Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Roteiro de 4 a 5 dias nos Picos da Europa - Roadtrip


O Parque Nacional dos Picos da Europa é indubitavelmente uma das regiões mais deslumbrantes da Península Ibérica. 

O Parque Nacional Dos Picos da Europa localiza-se no Norte de Espanha abrangendo as regiões das Astúrias, Castela e Leão e Cantábria. A sua distância até Portugal não é muito grande, tornando-se assim, num ótimo local para realizares uma roadtrip de alguns dias.

Ao longo deste post vou dar-te a conhecer o melhor que os Picos da Europa têm para oferecer, com dicas para teres uma viagem inesquecível (roteiro de 4 a 5 dias).

Nota: O número de dias deste roteiro é meramente sugestivo. Se quiseres realizar caminhadas mais longas, permanecer mais tempo nalguma vila, etc, aconselho a que aumentes a duração da tua viagem. 
Dica: Se tiveres esta possibilidade considero que visitar os Picos da Europa sem alojamentos ou outras atividades marcadas é uma excelente opção. Isto porque estarás mais à vontade para seguir "ao sabor do vento", parar sem pressas, realizar mais uma caminhada e decidir o que fazer no próprio dia. Não digo de forma alguma para conheceres os Picos sem informação prévia mas sim para teres mais flexibilidade nos horários (até porque a meteorologia é muito instável).

Vamos à descoberta pelos Picos da Europa?⛰


Quando visitar os Picos da Europa?

No inverno grande parte do Parque encontra-se coberta por neve, o que dificulta a realização de certas atividades e no verão, existem dias extremamente quentes e demasiadas pessoas nos percursos. Consequentemente, a melhor época para visitar os Picos da Europa são os meses de Maio, Junho e Setembro, que apresentam uma boa conjugação destes fatores.


Onde dormir nos Picos da Europa?

Arranjar alojamento nos Picos da Europa no verão, a preços aceitáveis, sem antecedência é uma tarefa deveras complicada. Como tal, aconselho-te a realizares as tuas reservas com antecedência ou então pernoitares em parques de campismo ou nas maiores vilas (como Potes, Cangas de Onís e Arenas de Cabrales).


O que visitar?

Dia 1

Riaño | Burón | Posada de Valdeón |  Collado de Llesba (em Puerto de San Glorio)| Potes | 


 1º- Riaño

Este roteiro tem início na magnífica povoação de Riaño, mesmo na margem do Parque Nacional dos Picos da Europa. Rodeada por água de um azul inacreditável e com montanhas como pano de fundo, é provavelmente uma das paisagens mais bonitas que já tive o prazer de contemplar. 

Ao entrar em Riaño começa por parar no Parking Pico Gilbo (pesquisa assim no Google Maps), para obteres um primeiro vislumbre da pintura em que irás entrar. De seguida, dirige-te para o baloiço, situado ao lado do parque de campismo, para uma vista panorâmica sobre a povoação. Dentro de Riaño, não te esqueças de dar uma vista de olhos à Ermita de Nuestra Señora e ao "banco más bonito de León".

Dica: Riaño é um excelente local para realizares um piquenique, tendo os equipamentos necessários para tal.




2º- Burón

Pertinho de Riaño temos a aldeia de Burón, que detém "El banco más grande de León", um banco de tamanho inusitadamente grande com uma bela vista sobre o vale, onde passeiam cabras e vacas por entre a água e a verdura.  




3º- Posada de Valdeón

De seguida, volta para a estrada e dirige até Posada de Valdeón, observando as magníficas vistas que a estrada panorâmica de oferece. Posada de Valdeón, para além de ter vários miradouros, constitui o local a partir do qual partem diversos trilhos para caminhadas. 


4º- Collado de Llesba

Collado de Llesba é o próximo destino na nossa viagem pelos Picos da Europa, consistindo num épico miradouro, com vista para as montanhas, e estando, muitas vezes, acima das nuvens. Caminha até à estátua do urso pardo para obteres um cenário idílico para fotos.

Como chegar ao Collado de Llesba: Segue a nacional N-621 em direção a Potes. Na fronteira entre Castela e Leão e Cantábria, em Puerto de San Glorio, encontrarás uma estrada que sobe para a esquerda. Percorre-a até chegares a um pequeno largo, onde poderás estacionar o carro.

Dica: Apesar de não ser tão monumental quanto o Collado de Llesba, vale a pena parar no Miradouro del Corzo, que se situa um pouco mais à frente na estrada N-621.




Dia 2

Potes | Fuente Dé | Mogrovejo | 


1º- Potes

Iniciamos o segundo dia da roadtrip pelos Picos da Europa na pitoresca vila de Potes. Este constitui o local ideal para te hospedares, dado que, nas redondezas é o que apresenta maior oferta de restauração, alojamentos e outros serviços. 

Conhecer Potes é deambular pelas suas ruas de pedra, admirando as lojas de artesanato típico, o rio Deva, o rio Quiviesa, as pontes medievais sobre os mesmos, a Torre do Infantado, etc.




2º- Fuente Dé

Uma das principais atrações dos Picos da Europa situa-se em Fuente Dé: o seu teleférico. No coração do parque, em apenas 4 minutos o teleférico de Fuente Dé supera um desnível de 753 metros, a uma velocidade de 10 metros por segundo. Atingindo a altitude de 1834 metros, se não houver nevoeiro, obterás um panorama saído de uma autêntica pintura.

Ao chegares ao topo passeia nos trilhos que orlam os picos, admirando a paisagem ao teu redor. Se quiseres poderás descer pelo percurso Puertos de Áliva (PR24) que termina em Espinama, em vez de regressares de teleférico novamente. Deste modo obterás uma perspetiva diferente dos Picos da Europa e pouparás no bilhete do teleférico. Em Espinama poderás voltar para Fuente Dé de autocarro ou a pé.

Dica: Não te aconselho a visitares Fuente Dé com bilhete comprado previamente pois como o clima é extremamente instável, somente no próprio dia e no local é que descobrirás se há nevoeiro. Subir no teleférico com nevoeiro (na minha opinião) é um desperdício de tempo e dinheiro, visto que, não poderás apreciar a vista. Como tal, tenta ter alguma flexibilidade e comprar o bilhete no local.

Nota: O estacionamento é gratuito.

Vista do parque de estacionamento de Fuente Dé

Teleférico de Fuente Dé




A minha irmã com as imponentes montanhas como pano de fundo 

Trilho Puertos de Áliva



3º- Mogrovejo

A pequena aldeia de Mogrovejo faz parte da lista dos "Pueblos más bonitos de España", localizando-se na estrada que liga Fuente Dé a Potes. Percorre as suas ruas de casinhas de pedra com os majestosos Picos da Europa como pano de fundo.





Dia 3

Desfiladeiro de La Hermida | Arenas de Cabrales | Poncebos | Bulnes | 


1º- Desfiladeiro de La Hermida

No caminho de Potes até Arenas de Cabrales encontra-se o Desfiladeiro de La Hermida, um estrada impressionante que percorre o fundo de uma garganta colossal, mesmo ao lado do rio Deva. 

Dica: Pesquisa no Google Maps "Canal de Urdón" e pára aí, de modo a obteres uma vista espetacular do desfiladeiro. 



2º- Arenas de Cabrales

Arenas de Cabrales é o melhor local para te hospedares nas proximidades, visto que, detém várias opções de restaurantes, supermercados, alojamentos e situa-se bastante perto de Poncebos, que será o ponto de partida para duas caminhadas deste roteiro. A povoação de Arenas em si mesma não tem muitos pontos de interesse mas podes passear pelas suas ruas e provar a iguaria típica do local: o queijo de Cabrales. 

Dica: Um pouco mais à frente na estrada AS-114 encontra-se o Mirador del Naranjo de Bulnes (Pico Urriellu), com uma das vistas mais populares dos Picos da Europa.


3º- Poncebos

Poncebos é a base para a realização de diversas caminhadas. Neste roteiro dos Picos da Europa mencionarei duas: a subida/descida até Bulnes e a Ruta del Cares. A que se segue no roteiro é a de Bulnes.



4º- Bulnes

A aldeia de Bulnes não é acessível por estrada, somente através de um funicular subterrâneo ou a pé, por um trilho magnífico. Ambos partem de Poncebos, logo, é aí que deves estacionar o teu carro.

O meu conselho é que apanhes o funicular de Poncebos até Bulnes e depois regresses a Poncebos pelo trilho a pé. O bilhete de ida para o funicular custa 17 euros para um adulto e parte a cada 30 minutos.

Bulnes integra-se na paisagem sublimemente, com as suas casinhas de pedra escura enredadas na verdura dos Picos. A água do Rio Tejo sibila ao embater nas pedras e os visitantes da aldeia são brindados com a sua presença constante entre as casas.

A caminhada de Bulnes até Poncebos é de dificuldade m´édia -baixa e tem uma extensão de 4 km (só ida). O percurso enfrenta um desnível de 500 metros e demora cerca de 1 hora e 15 minutos. Também pode ser percorrido no sentido Poncebos -Bulnes, todavia, recomendo mesmo que faças o que mencionei anteriormente (subida de teleférico, descida a pé). Como o troço de Bulnes até Poncebos é a descer, é mais fácil. Desta forma apreciarás a vista fabulosa sem te esforçares tanto.









Dia 4

Ruta del Cares | Sotres |

1º- Ruta del Cares

O dia 4 deste roteiro para conhecer os Picos da Europa é reservado à realização da Ruta del Cares, o trilho mais célebre do parque. Este percurso liga os povoados de Poncebos e Caín, tendo o comprimento de 12km (só ida). 

Se fizeres a rota no mesmo sentido que eu (Poncebos-Caín), o teu carro deve ficar estacionado em Poncebos. Não te preocupes pois existem centenas de lugares de estacionamento em Poncebos e normalmente estão trabalhadores do parque a organizá-los.

A Ruta del Cares não é circular, logo, para voltares ao local onde deixaste o teu carro tens de fazer o percurso de volta ou então regressar noutro transporte (autocarro, por exemplo). Todavia tem em atenção que são 100 km de estrada (sensivelmente 3 horas de viagem).

Poderás estar a interrogar-te se conseguirás caminhar 24 km (12 para um lado mais 12 para o outro)... Do meu ponto de vista, o comprimento do trilho não deverá constituir um fator de rejeição à Ruta del Cares. Esta caminhada é, para além de deslumbrante, imprescindível para os visitantes dos Picos da Europa. A minha sugestão é se não te sentes muito confiante para percorrer os 24 km, faz o trajeto até cerca de 6km e depois volta para trás, perfazendo então 12 km no total.

A Ruta del Cares acompanha o curso do Rio Cares, que serpenteia num desfiladeiro profundo, lado a lado com encostas escarpadas de cortar a respiração. A fama atribuída a este percurso é merecida, dado que, a cada passo dado desvendamos mais um pouco deste cenário saído de um livro de fantasia, onde criaturas míticas se escondem na rocha. Na realidade, para além de pessoas, cabras-montanhesas são as únicas companheiras que terás no caminho. 😂🐐

Nota: Observar as cabras no seu habitat natural é engraçado, porém, não comas perto delas, nem mostres que tens comida contigo pois rapidamente s



This post first appeared on À Descoberta Pelo Mundo (Discovering The World), please read the originial post: here

Share the post

Roteiro de 4 a 5 dias nos Picos da Europa - Roadtrip

×

Subscribe to À Descoberta Pelo Mundo (discovering The World)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×