Festival que decorre de maio a outubro, anualmente. Neste evento são reunidos vários jardins selecionados num concurso internacional sob um tema escolhido cada ano. O visitante terá acesso a uma envolvente encantadora que alia arquitetura com jardinagem.

Visitar Ponte de Lima - Festival Internacional de Jardins 




O que visitar perto de Ponte de Lima?

Ponte da Barca

A 18km de Ponte de Lima encontra-se outra localidade com nome de ponte: Ponte da Barca. Para visitar esta terra não precisarás de despender muito tempo, uma vez que a zona de maior relevo é o centro histórico na margem do Rio Lima. Não te esqueças de passar pelo Jardim dos Poetas e pelo Choupal do Largo de Corro, mantendo um olho sempre na belíssima ponte medieval.

Dica: Se procuras um local onde efetuar uma refeição, recomendo o restaurante Giradiscos, à beira-rio. Com uma decoração estilo anos 50 e esplanada com vista, o ambiente é agradável. Para além disto, a comida é deliciosa!

Visitar Ponte de Lima - Ponte medieval de Ponte da Barca



Arcos de Valdevez

A distância de Ponte de Lima a Arcos de Valdevez é de cerca de 21 km, constituindo um excelente local para conhecer ao visitar Ponte de Lima. 

Cortada pelo rio Vez, a vila de Arcos de Valdevez foi moldada pela água. De facto, apresenta a Ponte dos Arcos como o seu ex-libris e a zona ribeirinha como um espaço bucólico de grande tranquilidade e beleza. Para além disto detém também a extensa Praia Fluvial da Valeta, onde na época balnear podes refrescar-te e desfrutar da so



This post first appeared on À Descoberta Pelo Mundo (Discovering The World), please read the originial post: here

Share the post

Visitar Ponte de Lima | O que ver e fazer? - Roteiro de 1 a 3 dias

×

Subscribe to À Descoberta Pelo Mundo (discovering The World)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×