Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Top 10 locais imperdíveis para conhecer em Salamanca

A deslumbrante cidade de Salamanca localiza-se no noroeste de Espanha, a um saltinho de Portugal, constituindo um lugar que transborda vida e energia. O seu extraordinariamente bem preservado centro histórico, alia na perfeição o passado e o presente, com lojas espalhadas pelas copiosas ruas pedonais entre imponentes monumentos. Salamanca apresenta-se então como um destino imperdível de se conhecer.

Dica: Desloca-te até ao posto de turismo, que se situa nas arcadas da Plaza Mayor, para obteres gratuitamente um guia em papel que contém informações relativas aos horários e preços dos pontos de interesse de Salamanca.

Vamos à descoberta por Salamanca?


Onde dormir?

A melhor zona para te hospedares se quiseres passear por Salamanca a pé é no centro histórico, perto da Plaza Mayor, visto que, aqui estão reunidos os principais serviços e monumentos.


Onde comer?

Na Plaza Mayor, a esplanada Las Torres constitui uma boa opção para quem busca uma linda vista e tapas baratas. 

Dica: Não deixes de provar as batatas bravas, que são típicas da região. 

Também se encontra na Plaza Mayor a gelataria artesanal Bico de Xeado. Por 3 euros poderás adquirir um copo ou cone com 2 deliciosos sabores (das múltiplas escolhas existentes).


O que visitar?

Conhecer a apaixonante Salamanca é deambular pelas suas ruas e deparar-se com os monumentos com séculos de história, arte e conhecimento. Ao entardecer, a luz refletida nos edifícios confere à cidade uma aura dourada, através da pedra em que estão construídos. Concluindo, grande parte de visitar Salamanca é passear pelas suas ruas, no entanto, ao longo deste post mencionarei alguns locais que não deves deixar de conhecer.

Dica: São realizadas tours gratuitamente ao fim da tarde e à noite pelas ruas e principais pontos turísticos de Salamanca. Aqui poderás aprender mais acerca da história, cultura e tradições da cidade, sendo que algumas tours chegam mesmo a ser teatralizadas. Poderás informar-te acerca disto no posto de turismo da Plaza Mayor ou em frente à Casa das Conchas.


Plaza Mayor

A Plaza Mayor consiste no centro de Salamanca, o ponto de encontro de todas as artérias da cidade. A sua magnificência torna-a numa das maiores e mais bonitas praças de Espanha, constituindo o emblema que Salamanca enverga com orgulho. A visita à Plaza Mayor é fundamental, para além de ser um excelente local para descansares enquanto observas a vida ao teu redor. 

Dica: Por vezes, as tunas académicas realizam espetáculos na Plaza Mayor ao fim da tarde. Os mesmos são muito divertidos e perfeitos para mergulhares na cultura local.



Tuna de Medicina de Salamanca


Pessoas a dançar ao som da Tuna de Medicina de Salamanca

Plaza Mayor de Salamanca iluminada de noite


Casa das Conchas

De estilo gótico, a fachada da Casa das Conchas encontra-se decorada por mais de três centenas de conchas, representativas do Caminho de Santiago. O edifício abriga a Biblioteca Pública de Salamanca e uma sala de exposições, atualmente. 



 


Clerecía e Universidade Pontifícia

A Clerecía, de origem barroca, foi erigida no século XVII como Colégio Real da Ordem dos Jesuítas. Serviu como sede a partir da qual se espalharam missionários da fé católica pelo mundo inteiro. A ruína abateu-se sobre a ordem quando o rei Carlos III a expulsou de Espanha, e, consequentemente, o edifício foi deixado ao abandono. Somente mais tarde, no século XX, com a fundação da Universidade Pontifícia é que a devida glória foi restituída ao monumento. Poderás visitar as torres da Clerecía, que oferecem uma vista magnífica para o casco histórico de Salamanca através da mostra Scala Coeli.

 


Universidade de Salamanca

Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é a mais antiga de Espanha e a terceira mais antiga do mundo, sendo que a sua fama e prestígio ainda hoje continua a atrair milhares de estudantes para a frequentar. A sua célebre fachada situa-se na praça Patio de Escuelas e possui uma intrincada decoração, com elementos singulares como golfinhos ou a famosa rã. Reza a lenda que os estudantes que encontrarem a rã na fachada da Universidade sem ajuda, concluirão o curso com sucesso. 





Escolas Menores - Cielo de Salamanca

Junto à universidade, as Escolas Menores alberga um dos tesouros mais preciosos da cidade: "El Cielo de Salamanca". Este consiste num fresco pintado em 1474 na abóbada da antiga biblioteca da Universidade de Salamanca, representando o Zodíaco.

Nota: Em diversos edifícios universitários existem as chamadas aclamações ("vítores"), que originalmente eram pintadas com sangue de touro e simbolizavam a obtenção do título de "doutor" pelos recém-licenciados.




Cielo de Salamanca


Catedral Velha e Nova de Salamanca

As Catedrais de Salamanca são dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Os seus imponentes contornos recebem o visitante à medida que este se vai aproximando do centro histórico. O conjunto arquitetónico é formado pela Catedral Velha, de estilo românico, e pela Catedral Nova, que reúne os estilos gótico, renascentista e barroco, estando as mesmas interligadas.

A Catedral Velha começou por deter um carácter defensivo, devido à sua construção ter sido realizada numa época de sucessivas guerras. Mais tarde, as suas massivas paredes transformaram o local num refúgio antiaéreo, durante a Guerra Civil Espanhola. Algumas histórias afirmam que até mesmo Franco procurou abrigo nesta Catedral. 

A Catedral Nova surgiu séculos depois, devido ao aumento da população de Salamanca com a Universidade, tornando-se assim numa das maiores catedrais de Espanha. Conhecer as catedrais é conhecer a substância de Salamanca, logo aconselho a visita.

Dica: As visitas poderão ser efetuadas todos os dias da semana, contudo, se quiseres poupar dinheiro, poderás entrar gratuitamente todas as terças-feiras das 18h às 20h.




Barrio del Oeste

O Barrio del Oeste é adjacente ao centro histórico de Salamanca e apesar de não ser um local muito turístico, vale a visita. As portas das garagens e os edifícios encontram-se repletos de arte urbana, constituindo o bairro uma espécie de museu a céu aberto. 








Ponte Romana

A ponte romana, porta de entrada da cidade, apresenta uma vista incrível sobre a mesma. Atravessa o rio Tormes, um afluente do rio Douro, e faz parte da Via da Prata, uma estrada romana que unia Mérida com Astorga.

Dica: Logo ao lado da ponte, encontra-se a Igreja de Santiago, com um skate parque no seu pátio. Dá uma vista de olhos ao local 😉




Igreja e Convento de San Esteban

O Convento de San Esteban pertence à Ordem dos Dominicanos e detém uma belíssima fachada, com uma elaborada decoração esculpida na pedra, que adquire tons áureos ao entardecer. Por dentro dos seus arcos e muros foram hospedados grandes nomes da sua época, como Cristóvão Colombo e Teresa de Jesus. A entrada é paga e o seu horário de funcionamento é das 10h às 14h e das 16h às 20h.



Plaza de San Juan de Sahagún



This post first appeared on À Descoberta Pelo Mundo (Discovering The World), please read the originial post: here

Share the post

Top 10 locais imperdíveis para conhecer em Salamanca

×

Subscribe to À Descoberta Pelo Mundo (discovering The World)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×